Sun Tzu, Mao Zedong, Peng Dehuai e o movimento passe livre para a prisão

“O inimigo deve ser atacado no local em que não está e pressionado sempre onde é mais fraco” estratégias de Sun Tzu.

Mao Zedong e Peng Dehuai tiveram o mérito de adaptar as teses de Sun Tzu à guerra moderna durante a Revolução Chinesa contra o Kuomintang. Pouco depois de chegarem ao poder, ambos utilizaram com sucesso a mesma estratégia durante a Guerra da Coréia contra o US Army.

O MPL quer fazer exatamente o oposto do que Mao Zedong e Peng Dehuai fizeram. Ontem os manifestantes do Movimento Passe Livre São Paulo confrontam a PM onde ela sempre está (nas ruas) e onde tem sido sempre mais forte do que as passeatas. A imagem que a imprensa criou da manifestação fortaleceu os policiais e enfraqueceu os manifestantes, chamados de vândalos e arruaceiros em todos os telejornais.

Se fosse realmente organizado e tivesse ambição de derrotar seu adversário, o MPL colocaria 5 manifestantes em cada ônibus e vagão de trem sem prévio aviso público. Ao fazer isto, o movimento poderia crescer exponencialmente com o apoio dos usuários de transporte público em milhares de locais em que a PM não poderia estar ao mesmo tempo.

O que falta ao MPL é inteligência e, sobretudo, organização política para superar a ideologia formulada pelos “coxinhas da esquerda retrô” que comandam o movimento. Enquanto forem incapazes de adaptar Sun Tzu à realidade urbana paulista como Mao Zedong e Peng Dehuai adaptaram as teorias dele à guerra mecanizada, os líderes do movimento só conseguirão passe livre para a prisão como se fossem marginais rastaqueras.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador