Filho de Cássia, Chico trilha o caminho da mãe com banda 2 x 0 Vargem Alta, por Mauro Ferreira

 

Do blog Notas Musicais

Todas as atenções em torno do primeiro álbum da banda fluminense 2 x 0 Vargem Alta estão concentradas no fato de o quinteto destacar na sua formação a presença do cantor, compositor e violonista carioca Francisco Ribeiro Eller, o Chicão, filho da cantora Cássia Eller (1962 – 2001). A banda, aliás, somente surgiu – em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo (RJ) – em função do fluxo criativo das composições de Chico Chico, nome artístico adotado pelo rapaz de 22 anos nascido em agosto de 1993. As composições de Chico dominam o repertório do bom álbum da 2 x 0 Vargem Alta, idealizado e produzido pelo violonista Rodrigo Garcia para seu selo Porangareté e lançado neste mês de outubro de 2015 com distribuição da gravadora Coqueiro Verde Records. A criação das músicas justificou o disco, que, por sua vez, justificou a oficialização da banda – formada por Chico Chico (voz e violão), Artur Pedrosa (bateria), Dudu Solto (baixo), Leandro Bocão (guitarra) e Pedro Fonseca (teclados). Como já provou em show feito com a (excelente) cantora fluminense Júlia Vargas, Chico Chico jamais soa como um clone de Cássia Eller, ainda que seu timbre evoque o da mãe por herança genética. De todo modo, sem anular sua personalidade própria, é nítido que Chico segue a pegada musical de Cássia, sobretudo quando dá voz a baladas de acento blues, casos de Quanto calor (Chico Chico) – composição que também ecoa benéfica influência das canções feitas por Jards Macalé nos anos 1970 em parceria com Waly Salomão (1943 – 2003) – e de Notas de cem (Chico Chico). Não é por acaso que a 2 x 0 Vargem Alta fecha o disco de repertório essencialmente inédito e autoral com reverente cover do delta blues Hard time killing floor blues (1931) – joia do seminal baú de Skip James (1902 – 1969), bluesman norte-americano que cultivou o blues nascido às margens do mítico rio Mississipi – em que Chico remete a Cássia em seu início de carreira fonográfica, em 1990. Há no disco da 2 x 0 Vargem Alta toda uma carga jovial de quem ainda faz música de forma espontânea. Não é por acaso também que a banda abre o álbum com erro (“De novo, de novo. Foi mal…”, desculpa-se Chico) deixado intencionalmente na introdução de Garota da soleira (Chico Chico), faixa de pegada roqueira. Músicas como Minha voz (Chico Chico) apresentam um compositor ainda intuitivo que parece seguir o fluxo espontâneo de sua criação sem método. Entre dois temas instrumentais, Caponav (conduzido pela levada do violão) e Billy (de toque country dado pela gaita que sobressai no arranjo), 2 x 0 Vargem Alta registra composição de autoria de Tui Lana, De manhã cedo. Promovido nas rádios e na web pela canção-declaração de amor As folhas da Praça Paris (Chico Chico), o álbum também se embrenha pela nação nordestina com o baião Amor pra dar (Chico Chico) e traz a voz já maturada de Júlia Vargas em Chia (Chico Chico) em provas de que, mesmo sem marcar um golaço, a banda 2 x 0 sai vitoriosa no seu primeiro lance no volátil mundo do disco.

http://www.blognotasmusicais.com.br/2015/10/filho-de-cassia-chico-trilha-o-caminho.html

_

 

De quebra um #FORACUNHA

 

https://www.youtube.com/watch?v=EJtY-f98WaU align:center

 

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Show

    Esse menino promete!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=bl6XP-4rq4Q%5D

    Quinta, 15/10, tem show deles no Circo Voador.

    ***

    O Circo Voador orgulhosamente traz para seu palco, sob a lona mais importante da música nacional, as duas maiores sensações da MPB contemporânea: Júlia Vargas e Chico Chico lançando oficialmente seu dvd e cd, respectivamente, pelo selo Porangareté. Essa noite também trará importantes parceiros “porangaretenses” para dividir a onda em cima do palco. Então teremos pocket shows do Pietá, Posada e o Clã, e Giras Gerais. Antes que pareça pouco, eis que alguns convidados como Cátia de França, Terezina 12, Marcos Mesmo, Renascimento e Geraldo Junior farão participações especialíssimas para tornar o evento um marco histórico nessa relação com a música e tudo que está por vir.

    Júlia fará o show do dvd “Ao Vivo em Niterói” com a banda “Os Barnabés”, cujo repertório flutua por sons regionais e africanos, Clube da Esquina, e compositores novos como Claos Mózi. Chico Chico apresentará com a banda “2×0 Vargem Alta” o cd homônimo, basicamente autoral, mas abrindo espaço para canções de ídolos como Luiz Melodia ou Crosby Stills & Nash.

    E não é só isso, essa grande festa também marca o surgimento do selo Porangareté no mercado fonográfico. Aproveitaremos para celebrar também o cd de inéditas da Cássia Eller, “Segredo – Vol. I”, primeiro trabalho lançado pelo selo. Cássia também será lembrada no palco pelos músicos e em fotos e vídeos raros projetados durante o evento em parceria com o fotógrafo Marcos Hermes que foi responsável por diversos registros de imagem dela ao longo da carreira. Ou seja, todos os caminhos apontam para um único destino nesse futuro histórico marcante sem igual dia 15 de outubro. Deixem-se vir e venham com tudo! 

    Coletivo Porangareté é: Maria Eugênia, Chico Chico, Rodrigo Garcia, Oscar Vasconcelos, Vanessa Garcia e Rebeca Bevilacqua

    ::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::: 

    Júlia Vargas e Chico Chico convidam para lançamento do selo Porangareté.
    Convidados: Pietá, Posada e o Clã, e Giras Gerais 

    Quinta, 15/10
    Circo Voador

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador