“Aquilo que é tem muita força” – Guimarães Rosa

“Aquilo que é tem muita força….” – Guimarães Rosa.
.
O fascismo, essa decadência humana por excelência, tem muitas faces tragicamente des-humanas, perversas. Uma delas é a inveja mórbida que o homem comum sente no profundo de sua alma, de tudo aquilo que ele não pode ser, tocar, admirar sensibilizado, por “ser demais para sua pequenez” aquele brilho que vem do que é diferenciado, criativo, genial – do que tem talento e brilho naturais!
.
No extraordinário filme “Amadeus”, de Milos Forman, esse ódio proveniente da inveja é revelado de modo profundo, na relação entre o gênio Mozart e o músico comum, Salieri. E a face imunda do fascismo é mostrada no desejo da destruição do outro, a INTOLERÂNCIA, a incapacidade de con-viver com o que é naturalmente maior.
.
Em relação a isso, amo profundamente a frase sensível de Guimarães Rosa: “Aquilo que é tem muita força” – e eu acrescentaria: “…e não pode ser contido pela força, nem pelo tempo, pois “aquilo-que-é”, naturalmente impõe-se sobre “o-que-não-é”.
.
Quando vemos o fascismo feroz, degradante dos brasileiros que abraçaram o antipetismo como sua religião fanática, extrapolando totalmente o saudável e necessário debate ideológico das contradições políticas, vemos se manifestar esse lado obscuro, trágico, imundo emocionalmente falando, que esse fascismo pode assumir em seus contornos perversamente patológicos!
.
E assim, por essa intolerância que é absolutamente incapaz de aceitar as diferenças, chama-se uma atriz linda, gentil, doce, como Letícia Sabatella, de “puta”, nas ruas de Curitiba. Como foi chamado de “merda”, por três jovens típicos de nossa elite, um dos maiores gênios de nossa arte em todos os tempos: Chico Buarque.
.
E como é vilipendiado de todas as formas o maior líder natural do Brasil em toda a sua História, Luís Inácio Lula da Silva, o Lula!
.
“Molusco”, “Ladrão”, “Chefe de quadrilha” “petralha”, e toda a sorte de impropérios, incentivados por uma mídia grosseira, acanalhada, formadora desse rebanho tosco que virou essa parcela enferma de nossa sociedade.
.
Uma certeza que me conforta nesses dias de derrota, perplexidade e desespero, ao ver o triunfo do que é vil, cínico, nonsense, absurdo, é a firme convicção, que mais uma vez a máxima de Guimarães se mostrará verdadeira! “Aquilo que é”, a verdade dos fatos, das pessoas desse tempo tenebroso, será manifesto, e em relação a isso, os invejosos, os que agem baseados em ódio e nojo, os sórdidos, os doentes, nada podem nem poderão fazer, foge ao seu controle.
.
Sérgio Moro, Aécio Neves, Rodrigo Janot, João Irineu Marinho, Dallagnoll, Temer, Cunha, Gilmar Mendes, articulistas do golpe imoral e ilegítimo, os seres que labutam dia e noite para destruir Lula e seu partido, assim como a malta que os segue em fanático fervor religioso, podem prender Lula, impedi-lo de se tornar presidente mais uma vez em 2018, podem muita coisa ruim, certamente, ainda mais em tempos de tanta omissão covarde dos que poderiam impedir essa ignomínia imensa, essa perseguição brutal e injusta, mas não podem conter o tempo, a História, nem mesmo a percepção MUNDIAL, dos homens livres e conscientes, assim como Salieri não pôde conter Mozart e sua infinita grandeza na história da arte.
.
Daqui a cinquenta, cem anos, como serão vistos esses brasileiros? O que se dirá do rei da inveja, Fernando Henrique Cardoso, que queria ter sido tudo o que Lula foi e é, e toda noite dorme com esse peso, essa ferida dolorosa, incurável, de saber que nunca sequer chegou perto da imensidão da obra realizada por Lula?
.
O que se dirá de Moro, esse juiz apequenado, rei da República de Curitiba, destruidor de milhões de empregos e de nossa democracia?
.
O que se dirá de Aécio Neves, o político mais vazio de todos, frustrado, arrogante, agressivo, vulgar, corrupto?
.
O que se dirá de LULA….???
.
Ah…. eis o ranger de dentes, o ódio, a impotência da turba tosca de nossa elite e classe média medíocres, repetidores de mantras, ignaros, pobres manipulados, sem rosto…. Em relação à História, “aquilo-que-é”, nada podem fazer. O Brasil, cedo ou tarde se educará, as verdades virão à tona, as transformações que Lula iniciou buscarão sua necessária continuidade, é apenas uma questão de tempo, o cinismo, a farsa, o fascismo não terão guarida em nosso país para sempre….
.
Nossos medíocres e covardes Salieris e seu rebanho fanático nada mais fazem do que represar temporariamente as águas de um rio irrepresável!
.
Guimarães sempre estará certo…. “Aquilo-que-é” justo, digno, verdadeiro, democrático, cujo auge nosso país experimentou no governo dele, Lula, aquilo que é tem muita força.
.
E não poderá ser contido…..
.
*******
.
(eduardo ramos)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador