Da grandeza histórica e pessoal de Lula, por Eduardo Ramos

Lula recebendo estudantes africanos Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Lula recebendo estudantes africanos Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Por Eduardo Ramos

Este não é um artigo escrito por um fanático, visando mitificar a figura de Luís Inácio Lula da Silva.

É um texto que tenta fazer justiça a Lula, reconhecendo que apesar de suas falhas e erros, alguns graves, o que ele fez supera em muito o que ele não fez. Visa principalmente reconhecer-lhe a grandeza e tentar defender sua “política de conciliação”, tão atacada por articulistas, num tempo onde se torna fácil – e covarde, às vezes… – jogar sobre os ombros de Lula uma espécie de “culpa”, por não ter enxergado a verdadeira face de nossa direita oligarca raivosa, e tudo o que veio sobre o Brasil nos últimos anos – do julgamento do “mensalão” à lava jato e o golpe de Estado que tirou da presidência Dilma Rousseff.

Não perco tempo discorrendo sobre a história de Lula, todos sabemos sua origem, tudo o que enfrentou até se tornar um operário e logo depois um líder sindical, de onde veio a VISÃO, O SONHO, de um partido dos trabalhadores, algo inédito no país na forma e dimensão que foi realizado. 

Lembremos do verdadeiro MILAGRE que Lula realizou com discursos, ações, programas de governo ASSOMBROSAMENTE SIMPLES! Bolsa família, luz para todos, fies, prouni, início das obras da transposição do São Francisco, as dezenas de milhares de pequenas cisternas espalhadas por todo o Nordeste, os vinte milhões de empregos criados em seus governos, o aumento real do salário mínimo, a QUASE ERRADICAÇÃO TOTAL DA MISÉRIA NO BRASIL. Feitos jamais conquistados pelo povo brasileiro antes dos governos Lula. Feitos tão concretos e palpáveis, tão TRANSFORMADORES de nossa realidade social, que ele foi e é aclamado, respeitado, admirado em todo o mundo.

Para a frustração e o ressentimento dos que o odeiam, não houve em seu tempo UM ESTADISTA OU INTELECTUAL DE PESO, QUE NÃO O REVERENCIASSE! Foi o brasileiro mais laureado com HONRARIAS por governos, universidades e institutos diversos de toda a nossa História! Tudo o que sonhou para si um INVEJOSO Fernando Henrique Cardoso, relegado hoje a um ostracismo absoluto por esses mesmos estadistas e intelectuais.

Lula TRANSCENDEU a si mesmo, ao presidente, ao sindicalista, queiramos ou não, é um MITO VIVO, e assim entrará para a História. Sua maior obra porém, não é física, ou econômica, é SOCIOLÓGICA, ESPIRITUAL E MORAL! Explico: durante séculos, gerações e gerações de brasileiros apenas sobrevivíamos como podíamos, carregávamos um PESO de fracasso, um estigma de “não adianta, sempre seremos essa nação miserável, fraturada, repleta de fome, doenças, corrupção, o país dos absurdos, o país em que ninguém pode dar jeito….” –

PROVAR QUE ESSA “SENSAÇÃO DIFUSA” ERA UM ERRO, foi o maior e mais glorioso feito de Lula. Porque “de repente”, a fome começou a desaparecer, aquele quadro medonho de centenas de crianças morrendo todos os dias, “de repente”, as faculdades se proliferaram, e milhões de filhos de operários, empregadas domésticas, começaram a frequentar as universidades, “de repente”, dezenas de milhões de brasileiros que nunca haviam andado de avião, passaram a fazê-lo, que nunca tinham tido um cartão de crédito, passaram a possuir um, que nunca tinham podido comprar um carro usado, conquistaram esse privilégio, e tantos outros exemplos, que MUDARAM PARA MELHOR A VIDA DE MILHÕES DE FAMÍLIAS…..

Essas realizações concretas, esse REVELAR QUE TODOS OS NOSSOS SONHOS ERAM CONQUISTÁVEIS, apenas esse “detalhe”, faz de Lula o maior estadista que esse país já teve, e um dos maiores do mundo em todos os tempos. Fôssemos um país formado por uma elite MINIMAMENTE HUMANA, civilizada, educada, e não tão absolutamente PREDATÓRIA, NARCÍSICA, PERVERSA, EGOCÊNTRICA, e todas as transformações sociais, políticas, institucionais, culturais, de que tanto precisamos, seriam concluídas em poucos anos, e seríamos o maior exemplo, o maior “CASE” de transformação de um país, um povo, na história moderna. Provavelmente por MEDO do que viria depois de equacionada a questão social e econômica, nossos oligarcas não quiseram arriscar a perda de tantos privilégios, pior, a perda do PODER ABSOLUTO que sempre tiveram, os políticos, uma classe sempre A SERVIÇO DESSES PRIVILÉGIOS.

Com Lula, ganhamos por um tempo e depois perdemos, nossa mais real e concreta POSSIBILIDADE de nos transformamos num país não apenas rico, mas com oportunidades mais justas, distribuição de renda, aumento da dignidade de vida dos brasileiros mais desfavorecidos. Se tanto fez esse brasileiro, porque então, hoje, TANTAS CRÍTICAS lhe são dirigidas, pelo que chamamos “POLÍTICA DE CONCILIAÇÃO”? De fato, Lula cometeu alguns erros de avaliação que deram à direita um PODER de ação contra seu governo e os futuros governos Dilma, que colaboraram para a efetivação do GOLPE.

Por exemplo, ao sustentar com verbas milionárias as empresas da grande mídia, quando podia ter sido mais democrático do que foi, fortalecendo as mídias alternativas, pequenos jornais, rádios comunitárias, etc. etc. Errou quando cedeu à farsa de Gilmar Mendes, Veja, Globo e Demóstenes Torres, no episódio do “grampo sem áudio”, quando demitiu o melhor diretor de polícia federal que já tivemos, Paulo Lacerda. Errou ao abrir mão de indicar para o cargo de Procurador-Geral da República pessoas de sua confiança, aceitando a ideia, em nome de um republicanismo ingênuo e mesmo SUICIDA, BURRO, de que o “correto” seria a escolha do procurador mais votado. Nada se comparou em gravidade a esse erro específico! Roberto Gurgel e depois Janot, MASSACRARAM DE MODO COVARDE E IMPLACÁVEL ao PT, ao próprio Lula, à Dilma, produzindo estragos irreparáveis ao partido, às vidas dos presidentes, ao povo brasileiro, à democracia……

O que é fácil verificar hoje, e aí defendo parcialmente Lula, nem sempre podia ser enxergado com nitidez no passado, e o que Lula tentou foi simplesmente tornar o país o mais republicano o possível, com instituições sólidas, independentes, confiáveis, estruturadas para cumprirem seu papel no Estado. Errou? Errou! Deixou de analisar corretamente as consequências? Deixou! Ficou cego para o ódio, a selvageria, o espírito mesquinho, perverso e predatório de nossos oligarcas e nossa classe média? Ficou! .Façamos todas as análises do mundo sobre esses erros, reflitamos sobre o que cada um deles nos causou de mal, aprendamos a evitá-los no futuro……

MAS NÃO TIREMOS DE LULA A GRANDEZA QUE LHE PERTENCE! .Não neguemos a esse homem simples e ao mesmo tempo genial, carismático, lutador, conciliador, banhado no desejo de transformar seu país e melhorar a vida de seu povo, o RECONHECIMENTO por sua obra, muitas coisas permanecerão…. E acima de tudo, reconheçamos que antes de Lula, nenhum outro brasileiro nos havia “JOGADO NO ROSTO” de um modo tão cristalino, o que achávamos impossível: a POSSIBILIDADE CONCRETA, de sermos o país que tantos de nós sonhamos.

Por isso, acima de tudo, ele é tão odiado por gente como Moro, a família Marinho, e nossa elite e classe média: porque Lula mostrou que se dermos aos brasileiros um mínimo chão, mínimas oportunidades, podemos ser o melhor país desse planeta, por nossa pluralidade de raças, povos, culturas, etc. etc. Sem a chaga da miséria, das fraturas sociais, da intolerância, de tantas violências, que nos envergonham há séculos! .

A maior obra de Lula, foi nos mostrar que o sonho é possível! .

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assino embaixo. Penso que

    Assino embaixo. Penso que MOSTRAR QUE O SONHO É POSSÍVEL equivale a ter mostrado que AS OLIGARQUIAS NÃO PERMITIRÃO QUE O SONHO SE REALIZE, a não ser que UMA REVOLUÇÃO POPULAR TORNE O SONHO POSSÍVEL. Inspirar esses REVOLUCIONÁRIOS em nossa juventude, que ainda não os temos, é  a obra definitiva, que o elevaria definitivamente à categoria de MITO. 

  2. Lindo texto!
    Sou um destes 20
    Lindo texto!
    Sou um destes 20 milhões agraciado pelas grandiosas obras sociais de Lula.
    Obrigado Lula.

  3. 1989/2018

    No ano 1989 o Fernando Collor foi eleito Presidente do Brasil, depois de uma disputa contra Leonel Brizola. A disputa era mesmo contra Brizola, mas os grupos poderosos conseguiram “escolher” o Lula como candidato da esquerda para o segundo turno, onde rapidamente foi aniquilado. Brizola foi preterido e, com ele, a bandeira nacionalista.

    O PT é hoje um pouco do que era o Brizola, mas o PT de ontem era mais como o PSol é hoje. Fica mais clara assim a perspectiva da eleição de 1989 e a sua relação com o momento atual, pois na época o Lula era todo o que a direita queria como adversário: a esquerda que a direita gosta.

    Na eleição do FHC não havia mais jeito de se contrapor, pois a transição do Itamar permitiu a FHC carregar os créditos do Plano Real embaixo do braço, como Ministro da Fazenda do Itamar. Este era o papel dado a Meirelles neste recente golpe, mas, o Temer não é um Itamar, e esta opção está naufragando. Os tucanos ficaram sem alguém que pudesse passa-lhes o bastão do comando, como foi feito com FHC. Existe então uma oportunidade real de recuperar o planalto.

    Brasil, com Brizola envelhecido, apostou na eleição de Lula em 2002, levantando com muita timidez a bandeira nacionalista do Brizola e caindo direto no viés social típico da esquerda. Lula teve sucesso em quase tudo o que ele acreditava, mas, foi fraco e omisso em relação às tarefas que Brizola teria feito, as tarefas previas e fundamentais, antes de construir a justiça social. Lula pulou a fase estrutural, da construção da nação soberana. Brizola teria recuperado a CVRD, estatizado a rede Globo e outras diversas coisas que apenas hoje o Lula começa a cogitar.

    Justamente pelo fato de não atacar frontalmente a estrutura centenária do poder, o PT se viu envolvido no mesmo jogo político de sempre, adquirindo velhas práticas, justificando este deslize pelo bem maior, como de fato aconteceu parcialmente com a melhoria de vida do povo brasileiro. Mas, o clube do poder deu o troco com este golpe e estamos voltando para a estaca zero.

    Estamos hoje novamente na mesma situação, o Bolsonaro (ou Dória) será o “Collor” de ontem e, no campo da esquerda, tentam condenar Lula e inabilita-lo para as eleições. Querem dividir o povo e em parte já conseguiram, arrastando para a direita (justamente para o Bolsonaro) uma enorme quantidade de eleitores evangélicos desatentos, aos quais lhes têm colocado espertamente a pauta da família e religião por cima do problema meramente político.

    Por isso, para quem não conhece a história política destes últimos 30 anos, é bom parar para pensar e olhar que não é possível chegar ao Governo novamente com uma esquerda infantil, sem antes debruça-nos na tarefa de construir a nação, para todos os brasileiros, incluindo grande parte da classe media e setores da população evangélica. As ideias do Brizola eram exatamente as ideias necessárias para derrotar os poderes que até hoje mandam no Brasil e desmontar a estrutura daqueles poderes paralelos. Melhor do que isso, para preparar a nação para a entrada plena da esquerda, para promover a justiça social para o povo.

    É evidente que tudo isso pode ainda ser feito, em conjunto, bastando para isso priorizar as bandeiras da construção de uma nação soberana e desenvolvida, apostar na educação em tempo integral (CIEPS) e assumir de vez as velhas bandeiras do Brizola, urgentes e necessárias para poder construir com bases sólidas e seguras o Brasil que queremos para o futuro.

    Neste momento, é fundamental concentrar-se nisso e reagrupar as forças, numa candidatura ampla em termos de participação social e popular, mas extremamente enxuta e resumida em relação às bandeiras desta candidatura. Vamos levar para urna o espírito do Leonel Brizola, tomara reencarnado no nosso amadurecido Lula, carregando bandeiras que hoje o Roberto Requião e outros levantam para 2018, 30 anos depois da chance ímpar que tivemos em 1989. 

  4. O presidente Lula já faz

    O presidente Lula já faz parte da história. Os invejosos podem tentar fazer de tudo para enaltecer somente os erros a ele imputados.

    O presidente Lula foi e é fantástico em sua simplicidade. Cada vez que assisto a um vídeo de seus tempos como presidente,cada vez que vejo uma fota sua no meio do povo,tenho a convicção,palavra tão em moda pelo lado ruim,que não existe e dificilmente existirá outra pessoa no mundo que encarne tão bem o papel de Político,assim mesmo,com P maiúsculo.

    O presidente Lula será.para mim,sempre um orgulho,um lembrete que um sonho pode se realizar.

    À elite,como dizia um velho amigo,resta um provérbio: “tem gente que prefere ver o remela aos olhos”.

  5. O BRASIL REAL – DE 2002 A
    O BRASIL REAL – DE 2002 A 2013
    Por Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira. Fonte: Pátria Latina

    1. Produto Interno Bruto:
    2002 – R$ 1,48 trilhões
    2013 – R$ 4,84 trilhões

    2. PIB per capita:
    2002 – R$ 7,6 mil
    2013 – R$ 24,1 mil

    3. Dívida líquida do setor público:
    2002 – 60% do PIB
    2013 – 34% do PIB

    4. Lucro do BNDES:
    2002 – R$ 550 milhões
    2013 – R$ 8,15 bilhões

    5. Lucro do Banco do Brasil:
    2002 – R$ 2 bilhões
    2013 – R$ 15,8 bilhões

    6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
    2002 – R$ 1,1 bilhões
    2013 – R$ 6,7 bilhões

    7. Produção de veículos:
    2002 – 1,8 milhões
    2013 – 3,7 milhões

    8. Safra Agrícola:
    2002 – 97 milhões de toneladas
    2013 – 188 milhões de toneladas

    9. Investimento Estrangeiro Direto:
    2002 – 16,6 bilhões de dólares
    2013 – 64 bilhões de dólares

    10. Reservas Internacionais:
    2002 – 37 bilhões de dólares
    2013 – 375,8 bilhões de dólares

    11. Índice Bovespa:
    2002 – 11.268 pontos
    2013 – 51.507 pontos

    12. Empregos Gerados:
    Governo FHC – 627 mil/ano
    Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

    13. Taxa de Desemprego:
    2002 – 12,2%
    2013 – 5,4%

    14. Valor de Mercado da Petrobras:
    2002 – R$ 15,5 bilhões
    2014 – R$ 104,9 bilhões

    15. Lucro médio da Petrobras:
    Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
    Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

    16. Falências Requeridas em Média/ano:
    Governo FHC – 25.587
    Governos Lula e Dilma – 5.795

    17. Salário Mínimo:
    2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
    2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

    18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
    2002 – 557%
    2014 – 81%

    19. Posição entre as Economias do Mundo:
    2002 – 13ª
    2014 – 7ª

    20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

    21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
    2002 – 86,21
    2014 – 305,00

    22. Passagens Aéreas Vendidas:
    2002 – 33 milhões
    2013 – 100 milhões

    23. Exportações:
    2002 – 60,3 bilhões de dólares
    2013 – 242 bilhões de dólares

    24. Inflação Anual Média:
    Governo FHC – 9,1%
    Governos Lula e Dilma – 5,8%

    25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

    26. Taxa Selic:
    2002 – 18,9%
    2012 – 8,5%

    27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

    28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

    29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

    30. Capacidade Energética:
    2001 – 74.800 MW
    2013 – 122.900 MW

    31. Criação de 6.427 creches

    32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

    33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

    34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

    35. Criação de Universidades Federais:
    Governos Lula e Dilma – 18
    Governo FHC – zero

    36. Criação de Escolas Técnicas:
    Governos Lula e Dilma – 214
    Governo FHC – 11
    De 1500 até 1994 – 140

    37. Desigualdade Social:
    Governo FHC – Queda de 2,2%
    Governo PT – Queda de 11,4%

    38. Produtividade:
    Governo FHC – Aumento de 0,3%
    Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

    39. Taxa de Pobreza:
    2002 – 34%
    2012 – 15%

    40. Taxa de Extrema Pobreza:
    2003 – 15%
    2012 – 5,2%

    41. Índice de Desenvolvimento Humano:
    2000 – 0,669
    2005 – 0,699
    2012 – 0,730

    42. Mortalidade Infantil:
    2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
    2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

    43. Gastos Públicos em Saúde:
    2002 – R$ 28 bilhões
    2013 – R$ 106 bilhões

    44. Gastos Públicos em Educação:
    2002 – R$ 17 bilhões
    2013 – R$ 94 bilhões

    45. Estudantes no Ensino Superior:
    2003 – 583.800
    2012 – 1.087.400

    46. Risco Brasil (IPEA):
    2002 – 1.446
    2013 – 224

    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC – 48
    Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

    48. Varas da Justiça Federal:
    2003 – 100
    2010 – 513

    49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

    50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

    FONTES:
    47/48 – http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas
    39/40 – http://www.washingtonpost.com
    42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
    37 – índice de GINI: http://www.ipeadata.gov.br
    45 – Ministério da Educação
    13 – IBGE
    26 – Banco Mundial

  6. Lula travez!!

    O desespero que tomou conta da Elite Branca e Oligárquica é responsável por tudo aquilo que estamos vivendo. São os coveiros da esperança que sepultaram o sonho de uma nação soberana. O desespero se traduz na seguinte expressão:” Lula travez”. É que a elite assistiu inconformada a vitória de um projeto popular, que já ganhara 3 eleições e essa trajetória a todo custo deveria sofrer solução de continuidade. A situação era inadiável pois uma nova vitória de Dilma poderia significar mais doze anos das elites fora do poder. E sabe por quê: “Lula travez”! É que eles tinha a certaza mais do que líquida de que uma vitória de Dilma em 2014 levaria a uma candidatura de Lula em 2018. E nós sabemos que mesmo com todos os ataques, Lula era praticamente imbatível. Então resolveram desnudar a podridão do submundo do sistema político. Com a esperança de que seus tentáculos espalhados em todos os setores da vida nacional, sobretudo na grande mídia, lhes permitissem executar um plano de esvaziamento das operações com o controle da situação e o consequente livramento dos implicados. Há uma corrupção sistêmica no seio da política brasileira, e o seu aparente combate neste momento é apenas jogo de cena com um alvo bem determinado. O grande problema como já disse é “Lula travez”!!!

  7. Lula, Haddad, Dilma e PT
    Governos petistas de sucesso, assim como o do comunista Dino no Maranhão foram e são infinitamente menos corruptos que o de qualquer outro partido.

    Sobra dinheiro e as obras e as realizações aparecem.

    NUNCA me arrependerei de ter votado em Lula, Dilma e Haddad.

  8. Viva o Culto À Personalidade, Despolitizante.

    um ex-prefeito do PT  de Recife fez um parque e batizou com o nome dda mãe de Lula, Dona Lindu. Puxa-saquismo que tanto agrada aos crentes (a política tem muito de religiosidade,de fé,de esperança,de acreditar).Há uma entrevista com José Paulo Bisol,que foi Vice de Lula na última eleição perdida em que diz alguma coisa a se pensar,não precisa concordar ou discordar com o que Bisol diz na entrevista, mas provoca a reflexão tão carente entre nós brasileiros.Numa antiga entrevista cuja íntegra saiu em livro,,FHC diz ou dá sua versão de como e por que Lula entrou pra disputar a presidência do Sindicato.André Singer (Perry Anderson o considera o maior intelectual do PT) é crítico ao Lulismo e em Diálogos (Mário Sérgio Conti) chega a afirmar que a população não reagiu ao golpe porque o lulismo é despolitizante. Veja-se em arquivo Globonews de uns 5 meses atrás.

    1. O objetivo do autor do texto

      O objetivo do autor do texto foi ressaltar as virtudes, num momento sombrio para o país e em especial para o ex-Presidente Lula, prestes a encarar uma condenação e até uma prisão, além de assistir diariamente a demolição do estado brasileiro, a perda de direitos e de proteção social de um povo por quem ele, SINCERAMENTE, tem afeição. 

      Para os defeitos (reais ou inventados) o que não falta é quem se alegre em divulgá-los.  Desconheço alguém de trajetória bem sucedida que não tenha detratores.  

      No caso de Lula, chega-se ao máximo da estupidez ao atribuir a despolitização de nosso povo ao lulismo, que é apenas uma expressão inventada com fins desqualificantes.

      E entre ex-companheiros, não tenho a menor dúvida de que existem muitos consumidos pela inveja, pelo sentimento de que a fama, o prestígio alcançados por Lula, um semi-analfabeto, deveria ter sido direcionados a eles, acadêmicos, intelectuais, alguns até com sobrenome europeu não herdado de degredados.

      Enfim,  nesse festival de críticas tem muita, muita amostra da pequenez humana.

  9. Pois é. E tem uma esquerda “sonhática” q nega tudo isso

    Em nome de exigências “socialistas” que sequer sao compreendidas pela populaçao. Melhora de vida para os mais pobres? Ora, seria “irrelevante”… Para quem, cara pálidas?

    1. acordar os homens e adormecer as crianças

      Canção Amiga

      Carlos Drummond de Andrade

      Eu preparo uma canção
      Em que minha mãe se reconheça
      Todas as mães se reconheçam
      E que fale como dois olhos

      Caminho por uma rua
      Que passa em muitos países
      Se não se veem, eu vejo
      E saúdo velhos amigos

      Eu distribuo um segredo
      Como quem ama ou sorri
      No jeito mais natural
      Dois carinhos se procuram

      Minha vida, nossas vidas
      Formam um só diamante
      Aprendi novas palavras
      E tornei outras mais belas

      Eu preparo uma canção
      Que faça acordar os homens
      E adormecer as crianças

       

  10. Em 10 anos uma Revolução sem uma gota de sangue derramado

    Esse Brasil não poderia mesmo nunca acontecer.

    Um exemplo desse tamanho, do tamanho de um continente, multicores e culturas, é o avesso da Conspiração.

    …Lula mostrou que se dermos aos brasileiros um mínimo chão, mínimas oportunidades, podemos ser o melhor país desse planeta, por nossa pluralidade de raças, povos, culturas, etc. etc. Sem a chaga da miséria, das fraturas sociais, da intolerância, de tantas violências, que nos envergonham há séculos!…

    Somos uma geração de sorte, contruímos e vivemos o sonho.

    As flores de sempre aos rebeldes que ousamos e realizamos.

    Uma homenagem a nós todos, e de maniera especial aos do Partido dos Trabalhadores e ao LULA.

    [video:https://youtu.be/vesCQA33pSs%5D

  11. Um artigo denso de verdades…

    Um artigo pra se guardar como um releasing histórico sobre Lula.

    Ainda não havia lido algo tão denso de verdades positivas sobre o seu Governo escritas em tão poucas palavras!

    É de emocionar saber que seu pecado foi ter sido o que foi; sim, porque doravante nada mais o deixarão ser de relevante

  12. “Péssimo exemplo”, inaceitável! Deve ser destruido desmoralizado

    Assim pensam nossos senhores e seus capatazes e corretores.

    Exemplos nacionais (até hoje a elite paulista tenta destruir Vargas) são “perigosos”, não podem persistir, pois são bandeiras que podem criar nacionalidade (não confundir com nacionalismo), a mesma de países como EUA, França, Reino Unido, China, Russia, Japão, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá, Austrália e outros mais.

    Espero que o Brasil, ainda que a duras penas, esteja no limiar de ultrapassar este sordido e repugnante engodo.

     

  13. Liiinnndoooo!!
    É isso mesmo LULA É UMA LENDA VIVA!
    UM HOMEM SEM IGUAL! Cheio de qualidades e feitos mas como todo ser humano, falho. Mas isso JAMAIS VAI TIRAR A GRANDEZA DESTE HOMEM JAMAIS!!! LULA atualmente tem que ser a bandeira de TODA A ESQUERDA! não tem nome que inifique tanto quanto o dele!
    Ele é o mei candidato e é nele que vou votar e fazer campanha!!!
    LULA 2018
    Mas para que isso seja una realidade certa temos que DERROTAR O GOLPEachment e trazer a DILMA de volta!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador