O novo iPhone e seu culto, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A euforia produzida pelo lançamento do novo iPhone é um fato. E não evidencia apenas o sucesso comercial da marca Apple, nem tampouco as virtudes do produto.

Como qualquer outro telefone celular, o novo iPhone tem data marcada para se tornar obsoleto. Ano que vem uma nova versão será lançada provocando nova corrida às lojas. Antes disto, porém, as baterias dos iPhones vendidos este ano terão perdido a eficiência e precisarão ser substituídas a um custo elevado nas autorizadas da Apple. Isto parece não afetar a ligação quase religiosa que os consumidores tem com a Apple e com o iPhone.

Cada época tem seus objetos de culto, seus receptáculos da fé. Na cidade antiga, o fogo sagrado era venerado no Pritaneu. Em casa diante do altar os cidadãos cultuavam os simulacros dos seus ancestrais, em público participavam dos rituais em louvor dos heróis e deuses protetores de sua cidade representados pelas magníficas estátuas de mármore e de bronze. Na Antiguidade, a arte estava a serviço da política e da religião, a produção do que era necessário ao culto privado e público também.  

Guardadas as devidas proporções, durante a Idade Média as Catedrais e as relíquias dos santos e lascas da verdadeira cruz desempenharam a mesma importância religiosa, pedagógica, política e econômica que os templos e rituais da cidade antiga. Nos dias de hoje, a Lojas da Apple são os equivalentes do Pritaneu e das Catedrais. E o iPhone é sem dúvida alguma receptáculo da verdadeira fé. Por isto, a obsolescência programada deste telefone causa tão impacto negativo na sua comercialização.

Não vivemos num mundo sem religião. De fato, se observarmos bem as atitudes dos consumidores da Apple quando uma nova versão do iPhone é lançado, percebemos que a religião apenas mudou seu foco e sua direção. De fundamento da organização social (na cidade antiga) e de fonte de legitimação do poder feudal e real (na Idade Média), a religião foi deslocada para o consumo. E o produto que melhor serve para entender o novo culto, gostemos ou não, é o iPhone.

As procissões em frente às lojas da Apple antes do lançamento das novas versões do telefone são sagradas. O contato com o novo modelo do verdadeiro iPhone é místico. A fé faz os consumidores do produto sacralizado não pouparem recursos. Eles compram o novo modelo mesmo que o velho ainda esteja funcionando e sabendo que em pouco tempo terão que substituí-lo ou gastar um bom dinheiro para trocar sua bateria. Quem não tem recursos faz empréstimo pessoal ou compra seu novo iPhone parcelado (pagando juros extorsivos no caso específico do Brasil).

Várias vezes por ano, o homem antigo ia ao Pritaneu religar seu destino aos deuses da cidade, à própria cidade e aos demais cidadãos. O homem medieval fazia a peregrinação até a Catedral para poder tocar as relíquias sagradas e ficar próximo de Deus. O homem moderno pega fila na loja da Apple para comprar seu novo iPhone porque é assim que ele se liga religiosamente àquilo que acredita ser a modernidade. Mas a “modernidade do produto” esconde apenas um culto antigo com nova roupa e sem o mesmo significado criado apenas para dar lucro aos fabricantes e anunciantes do produto.

O iPhone liga o consumidor ao culto do produto, mas não é capaz de o religar com sua cidade e com sua comunidade de destino. De fato, como outros telefones similares, o produto da Apple faz exatamente o oposto. Quando entra pelo seu iPhone na internet o consumidor sai da sua realidade real. Se for pobre, acredita ser um privilegiado porque se distingue pelo consumo das pessoas comuns. Se for remediado, desdenha daqueles que querem ter o mesmo privilégio só porque puderam, com dificuldade, comprar o mesmo produto. Se for rico nem mesmo se relaciona com as outras pessoas, preferindo sempre circular em comunidades restritas bloqueando imediatamente os demais.

Na cidade antiga e na Idade Média, a religião tinha um conteúdo sócio-político evidente: sua função era aproximar as pessoas, legitimar o poder, permitir o convívio entre iguais. O culto do iPhone também tem um conteúdo sócio-político marcante, mas não porque aproxima os consumidores e sim porque permite que eles sejam distanciados da sociedade e até dos outros compradores do mesmo produto.

A valorização do isolamento físico é o que mais assusta na religião da Apple. Um homem antigo e medieval seria incapaz de aceitar isto. Ele só era homem na medida em que fazia parte da sociedade e se religava aos seus deuses ou a Deus junto com sua comunidade. Sócrates rejeitou o ostracismo, preferiu morrer a ser apartado da cidade que o condenou. O servo da gleba geralmente não se rebelava, pois sabia que encontraria proteção para si e para os seus familiares dentro das muralhas e da Catedral em caso de guerra. O isolamento para um e outro equivaliam à desumanização e à morte.

O homem moderno que adere ao culto do iPhone quer, entretanto, justamente ficar isolado. A ilusão de fazer parte de uma comunidade lhe basta. Se a bateria do telefone arriar ele se considera privado do isolamento e, portanto, no inferno do convívio com os demais ao seu lado.   

Fábio de Oliveira Ribeiro

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Igualzinho ao meu Zopo 998 lançado em dez de 2013

      Não põe e não tira nada.

      Os novos da Zopo já vão ser 64 bits, com duas categorias de processadores, quatro de cada tipo. Lançam até dezembro.

      A Ásia está uma geração já a frente dos americanos.

      Zopo 998

  1. Esse negocio é tão estupido

    Esse negocio é tão estupido que toda vez que acontece eu acho que é mais uma jogada de marketink do que realidade, para que o cidadão vai esperar dias numa fila se pode comprar on line? E`a negação da propria existencia e da propria modernidade.

  2.  
    Se não fosse  pelos orebas

     

    Se não fosse  pelos orebas usuários do pó, não haveria helicóptero transportando pasta de cocaina. O mesmo pode acontecer com viciados em portar a última bugiganga da Apple.

    Orlando

  3. E o custo beneficio?

    Comprei meu iPhone 4s em 2011. USO ate hoje ate o aparelhinho nao aguentar mais todos os dias. Quando comprei o iPhone, apenas pensava na facilidade da integração do sistama iTunes pra poder escutar minhas aulas de francês. Depois de uma semana estava feliz da vida com o meu iPhone. Nele fica muito mais fácil montar meu arquivo digital com um email recebendo artigos através do Twitter. Tbm assisti 30 classes no iTunes university, desde filosofia, história antiga, política, história e muito mais. Desde o ano passado fiz 13 classes no coursera e baixei mais um monte de material gratuito dos cursos. Como estou fazendo meu doutorado e não posso dedicar tempo a tudo isso aí em cima, fiz tudo no meu iPhone, que lê até mesmo pdfs pra mim, enquanto eu dirijo e trabalho. Como minha bateria ta ficando fraquinha, comprei uma capa com bateria externa. Dura o dia todo. Ainda baixo os mais variados shows, palestras e tudo o quem tem de disponível no youtube ou similares. Ainda consegui apps pra acessar meu personal cloud através da net e poderei dar aulas através do iPhone. Bem, de vez em quando uso a função de telefone, e por isso acho esse negocinho  mais que um telefone. Depois, talvez ano que vem ou em 2016 compro outro quando esse negócio arriar, ou seja terei um negócio desse que me custou 500 libras (2000 reais), fazendo tudo isso por cerca de 40 reais por mês, no máximo. 

    1. Do que adianta isso tudo se o

      Do que adianta isso tudo se o iPhone eh uma MAQUINA DE ESPIONAGEM que vaza todos os seus dados -audio, video, texto, telemetria, e GPS- ao vivo, em real time, pra qualquer filho da puta do governo dos Estados Unidos?

      1. Hahah

        Pode ficar tranquilo, duvido que algum funcionário do governo dos Estados Unidos tenha algum interesse no que VOCÊ tem a mandar de audio, video, texto, telemetria e GPS.

    2. Além de fiel, você é um

      Além de fiel, você é um viciado e como todo viciado acredita que há virtude no seu vício. Quando bater seu carro e se machucar ou matar alguém que você ama (isto se você ama alguém mais do que seu objeto de culto e vício) porque estava usando seu iPhone ou porque o outro motorista estará fazendo isto, veremos o que você dirá sobre o vício e sobre seu culto. Aproveite enquanto pode…

  4. Bezerro de ouro

    O mundo tem 7 bilhões de habitantes. A apple tem quantos fiéis? Portanto , com esta conclusão rememoremos Chico Milani: ” Há controvérsias ! “

    “E o iPhone é sem dúvida alguma receptáculo da verdadeira fé. Por isto, a obsolescência programada deste telefone causa tão impacto negativo na sua comercialização.”

     

  5. Na época do Pritaneu não faltava água

    Hoje consumismo desenfreado e servilismo à obsolescência programada não é mais opção, é burrice.

    A Terra sufocada já decretou: ”Ou dá ou desce!”

    Nos tempos de Alkimeu quem não for sensato se fedeu…

    1. “Hoje consumismo desenfreado

      “Hoje consumismo desenfreado e servilismo à obsolescência programada não é mais opção, é burrice”:

      Ainda bem que voce falou isso porque eu tou precisando de pegar uma carona em um comentario e voce foi premiado.  E o assunto eh urgentissimo:  quebra de neutralidade da rede a nivel mundial.

      Inventaram o browser papel higienico!  Acabei de ver isso com os proprios olhos.

      Ja tem mais de dois anos mas eu nao sabia que era problema generalizado, em todos os browsers!

      Funciona assim:

      Um belo dia, voce comeca a ser forcado a assistir propagandas nos seus videos e games.  Sem mais nem menos.  So que se voce eh como eu e sabe exatamente quais sites visitou, voce sabe com toda certeza que somente poderia ser um deles que te infectou com esse virus de propaganda.

      Mas isso nao foi confessado para ninguem que usa games ou YouTube!  Eles so te infectam e pronto.  Dinheiro invisivel de marketing troca maos aas suas custas.  Aas custas do seu tempo e do seu ouvido paiol.

      Eu tinha trocado de browser ha alguns dias, o FireFox so tava me dando problemas assim, e troquei pro Chrome.  Nao durou uma semana ate as propagandas comecarem no site do Yahoo games.  Hoje elas comecaram de novo -repito, uma semana depois.  Voltei pro FireFox, apaguei o Chrome, e as propagandas sumiram do site.

      Por enquanto…  ate a proxima infeccao, claro.

      Esses filhos da puta nao viram ainda que ninguem assiste televisao mais por causa dos comerciais?!?!?!?!?!  Todo mundo abandonou essas quebradas, ninguem tem saco mais!

      Como eu assisto a varios e varios sites de video -acabei de assistir uma longa serie de filmes barbaros em sites nao-youtube- nao seria problema, seria?  Mas vai ser futuramente:  isso vai se generalizar pra todos os lados da internet se voces nao lutarem por seus direitos.  Entenderam?

      A neutralidade da rede JA FOI quebrada legalizadamente.

      Devia ser ilegal.  E VAI ser ilegal.  Se voces nao forcarem a barra cedo cedo voces vao ver o que eu vi por um ano e meio:  ate pra ver video de 30 segundos no youtube eu tinha que assistir comercial de 15 segundos no comeco, depois 30, depois 45, depois… como eu documentei aqui mais de 2 anos atraz mas nao com esses detalhes que agora sao visiveis e comprehensiveis pra mim.

      So que…  que eh impossivel que alguem esteja me forcando a ver propagandas de companias que nunca me interessam DE GRACA.  Entenderam?  Eh tudo feito debaixo dos panos E VOCES pagam o pato.

      Fica o aviso:  eh virus twilight-zone legalizado.  Ninguem esta suposto a saber que ele existe, exceto minha estimada audiencia de senhoras e senhores e senhorxs!

      Daqui ha dois anos voces vao ver o caos que isso vai causar atravez da media internacional, em reportagens bonitinhas e comportadinhas, assinadas por gente famosa.

      Nao digam que Ivan Moraes nao avisou.  Avisei sim.

  6. E a grande maioria aqui, com

    E a grande maioria aqui, com os seus smarts velhos de guerra… Podem até não ser i-phones, mas são tão espertinhos quanto… Seus proprietários podem até não repetir essa idiotice de ficar em filar, mas não abririam mão desses espertinhso safados. Tem jeito, não: quando a humanidade dá um salto tecnológico, retroceder, jamais!

    1. Todo fiel encontra uma forma

      Todo fiel encontra uma forma de justificar sua crença absurda de alguma maneira. Você não é uma exceção. 

  7. ”A valorização do isolamento

    ”A valorização do isolamento físico é o que mais assusta na religião da Apple. Um homem antigo e medieval seria incapaz de aceitar isto. Ele só era homem na medida em que fazia parte da sociedade e se religava aos seus deuses ou a Deus junto com sua comunidade. ”

     

    Sim, o retiro espiritualizado, como nos mosteiros é algo que nunca existiu durante o período das trevas.

     

    Texto fraco, fez um certo Marshall Mc Luhan ficar incomodado em seu repouso. Não é o primeiro caso que nem ”suas orelhas” leram…

    1. O isolamento a que vc se

      O isolamento a que vc se refere não era a regra, nem tampouco valorizado da mesma maneira e pelos mesmos motivos. Critica vazia feita por um fanático que provavelmente usou seu iPhone para postá-la. Ha, ha, ha…

      1. Se eu disser que uso um desk

        Se eu disser que uso um desk Positivo financiado pela Caixa, você me absolve, caro estóico?

         

        (seu comentário me fez lembrar dos cavalos das ”Viagens de Gulliver”)

  8. Uno, Gol, Corolla, Camaro,

    Uno, Gol, Corolla, Camaro, Masserati, Porsche, Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce….

    Mazomenos assim, uns andam de Uno outros preferem andar de Rolls Royce….ou, a inveja é uma merda.

     

     

  9. Chinês aluga namorada pra comprar iPhone 6

    Um chinês está oferecendo aluguel da namorada a outros homens a fim de arrecadar dinheiro para poder comprar um iPhone 6. 

    Fotos de Wei Chu, de 25 anos, foram postadas esta semana no Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter.

    Wei foi flagrado segurando um cartaz na entrada da Universidade de Songjiang(China). Na mensagem, ele oferecia Xiao Ai, a namorada, de 21 anos. Os interessados devem pagar cerca de R$ 4 reais por hora.

    Mas o ofertante faz uma promoção: quem desejar alugar Xiao por um dia desembolsa cerca de R$ 20. Por mês, Xiao sai por R$ 200.

    O chinês, entretanto, faz uma advertência: quem alugar Xiao não pode fazer “gracinhas”. O contrato prevê que a namorada será apenas companhia para jantar ou estudar, segundo reportagem do “Daily Mail”.

    http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2014/09/19/chines-oferece-aluguel-da-namorada-para-poder-comprar-iphone-550229.asp

    1. Eu não sei o que é pior…

      – O namorado que tem essa ideia de jerico;

      – A namorada que concorda com a ideia de jerico;

      – Eventuais jericos que topem “alugar” a moça…

  10. Não será surpresa para mim

    se esses tais “á-pilemaníacos”, acampando semanas na frente das lojas antes do lançamento nada mais sejam do que uns jagunços contratados pela própria fabricante apenas para aumentar a tensão pré-lançamento. 

    Digo isso, porque sempre suspeito de ações de marketing dessa natureza, pois quase sempre elas tentam desviar o foco de alguma fraqueza do produto. E a fraqueza desse produto é justamente a bateria, que não pode ser substituída facilmente. 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador