O programa “Almanaque Brasil” da TV Brasil.

–  vai ao ar todo Sábado às 19h00 

 

Almanaque Brasil
 

                            

Idealizada pela equipe do artista gráfico e jornalista Elifas Andreato e produzida pela TV Brasil, a série Almanaque Brasil pretende passear, de maneira leve e divertida, pela cultura e história brasileiras. Assim como os antigos almanaques populares nos quais se inspira, o programa se dirige a todos os públicos, caracterizando-se por uma linguagem ágil e com conteúdos ricos e diversificados. A apresentação está a cargo da cantora Luciana Mello, responsável por receber o telespectador e conduzi-lo pelas mais fascinantes histórias da cultura brasileira, pelas habilidades e saberes de nosso povo, curiosidades, música e informação. Para isso, ela conta com o apoio do Almanaquias, personagem representado pelo ator Robson Nunes, que, em rápidas e dinâmicas aparições, promete sacudir o telespectador da poltrona com testes, brincadeiras e curiosidades.

Ao longo do programa, Luciana apresenta quadros como o Você Sabia?, que traz matérias totalmente em animação sobre episódios divertidos da história brasileira. Também 100% animado é o quadro Coisas Nossas, que traz o tema especial do programa a partir de várias inserções durante a exibição. Outro quadro com a técnica de animação singular do Almanaque é o Ilustres Brasileiros, que a cada programa recorda a vida e a obra de personalidades que contribuíram decisivamente para a cultura nacional: de cineastas populares como Mazzaropi a  cientistas como Osvaldo Cruz. e também Chacrinha, Mário de Andrade, Carmem Miranda, Pixinguinha, Santos-Dumont.

No Papo-Cabeça, a cada programa uma nova entrevista com os nomes mais expressivos da vida brasileira: Ariano Suassuna, Fernanda Montenegro, Amyr Klink, Paulinho da Viola, José Junior, Regina Casé, a futebolista Marta. Além de achados como Alemberg Quindins, Miguel Nicolelis e Tatiana Belinky. Todos em papos rápidos, divertidos e inspiradores. No Brasiliômetro, nossa equipe vai às ruas para saber como anda o nível de brasilidade dos telespectadores, a partir de brincadeiras como De quem São Estes Olhos? e Enigma Figurado. E aprofundando a troca com o público, Robson Nunes, o Almanaquias, propõe brincadeiras como Trava-Língua, testes de conhecimentos e maluquices que só mesmo alguém com o espírito de almanaque poderia imaginar: se nunca parássemos de crescer, chegaríamos ao 80 anos medindo para lá de seis metros.

No Cantos do Brasil desfilam alguns dos maiores artistas da nossa música. E no quadro É do Baú, propagandas televisivas que marcaram história. Toda a semana o programa remexe o baú da nossa cultura para revelar o que há de ciência na cultura popular, e o que há de cultura popular na ciência. É o quadro Ciência Doméstica, que vai investigar, por exemplo, como se livrar de mau olhado, o que os movimentos da Lua são capazes de nos trazer, e também coisas sérias, como a sabedoria das parteiras, cujo trabalho, além de constituir um saber tradicional, é de extrema importância para a saúde pública. E para completar esse caldeirão cultural que reflete muito do que somos, vamos aprender um pouco com a habilidade das mãos brasileiras no quadro Como É que se Faz?, que mostra processos de fabricação artesanais de produtos com a nossa cara, como piões, rabecas, pios e bordados.

http://www.tvcultura.com.br/almanaque-brasil/

 

VÍDEOS:

Como é que se faz uma jangada? Quadro ‘Como se faz?’ .

Técnicas de conquista de antigamente, Quadro ‘Você Sabia?’ 

Quadro Papo cabeça com Mauricio de Souza

Garrincha. Quadro ‘Coisas Nossas’ 

Quadro ‘Ilustres Brasileiros’ com Portinari 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador