A voz harmoniosa de Diamantina Gomes

Diamantina Gomes, inicialmente, atuou como atriz de teatro (Companhia Alda Garrido). Os críticos da época (década de 1930) lamentaram sua saída das artes cênicas. Quem disse que ela deixou de interpretar? Quem ganhou com tudo isso foi a Música Popular Brasileira com suas graciosas performances em vários gêneros musicais.

Infelizmente as fontes de informações sobre sua vida pessoal/profissional são escassas. Seu verbete no Dicionário Cravo Albin é bastante resumido, faltando seus dados de nascimento e morte. O pouco que consegui vou socializar neste Post.

Atuou nas Rádios Nacional e Cruzeiro do Sul

Consta que Diamantina Gomes fez várias apresentações no Cassino Atlântico

Sua estreia em Discos foi pelo Selo Todamérica, em 1952.

Baião da roseira” (Peterpan) # Diamantina Gomes. Disco Todamérica (5186-A), 1952.

Comida pesada” (Peterpan) # Diamantina Gomes. Disco Todamérica (5186-B), 1952.

Algumas gravações do ano de 1953.

Jura” (Adolfo Macedo/José Gonçalves [Zé da Zilda]/Marcelino Ramos) # Diamantina Gomes/Zé da Zilda/Zilda do Zé. Disco Odeon (13584-B), 1953.

 

Diamantina Gomes atuou como cantora na boate “Night and Day”, na maioria das vezes, acompanhada do exímio pianista Waldir Calmon, seu esposo na época. É dele a música que ouviremos abaixo na interpretação de Diamantina Gomes.

Separados… Nada somos” (Waldir Calmon/Don Al Bibi) # Diamantina Gomes. Disco Odeon (13450-A), 1953.

 

Diamantina Gomes, também, marcava presença na Boate do Serrador.

Vendedor de pirulito” (José Gonçalves/Zilda Gonçalves) # Diamantina Gomes/Zé e Zilda. Disco Odeon (13584-A), 1953.

 

Eu não sou manivela” (Ary Barroso) # Diamantina Gomes com Regional Odeon. Disco Odeon (13387-B), gravação em 13/10/1952 / lançamento em 1953.

Se eu quisesse” (Átila Nunes) # Diamantina Gomes. Disco Copacabana (5405-A), 1955.

 

Amigos, isso foi tudo que conseguir garimpar sobre a vida pessoal/profissional da cantora Diamantina Gomes. Se alguém tiver mais informações favor postar aqui. Ficarei muito grata.

_________

Agradecimento especial ao pesquisador Miguel Nirez Azevedo.

________

 

************

Fontes:

– Acervo Nirez (Áudios das músicas: “Comida pesada”, “Baião da roseira”, “Vendedor de pirulito” / Última foto do Post).

– Ary Barroso – Brasil Brasileiro: 316 gravações: 1928-2006 (Áudio: “Eu não sou manivela”/CD 16/Faixa 04).

– Dicionário Cravo Albin da MPB (Verbete: Diamantina Gomes).

– Fotos Selos dos discos (Internet).

– Revista Carioca (Todas as fotos da homenageada em preto e branco).

– Site YouTube (Canais: “Lpdecarnaval Carnaval”, “Irapuan Marques da Silva”).

************

Laura Macedo

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Excelente!

      Jair,

      Excelente a música “Coisas do amor”. Engraçado que deixei passar batida essa música no Canal “Irapuan Marques da Silva”. Lá no referido canal encontrei “Se eu quisesse”. Acredito que quando passei por lá esse “seu” video ainda não tinha sido postado, pois faz um tempinho que anda a procura de videos com a Diamantina Gomes.

      Abraços.

  1. Amiga Laura!

    Confesso que, apesar de ter as duas gravações que juntei em um só vídeo, não tinha ouvido ainda DIAMANTINA GOMES. Linda voz e força de interpretação. Fiz a edição para que conste no youtube um disco completo da intérprete, infelizmente pouco conhecida nos dias de hoje.

    Abraço do luciano

     

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=qt_QICqCHqs%5D

    1. Amigo Luciano

      Quase desisto do post, em homenagem a Diamantina Gomes, quando não encontrei nenhum vídeo dela no seu excelente Canal no YuoTube. Como você mencionou agora temos um disco dela (lados A e B) a disposição dos apreciadores da nossa boa música.

      Fiquei honrada e emocionada com a sua gentileza. Depois do jantar vou anexar ao post original (PLN).

      Grande abraço da amiga, Laura.

    1. Maria Luisa

      Pra mim também foi uma supresa super agradável. Passei um tempão garimpando informações sobre ela, principalmente na Revista Carioca (online). Mesmo com poucas informações resolvi postar assim mesmo. Pensei: Quem sabe não aparece outras dicas?. E não é que deu certo!! Nossos amigos Jair , Luciano Hortencio e o JNS arrasaram, como sempre.

      Beijos.

       

  2. A Dona da Pensão

    A Miss do Campeonato do Lalau

    BLOG DO CURIOSO , 19/12/2013

    Não é de hoje que a fórmula “futebol + mulher” é utilizada no Brasil. Ela já existe há 56 anos, mas de uma forma diferente. Se atualmente são os concursos de musa com pouca roupa que fazem sucesso, na década de 1950 um programa chamado Miss Campeonato é que aparecia como referência neste departamento.

    Criado em 1957 pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, que usava o irreverente pseudônimo “Stanislaw Ponte Preta”, a atração foi ao ar pela  Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, e surgiu como uma espécie de metáfora para explicar a tabela do Campeonato Carioca. Funcionava da seguinte maneira: um grupo de humoristas, com destaque para Tutuca, Antônio Carlos Pires, Geraldo Alves, Mário Senna e Duarte de Morais, disputavam a atenção da moça chamada “Miss Campeonato”, geralmente interpretada por uma vedete de destaque da época.  No programa, cada humorista fazia o papel de um time – o mais ilustre deles, Zé Trindade, era o flamenguista, por exemplo – e a moça ficava com o representante do clube que tivesse terminado a rodada do final de semana na liderança.

    Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, criou o programa com as Certinhas do Lalau

    Sobre o processo de seleção da vedete, o pesquisador paulista Magalhães Júnior, roteirista de “A Praça é Nossa”, explica que as candidatas eram escolhidas no concurso “As Certinhas do Lalau”. “Na verdade, concurso não é a palavra mais adequada, porque não tinha jurados”, explica Magalhães. “Todas as escolhas eram feitas pelo próprio Sérgio Porto”.  “As Certinhas do Lalau” começou como uma brincadeira na coluna d Stanislaw no Última Hora para mexer com o colunista Jacinto de Tormes (pseudônimo de Maneco Muller), que elegia as “10 mais bem vestidas” da elite do Rio de Janeiro. Então, toda semana, ele escolhia uma “certinha”. Magalhães conta que o nome “Certinhas do Lalau” foi escolhido depois de uma ida de Sérgio Porto à praia. Na ocasião, ele teria escutado o próprio pai dizer que uma mulher caminhando no calçadão era muito “certinha” e acabou tendo a ideia que seria uma de suas marcas registradas e que até 1968 seria tema de alguns de seus textos. A primeira vedete a participar do programa como “Miss Campeonato” foi a atriz Rose Rondelli, que se casaria depois com o humorista  Chico Anysio.

    Reportagem de jornal da época mostra o sucesso do “Miss Campeonato” no rádio. Em destaque, a vedete Rose Rondelli

    O sucesso da atração no Rio foi tão grande que, no mesmo ano de 1957, o formato migrou para São Paulo, com textos assinados por  Aloysio Araújo. Ao contrário da versão carioca, o programa em São Paulo foi transmitido  pela TV Paulista, o Canal 5. O roteiro teve de sofrer algumas alterações. A principal delas foi a de que a história passou a ser ambientada em uma pensão onde moravam torcedores dos principais clubes do campeonato, que brigavam pelo amor da filha de Dona Liga.  A proprietária do estabelecimento era interpretada pela cantora Diamantina Gomes. Assim como no Rio, a Miss Campeonato era vivida por uma vedete.  Carmem Verônica foi a primeira a ocupar o papel, seguida depois por Célia Coutinho, Anilza Leoni e Marli Marlei. Já o time de humoristas era formado por nomes como Ronald Golias (Corinthians), Daniel Guimarães (Portuguesa), Farid Riskalla (Ferroviária), Manoel Inocêncio (Palmeiras), Luis Pini (Santos), Clayton Silva (Juventus) e Cláudio Moreno (São Paulo). O programa foi exibido até 1964 e, ao final de cada temporada, a Miss Campeonato casava-se com o personagem do time campeão. Por isso, a atração só ia ao ar durante  o torneio estadual e, no ano seguinte, a história recomeçava do zero.

    Elenco de humoristas do “Miss Campeonato” exibido pela TV Paulista. No centro, a vedete Anilza Leone

    Em 1973, a TV Gazeta tentaria ressuscitar o formato, mas depois de três meses desistiu do projeto, reclamando da baixa audiência. Nesta versão do programa, a Miss Campeonato era interpretada pela atriz Lucimara Parisi. “Foi uma época muito boa da minha carreira”, afirma ela. “Eu me divertia bastante fazendo o programa, todos no elenco se davam muito bem”. Lucimara contracenou com os humoristas Borges de Barros (Corinthians), Luis Pini (Santos)e Daniel Guimarães (Palmeiras). Apesar da mal sucedida tentativa, Magalhães Júnior acredita que ainda existe espaço para a atração na atualidade. “Na verdade, uma das minhas maiores vontades é ver um programa parecido com o Miss Campeonato em exibição novamente”, diz ele. “Só acho que o formato seria mais adequado para o rádio do que para a televisão”.

    http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2013/12/19/miss-campeonato-mistura-de-futebol-e-mulheres-foi-uma-criacao-de-stanislaw-ponte-preta-em-1957/

    * * *

    Primeiras

    “GRITO  DE  CARNAVAL” PELA CIA DE REVISTAS POPULARES, NO OLYMPIA

    Em continuação da temporada de espectaculos populares a Companhia do Olympia nos deu antehontem cm primeiras representações a revista carnavalesca “Grito de Carnaval”, original de Nestor Tangerini e Octavio França.

    A nova peça enscenada no rheatrinho da rua Visconde do Rio Branco é bem Interessante como espectaculo divertido que é. Tendo números de musica que merecem especial registro.

    Todos os artistas do Olympia representaram com agrado, mesmo o garoto Sobral, estreante, e as “girls”, que souberam animar os números musicados.

    Todavia, msrecem destaque os trabalhos de Durvallna Duarte. Diamantina Gomes, Dinorah Marzullo, Ratinho e Octavio França.

    “Grito de Carnaval”, repetimos. é uma revista interessante e de aspecto accentuadamente carna”alesco.

    http://memoria.bn.br/pdf/093718/per093718_1938_03669.pdf

    * * *

    Trabalhou na temporada popular da Casa de Caboclo, do Teatro Fênix, onde atuou ao lado de Jararaca e Ratinho, Alvarenga e Ranchinho, Ema D’Ávila, Diamantina Gomes e Antônio Marzullo. 

    http://www.geni.com/people/Dalva-de-Oliveira/6000000015952295975

     

    1. Acervo genial

      Jns,

      Nem sempre tenho tempo de acompanhar, sistemeticamente, seus comentários nos posts dos colegas aqui do GGN. Uma coisa é certa: Seu acervo (fotos/links) é genial. Feliz por você ter aparecido aqui com seus ótimos comentários.

      Como tudo que encontrei sobre a Diamantina Gomes socializei aqui (fotos/áudios…), fiquei sem nada mais para lhe oferecer. Nesse caso só o meu agradecimento. Valeu!!

      Abraços.

    1. O IMPARCIAL

       

      Nota publicada no dia 12/01/1940

      Um desfile de “astros” de radio e de theatro, amanhã, no Carlos Gomes

      Com a inédita revista “è do abafa” de Theophilo de Barros e Olavo de Barros em um único espectaculo haverá sábado próximo no Theatro Carlos Gomes o desfile de astros do Theatro e Radio. Aurora Aboim, a galante artista fará “Ella” e Custódio Mesquita “Elle”, os “Comperes” da revista. Em “sketches” ” e cortinas o público aplaudirá Barbosa Junior, Baptista Junior, com os seus bonecos mágicos; Carolina Cardos de Menezes, a exímia pianista e compositora brasileira, Cyro Monteiro, Diamantina Gomes, Emma D’Avilla, Norma Smith, Henrique Beltrão, Odette Amral, Sylvinha Mello, Souza Filho, Jayme Britto, Manoel Reis, Paulo Medeiros, João Petra de Barros, Placido Ferreira, Haydée Marcondes, Marcel Kiass, Odyr Odilon e Cordelia Ferreira, que desfilarão no palco do Theatro Carlos Gomes cada qual em numero de sucessos. Esse único e monumental espectaculo começará às 21 horas. Os bilhetes devido a grande procura estão a venda na bilheteria do Theatro.

       

    1. O IMPARCIAL

       

      Nota publicada no dia 13/01/1940

      “Desfile de astros”, hoje, no Carlos Gomes

      Está sendo esperado com interesse o espetáculo da noite de hoje no “Carlos Gomes”, no qual será apresentada a revista inédita de Theophilo de Barros e Olavo de Barros “É do abafa”. Aparecerão em scena os seguintes artistas: em “sketches” e cortinas o público aplaudirá Barbosa Junior, Baptista Junior, com os seus bonecos mágicos; Carolina Cardos de Menezes, a exímia pianista e compositora brasileira, Cyro Monteiro, Diamantina Gomes, Emma D’Avilla, Norma Smith, Henrique Beltrão, Odette Amral, Sylvinha Mello, Souza Filho, Jayme Britto, Manoel Reis, Paulo Medeiros, João Petra de Barros, Placido Ferreira, Haydée Marcondes, Marcel Kiass, Odyr Odilon e Cordelia Ferreira.

      O espetáculo se iniciará às 21 horas.

        1. Que letra engraçada essa…

          Quem já comprou pirulitos sabe que os ditos cujos são vendidos em um taboleiro cheio de furos e não dentro de um latão. Quem carrega latão é o vendedor de “chegadim” que se desmancha na boca e o vendedor sempre carrega um triângulo ou até mesmo uma castanhola… Acho que alguém andou embolando o meio de campo… rsrsrs

           

          PS: As unhas do vendedor deveriam estar mais limpas, ou não?

           

          [video:https://www.youtube.com/watch?v=gnmAvB4QWgw%5D

           

          1. Viva o Pirulito!

            Luciano,

            Sou do tempo do vendedor de pirulito. Sempre comprava na saída do colégio. E que delícia!! O vídeo ficou uma belezura.

            Abraços.

      1. Maior garimpeiro do GGN

        Jns,

        Você é um dos maiores garimpeiros do GGN. Encontra cada foto e notícias!!

        Grata por postar os anúncios do “O Imperial”, aqui.

        Valeu!

        Abraços.

  3. Sensível diamante

    Cantora preciosa! Bom gosto e arte no canto. E este ouvinte mais uma vez diante de uma dama da MPB sobre quem nunca ouvira falar! Menos mal que desta fez até Luciano Hortêncio me faz companhia… Para se ter uma ideia das meticulosas pesquisas que você realiza.

    Diamantina Gomes, mais uma cantora que, enquanto escuto, me faz imaginar sobre a emoção que sentiu eventual filho, ou neto, por exemplo, ao deparar com essa homenagem bonita…

    Beijos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador