Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

A Mulher-Peixão estava escondida no Retrato Dela

 

 

A Mulher-Peixão, de Luiz Boquinha

Conheço a MULHER-PEIXÃO desde meus dez anos e até sabia toda a letra de cor e salteado. Tinha como favas contadas que a composição de Luiz de França, apelidado de Luiz Boquinha ou Boquinha, havia sido gravada pela dupla Tonico e Tinoco, porém afirma o pesquisador Samuel Machado Filho:

“Embora fosse constantemente interpretada pela dupla Tonico e Tinoco em espetáculos públicos, esta composição não está na discografia da dupla, que possivelmente não a gravou. Em 1998, Antônio Nóbrega finalmente registrou a música, para o álbum “Pernambuco falando para o mundo”, selo Brincante, cujo título aproveita um antigo slogan da Rádio Jornal do Commércio, do Recife,”

Há ainda afirmações de outras gravações: “Luís de França aliava a arte do improviso a um impagável senso de humor. Antônio Nóbrega, recentemente, gravou a divertida Mulher peixão, música de França que havia sido gravada, no início dos anos 60, por Osvaldo de Oliveira e pelo comediante Lilico.”http://artesdagente.blogspot.com.br/2008_02_01_archive.html

Post publicado em 27 de abril de 2015

O amigo e pesquisador Samuel Machado Filho, do mesmo modo que eu, ficou encafifado com o estranhissimo fato de uma música sobejamente conhecida na década de 1960 só ter recebido primeira gravação comercial em 1998. Assuntando aqui e ali, procurando como se busca agulha em palheiro, terminou tendo sucesso. Ontem, me mandou a mensagem abaixo pelo Facebook:

Amigo Luciano, recebi hoje do radialista e pesquisador João Batista esta gravação, que seria o original de “Mulher peixão”, de Luiz “Boquinha” de França (aqui com a parceria de Miguel Lima). É cantada por Osvaldo Oliveira, com o título de “Retrato dela”, com o qual foi regravada outras vezes. O disco saiu pela Chantecler em maio de 1961 sob número 78-0442-A, matriz C8P-883. O registro de Antônio Nóbrega tem alterações na letra aqui ouvida. Por certo matamos mais esta charada! SAMUCA.

Sem dúvida! Morta e matada a charada! Só que a gravação original está com a letra na primeira pessoa e a música do Luiz Boquinha e Miguel Lima era conhecida e cantada à época na terceira pessoa. Assim, dei uma busca no Projeto Disco de Cera – Arquivo Nirez – Título e encontrei ali consignado o Retrato Dela na interpretação do cantor pernambucanp Moura Júnior. Imediatamente enviei email ao amigo Nirez, que prontamente enviou o fonograma interpretado por Moura Jr., em 1963.

Assim sendo, constatamos que tínhamos razão. A interessante e humorística composição de Luiz Boquinha e Miguel Lima foi gravada em 1961, por Osvaldo Oliveira; Em 1963, por Moura Jr e, em 1998, por Antonio Nóbrega, porém com o título trocado para Mulher-Peixão e sem atribuir créditos ao parceiro do Boquinha, Miguel Lima. Acredito que isso haja acontecido à falta de uma boa assessoria.

Vamos então curtir as três interpretações, pois valem a pena.

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. …. sei não!

                       I HAD A DREAM

                      A extemporânea fixação do Gato Mestre,

                      cheio de amor pra dar, na ressuscitada Mulher-Peixão é muito suspeita.

                     Audrey Hepburn e Gary Cooper

    [video:https://youtu.be/JAtiZApc2sU width:600]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador