Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O cantor Solteiro!

Raimundo Bernardo Filho, cantor cearense que fez sucesso no finzinho da década de 1940 até os anos 1960, tinha como nome artístico o apelido familiar, SOLTEIRO.

O compositor e violonista cearense Moreira Filho, ao casar com Rocilda Bernardo Moreira, “herdou” seus quatro irmãos menores, órfãos. Dentre eles estavam dois cantores: Solteiro e Nozinho Silva, esse último já homenageado através do post https://jornalggn.com.br/blog/lucianohortencio/eu-sou-o-nozinho-silva

Malgrado haver feito grande sucesso como cantor mirim, Solteiro não chegou a gravar comercialmente. Infelizmente um acidente automobilístico o deixou com graves sequelas neurológicas, razão pela qual se afastou dos palcos.

Graças ao pesquisador e escritor cearense Nirez, conseguimos editar um vídeo com a bela voz infantil de Solteiro. Interpreta a composição de seu cunhado e pai adotivo Moreira Filho, intitulada É ESTE O MOTIVO, gravação em acetato – ano de 1950.

https://www.youtube.com/watch?v=4IcBn8vni3o

Nosso agradecimento ao Nirez, pelo envio do fonograma, à Rocilda Bernardo Moreira, sobrinha-irmã de Solteiro, pela disponibilização das fotos e ao Defensor Público Silvério Átalo Batista Nobre, amigo da família do compositor Moreira da Silva, que nos deu informações preciosas sobre a família de artistas e nos colocou em contato com a mesma.

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao pequeno Solteiro

    “Cantador o teu canto de improviso
    É o mais nobre poder da criação
    O teu verso tem a força de Sansão
    É fatal, é perfeito e é preciso
    Cantador do inconsciente coletivo
    Canta a força do povo e o desengano
    E a esperança que brota todo ano
    Vai tecendo nos versos e nas loas
    batucando a toada de Alagoas
    nos dez pés de martelo alagoano

    Da cidade de Campina e do Monteiro
    De Passira Panelas e Ingazeira
    São José do Egito Capoeira
    é viola é ganzá e é pandeiro
    Salve Dimas e Pinto do Monteiro
    Lourival trocadilho sobre-humano
    Vitorino o teu verso tem bom plano
    Oliveira Castanha e Beija-Flor
    e Mocinha de Passira é um condor
    nos dez pés de martelo alagoano

    Cantador cem por cento brasileiro
    tem no sangue a saudade lusitana
    o batuque das terras africanas
    Caetés teu guerreiro violento
    Cantador de alegrias e tormentos
    Tem os pés calejados dos ciganos
    É poeta perfeito e soberano
    Tem o arco o batuque e tem a flecha
    nos dez pés de martelo alagoano.”

    1. Viva Solteiro!

      Amiga Maria Luisa,

       

      Solteiro teve uma espécie de renascimento hoje. Obviamente que nunca foi esquecido por sua família, por seus amigos e admiradores que ainda hoje vivem. Porém só isso, amiga Maria Luisa. Só e somente só. Um artista que fez grande sucesso em Fortaleza e cidades nordestinas, exemplificando eu com Natal e Recife. Um cantor que fazia parte de uma turma de meninos cantores que fazia estrondoso sucesso, tais como ele próprio, Fátima Sampaio (Está em uma foto com ele, em uma propaganda comercial), Paulo Molin, esse com sucesso desde o início ao gravar Olinda, Cidade Eterna – Recife, Cidade Lendária e vários outros. Em Fortaleza fez grande sucesso também o Pequeno Ayrton, que tive a honra de homenagear através do post https://jornalggn.com.br/blog/lucianohortencio/pequeno-ayrton-o-garoto-prodigio-de-fortaleza.

      Solteiro, nascido Raimundo Bernardo Filho, não foi bafejado pela sorte no decorrer de sua vida. Não gravou nenhum disco que o deixasse marcado como intérprete. Teve a infelicidade de sofrer o acidente que o afastou da vida artística e o prejudicou em sua vida pessoal, marcada com problemas neurológicos e psiquiátricos que faziam com que tivesse de ser internado por inúmeras vezes. O apoio da família nunca lhe faltou, porém teve grande sofrimento.

      Não estou aqui para fazer de Solteiro um coitadinho, querida amiga. Longe de mim tal idéia. Solteiro, apesar dos percalços sofridos, teve momentos de glória e felicidade. Perdendo seus pais biológicos, conseguiu novamente pai e mãe, através de sua irmã e cunhado, o casal Moreira Filho – Ele, excelente compositor e violonista, ela, Dona Araci, uma abnegada, que já começou nova família levando consigo quatro irmãos menores. Estou falando, Maria Luisa, de esquecimento, de invisibilidade, de ter uma borracha passada sobre sua vida. Solteiro, apesar do sucesso que fez e de ser um cantor registrado no Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, não tinha qualquer referência a seu nome. Era confundido com seu irmão Nozinho Silva, como se jamais tivera existido. Há, em alguns sites, a informação sobre Nozinho Silva do seguinte modo: Nozinho Silva(O cantor solteiro), em um atestado da falta de cuidado com a memória musical do Ceará e do Brasil.

      Agora tudo isso passou, amiga minha. SOLTEIRO hoje renasceu. consta já na pesquisa do Google. Há ali fotos suas e o vídeo que postamos no youtube. Quero aqui deixar um sincero agradecimento ao meu colega Silvério Átalo Batista Nobre, que foi vizinho da família de Solteiro e me facilitou o contato com ela; à Rocilda Bernardo Moreira, sobrinha-irmã de solteiro, que o acompanhou fielmente até sua última hora e finalmente ao Nirez, pesquisador incansável, que me enviou o fonograma de É ESTE O MOTIVO.

      Agora todos podem e devem saber. No Ceará existiu um pequeno grande cantor e ele tinha o nome artístico de SOLTEIRO.

      1. Viva!

        Exatamente, Luciano. Sempre entendi assim: essa busca para levar até à luz o que dela escaparam um dia. Eu nunca teria ouvido falar em Solteiro e tantos outros, não fosse através de posts como os seus, da Laura ou do Jota Botelho. Por isso sou fã. So falta a carteirinha 😉

  2. Solteiro!

    Raimundo Bernardo Filho, cantor cearense que adotou o nome artístico de SOLTEIRO.

    Nasceu em Fortaleza em 30 de setembro de 1938 e faleceu na mesma cidade em 07 de fevereiro de 2001.

    Atuou na Ceará Rádio Clube, como cantor, tendo vínculo empregatício e carteira profissional assinada por aquela empresa. Filiado ao Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará.

    Aém de cantor, Solteiro era exímio pandeirista. 

    Informações de Rocilda Bernardo Moreira, filha do compositor e Violonista Moreira Filho e sobrinha-irmã de Nozinho Silva e Solteiro.

  3. Oi,

    Sou neto de Moreira Filho e só gostaria de corrigir o nome dado a sua esposa (minha avó) que é ARACI…a Rocilda é filha do Moreira e não esposa….seu nome era ARACI mais conhecida e chamada pela família carinhosamente de “mãe véia” ….Eternas saudades

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador