Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Vocalistas Tropicais revisitado, em homenagem a Danúbio

Jornal GGN – Há cerca de um ano, Luciano Hortencio fez esta homenagem a Danúbio Barbosa Lima, cantor e percussionista dos Vocalistas Tropicais. A lembrança se dava na comemoração dos 92 anos de Danúbio. Luciano foi visitá-lo e nos brindou com este post. Ontem, perto dos 93 anos, Danúbio faleceu em Fortaleza, e com ele se vai o último integrante dos Vocalistas Tropicais.

Face ao ocorrido, republicamos o post de Luciano Hortencio, em que tão bela homenagem ao cantor e percussionista é feita. Eis o post de 18 de agosto de 2013:

Por Luciano Hortencio

Danúbio Barbosa Lima – Cantor e Percussionista dos VOCALISTAS TROPICAIS

Ontem à tarde fui visitar o Danúbio, o único integrante vivo do célebre conjunto cearense VOCALISTAS TROPICAIS, que alcançou enorme sucesso nas décadas de 1940 a 1960.

Danúbio completou domingo passado, dia 11 de agosto de 2013, noventa e dois anos de idade. A data foi festejada duplamente, tendo em vista ser também Dia dos Pais. Logo após, talvez pela emoção ou mesmo por sua provecta idade, Danúbio Barbosa Lima teve que submeter-se a internamento hospitalar para curar-se de problemas respiratórios. Está lúcido e centrado, recebendo todos os cuidados e o carinho de sua esposa, a Funcionária Pública Federal Iraci Leite Barbosa Lima.

Falei que estaria fazendo aqui uma homenagem a ele e ao conjunto VOCALISTAS TROPICAIS, dando ênfase sobretudo na apresentação de vídeos, tendo em vista que muita gente conheceu e lembra do Grupo, conhece suas interpretações, porém, como há pouquíssimos vídeos dos Vocalistas Tropicais no youtube, as pessoas não têm acesso ao excelente trabalho desenvolvido por eles.

O tempo todo que permaneci com ele, Danúbio conservou sua mão na minha, olhando-me nos olhos e, centrado e lúcido, ouviu-me discorrer sobre as composições e interpretações que eu mais gosto.

Não discorrerei sobre os VOCALISTAS TROPICAIS. Há farto material sobre o Grupo Musical na internet. Utilizarei o espaço para, além de apresentar fotos do Danúbio e dos Vocalistas, apresentar vídeos das composições que fizeram maior sucesso, tanto nas décadas acima mencionadas, quanto até os dias atuais.

Desejo ao DANÚBIO BARBOSA LIMA um pronto restabelecimento, ao tempo em que presto essa Homenagem ao único integrante vivo de um Grupo Cearense que deu destaque ao nosso Estado do Ceará, através de seu sucesso nacional.

                                                      Danúbio Barbosa Lima

                                                Vocalistas Tropicais – 1ª Formação

                                     Vocalistas Tropicais – Cinco integrantes até o final

PAPAI, MAMÃE, VOCÊ E EU – 1º disco gravado – lado A

TÃO FÁCIL, TÃO BOM – 1º disco gravado – lado B

ESCAPEI – Lauro Maia

JACAREPAGUÁ – Paquito-Romeu Gentil

TREVO DE QUATRO FOLHAS – Woods-Dixon

OU VAI OU RACHA – J. Piedade-Sebastião Mota

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luciano Hortencio está dando

    Luciano Hortencio está dando um show no blog como memorialista de nossa musica popular tradicional dos Anos de Ouro. Parabens, estou colocando todos esses videos em CD para usufruir com calma.

  2. VOCALISTAS TROPICAIS

    O Danúbio não era o último componente vivo do grupo VOCALISTAS TROPICAIS. Talvez de sua última formação.

    O último componente, realmente, faleceu no último dia 14/12/2018, que era o Sr. VICENTE FERREIRA DA SILVA, que formou o grupo juntamente com Paulo de Tarso Siqueira, Paulo Sucupira, José Eduardo Pamplona e mais dois que não lembro o nome.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador