Revista GGN

Assine

Como a imprensa trata FHC, por Marcos Coimbra

Conversando com FHC

É enternecedor o carinho de nossa grande imprensa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Sempre que o entrevistam, é uma conversa amena. Percebe-se a alegria dos jornalistas em estar na sua presença. 

O tom é cordial, as perguntas são tranquilas. Tudo flui na camaradaria.  

O que não chega a ser surpreendente. FHC é um boa prosa, que sabe agradar os interlocutores. Além de ser uma pessoa respeitável, seja pela trajetória de vida, seja por sua maturidade.

Natural que o tratem com consideração.  

Estranho é constatar que a amabilidade com que é recebido não se estende a seu sucessor.  A mesma imprensa que o compreende tão bem costuma ser intransigente com Lula. Para não dizer francamente hostil e deselegante.

Quem lê o que ela tem falado a respeito do petista nos últimos dias e o compara ao tratamento que recebe Fernando Henrique deve achar que um deixou a Presidência escorraçado e o outro sob aplauso. Que a população odeia Lula e adora o tucano.    

Esta semana, tivemos mais um desses bate-papos. Saiu na Folha de São Paulo.

FHC discorreu sobre o Brasil e o mundo. Falou do PSDB, de Aécio e Serra. Meditou sobre o julgamento do mensalão com a sabedoria de quem o vê a prudente distância. Opinou sobre Dilma e Lula. Contou de sua vida particular, a família e os amores.

Foi uma longa conversa, sóbria e comedida - embora com toques de emoção.

Mas foi frustrante. Acabou sendo mais uma oportunidade perdida para ouvir FHC sobre algumas questões que permanecem sem resposta a respeito de seu governo.

É pena. Não está na moda “passar o Brasil a limpo”? “Mudar o Brasil”? “Ser firmes e intransigentes com a verdade”?  

Ninguém deseja que Fernando Henrique seja destratado, hostilizado com perguntas aborrecidas e impertinentes. Que o agridam.

Um dia, no entanto, bem que alguém poderia pedir, com toda educação, que falasse.

Que contasse sua experiência como líder do governo Sarney no Congresso, quando viu (só viu?) mais de mil concessões de televisão e rádio fazer parte das negociações em troca de apoio parlamentar.  

Que descrevesse o projeto do PSDB permanecer no poder por 20 anos e como seria posto em prática, quais as alianças e como seria azeitado (sem esquecer a distribuição, sem licitação, de quase 400 concessões de TVs educativas a políticos de sua base).   

Que relembrasse os entendimentos de seu operador com o baixo clero da Câmara para aprovar a emenda da reeleição. Quanto usou de argumentos. E o que teve que fazer para que nenhuma CPI sobre o assunto fosse instalada.   

Que apontasse os critérios que adotou para indicar integrantes dos tribunais superiores e nomear o Procurador-Geral da República. Que explicasse como atravessou 8 anos de relações com o Judiciário em céu de brigadeiro.

Que refletisse sobre o significado de seus principais assessores econômicos tornarem-se milionários imediatamente após sair do governo - coisa que, se acontecesse com um petista, seria razão para um terremoto.

Enfim, FHC poderia em muito ajudar os amigos. Esses que fingem ter nascido ontem e se dizem empenhados em “limpar” a política.

Bastaria que resolvesse falar com clareza.

No mínimo, diminuiria a taxa de hipocrisia no debate atual e reduziria o papo furado. O que é sempre bom. 

Sem votos
106 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
+106 comentários


Minha gente, minha gente !



Essa discussão acalorada é uma coisa inútil


.


Como cidadão devemos ficar de olho aberto em outro aspecto.



Não importa se são eleitores de direita ou de esquerda.



A questão real é que a campanha para as eleições de 2014 já está correndo a todo vapor.



E A DISPUTA NÃO É ENTRE PT, PSDB E ETC, ETC.



É ingenuidade ver a coisa desse modo.



As forças monumentais na disputa que vamos presenciar são os interesses de BANCOS, FINANCEIRAS, GRANDES GRUPOS DE INVESTIMENTOS, TELEFÔNICAS, PLANOS DE SAÚDE, MULTINACIONAIS DO PETRÓLEO, EMPRESÁRIOS DA MÍDIA, ETC, ETC.



Sem contar os INTERESSES DO CAPITALISMO INTERNACIONAL e os INTERESSES POLÍTICOS AMERICANOS NESSA PARTE DO MUNDO



Essas organizações tiveram seus interesses arranhados nos últimos anos e NÃO VÃO PERDOAR,



Para essas organizações a situação atual é uma ameaça e de nenhuma maneira pode continuar.



Eles tem tudo : Recursos ilimitados, dinheiro, mídia, políticos que trabalham pra eles, políticos honestos porem ingênuos, especialistas em eleições, especialistas em opinião pública, etc, etc.



Quem vai perder as eleições não será esse ou aquele partido


.


Quem vai perder é o cidadão, é o brasileiro, seja ele eleitor desse ou daquele partido, seja ele de classe pobre ou de classe média. Se essa gente conseguir derrotar o governo eles vão VOLTAR COM FORÇA TOTAL, VÃO VOLTAR COM FORÇA MÁXIMA. Vão reverter tudo aquilo que foi feito até agora para refrear seus lucros, seus privilégios a que estão acostumados em países de terceiro mundo.



 


 

Marcos coimbra, vc só pode ser petista, já imaginou se aquele ministrozinho das telecomunicações de lula tivesse conseguido aprovar o marco regulatório, você talvés não teria a liberdade pra falar tanta besteira. O problema é que o lula é uma pessoa muito humilde, dessa forma a emprensa em geral sabe destinguir os dois muito bem. Vai dizer que você acredita que mudou alguma coisa de lá para cá? Infelizmente lula não tem o mínimo de escrúpulo. O ministrozinho ganhou concessão de rádio também e, o bom disso e que graças a DEUS ele já foi tarde, você não acha???

 

Se alguém tem culpa no cartório por terem desenterrado esse cadáver político é a Dona Dilma, afinal foi ela que fez questão de aquiecer aos clamores da mídia e colocá-lo novamente na ribalta. Se não fosse por isso seu destino seria parecido com o de Serra, o esquecimento, já que o povo o despreza em tudo. Mas a Presidenta-autista fez questão de deixar Lula de lado, escondê-lo, e sair de braços e abraços dados com FHC. Talvez Dilma não saiba que o povo que a elegeu, e apoia o Presidente Lula, não lê a Folha, o Estadão, o Globo, a Veja e outras bostas semelhantes. Enfim, o povo a elegeu pq o Presidente Lula pediu, assim como fizemos com Haddad em SP, e escondê-lo enquando exaltava esse lixo histórico que foi FHC é uma enorme falta de tato político. Cansa ver como essa senhora se comporta, como se estivesse governando Marte, escondida nos calabouços do Planalto enquanto essa midia de merda e o que restou do PSDB faz a festa encima do Presidente mais querido que já tivemos. Essa senhora precisa tomar cuidado, pois desagrada a gregos e troianos, parece até mesmo o governo de Kerensky, que buscando o apoio dos sovietes se colocou contra os militares que  queriam desarticula-los, como resultado foi alijado do poder por não contar com o apoio da burguesia russa, nem o apoio nunca dado dos sovietes controlados pela esquerda. O resultado de um governo inepto? A Russia saiu da Primeira Guerra entregando toda a Ucrânia à Alemanha e ainda sofreu intervenção da Inglaterra, França, Japão e EUA, fomentando a Guerra Civil. O que temos visto até o momento é uma imprensa sem limites e um STF/Procuradoria exorbitando de seus deveres constitucionais, criando um vácuo de poder como se o Executivo de fato não fosse o condutor do Estado e da política. FHC acertou em pelo menos uma coisa, essa moça não sabe o que faz, ou para que lado anda, parece q está na Presidência levando um enorme fardo, com grande má vontade, algo de que ela pensa em se livrar o quanto antes, já que não foi por seus méritos políticos que obteve aquele cargo, mas pelo apoio incondicional do Presidente Lula e de todos os que nele acreditam. Ser durona com quem não tem bala na agulha é fácil, gostaria de vê-la falando duro com a mídia, comprando briga, igual o Presidente Lula faz, isso mostraria de que material ela é feita, se é de fibra ou de esponja. A propósito, se é dura mesmo, pq não faz uma devassa e coloca para fora a escória que está em parte dos cargos de confiança do governo e exige critérios mais claros para preenchimento desses cargos antes que novos escânda-los espoquem? Espero que Haddad mostre um pouco mais de vontade de morder esse osso que lhe demos em SP do que sua correligionária de Brasília tem pela faixa presidencial.

 

Lula detona a Veja

 

"Lula detona a VEJA"????

Vc viu o video q postou?

primeiro, Lula não respondeu a pergunta feita pela reporter...

Depois a "detonação" é dizer q ele não lê e não precisa da VEJA pra nada? é isso?

sinceramente, né!

ps: até hj Lula não disse o q pensa da VEJA...

 

vê se o lula vai se rebaixar e fazer propaganda do panfletinho. ah, mas daí me pergunta vc: acha que a veja é pouca bosta? claro que não. é uma fossa transbordando de merda.

 

Infelizmente, Marcelo, vou ter de divergir frontalmente de você. Não posso concordar, em hipótese alguma, que Veja seja "uma fossa transbordando de merda". Uma fossa é pouco para conter todos os excrementos que Veja expele. Veja tá mais para um aterro sanitário, mas não um desses normais, mas dos apropriados para acolher os dejetos hospitalares, com sangue, fezes, vômitos, gazes, esparadrapos, restos de corpo humano, fluidos corporais, ataduras, fraldas e fraldões, seringas e outras cositas más misturadas. Essa metáfora, sim, dá a dimensão mais exata do que é o panfleto ultra-direitista editado pela editora Abril.

 

Duas eras, dois mandatos, dois presidentes com biografias bem distintas. Comparativo, em diversos temas, dos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com os oito anos do governo Luís Inácio Lula da Silva (PT). Confira os principais números do que cada um fez pelo Brasil.
Demonstração da falsidade da afirmação: "Lula foi continuação de FHC":

 

O título deveria ser "Como a imprensa BRASILEIRA trata FHC". Em órgãos como a BBC inglesa eles levam a sério a tarefa de fazer jornalismo, como mostra a seguinte entrevista:

www.youtube.com/watch?v=52fQv9Y1shg

 

O FHC é tão incompetente, tão sem autoridade no mundo real que recebeu uma espinafração pública do Aécio! Claro que a mídia amiga de Rio e Sampa não deu destaque, mas o senador desmoralizou totalmente o tal "lançamento" da candidatura dele a presidente. O bom velhinho, bem á moda finesse de uma Danuza Leão, deve ter tido um chique chilique: ai, meus sais, meus sais!! 

 

Ontem num comentário cujo post era essa malsinada entrevista, argui nesse mesmo sentido: a extrema condescendência - se não magnanimidade -da mídia oposiconista quando entrevista o "príncipe". A reverência é tanta que passamos até a rejeitar eventuais pontos positivos nas mesmas Coisa difícil, dado que o FHC é por demais autocentrado e um narcisista juramentado. 

Ademais, aqui para nós(com todo o respeito aos que pensam o contrário, inclusive alguns ótimos comentaristas aqui do blog), mas o que tem mesmo FHC a nos ensinar? Quem me aponta uma idéia dele, uma inovação, uma contribuição - nem que seja mesma teórica - para o debate político-econômico-social desde que saiu com uma reprovação inédita do governo? 

Repito: é sempre o mesmo da mesmíssima toada: relampejos de ego, a estabilização econômica, conselhos ao Lula etc e etc e coisa e tal. Porta-se como um varão da República que após sucessivas vitórias põe-se no papel de Pai da Pátria. 

Como preconiza o Marcos Coimbra: se a mídia não fosse tão anti-PT e anti-Lula poderia extrair até mais desses verdadeiros encontros de amigos. 

 

Tem que tratar bem, pois se o PIG conhece as trampas de um, o um conchece as trampas do PIG.

 

Ah FHC... suspiro pelo meu presidente. Como esquecer os soldados na refinaria, plataformas de petróleo  afundando, vazamentos em refinarias dia sim, dia também? e as romarias de sua equipe econômica ao FMI para pedir uma "esmolinha pelo amor de Deus",  o acordo neocolonial que ele quase conseguiu fazer com os EUA na base de lançamento de foguetes de Alcântara, o grande chanceler Lafer tirando os sapatinhos num aeroporto estadunidense? como poderia esquecer tudo isto do governo de nosso amado líder?

 

PELO QUE SE TEM CONHECIMENTO. NÃO FOI LULA QUEM CHUTOU O CIRCULADOR DE AR. MUITO MENOS, FOI QUEM EMPREGOU FILHO E MÃE (caixa dois) NO GABINETE DE CERTO PARLAMENTAR

É verdade que o senhor Fernando Henrique ganhou duas eleições vencendo entre outros(?) o Lula. Afirma Andre Araujo, conforme registrado em: 05/12/2012 - 10:08.

Em beneficio da verdade, torna-se necessário lembrar que no comentário supracitado, o Sr. Andre deixou de mencionar que o projeto tucano era de 20 anos de governança. No entanto, foi derrotado antes de atingir 5o% do planejado. Derrotado, justamente por falta de apoio popular.

Portanto, pode-se aferir onde houve manipulação. Não digo grosseira, mas, incorreção factual, do ponto de vista histórico. Pelo visto, sua excelência o Sr. Cardoso, após 4 anos de mandato, que, somados a mais 4 adquiridos de maneira, digamos, não republicana, para não dizer, imoral. Completando assim parcialmente e de forma melancólica, apenas, 8 dos 20 anos pretendidos.

Desta maneira, não procede afirmar que o FHC tenha cumprido coisa alguma. Muito menos, que tenha sua biografia histórica fechada. Agora mesmo, junta-se ao rebotalho do que restou de pior do PSDB para articular mais uma jogada política fadada antecipadamente a dar com os burros n’água.
Ao que tudo indica, sua excelência ainda tem muita carepa para agregar à sua já danificada biografia.

Orlando

 

Por que será que sempre que vejo a imprensa bajulando tucanos logo penso nas Ilhas Cayman?

 

FHC foi o presidente-mendigo, aquele que ia na gringa receber títulos de doutorado e implorar por dólares aos líderes do chamado "primeiro-mundo" depois de ter quebrado o país e deixando milhões na miséria, traindo e humilhando a nação cujo povo lhe confiou a liderança. Esse sujeitinho deveria merecer o mesmo desprezo que figuras tacanhas como Nixon e Tatcher ganham nas mídias dos seus países, e ao invés disso vemos essa eterna bajulação do PIG, que quer porque quer transformar o Brasil de novo em um quintal gigantesco dos Yankees. Traidores, canalhas, hipócritas! O povo não aguenta mais essa palhaçada, e a dona Dilma já está acabando com a nossa paciência com a sua complacência com essa gentalha.

 

 

Leandro FortesPensata05.12.2012 09:46A moral de velhas prostitutas 

Aos poucos, sem nenhum respeito ou rigor jornalístico, boa parte da mídia passou a tratar Rosemary Noronha como amante do ex-presidente Lula. A “namorada” de Lula, a acompanhante de suas viagens internacionais, a versão tupiniquim de Ana Bolena, quiçá a reencarnação de Giselle, a espiã nua que abalou Paris.


Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Como a versão das conversas grampeadas entre ela e Lula foi desmentida pelo Ministério Público Federal, e é pouco provável que o submundo midiático volte a apelar para grampos sem áudio, restou essa nova sanha: acabar com o casamento de Lula e Marisa.

Já que a torcida pelo câncer não vingou e a tentativa de incluí-lo no processo do “mensalão” está, por ora, restrita a umas poucas colunas diárias do golpismo nacional, o jeito foi apelar para a vida privada.

Lula pode continuar sendo popular, pode continuar como referência internacional de grande estadista que foi, pode até eleger o prefeito de São Paulo e se anunciar possível candidato ao governo paulista, para desespero das senhoras de Santana. Mas não pode ser feliz. Como não é possível vencê-lo nas urnas, urge, ao menos, atingi-lo na vida pessoal.

Isso vem da mesma mídia que, por oito anos, escondeu uma notícia, essa sim, relevante, sobre uma amante de um presidente da República.

Por dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso foi refém da Rede Globo, uma empresa beneficiária de uma concessão pública que exilou uma repórter, Míriam Dutra, alegadamente grávida do presidente. Miriam foi ter o filho na Europa e, enquanto FHC foi presidente, virou uma espécie de prisioneira da torre do castelo, a maior parte do tempo na Espanha.

Não há um único tucano que não saiba a dimensão da dor que essa velhacaria causou no coração de Ruth Cardoso, a discreta e brilhante primeira-dama que o Brasil aprendeu desde muito cedo a admirar e respeitar. Dona Ruth morreu com essa mágoa, antes de saber que o incauto marido, além de tudo, havia sido vítima do famoso “golpe da barriga”. O filho, a quem ele reconheceu quando o garoto fez 18 anos, não é dele, segundo exame de DNA exigido pelos filhos de Ruth Cardoso. Uma tragicomédia varrida para debaixo do tapete, portanto.

O assunto, salvo uma reportagem da revista Caros Amigos, jamais foi sequer aventado por essa mesma mídia que, agora, destila fel sobre a “namorada” de Lula. Assim, sem nenhum respeito ao constrangimento que isso deve estar causando ao ex-presidente, a Dona Marisa e aos filhos do casal. Liberados pela falta de caráter, bom senso e humanidade, a baixa assessoria de tucanos, entre os quais alguns jornalistas, tem usado as redes sociais para fazer piadas sobre o tema, palhaços da tristeza absorvidos pela vilania de quem lhes confere o soldo.

Esse tipo de abordagem, hipócrita sob qualquer prisma, era o fruto que faltava ser parido desse ventre recheado de ódio e ressentimento transformado em doutrina pela fracassada oposição política e por jornalistas que, sob a justificativa da sobrevivência e do emprego, se prestam ao emporcalhamento do jornalismo.

fonte:http://www.cartacapital.com.br/politica/a-moral-de-velhas-prostitutas/

 

Nassif,

deveria subir a matéria do Leandro Fortes como post.

Abraço

 

andre araujo

se seu objetivo e tirar uma com as eleiçoes de 94/98 em que candidato da elite, imprensa, judiciario, do merado, etc,,,,

nao perca seu tempo, o povo perdeu diversas eleições para eles, diria ate que nos ultimos 500 anos, foram raras, vitorias, entre elas do jango, derrubado por este povo que produziu durante anos a maior desigualdade socail do planeta,,,,,

 

A comparação para mim só é válida por reafirmar a campanha anti-Lula e, por tabela, ao PT, atingindo seu ponto principal, um projeto de governo amplo para o país. Foi bem bolada a princípio e tem dado frutos anti-Lula, incluindo a reação de fiéis eleitores que pedem uma resposta do ex-presidente a tal massacre de reputação. Mas como responder? Essa é a questão? Aparentemente, o alvo é o Lula, um sujeito da história, um único sujeito. Porque o PT responde, mas sua resposta não tem a menor ressonância. Quem são os atacantes? Como diz a Biblia, é uma legião. A quem responder? Quanto tempo de ataque mesmo? Só 10 anos. 'To be or not to be'. Como responder, eis a questão.

 

uma das melhores criticas que já lí! parabéns!!! 

 

Também gostei imensamente do texto!

O problema é que bajulam tanto FHC que ele acredita mesmo que foi um bom presidente!

Lembro dele no ostracismo... ninguém queria o apoio dele!

Nossa!!! Como FHC é amado!!!!

O pior presidente que essa nação já teve... bem, para os pobres!

Para uns... com certeza absoluta ele foi o melhor de todos os presidentes!

 

Quintela, o pior mentiroso é aquele que acredita na própria mentira.

O nefando FHC é o mais claro exemplo.

 

FHC quebrou o Brasil três vezes. Na terceira, o FMI não queria mais nos emprestar um tostão e Bill Clinton teve que interceder para salvar o Brasil.

Só para deixar registrado, posto o vídeo em que Clinton passa um sabão em FHC e outro em que os entrevistadores do Hard Talk mostram como se faz jornalismo de verdade ao entrevistar FHC.

 

 

_____________________________

Roberto Locatelli

Profissional de computação gráfica, modelador digital

Roberto, não  sei o porque de LN  repercutir  sobre o  que o principe  ociólogo diz!

Eu não perco tempo  com  esse  senhor  que  quebrou o Brasil  tres vezes,  que chamou os  aposentados de vagabundos,  que mandou  a polícia  bater nos índios  de Porto Seguros (  que apenas faziam manifestação pacífica), que  queria   entregar  a Base de Alcântara, e muitas  coisas mais. Saão tantas  coisas  que cansa!

FHC é   a treva, é o fim da picada, é o  apagão!!!

Vade retro FHC!!!

 

Ele nāo foi nada boa prosa e cordial quando foi entrevistado por aquele jornalista da BBC. 

 

Eu ri muito naquela entrevista...

FHC achou que seria como as entrevistas no Brasil...

Reporter levantando a bola pra ele chutar...

A cara dele pra responder as coisas que o PIG nunca perguntava...

Muito hilário...

 

Olá, FHC é empregado da mídia nativa!!

Giga-se  de passagem, um empregado de luxo!!!

Dar voz a FHC é o mesmo que dar voz à mídia!!

Um completa o outro!!

A mídia nativa sabe muito bem que o ex-presidente, que nunca foi presidente de fato, tem o compromisso de não deixar a mídia nativa sem holofotes, isto é, um holofota o outro, para que ambos não fiquem no ostracismo!!

Um abraço!

 

Se FHC um dia fosse confrontado com perguntas sobre os escândalos de seu governo, não teria a menor dificuldade de responder... Bastaria dizer o mantra:

- Não sabia de nada

- Fui traido

- Fiz o q todo mundo faz

- Peço desculpas ao povo brasileiro

Pronto... estaria resolvido o problema!

 

E também

"Esqueçam o que escrevi"

 

 Muito breve sera: Esqueçam o que eu fiz!

 

ou a versão de quem nunca escreveu nada: "sou uma metamorfose ambulante!"

é... pode ser...

 

FHC é uma fraude...assim como o julgamento do mensalão , citado por êle com uma hipócrita distância.

 

Muito bom comentário, como sempre, Marcos Coimbra. Seu texto mostra como a imprensa brasileira é hipócrita, cínica, partidária, golpista e mercenária. É isso que me desagrada profundamente, imparcialidade zero. Pros psdbestas tratamento vip, nenhuma crítica, mesmo quando, como agora em São Paulo, a incompetência do governo estadual está escancarada no caso da segurança pública e, mais recente ainda, a recusa dos governadores de Minas, Paraná e São Paulo em baixar as tarifas de energia elétrica para a população.

 

Que TEXTO elegante e sobretudo INFORMATIVO e ESCLARECEDOR Marcos Coimbra, parabéns!!!!!!!!!

Como é BOM ler textos que de fato INFORMAM, parabéns também NASSIF!!!!

 

FRANco, desculpe, mas,  ele nao se afastou da politica,  FHC foi banido pelo proprio PSDB, quando terminou seu governo, ficou afastado da politica porque ira prejudicar o serra, ele era daquele tio feio que nao chamado para sair na foto de familia.  Ele esta voltando pensando que povo tem a memoria curta. Fhc teve  acerto em seu gorverno, mas, os erros foram bem maiores e muito. O Aecio ja começou mal, colar o FHC na sua candidatura ele nao vai nem para segundo turno.

 

Aécio nunca foi para o segundo turno, pois ele ou quem ele apóia sempre ganha no primeiro. Exatamente por isso, os petistas cagam de medo de sua candidaura.

 

Interessante se notar que este mesmo comportamento sóbrio a imprensa está tendo ao entrevistar Cachoeira, este sempre ao lado da bela Andressa. Roubar bilhões de reais faz diferença, também pudera, uma parte do roubo vai para imprensa e magistrados, que furta no atacado tá liberado. Tanta diferença do comportamento canino ao entrevistar os Zé Genoino da vida que, até de votar fora impedido.

 

 

...spin

 

 

FHC construiu para si o mito do "rei filosofo" infalível, mistura de intelectual refinado e líder político firme e comprometido com o país. Por razões obvias, ligadas à sua própria história de compromisso com a preservação dos privilégios e dignidades da elite, a imprensa gostou deste mito e o difunde à exaustão. 

A impopularidade de FHC ao fim do seu governo, entretanto, denuncia sua incapacidade administrativa e inabilidade política. O povo julgou FHC com rigor, mas para a imprensa o julgamento do povo é irrelevante. 

"FHC não está nem na direita, nem na esquerda. Ele está decadente." Fo assim que um grande sociólogo francês amigo do ex-presidente definiu a ultima fase de FHC. Toda vez que vem a publico dar pitacos políticos inoportunos FHC apenas confirma o juízo que dele fez o sociólogo. 

O primeiro "rei filósofo" da história foi o grego Díon. Ele foi assessor do tirano de Siracusa que mandou vender Platão como escravo. Banido pelo sucessor do seu mestre, Díon se tornou aluno da Academia de Platão. Algum tempo depois retornou a Siracusa e conseguiu depor o novo tirano. Mas seu governo foi desastroso e ele acabou caindo em desgraça. 

FHC e Díon partilham o mesmo destino. Apesar de não ter caído durante o mandado (o que é lastimável e pode ser creditado aos esforços de José Dirceu para conter o radicalismo petista naquela época) FHC caiu em desgraça com o povo que não o perdoa pelo desemprego que ele produziu. Segundo dizem, Díon era tão prolixo quanto FHC e nada de sua produção intelectual chegou até nós. Duvido muito que algum livro de FHC se torne um clássico e seja discutido e citado daqui a 100 ou 200 anos. Ambos entram para a história com duplo fracassos. Fracassaram intelectualmente e politicamente. 

As trajetórias de Díon e FHC comprovam o erro fundamental de Platão. Nenhum povo precisa de "reis filósofos" e não adianta a midia incensar FHC, porque ao fazer isto ela só consegue se distanciar ainda mais do povo brasileiro. 

 

 

O sujeito está com 82 anos e está decadente? Queria que estivesse na plenitude da vida?

Ele foi eleito Presidente duas vezes contra o Lula, depois acabou o ciclo dele, o Serra não é e nunca foi ele, é outro personagem e ele nunca apoiou o Serra e nem o Serra a ele.

Dos tres ex-Presidentes vivos, Sarney, Colloe e FHC, qual tem melhor biografia?

 

André, mas são 4 (quatro) o número de ex-presidentes brasileiros vivos: Sarney, Collor, FHC e Lula! Deles, sem nenhuma sombra de dúvida, a melhor biografia é a do Lula: a sua inigualável aprovação popular é a melhor demonstração desse fato.

 

Posso afirmar, não foi o FHC, por incrivel que pareça. O Collor foi melhor do que ele; o sarnei, não sei se conseguiu ser tão ruim. 

 

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe).

Ora...ora...ora......rolou uma paixão das brabas entre o senhor e FHC...só pode!!  Será que o senhor  é mais um filho do homem??  Pois só um amor paterno justifica tudo isso!!! O que o senhor admira  é o glamour da elite no poder....sem chinelos nos pés....!!!    FHc acabou com o Brasil.....e a midia fez cara de paisagem!!  A midia escondeu, escondeu até os filhos que ele teve fora do casamento...foi conivente.....lucrou junto!! FHC é o retrato da Casa Grande.....teve filho até com a empregada....tão clichê!!!   FHC é mau carater...sempre foi e sempre será...é só conhecer sua história para se deparar com a verdade dos fatos.  Eu hein.......vou tomar banho de sal grosso pra tirar a urucubaca.....esse nome dá azar!!! 

 

Eu analiso o tema e defendo a logica, não sou torcedor de politico algum aliás ser tiete de politico é de uma pobreza varzeana de dar dó, mostra QI baixo e incapacidade de ver a realidade, medir causas e efeitos, colocar na balança defeitos e virtudes ou será que para a senhora há politicos santificados, perfeitos?

Quando eu nasci Getulio Vargas era ditador do Estado Novo, Roosevelt era Presidente dos EUA, Stalin era o lider da URSS, Hitler era o Fuhrer do Terceiro Reich, Mussolini era o Duce da Italia, Churchill era Primeiro Ministro da Grã-Bretanha, então eu tenho registro de muitas biografias para me impressionar com qualquer uma de ocasião.

 

Sr. AA, o senhor tem viés!!  Pois é impossível, pela lógica, defender um governo tão corrupto.  Ora, vejamos.....já que queres lógica e fatos...

Nunca dantes...um presidente foi tão aclamado pela midia neste país.  Quem lesse jornal...acharia que estávamos em céu de brigadeiro.  Meu senhor, foram "n" escândalos devidamente escondidos.....FHC conseguiu ser pior que a decada perdida!!!  conseguiu aumentar a divida interna e externa para patamares nunca imaginados....e o silêncio reinando!!!  Não foi à toa que criou a contralodoria, abafar o cheiro de podre que exalava de seu governo, era mais que necessário!!  Nos vendeu por preço vil.....em negociatas pra lá de suspeitas. O desemprego só aumentou em sua "indi"gestão...!!  Poderia narrar aqui várias acontecimentos que, se analisados com o mesmo rigor da AP-470, FHc veria o sol nascer quadrado pelo resto dos seus dias!!!   Mas, pra não dizer que não falei dos podres.....vamos nos ater a um único fato......FHC conseguiu mudar a CF deste país!! .....tarefa hercúlea, não??  Mas o PT é o partido mais corrupto deste país.

Enfim Sr. AA....como diria a madastra de Cinderela....O que são cem anos para quem ama de verdade!!!

Deixa eu torcer para o meu Coringão que ganho mais!!!

 

Sarney e Collor, claro. Depois que você beija a mão do Lula e aceita que deve lhe prestar culto, todo o seu passado é redimido e você se torna um Novo Homem. Se algum dia ocorrer a FHC limpar sua biografia imunda e neoliberal, é simples, basta a genuflexão perante o Líder Genial do Povo Brasileiro. Aí, depois que morrer, voltará a ser honrado na academia e vão até ser mais condescendentes com seu mandato presidencial.

Mas enquanto insisitir em fazer oposição ao nosso Grande Timoneiro, tem de ser execrado em todo lugar e por todos.

 

"Dos tres ex-Presidentes vivos, Sarney, Colloe e FHC, qual tem melhor biografia?":

Lula.

 

Dos quatro ex-presidentes vivos o que tem melhor biografia é o Lula.

 

"Bastaria que resolvesse falar com clareza." 

É querer demais do entrevistado...

 

José Antônio

País paga o preço de não ter feito as reformas necessárias, diz FHC

Ao comentar o desempenho do PIB do 3º tri, ex-presidente lembrou que é preciso elevar os investimentos

30 de novembro de 2012 | 13h 26

Guilherme Waltenberg, da Agência Estado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou, há pouco, que o Brasil "está pagando o preço por não ter realizado as reformas necessárias" ao seu crescimento e também por "não ter dado continuidade aos avanços implementados" em sua gestão. Ao comentar o fraco desempenho do PIB no terceiro trimestre, de 0,6% ante o segundo trimestre deste ano, FHC destacou que foi correta a utilização de políticas de contas cíclicas keynesianas para enfrentar o ciclo depressivo. "E quando já tinha passado o ciclo depressivo, continuamos. Estamos em um crescimento, imaginando que podemos crescer só na base do consumo das famílias. O consumo é bom e propicia bem estar e todos desejam isso. Mas, para que seja mantido, é preciso algumas modificações, sobretudo o crescimento de investimentos. E Isso não está ocorrendo na proporção desejada.