Estudante que pediu para matar nordestinos é condenada

Por paulo sp

Nassif

A Mayara Petruso, aquela que pediiu pra matar um nordestino na eleiçao da Dilma, foi condenada  pela Justiça.

Justiça condena universitária paulista Mayara Petruso, que ofendeu nordestinos no Twitter

Twitter de Mayara com mensagens ofensivas a nordestinos

A estudante universitária paulista Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão por mensagem preconceituosa e de incitação à violência contra nordestinos em sua página no Twitter. A decisão foi da juíza federal Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo.
A pena, entretanto, foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa.

A acusada confessou ter publicado a mensagem “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Ela alegou ter sido motivada pelo resultado das eleições à presidência da República em 2010, quando seu candidato – José Serra – perdeu para Dilma Rousseff devido à expressiva votação dos nordestinos.

Em sua defesa, Mayara disse que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e não esperava que a postagem tivesse tanta repercussão. Confessou estar envergonhada e arrependida pelo que fez.

À época, a estudante cursava o primeiro ano de Direito, residia na capital paulista com duas amigas e estagiava em escritório de advocacia de renome. Após a repercussão do fato, perdeu o emprego, abandonou a faculdade e mudou-se de cidade com medo de represálias.

Com base na Lei n.º 7.716/89, o MPF (Ministério Público Federal) denunciou a ré por crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional. Em sua sentença, a juíza expôs a gravidade da situação:

– Reconheço que as consequências do crime foram graves socialmente, dada a repercussão que o fato teve nas redes sociais e na mídia […]. O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo [intenção].

A conduta da estudante acabou gerando inúmeros comentários com conteúdo agressivo e preconceituoso na internet. A juíza Mônica Camargo rejeitou a alegação de Mayara de que sua expressão foi uma posição política. 

– As frases da acusada vão além do que seria politicamente incorreto, recordando-se que o ‘politicamente correto’ geralmente é mencionado no que toca ao humor, hipótese de que não se cuida nesta ação penal.

O serviço comunitário que Mayara terá de prestar ainda será definido, mas a multa já tem valor: ela deverá efetuar pagamento de multa e indenização de R$ 500,00.

Fonte: Rede Record

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. direito de expressão?

      Algum nordestino morreu depois desse comentario?

      Desculpe a pergunta mas vi varios comentarios do tipo paulista tem que morrer de sede e exemplos até mesmo nos comentarios abaixo , não tô defendendo essa garota mas me indigina uma juiza ser tão dinâmica em processar algo desse nivel enquanto sua mesa está empilhada de processos juridicos gravissimos que as vezes se arrastam por anos , o que me dá mais certeza do descaso dos juizes Brasileiros.

  2. Não acho que deve-se falar o

    Não acho que deve-se falar o que se está pensando, tbém , náo se dever ter medo de represálhas, assim sendo, a guria errou e deve ser punida, por ser sincera demais!

    KKKKKKKKKKK!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador