Eu Não Sei. Pergunte a Rory Gallagher

Certa vez um jornalista perguntou a Jimmy Hendrix: “Qual a sensação de ser o melhor guitarrista do mundo?” Hendrix respondeu: “Eu não sei. Pergunte a Rory Gallagher”.

Nascido na Irlanda em 1948, Rory foi um autodidata e iniciou sua jornada aos 9 anos, quando ganhou sua primeira guitarra dos pais.  Na adolescência fez parte de várias bandas e em meados dos anos 60 fundou o Taste, trio especializado em rhytnm and blues com influências de Muddy Waters e Sonny Boy Williamson. Após o concerto no festival da Ilha de Wight, a banda terminou e Rory deu início a carreira solo.

Carismático durante as apresentações, Rory foi um virtuoso da guitarra, com fraseados criativos e bastante melódicos, fazendo pouco uso de pedais. Rocks e blues ganhavam  novas dimensões com a energia envolvente de suas performances. Eric Clapton disse que retornou aos blues por influência de Gallagher. Ele foi o primeiro nome cogitado para substituir Mick Taylor nos Stones e o segundo, depois de Jeff Beck, para o lugar de Ritchie Blackmore no Deep Purple. Rory sempre declinou dos convites.

Em 14 de junho de 1995, após se submeter a um transplante de fígado, Rory faleceu aos 47 anos devido a complicações da cirurgia. Sua discografia é composta de 4 albuns com o Taste e 12 albuns solo. No site oficial de Rory, vários guitarristas contemporâneos dão depoimentos sobre o legado desse grande músico. O endereço é: www.rorygallagher.com

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rory

    Tem um vídeo, no You Tube, no qual se relacionam os 100 tops da guitarra…Rory aparece em 49º lugar…conclusão: ou Jimmn Hendrix  não entende muito de guitarra, ou o cara que fez a lista é um tapado…Fico com Hendrix. Rory é o número 1, se, de fato, existir a possibilidade de numerar os grandes guitarristas.

    Se não for pela voz dos fãs, ao menos pela indicações de outros grandes guitarristas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador