Marcados para morrer

Do  El Pais, da Espanha:

“De acuerdo a varios testimonios, el 4 de enero soldados de infantería israelíes evacuaron a 110 palestinos -la mitad de ellos niños- a un inmueble en Zeitun y les advirtieron de que permanecieran adentro”, afirma la OCHA en su informe semanal de la situación en Gaza.

“Veinticuatro horas más tarde, fuerzas israelíes bombardearon repetidamente el inmueble, matando a aproximadamente treinta personas que se alojaban en él”[…]

Do Ultimo Segundo, agência EFE

Israel mata 30 civis palestinos em bombardeio contra casa, diz Ocha
09/01 – 07:21 , atualizada às 11:21 09/01 – EFE

JERUSALÉM – O Exército israelense matou no domingo passado 30 civis palestinos que seus soldados tinham concentrado no dia anterior em uma casa na Faixa de Gaza, segundo um documento do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, em inglês) da ONU.

Do El Clarin, da Argentina

Denuncia de la ONU: los mandan a un refugio y los bombardean igual

Eran 110 palestinos de un clan. Soldados israelíes los evacuaron y luego mataron a 30.

VICTIMAS. EN EL HOSPITAL SHIFA DESDE AHI SOBREVIVIENTES DIERON AYER DETALLES DE LA MATANZA DEL 5 DE ENERO.
(…) El grave hecho ocurrió -según la ONU- el 5 de enero en la franja de Gaza. La Oficina de las Naciones Unidas para la Coordinación Humanitaria (OCHA) denunció ayer que “según diversos testimonios, el 4 de enero soldados evacuaron y reagruparon a unos 110 palestinos, la mitad de ellos niños, en una sola vivienda en Zeitun y les ordenaron permanecer en el interior del inmueble”.
“Veinticuatro horas más tarde, las fuerzas israelíes bombardearon esa vivienda matando a cerca de 30 personas”, agregó la nota. Pero no serían los únicos muertos: bajo las ruinas del edificio alcanzado por el fuego israelí se hallarían más cadáveres, contó una mujer que sobrevivió a la masacre y que está internada en el hospital Shifa de Gaza. Durante el ataque la mujer, de 29 años, perdió a dos de sus seis hijos.

Do Estadão

Forças israelenses bombardearam uma casa na Faixa de Gaza onde os próprios soldados de Israel tinham colocado cerca de 110 palestinos no dia anterior, segundo um relatório da ONU. O bombardeio, em Zeitoun, um bairro no sudeste da Cidade de Gaza, ocorreu no dia 4 de janeiro e matou cerca de 30

Do Globo

da correspondente Renata Malkes

Segundo a porta-voz do escritório de coordenação de ajuda humanitária da ONU (Ocha), Allegra Pacheco, testemunhas disseram que, na noite do dia 4, soldados israelenses expulsaram 110 pessoas de suas casas, entre elas cerca de 50 crianças, e ordenaram que fossem para um prédio e lá permanecessem. Menos de 24 horas depois, disparos de artilharia destruíram o local.

– Segundo várias testemunhas, soldados de infantaria israelenses levaram cerca de 110 palestinos para uma residência em Zeitun, alertando-os para ficarem lá dentro. Depois de 24 horas, forças israelenses lançaram vários projéteis contra o local, matando 30 – disse Pacheco. – Os que sobreviveram e conseguiam caminhar, andaram dois quilômetros antes de serem levados para um hospital. Três crianças, a mais jovem de 5 meses, morreram no hospital.
Ahmed Samouni, de 13 anos, foi um dos sobreviventes, apesar de ferimentos numa perna e no peito. Ele perdeu seis parentes no ataque, inclusive sua mãe e um irmão. Ele descreveu como 15 soldados desembarcaram de helicópteros e bateram nos civis que foram levados para o local do massacre. Ele teve que buscar sozinho água para três irmãos mais novos – um deles ficou no colo do cadáver de sua mãe por dias.

– Não tinha água, pão. Nada para comer – disse Ahmed. – Abu Salah morreu, sua mulher morreu. Abu Tawfiq morreu, o filho dele morreu, a sua mulher também morreu. Mohammed Ibrahim morreu, e sua mulher morreu. Ishaq morreu e Nassar morreu. A mulher de Nael Samouni morreu. Muitas pessoas morreram.

Do Guardian

Crisis in Gaza

UN levels war crimes warning at Israel

Killing of 30 people in Gaza when army shelled house full of evacuees ‘has all hallmarks of war crime’, says high commissioner for human rights

Da Veja

É paradoxal, mas não inesperado, que Israel, a única democracia do Oriente Médio, esteja perdendo gradualmente a simpatia da opinião pública no exterior. A malhação, antes confinada à extrema esquerda, tornou-se parte integrante do populismo antiocidental.

Luis Nassif

118 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios consideram que Israel prova e comprova que aprendeu com os nazistas e tornou-se aluno que superou, de longe, os mestres. Há sessenta anos extermina o povo palestino e ocupa progressivamente suas terras. Não falta muito tempo, e esse genocídio completará 100 anos. Se os palestinos conseguirem sobreviver até lá, o que, pela cumplicidade mundial, é de todo improvável…

  2. Populismo antiocidental.
    Populismo antiocidental. Exatamente o que pensam Glucksman, Malbergier, Ioschpe, e demais defensores do massacre sionista. Estão alucinados. Ao contrário do que pensa metade da população de Israel, judeus que moram fora do país, não conseguem mais racionalizar, parar. Acostumados aos afagos da mídia internacional, sentem-se incomodados com a postura da imprensa e de colunistas sérios. Sentem-se, então, na obrigação de reagir com a mesma agressividade que seu poder militar pratica em Gaza. No sentido oposto, dois artigos na “Folha” de hoje são imprescindíveis: o de Cláudia Antunes e o de César Benjamim.

  3. Nassif,

    de acordo com o
    Nassif,

    de acordo com o Idelber Avelar, a Renata Malkes, atual correspondente do jornal O Globo em Israel, manteve no ar até bem recentemente um blog sionista e racista. Confira:

    ” A atual correspondente da Globo, Renata Malkes, assinou durante anos um blog em que se compilam algumas das coisas mais horrendas, racistas, bélicas e desumanizadoras que já se escreveu em lusitana língua blogueira. Ela apagou o blog. Mas acontece que na internet ficam arquivos. Cito, com um pouco de nojo:

    Aqui, ela celebra o fato de ter sido escolhida como “blog de guerra”. Aqui, ela descamba para o racismo anti-árabe puro e simples. Aqui a generalização é “árabe mentiroso” e aqui ela celebra a entrada no exército de ocupação. Os arquivos do que essa moça assinou são uma monstruosidade racista. O selinho que ela tinha no blog dizia, com uma imagem de um árabe ao fundo, associado à figura de um terrorista, claro: não lhes dê um estado” (http://www.idelberavelar.com/)

    Mas a revista Veja… consegue ser pior que a Malkes, pois esta, pelo menos, anda tentando disfarçar suas verdadeiras tendências (“A hipocrisia é um imposto que o vício paga à virtude”).

  4. Há quem esteja insistindo em
    Há quem esteja insistindo em dizer que é guerra. Isto é matança, genocídio, crime contra a humanidade. Um lado com as armas mais avançadas e numa quantidade desproporcional aos civis mortos indefesos, principalmente crianças e mulheres. Isto é eliminação da matriz genética. Ponto.

  5. Nassif,

    os reacionários
    Nassif,

    os reacionários (sim, a Veja não é conservadora, é reacionária) usam sempre a mesma ladainha da democracia para isentar Isarel e os EUA dos crimes que ambos cometeram nestes anos. Basta ser democrático, e pronto…O que é ser democrático? Ter eleições livres? A Venezuela, a Nicarágua e mesmo a Palestina (Via HAMAS) ELEGERAM seus representantes democraticamente mas são diariamente acossados pelas “imprensa ocidental”.
    Me pergunto, ter instituições livres, republicanas, críticas do poder do executivo? Não me parece que nem EUA como Isarel possam ser classificadas integralmente nesets termos. E, entre nós, mais ainda Isarel. Um país que claramente institui diferenças entre um e outro cidadão pela religião que este possui e por sua origem, não pode ser considerada, de fato, uma democracia pelam.
    Democracia pressupõe responsabilidade, universalismo e humanidade.
    Sinceramente me canso de ler posições como essa, da Veja…

    Nassif, abraços

  6. “A malhação, antes confinada
    “A malhação, antes confinada à extrema esquerda, tornou-se parte integrante do populismo antiocidental.”

    Veja a neurose-de-guerra-fria: defendiam Israel – que viola Direitos Fundamentais dos árabes da chamada palestina – porque achavam que quem os criticava era de “esquerda”. Ou seja: escolhem é adversário. É igualzinho em relação às cotas (e tantos outros assuntos): posicionam-se contra porque acham que quem defende é “de esquerda”… Ai, ai..

  7. Não dá para conter as
    Não dá para conter as lágrimas ao ler esses relatos e imaginar quanta dor e medo essas crianças sentiram. Não há justificativa para esse massacre.

  8. Em todo o mundo há uma coisa
    Em todo o mundo há uma coisa em comum:

    a) fundamentalista de Hamas/Hizbullah/Al Quaeda, etc…: “DEUS é grande e recompensa aos mártires”

    b) fundamentalista judeo: “Temos o apoio de DEUS para a liberação de nossa terra prometida”

    c) cidadão brasileiro médio: “Graças a DEUS não há guerra em nosso país (?)”

    d) cidadão do mundo: “DEUS não existe, deixe de se preocupar e desfrute da vida”

  9. Estou indignado e repercuto
    Estou indignado e repercuto com meus amigos e familiares. Choro e rezo por todos para que a paz prevaleça. Não tenho capacidade intelectual para comentar tudo isto. Que Deus seja misericodioso com todos nós.

  10. É crime de guerra como eu ja
    É crime de guerra como eu ja disse num post anterior. Se esse conflito não se desdobrar, o que parece que vai ocorrer, Israel será o macabro ator de um dos atos mais desumanos que a história recente ja viu. Digno de um Nuremberg só para os algozes daquelas plagas. Sem forca, porque o TPI não condena à morte, mas, quem sabe, com perpétua.

    Abraços a todos e bom fim de semana, pessoal!

  11. Então, Nassif, segundo a
    Então, Nassif, segundo a ‘Veja’, a culpa pelos massacres e atrocidades cometidos pelo Estado de Israel contra os palestinos é do ‘populismo antiocidental’?

    Será que tem alguém que, ainda, leva a ‘Veja’ à sério? Não acredito.

    E dizer que ainda existem pessoas que pagam para ler isso…

    É inacreditável!

  12. A claque da Veja costuma se
    A claque da Veja costuma se dizer envergonhada de ser brasileira…

    Pois eu tenho vergonha que a maior revista do meu país seja essa tranqueira..

  13. Eu nem sei o que dizer!
    Ler a
    Eu nem sei o que dizer!
    Ler a última notícia,a da Veja,me causou um misto de espanto,náusea e…
    Já parece caso de esquizofrenia coletiva na editora!agora até os principais jornais do mundo estão aliados contra…o que mesmo?
    Eles surtaram de vez,Nassif!mentiram tanto e acreditaram tanto nas suas mentiras,desenvolveram tanto pavor da esquerda,do povo…sei lá mais do que? que acabaram totalmente incapazes de enxergar,avaliar,elaborar os fatos reais!

    Sofia:
    já assinei e confirmei.Obrigada.

  14. Slobodan Milosevich, o
    Slobodan Milosevich, o carniceiro dos Balcãs, foi capturado e levado a julgamento, tendo morrido antes da sua conclusão.

    Saddam Hussein foi julgado em um tribunal semelhante ao tribunal onde o juiz Elias Maluco condenou Tim Lopes à morte.

    Então tá. Se não for aliado dos EUA e da OTAN, pode ser capturado, julgado e até condenado à morte. Se for aliados dos EUA e da OTAN, está livre para fazer o que quiser, massacrar idosos, crianças, usar armas químicas, enfim, fazer o que der na cabeça.

    Enfim. George Bush Filho, Ehud Olmert, Ehud Barack, todos são criminosos de guerra que jamais serão julgados por seus atos. Somente serão julgados se existir uma justiça celestial.

    Da mesma forma, Daniel Dantas, Gilmar Mendes, FHC também nunca serão julgados pelas barbáries cometidas contra o povo brasileiro.

    Quando eu era criança, quando eu era adolescente e mesmo quando eu era jovem eu tinha a capacidade de sonhar com justiça sobre a terra.

    Como era bom sonhar!

  15. Conclamo aos companheiros
    Conclamo aos companheiros comentaristas que participem das manifestações contra os latrocídas israelenses .
    São Paulo fará uma amanhã , aqui no RJ fizemos uma no dia 08 e faremos muitas outras mais, enquanto os genocídas não cessarem a covardia .

    Saudações,

  16. Parabéns, Nassif. Só com
    Parabéns, Nassif. Só com muito amor à profissão para, no Sábado, ler esse tipo de coisa junto com outro vazamento de informações. Ninguém merece! Ou tu vais pro céu ou jogaste pedras na cruz!!!

  17. Avise a veja que Irã e’ uma
    Avise a veja que Irã e’ uma democracia.
    Tinha um governo progressita.
    Com a segunda guerra do golfo os conservadores ganharam forca e atravez de eleicao voltaram ao poder no Irã.
    Estas guerra servem apenas para fortalecer os conservadores do oriente e do ocidente.
    Os Falcoes que perderam o poder no EUA iram infernizar e desetabilizar o mundo atraves de Israel.

  18. todos os jornais informam a
    todos os jornais informam a nota de uma fonte, não significa que seja verdade, pois a imprensa não pode entrar. Seria bom outra fonte para os jornais confirmarem ou não o fato.

  19. Imolação, sacrifício,
    Imolação, sacrifício, expiação, queima de vítimas = HOLOCAUSTO.
    Quem diria: quase setenta anos após, as vítimas transformam-se em carrascos.

  20. luiz

    aviso você, que somente
    luiz

    aviso você, que somente concorre nas eleições quem os aiatolas permitem, se não lembra procure sobre as ultimas eleições em que a oposição praticamente perdeu os seus melhores candidatos proibidos de participarem da votação!

  21. O respeito pelo sofrimento do
    O respeito pelo sofrimento do povo judeu está indo por água abaixo. A história passou e dividas não são eternas. Outros povos foram dizimados e não por isso cobram as contas até hoje. Por triste que seja, os próprios israelenses estão virando a página do holocausto e da pior forma possível.

  22. Desta vez não fica nenhuma
    Desta vez não fica nenhuma duvida. ISRAEL COMETEU CRIME DE GUERRA. Genocídio puro e simples. Só não me causa nehuma surpresa a minifestação da VEJA, como sempre ridícula. Existem várias maneiras de uma nação ser derrotada em uma guerra mas, a mais consistente e efetiva, é a perda do apoio da opinião pública. Essa Israel esta perdendo. Em todo o mundo, inclusive onde tradicionalmente encontra respaldo. A opinião publica esta começando a perceber que os israelenses estão agindo com os palestinos tal qual os nazistas e, como esses, logo serão desmascarados.

  23. As vezes penso que estou
    As vezes penso que estou sonhando e que não acordo nunca,só pode ser.As imundícies que jornalões escrevem tentando desacreditar o atual governo e defendendo quem só pensa em assaltar os bens públicos desse País,emissoras que usam concessões públicas outorgadas às mesmas para levar informações sérias e entretenimento à população,desvirtuam completamente o porque das suas existências,mentindo descaradamente,tentando criar crises e pânico,um folhetim de quinta que se auto intitula “a maior” revista do País,soltando sua verborréia nojenta.Não, não estou sonhando,estou tendo é um pesadelo.Triste é saber que esse folhetim tem ainda, leitores(?).

  24. Enquanto o Estado de Israel,
    Enquanto o Estado de Israel, de crime de guerra em crime de guerra, vai erguendo seu novo muro, o da Isolamentações, a Veja, que já mal enxerga, para variar, surta solidáriamente e acelera rumo a absoluta escuridão editorial.

    Esquizofrenia institucional?

  25. Pois é. Israel precisa parar
    Pois é. Israel precisa parar com essa tática de não deixar a imprensa entrar na faixa de Gaza. Assim, seu exército não será denegrido por esse órgão de esquerda irresponsável chamado ONU. A imprensa poderia filmar cada ação para mostrar que as crianças mortas estavam servindo de escudo para os líderes do Hamas. Ou iria provar que as diversas fotos das crianças mortas são apenas montagens de esquerdistas e anti-democratas. Certamente, INVENTAR A MORTE DE DEZENAS DE CRIANÇAS é bem a cara da ONU… Francamente, viu!

  26. O Bufão “RA” da Veja está la
    O Bufão “RA” da Veja está la como uma “Dona Louca” a agredir a todos que se opõe a CARNIFICINA!! de Isrrael
    Ele como de habito, usa sua artilharia de miliciano, leão de chacara para atacar como um cão raivoso os contrarios ao sionismo.
    Está levando com ele para o fundo do poço não só a Veja mas seus cupinchas politicos e o numero 1que é SERRA!!!

  27. Israel não é e nunca foi uma
    Israel não é e nunca foi uma democracia.

    Israel não tem Constituição.

    Israel não tem fronteiras reconhecidas.

    Israel não respeita nenhuma resolução da ONU (exceto aquela que criou Israel).

    Israel não tem separação entre Estado e religião.

    Israel discrimina os cidadãos árabes e até mesmo os próprios judeus semitas.

    aqueles que desde antes da criação de Israel foram capazes de sacrificar seu próprio povo para conseguir seus objetivos, não teriam porque hesitar em massacrar palestinos, ou quem mais for necessário.

    conflito com o Irã é o grande desafio internacional nos próximos meses.

    “Onde quer que vivessem judeus, havia líderes judeus reconhecidos, e essa liderança, quase sem exceção, cooperou com os nazistas de uma forma ou de outra, por uma ou outra razão.

    A verdade integral era que, se o povo judeu estivesse desorganizado e sem líderes, teria havido caos e muita miséria, mas o número total de vítimas dificilmente teria ficado entre 4 milhões e meio e 6 milhões de pessoas.

    Metade delas estaria salva se não tivesse seguido as instruções dos Conselhos Judeus”.

    Hannah Arendt

    .

  28. Esqueçam Veja e leiam blogs.
    Esqueçam Veja e leiam blogs. Veja essa notícia do blog Escrevinhamentos:

    “A Al Jazeera relata que a Câmara dos Deputados americana aprovou uma moção, por 390 votos a 5, que afirma que “Israel tem o direito de se defender contra os ataques de Gaza”. A esse ponto chega o cinismo. Uma ilha de dignidade em meio às mentiras patrocinadas pelo lobby pró-Israel, o deputado Dennis Kucinich, de Ohio, perguntou-se: como reinvindicar autodefesa num ataque contra Gaza, que não tem exército, marinha ou força aérea?”

    http://escrevinhamentos.blogspot.com/

  29. Israel já havia cometido
    Israel já havia cometido Crimes de Guerra na primeira Guerra contra o Líbano – que talvez tenha sido o divisor de águas da história daquele país -e vem trabalhando intensamente contra a paz na região de 2000 para cá – não obstante todo o histórico do modo que se deu sua formação entre outras coisas.

    Não sei se há um caminho possível para Israel, se em meio a todo a esse belicismo e sim, esse terrorismo de Estado, haja uma força política interna com poder de mudar isso.

    Vozes que discordam disso tudo, como temos assistido, tem acabado presas ou até mesmo assassinadas – como Rabin. Certamente um dos maiores erros do século XX foi ter instalado os sobreviventes do Holocausto justo ali.

    Quanto a esse bisonho semanário que por ora ponteia as vendas do setor no nosso país, nem é necessário a presença de comentários ou nada do tipo, basta pôr em contraste o que eles publicam e o que é publicado na imprensa internacional para se chegar a conclusão do grau de sociopatia alcançado por ele – The Guardian com toda certeza do mundo deve ser de extrema-esquerda ou ser adepto do populismo anti-ocidental.

  30. Não posso entender como todos
    Não posso entender como todos os comentários são contra Israel, mesmo que a postagem seja nesse sentido, direcionada para isso.
    Como voz dissonante nesta questão, só me resta pensar que: ou os comentários são escolhidos ou só restaram os repetidores das mesmas ladainhas que vejo há semanas, que Israel é nazista, que o holocausto…, que o gueto….. eu sinceramente não aguento mais do mesmo. Aquilo é uma guerra, não é parque de diversões e ela foi declarada por dois lados. A paz seria ótimo, todo mundo acha isso!!!!! Trazê-la para nós, como questão pessoal, é provocar aqui discussões inócuas, gerar ódios desnecessários, divisões que não vão levar a nada embora mostre quem é quem.

  31. Pra deixar de dúvidas quanto
    Pra deixar de dúvidas quanto à hipocrisia da diplomacia mundial, é só imaginar o que estaria acontecendo se o autor das agressões fosse Cuba, ao invés de Israel. Ô, Lair, você não pode parar de tomar os comprimidos, meu amigo.

  32. Questão da Palestina

    Esta
    Questão da Palestina

    Esta última questão, formulada pela autora deste artigo, diz respeito à avaliação feita por Edgard Morin sobre a questão da Palestina e o reconhecimento da sociedade mundial sobre a criação do Estado Palestino.

    Morin citou o “câncer que corrói a humanidade”, um câncer de discórdia disseminado num mundo onde vivem duas culturas, duas nações.

    O filosofo destaca a atuação negativa dos Estados Unidos nas negociações entre Israel e Palestina, o que contribuiu para cultivar o ódio aos judeus.

    Na opinião de Morin, a política sionista foi implacável, expulsou pessoas que lá estavam (Palestinos árabes e cristãos) e não respeitou a autonomia desses grupos.

    “Sou de origem judaica, entendo a situação dos palestinos e sou duramente criticado por outros judeus e israelenses. Não se pode admitir que essas pessoas sejam tratadas e humilhadas dessa maneira”, finaliza.

  33. Não é de hoje o hábito de
    Não é de hoje o hábito de Israel — a Única Democracia do Oriente Médio –, confinar civis inocentes para depois massacrá-los sem piedade. Em Sabra e Shatila eles não quiseram sujar as mãos de sangue, e deixaram o serviço de limpeza por conta dos milicianos libaneses; porém não resistiram à tentação de fechar todas as “saídas de emergência” dos dois “guetos” para impedir a fuga de civis desesperados, depois covardemente chacinados. Em Gaza, agora, a mesma coisa. Ninguém pode sair, nem entrar até que eles terminem a matança. No dia 4, o sadismo daquelas mentes doentias chegou ao seu clímax. Trancaram dezenas de civis em um prédio abandonado, que, menos de 24hs depois, “por uma triste coincidência”, como diriam Reinaldo Azevedo e Gustavo Ioshpe, foi completamente arrasado por bombardeios israelenses.

    Tomara que os países árabes, se vierem a adotar a democracia (torço para que isso aconteça logo) não se espelhem “nesta” de Israel.

  34. Dear armando,

    Thank you for
    Dear armando,

    Thank you for taking the time to send a letter to Israel’s Minister of Defense, Ehud Barak, about the Shministim. The Shministim are confident that tens of thousands of letters demanding their release will make a real difference.

    We’ve generated 22,000 letters so far. The day of the action in Tel Aviv has happened, and it was featured on all three major news sites in Israel while generating news around the world. It’s impossible to convey the full scope of the impact this campaign has had in just a few weeks.
    We even sent teams to Israeli consulates in major cities in the United States, though in one case, they refused to even accept our letter!
    Far from being the end, December 18th marks the beginning. As long as there are Shministim in jail, we will need your letters of protest.

    It has been a wonderful experience for us at Jewish Voice for Peace to work with the Shministim. They are real-life heroes, strengthened in their resolve to stand up against overwhelming pressure and all too aware that their counterparts in the Occupied Territories must endure far worse on a daily basis.

    Please continue to tell your friends and family about http://www.December18th.org. You can put the web address in your email signature, post a web badge on your blog, tell your Facebook friends, put a poster on your door and more. Go to http://december18th.org/do-more/ for ideas.

    Let the world know that for the sake of both Israelis and Palestinians, Israel’s occupation must end, and that a new generation of young people is willing to go to jail to stand up and say NO.

    On behalf of the countless people and groups working to free the Shministim,

    Cecilie Surasky
    Jewish Voice for Peace
    PS Join JVP’s Facebook group: http://www.facebook.com/reqs.php#/group.php?gid=25987424652&ref=ts

  35. A Folha de São Paulo está
    A Folha de São Paulo está tentando colocar brasileiros judeus contra brasileiros sírio-libaneses. É o que se observa por artigos, comentários e toques. De quebra, oportunisticamente, exige(como se pudesse) a cabeça de Marco Aurélio Garçia.

  36. todos se perguntam:

    como
    todos se perguntam:

    como pode um povo que sofreu tanto na II Guerra, nos campos de extermínio nazistas, agora submeter um outro povo (os palestinos) a tamanho (e desnecessário) sofrimento ?

    a lógica sinistra do genocídio em curso na Palestina é a mesma que levou ao massacre dos judeus na II Guerra.

    assim como os judeus na II Guerra, os palestinos hoje são os inocentes úteis sendo sacrificados em nome dos objetivos o mesmo grupo que não hesitou em se aliar aos nazistas, mesmo tendo como consequência direta o extermínio de milhões do seu próprio povo.

    sionistas sempre tiveram como objetivo único a criação de Israel na Palestina, sem jamais colocarem em primeiro lugar a segurança dos judeus.

    e tem muito fanatismo religioso apocalíptico nesta questão toda.

    quanto mais se estuda e se pesquisa, mais se chega a a estarrecedora conclusão que não há causa geopolítica, econômica, social, cultural que explique tamanho barbarismo.
    .

  37. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios manifestam uma ENORME peninha da Paula, com seu texto acima, falsamente simplório. Se o que ocorre agora em Gaza é uma guerra e não genocídio ou holocausto de palestinos, então o que os nazistas fizeram com os judeus na Segunda Guerra Mundial foi apenas uma guerra e nada de mais. Paulinha, acorda filinha: desde 1948 Israel INVADE TERRAS PALESTINAS à base de puro genocídio. Vai estudar História filinha. Israel possui a terceira mais poderosa força armada do mundo. É ABSOLUTAMENTE DESCOMUNAL a disparidade de forças em relação aos palestinos — que lutam heroicamente para defender TERRAS QUE SEMPRE FORAM DELES — que se valem apenas de foguetes portáteis e, em última instância, no supremo desespero, à base de ataques suicidas. Paulinha, a hipocrisia do seu raciocínio legitima toda usurpação praticada por qualquer invasor estrangeiro e transforma em farsantes (ou terroristas) todos os hérois da Humanidade que morreram em defesa de suas terras e da independência dos respetivos povos. Dessa forma, para você, Tiradentes, os heróis da Inconfidência Mineira e de todos os movimentos nativistas havidos no Brasil, são farsantes e terroristas. O que voce aprendeu na escola Paulinha? Nada? Só aprende pelos jornais? Lendo Veja?

  38. Paula,
    quem expulsou 300.000
    Paula,
    quem expulsou 300.000 Palestinos entre o final d 1947 e o inicio d ’48 foi Israel;
    quem avançou mto além da fronteira sugerida pela ONU naquela época destinada a Israel gerando a 1ª Guerra Árabe-Israelense foi… Israel;
    quem tem desrespeitado repetidamente as resoluções da ONU à respeito d Gaza e Cisjordânia desde 1967 tem sido …Israel;
    quem tem mantido em prisão domiciliar todo um povo há 60 anos usando e abusando deste como força d trabalho baratíssima, humilhando-os, se recusando a negociar uma solução e portanto fomentando o radicalismo no seio deste tem sido… Israel
    na atual crise quem rompeu 1 trégua q já durava meses, no inicio d novembro tendo em vista o resultado das eleições Americanas e querendo faturar algum nas próprias eleições no inicio deste ano foram… Israelenses.

    D qq modo não é nenhuma surpresa q, diante das evidências a mídia passe do apoio incondicional à velha tese da descontextualização histórica: “q lá no Oriente Médio teria sido sempre assim, q o melhor é deixar q os brimus se (des)entendam entre eles” ou seja, q ninguém interfira (c/exceção dos EUA claro) p/q Israel continue fazendo incólume seu serviço lá. Assim é o objetivo d tentar nivelar ambos os lados; tese aliás q tem sido usada na mídia televisiva e será defendida no Canal Livre da Band neste domingo ( e pq isto não me surpreende nem um pouco?)

  39. Indio Tupi, devia parar de
    Indio Tupi, devia parar de usar essas ervas marditas do alto xingú,

    realmente ocorreu um exterminio em Gaza, mas foi dos opositores ao Hamas. que praticamente sumiram da região!

    porque será que o Egito não apoia o Hamas? estão tão pertos, e mesmo assim o Egito não quer eles no governo de Gaza.

  40. o pior é o blackout de
    o pior é o blackout de informação.

    US consigns 3,000 tonnes of “ammunition” to Israel
    January 10, 2009, 11:22 AM (GMT+02:00)

    The US Navy’s Military Sealift Command is hiring a merchant ship to carry the arms on two separate journeys from the Greek port of Astakos to Israel in mid-to-late January, according to Reuters. A ‘hazardous material” designation on the manifest mentions explosive substances and detonators, but no other details. One broker said that the size of a shipment of this kind has not been seen for years. DEBKAfile’s military sources note that the Israel’s air, ground, tank and sea offensive against Hamas in Gaza entered its 15th day Saturday, Jan. 10.
    .

  41. A imprensa, tipo VEJA, ao
    A imprensa, tipo VEJA, ao mesmo tempo que apela para a sensibilidade dos leitores publicando na capa imagens de crianças feridas ou mortas, sugere que os palestinos têm usado crianças como escudo. As vítimas, crianças e seus familiares, tornam-se assim causadoras do seu infortúnio.
    A perversão de Israel é assustadora: primeiro planeja um ataque com pelo menos um ano de antecedência e atribui a empresa à defesa contra os foguetes do Hamas como se os tais foguetes fossem forças armadas, exércitos organizados; depois, fecha qualquer possibilidade de fuga aos palestinos, com a ajuda do Egito, obliterando os túneis usados há tempos para obtenção da comida, combustível, água e troca de informação negadas aos palestinos.
    Bombardeia residências, escolas, ambulâncias, como também impede a ajuda humanitária da ONU e dos Médicos sem fronteiras.
    Conta com o apoio de uma mídia cega do seu papel histórico e imprudente porque se associa às técnicas manjadas de veicular mentiras, tratando o leitor como um estúpido.
    Não há torção linguística que possa abolir a evidência de corpos de crianças mortas ou mutiladas.

  42. Paula, você leu os trechos do
    Paula, você leu os trechos do que foi publicado em El País, Guardian, El Clarin, Agência EFE, Globo, Estadão? São relatos tendenciosos? Os comentários aqui postados são sobre o que saiu nesses jornais. A sua “voz dissonante” é uma negação do óbvio. Siqueira

  43. – Egito é uma ditadura
    – Egito é uma ditadura apoiada pelo EUA;

    – Egito recebe dos EUA a maior ajuda financeira, depois de Israel;

    – Hamas (que não é flor que se cheire tampouco erva que se queime) foi durante anos incentivado por Israel (inclusive com ajuda financeira) para solapar Arafat (outro corrupto);

    – política externa dos EUA para o OM, com seu alinhamento subserviente a Israel, transforma o fundamentalista Irã (outro perigo!) na única alternativa às monarquias e ditaduras árabes a serviço do Ocidente;

    – EUA e Israel criam cuervos. os olhos bicados não serão apenas dos palestinos, serão de todos nosotros..

    .

  44. E porque ninguem se indignou
    E porque ninguem se indignou tanto com Darfur, com Ruanda, com a Bósnia, com o Iraque, que mataram muito mais gente? Ou aquelas pessoas são menos gente que essas? Eu não leio Veja e nem condeno quem a lê, não faço patrulhamento ideológico. Continuo achando que este assunto só traz discórdia e que vai trazer muito mais ainda. Mas é uma opção do blog e quem está no lugar errado sou eu.

  45. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios respondem ao Mario Blaya: Para não tomar espaço, entre as ervas “marditas” (sic), apenas de fontes judaicas, que os índios usam podem ser citadas: Isaac Deutscher, Noam Chomsky, Hannah Arendt, Leon Trotsky, David Barsamian, Walter Benjamin, Norman G. Finkelstein, Karl Marx, Victor Serge, Naomi Klein, Isaac Babel, Seymour M. Hersh, Amos Oz, David Grossman, Michael Lowy e Leandro Konder. Agora, não fuja do debate Blays: Gaza sempre foi terra palestina, assim como a maior parte do território hoje ocupado por Israel. O invasor, o usurpador, o genocida, hoje, é Israel.. O Hamas foi estrondosamente sufragado nas últimas eleições na Palestina. Falar do Egito agora, é fugir do debate.

  46. Caro Mario Blaya,

    parece-me
    Caro Mario Blaya,

    parece-me que v. anda lendo muito “Globo”, “Folha” e “Veja”. O Egito vive sob uma ditadura civil-militar há décadas, e seu governo é alinhado aos EUA – e, evidentemente, ao seu “proxy” regional, Israel. O maior partido local é ilegal – a Irmandade Muçulmana – e apóia o Hamas. Por sua vez, o Hamas foi ELEITO pelo povo palestino, em 2006, para formar o governo territorial, que compreende Gaza E a Cisjordânia. Num golpe de Estado, apoiado entusiasticamente por Israel, EUA e UE, o Fatah empolgou a administração da CIsjordânia, confinando o Hamas em Gaza. Israel tratou em seguida de instaurar um bloqueio quase completo ao território, tentando com isso exaurir a população e minar o apoio local ao Hamas. Não conseguiu e agora ampliou a escala da agressão, transformando o bloqueio em invasão e massacre amplo e irrestrito. O próximo passo, como já disse em outras ocasiões, é regionalizar a guerra, provocando o Hezbollah ou mesmo arranjando um pretexto qualquer para estendê-la ao Líbano.

  47. CREIO QUE ESSA REGIÃO SÓ TERÁ
    CREIO QUE ESSA REGIÃO SÓ TERÁ UM PERÍODO DE PAZ DEPOIS DE HAVER UMA GUERRA QUE DEIXE PEDRAS SOBRE PEDRAS.

    INFELIZMENTE É SÓ PEGAR O CASO DA EUROPA – QUE ATÉ 1914 ERA CONSIDERADO O LUGAR MAIS ‘RACIONAL’ DA TERRA . SÓ DEPOIS DE DUAS GUERRAS ATROZES [ OU UMA SÓ, JÁ QUE MUITOS ANALISTAS VÊEM A SEGUNDA COMO UMA CONTINUAÇÃO DA PRIMEIRA ] É QUE OS POVOS MAIS INFLUENTES [ FRANÇA, INGLATERRA, ALEMANHA ] COMEÇARAM A ELIMINAR SUAS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA DIPLOMACIA, E NÃO PELAS ARMAS – CHEGANDO A UMA UNIÃO QUE SERIA VISTA COMO UM DELÍRIO PARA UM EUROPEU NA DÉCADA DE 20 DO SÉCULO PASSADO.

    UM JUDEU FAMOSO EM TODO MUNDO, FREUD, ESTAVA CERTO = O IMPULSO DA MORTE – TANATOS – DO SER HUMANO NUNCA SERÁ ESTIRPADO. PODE SER CONTROLADO, ENFRAQUECIDO, MAS DESTRUÍDO SÓ QUANDO O SER HUMANO NÃO MAIS EXISITIR.

    RENATA: Espero do fundo do coração que não seja preciso MAIS guerra para assentar pedras. O que está ocorrendo dificilmente pode ser chamado de guerra. E, sinceramente, prefiro ainda e sempre acreditar que só a paz pode assentar pedras, humanos e nações.

  48. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios lembram à Paulinha, a inocente, que o assunto em pauta agora é o genocídio de palestinos por parte de Israel. Desviar o foco, hoje, para Darfur, Ruanda, Bósnia ou Iraque — atrocidades que tem sido objeto de condenação mundial — é compactuar com o massacre de palestinos que HOJE, AGORA, Israel pratica em terras palestinas. Você não está no lugar errado, Paulinha. Apenas deve ser humilde e só falar com conhecimento de causa e com honestidade intectual.

    Para complementar a resposta ao Mario Blaya, os índios citam outras ervas “marditas” (sic), apenas de origem judaica, que os índios usam: Ernest Mendel, Lous Althusser, Grachus Babeuf, Albert Einstein, Georgy Luckacs Herbert Marcuse e Rosa Luxemburgo.

  49. Nassif e amigos,
    O El Pais
    Nassif e amigos,
    O El Pais vem cobrindo bem essa tragédia humana que é a guerra sem fim do Oriente Médio.
    Israelenses e palestinos ainda acreditam que a guerra é entre eles e que ao resto do mundo resta apenas observar os horrores. As instituições internacionais e os países mais poderosos já demonstraram que são inoperantes as primeiras e cúmplices os demais. Mais uma vez, quem pode fazer a diferença fazendo pressão são os homens e mulheres de Paz de todo o mundo. Para isso é preciso estar bem informados. Coisa muito difícil em nosso tempo. O El Pais é uma das fontes que consulto sempre.
    Abraços
    Henrique Marques Porto

    RENATA: Li lá no Biscoito um artigo interessante, que o Idelber achou no Amálgama: http://www.amalgama.blog.br/01/2009/tempo-dos-virtuosos/

  50. Parece que as lições
    Parece que as lições islâmicas são aprendidas rapidamente, principalmente a de não respeitar a opinião alheia, que eu nem dei. Questionei apenas tantas postagens enviezadas e tantas repetições do mesmo assunto, inclusive respostas repetitivas, preconceituosas, cheias de ódio e rancor. Mas se o Islã é a salvação pra tudo, que seja! Vamos colocar as mulheres em casa com as filhas porque não servem pra nada (mas antes vamos extirpar-lhes o clitoris), vamos colocar meninos com armas na mão ou jogando pedras em soldados, provocar o horror e depois fazer-nos de coitadinhos perante o mundo. Culpamos os judeus do mundo inteiro, sem distinção. Agora estou alinhada com esse blog?

    LN: Paula, quem não te conhece que te compre. Você não é bem vinda aqui e sabe bem por que. E não é apenas por deturpar o que lê.

  51. Ganzza, eu estava sendo
    Ganzza, eu estava sendo sacárstico em relação ao comentário de Blaya. Então, a menos que você também acredite que a ONU inventou essa história, confesso que não entendi sua posição. Realmente, sacarsmo é difícil de entender, principalmente quando escrevemos. Foi a maneira que encontrei de fazer um contraponto sem ser mal-educado com ninguém. Desculpe a falta de imaginação. Abs.!

  52. índio tupi:
    um argumento
    índio tupi:
    um argumento capenga que tem sido usado é o de que o hamas fulminaria
    israel até com uma bomba atômica,se a tivesse.os nazistas poderiam bater na linha similar de que seriam fulminados pelos judeus,caso esses dispusessem de força suficiente.na verdade,os argumentos já se perderam.
    cumprimento pelas ervas usadas.
    romério

  53. Alguém saberia dizer qual é a
    Alguém saberia dizer qual é a circulação atual de Veja?

    O que tenho:
    Dez/98 1,156 milhão
    Dez/07 1,073 milhão
    Ago/08 1,069 milhão

  54. É demais pedirem para que
    É demais pedirem para que não manifestemos revolta contra o Governo de Israel diante desse genocídio.
    Tudo tem limite, e Israel age com força desproporcional, ceifando vidas de crianças indefesas, inclusive.
    Intolerável tanto ódio e desprezo pela vida.

  55. Olá Nassif. Que comentário da
    Olá Nassif. Que comentário da veja infeliz. A questão da Palestina não tem mais racionalidade. Solidariedade aos Palestinos.

  56. Sem rodeios, os genocídas
    Sem rodeios, os genocídas israelenses terão que pagar caro pelo odioso latrocínio que estão cometendo.
    E mais, se houver justiça divina, os que apoiam os latrocídas tambem pagarão caro por estas iniquidades .

    Saudações,

  57. Israel conseguiu a unamidade
    Israel conseguiu a unamidade contrária do mundo acerca do bombardeio em Gaza. Lembrei-me de uma noticia em que o exercito colombiano matava civis para inflar o número de mortos das FARC. Será que o exercito israelense também não está utilizando de mesma estratégia perante do Hamas (grupo terrorista)?

  58. Anos atrás participei de um
    Anos atrás participei de um curso sobre consumerismo em que a palestrante relatou um curioso diálogo entre um empresário dos mais inescrupulosos e seu interlocutor, que se deu mais ou menos assim:

    Interlocutor: Como você consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir à noite???
    Empresário inescrupuloso: Durmo como um bebê.
    (pausa para a cara de espanto do Interlocutor)
    Empresário inescrupuloso: Acho que você não me entendeu. Quis dizer que todas as noites acordo a cada duas horas e choro.

    Fico curiosa para saber como dormem os que dirigem a revista Veja.

  59. É importante compreender o
    É importante compreender o desespêro da Paula e do Mario Blaya por perceberem que essa “batalha” o Estado de Israel, por motivos óbvios, já perdeu.

    Mas acho justo deixá-los expressarem à vontade no blog do Nassif, pois é o que lhes resta, até acostumarem com a realidade dos fatos que mostram que dessa vez o Estado de Israel foi longe de mais.

    Crime de guerra é crime de guerra, quer em Darfur, quer na Bósnia, quer no Oriente Médio.

  60. Eu não sei o que me revolta
    Eu não sei o que me revolta mais, se os massacres terroristas de Israel ou as declarações da VEJA .
    Pobre VEJA…

  61. nassif
    não consigo ser
    nassif
    não consigo ser informal como o indio tupi.até que gostaria,para me dirigir
    à suave paula.não tenho ódio e rancor.apenas sou contrário a políticas
    genocidas de estado.do estado nazista contra os judeus,ou do estado de
    israel contra quem-quer-que seja.mais genocida que os eua,há?
    romério

  62. Segundo a VEJA “A malhação [a
    Segundo a VEJA “A malhação [a Israel], antes confinada à extrema esquerda, tornou-se parte integrante do populismo antiocidental.”
    Queria só confirmar com a VEJA: a extrema esquerda é, portanto, mais inteligente que a extrema direita? Porque, como uns 80% do mundo está se posicionando contra esta carnificina, podemos concluir que parte da extrema direita também está contra! É no que dá tanto contorcionismo para deturpar os fatos! O texto de tão esdrúxulo fêz 360 graus e acabou qualificando a extrema esquerda a quem a VEJA queria desqualificar!!!

  63. Paula, não tão suave como se
    Paula, não tão suave como se pensa
    Você está enganada. Aqui é um blog que respeita, sim, todas as opiniões.
    Não vejo ódio contra todos os judeus. Vejo revolta contra dirigentes dos dois paises em luta. Vejo revolta contra tanto massacre.
    Nos dois paises tem gente muito boa e pacifista. Me parece que você demonstrou o ódio e preconceito que recrimina em muitos.
    Bjs Nassif

  64. Caro Indio Tupi

    Mais uma vez
    Caro Indio Tupi

    Mais uma vez o sentimento do mundo está com a Palestina.

    Talvez seja o caso de não contrariar o Mario Blaya e a Paula… A razão e o bom senso simplesmente não os sensibilizam… São apaixonados por Israel?

    O mundo todo, inclusive judeus que despertaram contra o fanatismo sionista, condenam veementemente o genocídio, mas alguns… Alguns insistem em procurar pêlo em ovos para defender o indefensável (talvez seja um fenômeno a ser estudado).

    Por outro lado, este blog ganha ainda mais em credibilidade ao dar espaço até mesmo para defensores de crimes contra a humanidade, porque mostra na prática o que é ser imparcial e o que é ser democrático.

  65. A Alemanha nazista nasceu de
    A Alemanha nazista nasceu de um periodo turbulento, o povo alemão se uniu em torno de uma idea, de uma filosofia, de uma proposta, recuperou a autoestima, depois incorporou a ideia da superioridade sobre os demais e finalmente viu que seu destino estava marcado, purificar e liderar o mundo.

    Israel parece estar chegando as mesmas conclusões e praticas, sera que as vitmas do passado vão se tornar o novo ovo da serpente?

  66. Isso é um genocídio
    Isso é um genocídio premeditado. Pode ser considerado crime de guerra?
    Se for, dificilmente o mundo verá Olmert e Barak como réus num tribunal. Só julgaram e condenaram o Milosevich e o saddam, que eram considerados de segunda classe.
    Abs solidários.

  67. Guerra? que guerra??? o que
    Guerra? que guerra??? o que assistimos é um genocídio. Gaza-Auschwitz é hoje um gueto, um campo de extermínio. Só faltam os fornos crematórios.

  68. Paula, você tomou muito sol e
    Paula, você tomou muito sol e seus miolos ficaram moles? ou abusou na caipirinha?? parece que sim. Quem disse que “ninguém” se indignou com Darfur, Ruanda, Bósnia e Iraque? você diz que não patrulha ninguém, mas o que é isso? patrulhamento, ora… de fato, você está no lugar errado.

  69. Adoro ler os comentários do
    Adoro ler os comentários do índio Tupi, sempre precisos, elegantes, impecáveis.
    Quero fazer uso diário dessas “ervas”.

  70. Eu já aqui escrevi: Se a Veja
    Eu já aqui escrevi: Se a Veja mandar-me edições de graça eu aceito. Para por debaino da gaiola do meu papagaio para recolher os dejetos do interessante animal. Ler jamais, não quero retroceder.

  71. Me parece que alguns leitores
    Me parece que alguns leitores ainda não se deram conta de que não há guerra entre dois países, porque Gaza e Israel não são dois países. Israel é um país, tem instituições e forças armadas, etc. , mas Gaza é um território OCUPADO há décadas pelo Estado de Israel, para o qual foram tangidos e amontoados os habitantes e donos de terras roubadas por Israel durante vários conflitos armados. Portanto, não há uma declaração de guerra entre dois país, porque o invadido, Gaza, não é um país: não tem claramente território definido, não tem forças armadas, não tem controle sobre as fontes de água que abastecem suas terras, e muito mais que outros leitores já esclareceram aqui. Trata-se, portanto, de um massacre produzido pela potência militar ocupante sobre as populações do território ocupado que tem entre outras finalidades esmagar sua organização política e administrativa incipiente para derrotar cabalmente o partido eleito, o Hamás. Note-se que pelas convenções internacionais da ONU cabe à potência ocupante zelar pelas condições de vida e sobrevivência das populações dos territórios ocupados.

  72. Entendo que somente se pode
    Entendo que somente se pode fazer a análise do caso Israel x Palestinos a partir de uma perspectiva histórica, a saber: para os muçulmanos, a criação de Israel se assemelha à fundação dos reinos cristãos na Palestina como consequência da 1ª cruzada. Esses reinos, depois de muitas tentativas (com várias cruzadas de permeio), foram destruídos, tendo os cristãos sido tangidos da Terra Santa.

    Dessa forma, somente haverá paz naquela região quando um lado destruir o outro: ou um novo Saladino expulsará os judeus de lá, ou os judeus eliminarão os palestinos.

    Trata-se, portanto, de uma questão de sobrevivência para ambos os lados, sendo que, no momento, os palestinos estão levando vantagem, utilizando as mesmas armas que os judeus anteriormente utilizaram – provocar a comoção mundial diante do sacrifício de inocentes “massacrados” pelas forças armadas de Israel, do mesmo modo que Israel se valeu do genocídio perpetrado pelos nazistas para angariar as simpati de todo o mundo no imediato pós-2ª guerra mundial.

    Nesse sentido, é preciso ficar atento para que se veja que o que se está lá jogando é uma partida de xadrez, na qual algumas peças são sacrificadas para que se tenha, mais adiante, um ganho maior.

    Só não sei dizer é se as crianças sacrificadas em Gaza em troca de manchetes na imprensa mundial terão direito a 70 virgens no paraíso, do mesmo modo que os homens-bomba muçulmanos que se auto-imolam nos atentados terroristas.

  73. A inVeja é o lixo do lixo.
    A inVeja é o lixo do lixo.
    Israel nunca foi, nem é democracia. Pode ser uma demogracinha para sionistas. Para judeus pacifistas é uma ditadura, para não judeus é um inferno.
    Democracias não massacram inocentes, não matam crianças, não assassinam civis,. Democracias respeitam os direitos humanos.
    fascismo nunca foi democracia.

  74. Se a ONU, que sempre foi
    Se a ONU, que sempre foi omissa e subserviente a Israel e aos Estados Unidos, não se posicionar sobre esses crimes de guerra vai ficar muito esquisito! A Declaração do Direitos Humanos que completou 60 anos no ano passado está prestes a ter o seu último pedacinho triturado. Os palestinos estão se peguntando: “Será que nós somos humanos?”
    Meu Deus, será que tem sentido para os palestinos fazer parte das Nações Unidas?
    Temos que levantar os nomes desses criminosos contra a Humanidade….Garzón, cadê você?

  75. Acho que os que comentam a
    Acho que os que comentam a respeito da Veja estão completamente equivocados. O próprio nome da revista indica que é uma revista para você VER e não LER.
    Acho que a revista vai ter que mudar de nome e acrescentar uma exclamação e uma nota de rodapé. Ficaria mais ou menos assim:

    “VEJA!(*)

    (*) ATENÇÃO: LER essa revista que é para VER poderá provocar danos cerebrais. Então, sigam o nosso conselho e VEJA a revista nos principais salões de beleza, ao lado das concorrentes Contigo, Caras, Quem etc”

    Não é à toa que algumas das últimas capas foram “O caso Suzana Vieira”, “O caso Fábio Assunção” etc.

    Como diria aquela comunidade do Orkut: “Leu na Veja, azar o seu!”

  76. Até pessoas de bem, em certas
    Até pessoas de bem, em certas situações podem vir a cometer atrocidades.

    Atrocidades não são apenas privilégios de tiranos e de países comunistas, embora nesses casos, as atrocidades durem anos, até décadas, vide Stalin, Mao, Fidel, Pol-pot, Hitler, Mussolini.

    Os EUA já jogaram a bomba atômica contra civis, a inglaterra já bombardeou Dresdem com bombas incendiárias provocando uma devastação comparável a uma bomba atômica, os franceses na Argélia, os belgas no Congo, os brasileiros no Paraguai, temos tantos exemplos de barbarie que fica difícil enumerá-los todos.

    O importante é nos termos a noção de que, nas democracias esses períodos de barbárie são excessão e não regra, no geral são manifestações agudas e não crônicas, e se potencializam durante a guerra.

    O problema é que Israel vive em guerra constante. O estado de Israel foi criado, tem o pecado original da guerra, por isso os israelenses não conseguem se livrar dela como um cancer a corroer o seu espírito, a sua alma.

    Não pensem que os israelenses são apenas algozes. Eles são também vítimas, e tem de viver em prontidão absoluta sem um minuto ao menos de paz.

    O pior de tudo é que eles perderam a capacidade de encontrar a saída do problema que se meteram. Talvez a geração original inteira tenha de morrer antes que uma nova geração possa realmente avançar na paz.

  77. Onde vai parar essa Dona Veja
    Onde vai parar essa Dona Veja ??
    Notei que eles usaram um tucanes (plagiando Jose Simao), tentando
    dar aquela “dourada na pilula”, e o resultado, obviamente e patetico.

  78. Israel prima pela esperteza .
    Israel prima pela esperteza . . . . enquanto os nazistas fizeram campos de concentração, Israel bota todo mundo dentro de um predio e toca bomba em cima . . . . mais pratico, rápido, e economico . . . . .

  79. Essa Dona Veja ta precisando
    Essa Dona Veja ta precisando ir para o diva rapidinho !!
    Sua linha editorial sao de uma arrogancia e prepotencia sem igual, mas no cotidiano ficam se humilhando para conquistar e convencer leitores, enviando e-mails, oferecendo mil descontos e numeros gratuitos….eu ja desisti de bloquear esses assedios, deixo a coisa acontecer e mando tudo para a lata do lixo e lixeira dos e-mails.

  80. Cito, porque não me
    Cito, porque não me expressaria com maior clareza:

    “Quando expirará o mandato do vitimismo? Quando, afinal, o genocídio nazista dos judeus da Europa deixará de servir de desculpa para livrar o Estado de Israel das barras dos tribunais internacionais e das leis regulares da humanidade?”

    (apud) Robert Fisk, The Independent (10/01). (http://www.amalgama.blog.br/01/2009/por-onde-ando-sempre-as-mesmas-velhas-ideias-sobre-o-oriente-medio/);

    O Biscoito Fino (http://www.idelberavelar.com/) também vem fazendo uma boa compilação de artigos, vídeos e depoimentos.

  81. Curioso o conceito de
    Curioso o conceito de democracia defendido pela revista VEJA:uma democracia verdadeiramente “radical” onde há liberdade para tudo, para matar civis, manipular informações, defender interesses velados, boicotar aquilo que os seus mascotes entendem por “outroladismo”. Nessa guerra absurda na faixa de Gaza morre um SOLDADO israelense para cada 100 CIVIS palestinos! E a VEJA saúda a “única democracia do Oriente Médio”.

  82. Nassif,

    o JN tem nos
    Nassif,

    o JN tem nos informado que as manifestações que estão havendo mundo afora não contra a “intolerância”. Digamos que é uma maneira “diferente” de ver as coisas. A imagem da “única democracia do Oriente Médio” não pode ser manchada.

  83. Paula,

    Esta noticia eh sobre
    Paula,

    Esta noticia eh sobre crimes de guerra, massacres, barbaros assassinatos de crianca palestinas, bebes. Palestina e Israel.

    Nao eh sobre Darfur ou outro lugar. Alias, onde estao tuas manifestacoes sobre estes crimes quando ocorreram – ainda ocorrem, ou voce nao anda lendo sobre a violencia que o povo iraquiano sofre ateh hoje em virtude da ocupacao? Sabe que no amago dos acontecimentos de Darfur existiam missionarios cristaos?

    Por que voce tenta fugir do assunto? Desviar atencoes? Nao entendo porque nao escreve claramente que voce apoia Israel. Talvez porque seja dificil assumir que apoiando Israel apoia esses assassinatos? Quem sabe voce diz que apoia Israel mas nao o que Israel faz. Era facilimo fazer a primeira parte porque o que Israel faz sempre foi negado, escondido, camuflado pela midia que a apoiava. E ainda apoia.

  84. Paula,
    O movimento neo nazi
    Paula,
    O movimento neo nazi facista devem estar comemorando. O Estado israelense estão mostrando que o Hitler deixou grandes seguidores.
    São covardes. Será que os israelense peitariam os russos? Duvido.
    abs indginado.

  85. Mudanças à vista,
    Mudanças à vista, Nassif…

    A partir de hoje este blog passa a ser chamado “aparelho”,

    os comentaristas devem se chamar por “camaradas”,

    devemos emitir uma nota de desagravo aos “camaradas do Guardian”,

    Devemos espalhar panfletos pelo mundo em apoio incondicional aos “bolcheviques de Madrid, Paris, Lisboa, Frankfurt, Zürich, Londres, Oslo, Ottawa, Stockholmo, Helsinki e Milão “,

    Devemos combater as Democracias do “Mundo Livre” como Arábia Saudita, Egito, Libia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Bielo Russia e demais países avançados.

  86. E tem gente que considera
    E tem gente que considera Israel uma democracia. È piada ou daqui a pouco vão dizer que GUANTÃNAMO é um exemplo de democracia?

  87. A merja disse que israel
    A merja disse que israel (agora em minusculas por desprezo) é a única democracia do Oriente Médio.
    A verjda como sempre mentye, mente e destorce.
    israel é tão democracia quanto a aparthweid da África do Sul, onde só os brancos votavam mais uma vez: o apartheid era boicotado por todo o mundo e apoiado apenas por israel e tortureland 9o único país do mundo onde a tortura é legal.
    Leiam o que é a democracia (?) no 4o. Reich e no 2o apartheid

    12/01/2009 – 16p5
    Israel proíbe partidos árabes de participar da próxima eleição
    da Folha Online
    Israel proibiu nesta segunda-feira os partidos árabes de participar da eleição parlamentar de fevereiro, gerando críticas de um legislador árabe que afirmou que irá desafiar a decisão na Suprema Corte de Israel.
    A decisão da Comissão Eleitoral Central, órgão parlamentar, reflete o aumento das tensões entre a maioria judia de Israel e a minoria árabe, causada pela ofensiva de Israel na faixa de Gaza, iniciada no último dia 27. Árabes têm realizado uma série de manifestações contra a operação militar.
    A porta-voz parlamentar Giora Pordes disse que a comissão eleitoral votou em grande maioria a favor da medida, acusando os partidos árabes de incitação, apoio a grupo terroristas e de se recusarem a reconhecer o direito de Israel à existência. Parlamentares árabes viajaram a alguns dos maiores inimigos de Israel, como Líbano e Síria.
    A comissão de 37 membros é composta por representantes dos maiores partidos políticos de Israel. A medida foi proposta por duas legendas ultranacionalistas, mas receberam amplo apoio.
    Parlamentares árabes
    A decisão não afeta parlamentares árabes de partidos predominantemente judeus ou o Partido Comunista, que tem uma composição mista de candidatos judeus e árabes. Cerca de um quinto dos sete milhões de habitantes de Israel são árabes. Cidadãos árabes têm todos os direitos de cidadania, mas sofrem com a discriminação e a pobreza.
    Os legisladores Ahmed Tibi e Jamal Zahalka, rivais políticos que lideram os dois blocos árabes no Parlamento, se uniram em condenar a decisão desta segunda-feira.
    “Foi um julgamento político liderados por um grupo de fascistas e racistas que estão tentando ver o Knesset (Parlamento) sem árabes, e querem ver o país sem árabes”, disse.
    As legendas árabes detêm sete dos 120 assentos do Parlamento. Tibi afirmou que irá apelar na Suprema Corte, e Zahalka disse que seu partido ainda está decidindo sobre como agir.
    A porta-voz do Parlamento afirmou que a última legenda a ser banida foi o partido do rabino Meir Kahane, nos anos 1980, que pregava a expulsão dos árabes de Israel.

  88. Israel marca o seu 60º ano de
    Israel marca o seu 60º ano de vida do mesmo modo como se instalou – a perpetrar massacres contra o povo palestino e seus vizinhos.
    A sra. Renata Malkes , apologista do terror israelense, é mais uma porta-voz da ideologia sionista étnica-racista, paga para justificar a carnificina e limpeza étnica perpetrada pelo Estado judeu desde a sua fundação, e exibe claramente a histórica posição reacionária do “jornalismo” da Rede Globo em meio a muitos outros lixos publicados país afora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador