O custo da saúde nos Estados Unidos

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva

Do blog Acta Pulmonale

Custos com os cuidados de saúde nos EUA

Jaime Rosenthal, professor sênior na Universidade de Washington, St. Louis, ligou para 122 hospitais, de todos os estados (EUA), em busca de avaliar custos para uma cirurgia de substituição de prótese de quadril, em sua avó de 62 anos de idade, que estava sem seguro mas tinha meios de pagar a operação.

As informações que obteve podem surpreender até mesmo os mais empedernidos economistas que se debruçam sobre a questão dos custos no opaco sistema de saúde norte-americano.

Resultados – Apenas cerca da metade dos hospitais, incluindo centros do topo do ranking ortopédico e hospitais comunitários, forneceu qualquer tipo de estimativa de custos para a citada operação, apesar dos repetidos apelos de Rosenthal. Para aqueles que puderam passar a informação, esta variou por um fator acima de 10 – de 11.100 dólares a 125.798 dólares.

A avó do professor era uma personagem fictícia, criada para um projeto de pesquisa sobre os custos com os cuidados de saúde no país. Mas os resultados, que formam a base de um documento, divulgado pelo JAMA (Journal of American Medical Association), certamente vão atiçar o debate sobre o crescimento insustentável de tais custos nos Estados Unidos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador