Sobre Dona Maria Francisca, irmã de Astrojildo Pereira

Minha avó MARIA FRANCISCA PEREIRA MARINHO (a irmã de ASTROJILDO PEREIRA)

Delcio Marinho, do Portal Luis Nassif

O entusiasmo de Maria Francisca Pereira Marinho, com 36 anos na época, contagiou as demais professoras que se reuniram numa tarde de agosto de 1945, na tentativa de serem recebidas no Palácio do Ingá, Sede do Governo Intervencionista que representava a ditadura do Presidente Getúlio Vargas.

O descaso dos governantes de então, não tão diferentes dos de hoje, quando se trata de atender reivindicações de professoras para obtenção de melhorias de condições de trabalho, foi flagante, consta de relatos da época. Mas a professora MARIA FRANCISCA PEREIRA MARINHO não se arrefeceu e , ali mesmo, na porta do Palácio do Governo, para onde tinha conduzido os 150 colegas, vindos de toda parte do Estado do Rio, discursou inflamadamente sobre a premente importância da criação de uma entidade representativa da categoria …


A proposta foi adiante e no dia 8 de setembro 1945, durante reunião, realizada no Club dos Funcionários ” com membros do magistério, com o objetivo de tratar exclusivamente dos interesses da classe “. como consta da Ata de fundação da Entidade. Como seria natural MARIA FRANCISCA, a primeira Presidente da Entidade ” Partido da Educação “, defendendo a bandeira de todos os professores

MARIA FRANCISCA, que colocou todo o conhecimento político , adquirido através da conceituada família, cujos membros tinham tradição na política de Democratização do Brasil merecidamente, dá nome ao Prêmio UPPE Medalha Maria Francisca Pereira Marinho.

“árvore na Intimidade” ( DM ) minha avó MARIA FRANCISCA PEREIRA MARINHO

é a irmã de ASTROJILDO PEREIRA ( filhos de Isabel e Ramiro , meus bisavós , avós de minha mãe ) ASTROJILDO PEREIRA Duarte Silva (Rio Bonito, 1890 — RJ 1965) escritor, jornalista, crítico literário e político brasileiro. Fundador do Partido Comunista Brasileiro/Partido Comunista do Brasil, em 1922.

 
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador