WikiLeaks: a política externa de Serra

Wikileaks: Serra alinharia política externa com EUA

Por Bruno de Pierro
Da Agência Dinheiro Vivo 

Em um encontro com o subsecretário para assuntos do hemisfério ocidental do governo americano, Arturo Valenzuela, em 18 de dezembro de 2009, José Serra disse que, caso fosse eleito, desenvolveria uma política externa mais alinhada com os Estados Unidos, depois de criticar a crescente corrupção e radicalização no PT. Os principais pontos da conversa de 90 minutos foram relatados em telegrama vazado esta semana pelo Wikileaks a blogs brasileiros.

Conforme conta o Valenzuela, Serra disse que o Brasil estava atingindo níveis anteriormente invisíveis de corrupção, com o PT e seus aliados da coalizão, por meio do uso crescente dos gastos públicos para construir uma máquina política para as eleições de 2010.

SerrSerra também criticou a política internacional do governo Lula, afirmando que, caso fosse eleito, direcionaria o país para um viés mais internacionalista. Citou, como falha de Lula, o caso de Honduras, culpando o governo brasileiro e o presidente hondurenho deposto Manuel Zelaya de impedirem uma resolução.

O candidato derrotado também destacou seu compromisso com o Estado da Califórnia em relação a assuntos ligados à questão climática, como exemplo de oportunidade para trabalhar em conjunto com o governo norte-americano. “Entretanto, Serra criticou as tarifas dos Estados Unidos sobre o etanol brasileiro importado”, destacou Valenzuela.

Serra também avisou que as referências do governo americano a uma “relação especial” com Lula não agradam a todos os setores do Brasil, e que poderiam ser manipulados pelo PT. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador