Evaldo Cabral de Mello, O Casmurro

Enviado por Photios Andreas Assimakopoulos

Da Revista Piauí

O Casmurro

Rafael Cariello

 

O romancista João Ubaldo Ribeiro, autor de Viva o Povo Brasileiro e vencedor do Prêmio Camões, a mais importante láurea literária em língua portuguesa, morreu de embolia pulmonar na madrugada do dia 18 de julho de 2014. Tinha 73 anos e ocupava, desde 1994, uma das quarenta cadeiras da Academia Brasileira de Letras.

Seu corpo foi velado à tarde, na sede da centenária instituição fundada por Machado de Assis – um prediozinho cor de burro quando foge em estilo neoclássico, adornado por colunas gregas e enfiado no confuso e sujo centro comercial do Rio de Janeiro, por onde circula diariamente uma multidão de advogados, funcionários públicos, office-boys e camelôs.

Leia mais (para assinantes)

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Haja…

      Ana,

      Não pareceu-me algum tipo de desprezo mas uma explicação razoável para desatinos que aparecem cotidianamente no Brasil. Não concordaria se ele disesse que o país é um país desatinado ou desprezível, mas acho que poderia melhorar em muitos aspectos – sei que concordará – e uma forma de que isso ocorra  é entender as razões do porque do contrário (esse contrário ocorre em muitos aspectos mas NÃO em todos). O historiador acerta muito ao explicar através da  combinação dessas duas coisas, corrupção e incompetência.

      Photios

      1. Vejo a diferença. Vc nao é 1 troll como ele. Mas…

        Concordar com o historiador em parte implica em concordar com ele… Por que seria o país tao dado a corrupçao etc? Daí a uma explicaçao racista é um passo só…

  1. Título errado

    Não é O Casmurro, por Evaldo Cabral de Mello. É O Casmurro, por Rafael Carriello. Cabral de Mello não é o autor, mas o objeto da matéria. Ele que é o casmurro a quem o autor do texto – Carriello – se refere.

  2. No chance.

    Alguém já falou lá atrás….

    Como poderia dar certo o patrionalismo ibéro/português, a indolência indígena e a magia africana? 

    Sem preconceitos, No Chance.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador