Proteste lança Cartilha de Verão com dicas de saúde e relações de consumo

Uma das estações mais aguardadas no ano, o verão costuma ser sinônimo de férias, praia, viagem com a família. Para que o tão sonhado descanso ocorra como o planejado, é importante  tomar certas precauções para usufruir desse período com saúde e tranquilidade.

Por isso, a Proteste Associação de Consumidores está lançando a Cartilha de Verão. Ela pode ser baixada no site: www.proteste.org.br/cartilhas. Proteger a pele, os olhos, os cabelos, hidratar o corpo e ficar atento a contratos e preços são boas práticas também no verão.

A publicação reúne informações sobre as mais variadas áreas de interesse em um veraneio de curta ou longa duração. Além das questões referentes à saúde e segurança, a cartilha aborda as relações de consumo, como aluguel de imóveis por temporada, dicas nas liquidações, e compra de produtos como protetores solares e óculos de sol.

Uma recomendação especial da Proteste: que somente os termômetros subam para que se aproveite a praia, a serra ou o interior. “Não há motivo para que veranistas sejam es­calpelados por prestadores de serviços”, alerta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Há dicas para proteger as crianças de afogamentos, como evitar as intoxicações alimentares e as mordidas de insetos nas atividades ao ar livre. E mostra o que fazer ao se deparar com uma enchente.

Defender os direitos e não aceitar preços extorsivos são apenas algumas das dicas para aproveitar bem este período, e descansar bem para enfrentar as rotinas profissionais e pessoais no novo ano.

Para quem vai curtir a praia, o recomendável é se prevenir e levar de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Nada melhor do que usar e abusar das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.

Em praias, piscinas e rios é preciso redobrar a atenção para evitar riscos de  acidentes e afogamentos, principalmente com crianças por perto. Elas devem ser sempre avisadas sobre os riscos que correm se forem para a água sem cuidados prévios. É papel dos pais e responsáveis pelos menores conversar e orientar sobre os perigos de uma atividade sem segurança.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador