Datafolha mostra que Aécio tem que sair de cena. E rápido

O que leva um personagem político, que por pouco não é eleito para a Presidência, a  apresentar quedas seguidas de “intenções de voto” em um ano, mesmo contando com tanta  ajuda da imprensa e na confortável  posição de “franco atirador” em plena crise econômica?

O Datafolha de 29 de novembro mostra que a imagem de Lula vem se desgastando com os ataques diários da imprensa contra ele, e com a crise econômica.  Mas que a de Aécio – mesmo poupado pela justiça e pela mídia e sem ter o comando da economia – vem se desgastando na mesma proporção.

Entre ambos, uma  diferença pouco significativa, dada a grande distância daqui até as eleições, de mais ou menos dez pontos percentuais.

Se, por um lado, a grande mídia tentou proteger Aécio Neves de problemas (a questão do manejo dos recursos da saúde em Minas, o caso das aeronaves, as denúncias de Youssef, a aliança com Cunha, as pautas bombas etc), por outro, buscou atribuir a ele um protagonismo virtuoso contra o governo Dilma e o PT.

Era para Aécio, com esse marketing eleitoral espontâneo, estar hoje melhor do que ontem, se levarmos  em conta  que por pouco ele não ganha as eleições. E que logo depois Dilma encontrou seu inferno astral. Mas não. Esse protagonismo midiático acabou expondo o mineiro dentro de um ambiente desgastado e que vem causando aversão da população: a cena  política.

A questão é que, mesmo com  tanta  proteção, o nome dele não se segura, e se  hoje ainda aparece  como viável  num suposto segundo turno das eleições de 2018 é puramente  pelo caráter plebiscitário de  um pleito que hoje se apresentaria como PT versus Anti-PT. Tanto que todos os outros “candidatáveis” chegariam a percentuais parecidos.

Trocando em miúdos, Aécio poderá passar à história como a pedra que virou vidraça.

A única solução para Aécio é sair de cena o mais rápido  possível.  Estar bem na fita contra Lula  – antes da recuperação econômica – é fácil. Tanto que, sem fazer nada, Marina aparece na mesma situação. 

Quanto a Lula, continua sendo visto como o melhor presidente da História, por 39%. Essa é sua base potencial de lançamento hoje. Qualquer melhoria no quadro econômico o leva a mais de 40%. Isso é óbvio. Assim como óbvio é o fato de que a piora no cenário pode manchar de vez a sua “liderança” como o maior entre todos.

Além disso, embora os jornais comemorem a rejeição de Lula em 47%, não precisa ser cartomante para saber que boa parte desta rejeição é puramente econômica. E que podemos fazer também a  leitura pelo copo cheio. Afinal, 53%, apesar de toda a crise, real  e midiática, não rejeitam Lula. Isso é grave para a oposição.

 

Redação

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O eterno candidato Aébrio

    O eterno candidato Aébrio possui tanta consistência quanto um pudim, mesmo com toda blindagem vergonhosa da mídia. Bastaria um único veículo de massas denunciar 10% de suas picaretagens para que esse pulha nunca mais fosse eleito nem pra vereador de Cláudio. O sujeito NUNCA trabalhou, foi eleito mais de uma vez o pior parlamentar e um dos mais faltosos, e desde a última eleição não se tem notícia de qualquer iniciativa sua que tenha sido produtiva. Ainda por cima, é um rato, pois bastou o CÚnha cair em desgraça para o roedor fugir do barco naufragando….

  2. Bom, tecnicamente Aécio já

    Bom, tecnicamente Aécio já saiu de cena. Ele só comparece para trabalhar no Senado quando sabe que algo importante esta acontecendo e que a mídia estara lá.

    E sem poder contar com os contribuintes mineiros para pagar suas farras aéreas, Aécio prefere mesmo permancer na sua base, os botecos do Leblon.

    E para piorar tudo o Aéio hermano venceu as eleições argentinas. Vamos acompanhar de perto o desmonte austral e a reentrada triunfal do FMI em Buenos Ayres. Será pedagógico.

     

    1. Penso igual, Macri é o Collor

      Penso igual, Macri é o Collor argentino, seu exemplo vai sepultar a reação da direita, que já perdeu muito de seu impulso inicial.

      A falta de empenho de Kichner é indicativo, deixa o Macri repetir Fernando de la Rúa. às vezes penso se não teria sido melhor ter permitido a eleição de Aécio, Lula voltaria em 2018 sem nem precisar fazer campanha.

  3. Por que a Dafolha não colocou Serra e Ciro Gomes neste cenário?

    Esta pesquisa tem alguns pontos estranhos.

    O primeiro, José Serra, que sempre apareceu em outras pesquisas, não foi sondado? Sera que sua queda foi maior e não quiseram desgastá-lo publicando sondagens com seu nome? É muito estranho que a folha tenha feito a pesquisa usando o nome só de Alkmin e não tenha testado o de Serra.

    Segundo, porque o Datafolha deixou de lado Ciro Gomes e colocou um improvável candidato competitivo como Eduardo Jorge? Ficou com medo que parte dos votos de Aécio fossem para Ciro e este caisse ainda mais? Ciro já declarou que poderá ser um dos candidatos a um bom tempo, e  é um dos pré candidatos mais conhecidos. 

    Também quanto ao outros resultados, com todo este bombardeiro diário, a corrupção só é vista como principal problema por 34% das pesssoas, e suspeito que parte significativa desta resposta deve ser de pessoas descontentes com a situação econômica que vão no diagnóstico da corrupção como a origem de todos os males.

    Se a econômia coltar a crescer provavelmente esta resposta deixe novamente de ser relevante e dêem relevância aos outros problemas concretos do país.

     

     

     

    1. Evidentemente porque nenhum

      Evidentemente porque nenhum dos dois tem hoje base partidaria para ser indicado candidato. Antes de um candidato poder ser votado ele precisa ser o escolhido de seu partido, no caso de Serra e Ciro não se vê essa seleção em marcha.

      1. Em primeiro lugar quero

        Em primeiro lugar quero externar minha admiração pelos comentários do André de Araujo, mas neste em particular tenho que discordar em parte. Também tenho que fazer justiça ao Datafolha, o cenário que este instituto vem testando a algum tempo só contempla estas  candidaturas, fiz confusão com a pesquisa IBOPE, esta sim vem testando a candidatura do candidato José Serra e Ciro Gomes.

        Quanto a minha discordância, dada a situação atual é difícil fazer projeções tão distantes de quais serão estas bases partidárias em 2018, tanto que o Ibope vem justamente testando outros cenários com Ciro e Serra.

        Penso que estamos caminhando para uma eleição similar a 1989, com pulverização de candidaturas sem bases partidárias fortes, ou mesmo aparecimento de candidaturas personalistas que levem a surgimento de mais partidos ou apropriação de pequenas legendas. Então traçar um quadro de candidaturas viáveis para 2018 com base neste critério me parece um pouco arriscado.

        Também concordando contigo em outros posts, está em jogo uma disputa entre poderes com enfraquecimento de partidos e poderes legislativos e executivo com o crescimento de um ativismo judicial que tampouco sabemos que rumo dará a esta sucessão, o que tira ainda mais a importância destas pesquisas como projeção de disputas eleitorais futuras com base no sistema partidário atual.

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

      2. Epa, André, aí não. Serra é

        Epa, André, aí não. Serra é eterno candidato e a Folha está apenas protegendo seu predileto, que é Serra. Eles querem mais é que Aécio e Alkmin so comam até lá na guerrilha de posições. 

      3. Respondendo ao Andre Araujo

        Em primeiro lugar quero parabenizar o Andre Araujo por seus comentarios, e revendo as pesquisas, reconhecer que confundi as do Datafolha com o Ibope, pois naquele instituto sim, eles estão fazendo prospecções destes cenários com Ciro e José Serra, razão do meu estranhamento. De fato o Datafolha já vem ha algum tempo trabalhando com apenas estes pré-candidatos.

        Dito isto, permita divergir da sua visão sobre sua avaliação das candidaturas pesquisadas, pois projetar o quadro atual de lideranças partidárias neste momento de turbulência, e concordando com sua análise do golpe jurídico-policial em curso, creio que a estratégia mais plausível é tentar capturar a votação das lideranças que vão se apresentando, independente da estrutura partidária atual.

        Até 2018, seguindo o desenrolar dos acontecimentos atuais, muitas das estruturas partidárias sofrerão abalos, e creio que assistiremos um rearanjar destas forças, como foi em 1989, com muitos candidaturas personalistas, se não ocorrer algo pior.

        É importante lembrar que no nosso sistema eleitoral o lançamento de uma candidatura eleitoral majoritária é importante para os deputados de alguns partidos, pois ela acaba trazendo um aumento nos votos da legenda (não diretamente proporcional, mas tem um impacto significativo em alguns casos), o que leva a um aumento do número de cadeiras distribuidas aos seus deputados. Razão pela qual eles incentivam lançamento de candidaturas nem sempre competitivas, mas com intuito de expor e aumentar a votação na legenda.

        Outro ponto é que as pesquisas neste momento não estão buscando verificar o resultado final da eleição, ainda mais em momento tão conturbado como o que vivemos, mas tentam mensurar mais a rejeição ou comportamento de migrações de votos de candidatos, porque prever uma semana já está praticamente impossível, quanto mais três anos.

        Neste sentido concordo com a posição do IBOPE, de tentar mensurar todos os candidatos plausíveis, e não só os que hoje contam com estruturas partidárias estruturadas para viabilizar suas candidaturas. 

         

    2. Só não vê quem não quer

          A única coisa que o Aécio & compania estão conseguindo é pavimentar o caminho de um candidato 3a via para a presidência. Chama-se estratégia Kamikase mas, por fim, os  que hoje apoiam (ou usam) o PSDB não mantém com eles um contrato de fidelidade, a parceria dura enquanto houver utilidade…..    A tendência que já vinha de outras eleições com a candidatura de Marina e depois com Campos de fuga para um candidato novo vai nas alturas agora com um Ciro, por exemplo.  Mesmo a pesquisa omitindo o Ciro, provavelmente porque não querem dar esse “empurrãozinho”…. Eles vão querer botar outro mais controlável.

           É mais provável que apareça uma cara nova, um novo Collor, desta vez mais comprometido com a quadrilha da mídia (eles não vão errar duas vezes da mesma maneira!). Marina se mostrou muito inconsistente, queimou o filme muito rápido e dá sinais de que será muito difícil de lidar se estiver no poder.  Aí a mídia desembarca de vez do Aécio (tem o Alkmim, mas este tem que rezar muito pra São Pedro ainda) e teremos um futuro presidente enfiando outro arrocho goela abaixo por mais 4 anos, beneficiando os banqueiros de sempre, os grupos internacionais,  mas pondo a culpa na herança do PT, é claro.

      Perdão pelo pessimismo, mas tá muito difícil vislumbrar o fim do túnel

       

    3. “O primeiro, José Serra, que

      “O primeiro, José Serra, que sempre apareceu em outras pesquisas, não foi sondado? Sera que sua queda foi maior e não quiseram desgastá-lo publicando sondagens com seu nome? É muito estranho que a folha tenha feito a pesquisa usando o nome só de Alkmin e não tenha testado o de Serra”:

      PARECE, DEIXE ME GRITAR, PARECE QUE A LAVABUNDA ESTA ESCONDENDO JOSE SERRA.  Tem tanta coisa indicando isso que da ate pena do amadorismo epico envolvido…

  4. Tem um texto bem rasinho do

    Tem um texto bem rasinho do Frei Betto de ontem falando sobre esquerdistas e direitistas.

    Quando leio textos assim, este assinado por Weden, o que me vem a mente é o “esquerditismo”.

    Aproveitando o texto superficial:

    Há uma fissura com a figura do Herói ocidental, Nosso Guia, Messias.

    Só pode ser este o motivo de tanta cegueira.

    O Lula perto do JK é uma anão de jardim sob qualquer aspecto que queiram duelar ambos.

    A começar, por exemplo, com o fato de se ter naquela época 35% da população vivendo em meio urbano. 

    O que isso tem a ver? Tudo. Naquela época era um esboço. Hoje ao menos se tem uma base.

    Aliás, quando Nosso Guia diz “nunca antes na história” está a cometer um crime.

    A verdade: o Lula tinha quase tudo para fazer mudanças substanciais que a história – inclusive a instuticional o permitiam.

    Fez nada. Ou melhor, fez muito pouco na base do populismo e afagos. O mestre dos afagos.

    Caiam na real.

    1. Gigantes e anões

      No que exatamente o JK seria superior ao Lula? Na enorme dívida que deixou por ter construído aquela catedral no deserto que é Brasília?

      Não vamos esquecer que em 1960 a população brasileira era de pouco acima de 70 milhões. O PIB per capita era de 208 USD, enquanto em 2010 era de 10978 USD.

      Ah, o PIB do Brasil em 2010 era de 2,143 trilhões de USD; 553,6 bilhões em 2001, com PIB per capita de 3128 USD. 15,17 bi de USD era o PIB do Brasil em 1960.

      Não me parece muito anão, o Lula.

    2. Você está expondo um desejo

      Você está expondo um desejo em forma de comentário.

      Você acredita que 54% da opinião pública brasileira, e de vários líderes internacionais, são um bando de otários manipulados por um sapo barbudo.

      Eu poderia lhe dá números sobre o que fez esse petralha, mas confesso, estou com uma preguiça danada.

      1. Para formar opinião você
        Para formar opinião você precisa saber a da maioria, então?

        Quando sai na rua olha para o aplicativo para saber as últimas do tempo?

        Rssss

        Péssimo sinal.

        Fama de presidentes e bosta são a mesma coisa pra mim.

        Não valem nada.

        Em tempo: Obama vc certamente considera um desses líderes nacionais?

        Ou a Merkel?

        Aconselharia tomar cuidado com o que dizem líderes contestados em seus próprios países.

  5. frase de parchoque de

    frase de parchoque de caminhão. circula no fecebook:

    “o pai dos pobres está de volta

     LULA 2018

     O orgulho de ser nordestino”.

  6. Datafolha revela a força política de Lula

    Os apressados blogueiros da grande mídia comemoram a pesquisa Datafolha deste domingo que aponta para uma rejeição de 47% a Lula.

    Mas uma análise mais cuidadosa mostra exatamente o contrário e ajuda a explicar o porquê das mudanças no cenário político.

    Os dados da pesquisa Datafolha foram colhidos exatamente no dia da prisão do Senador Delcidio do Amaral (PT-MS), líder do governo preso com provas chocantes. Ora, desta forma é de se supor que tenha havido um pico de rejeição a Lula, ao governo e ao PT naquele dia.

    A despeito do estardalhaço midiático, Lula encontra-se relativamente próximo do limite de viabilidade eleitoral de 40%. De modo geral, candidaturas com mais de 40% de rejeição são inviáveis e abaixo deste patamar são viáveis.

    A pesquisa Datafolha também aponta que num eventual segundo turno entre Aécio e Lula, o tucano venceria por 51% a 32%. Assim, para vencer o segundo turno, Lula teria que reverter 10% dos votos de Aécio.

    Quem conhece a capacidade de comunicação de Lula, sabe que essas diferenças podem ser revertidas em poucas semanas de horário eleitoral gratuito.

    Além disso, não tem sido dada a devida atenção ao fato do senador Aécio Neves ter perdido 4 p.p. dos votos desde junho, o que nas próximas pesquisas poderá se configurar numa tendência de queda. As pesquisas revelam os sentimentos da população e para cada cidadão que explicita esse sentimento, há outros tantos com o mesmo sentimento, mas que ainda não o verbalizam nas pesquisas. Desta forma, é preciso observar se as próximas pesquisas apontarão esta desidratação do potencial de voto de Aécio.

    Em Brasília, ainda na semana passada pesquisas dos partidos políticos apontavam para o empate técnico entre Lula e Aécio, com redução da rejeição ao Governo de Dilma abaixo de 60% e aumento do ótimo/bom para 15%. Para corroborar os dados das pesquisas, houve algumas movimentações políticas importantes:

    1)    PSDB abandona a hipótese do impeachment e deixa Aécio na chuva;

    2)    Base governista, especialmente o PMDB do senado, começam a se reaproximar do governo e mantém vetos relevantes na pauta bomba e

    3)    Consolidação de uma posição anti-Cunha, que constituía na grande alternativa de financiamento político.

    De qualquer forma, ainda faltam 3 anos para a próximas eleições. Qualquer análise definitiva é precipitada, especialmente para aqueles que sonham em ser os coveiros políticos de Lula.

  7. Simples, isso tem nome: Internet!

    A internet está a cada dia mais presente em nossas vidas. Acho que, se não fosse ela, Aécio teria ganho a eleição.

    Como a mídia não ostra os seus podres e os de seu partido, o pessoal compartilha através da rede. 

    Se não fosse por ela, não saberíamos das viagens de aviaão, da lista de furnas e por ai vai.

    Nas últimas eleições, pode-se veirficar que a população tenta encontrar uma terceira opção, o PT está com uma rejeição enorme, mas o PSDB também. Lembro-me do presidente do ibope dizendo que Aécio só teve alquele número na votação por causa do pessoal que não queria o PT e não necessariamente o seu partido.

    Essa proporção deve se alterar com a lei de direito de resposta aprovada recentemente.

  8. Aecio é presidente do PSDB,

    Aecio é presidente do PSDB, principal partido de oposição e controla inteiramente os diretorias estaduais, inclusive o de São Paulo, portanto é um delirio achar que ele sairá de cena, tudo indica que será o candidato do partido para a Presidencia em 2018, o que faz do artigo um mero desejo do autor deslocado da realidade real, o que nos faz indagar qual a finalidade de descrever um mero desejo pessoal como se um  artigo fosse.

    No mais considero Aecio um mau candidato mas isso não vem ao caso.

    1. Os diretórios estaduais já

      Os diretórios estaduais já estão se rebelando, Aécio possui apenas um estilo, o coronel, tudo que toca ele buca administrar como se fosse seu feudo, da maneira como sempre fez em MG. Você acha que os paulistas vão engolir ordens de um coronel mineiro?

      E há o fato Alckmin, em 2018, o Planalto é sua única opção, mesmo se for para perder, ele precisa ser candidato, até para ajudar seu eventual sucessor ao governo de SP.

      Alckmin controla o diretório de SP, o mais importante, mas, muito além da máquina partidária, ele controla, de fato, a política em SP. As recentes declarações de Márcio França, de que seu partido possui uma aliança com Alckmin, não com o PSDB, é bastante ilustrativo de como Alckmin não precisa do partido. É o PSDB que precisa dele.

      Além disso, Alckmin é 500 vezes o político que Aécio é, mero filhinho de papai que herdou sua posição política de sua família, e nem conduz nada, o que fica sob responsabilidade de sua irmã, o verdadiero homem na família.

      Aécio sabe que, em 2018, ele não será candidato, por isso se tornou o sr. impeachment. Só continua em evidência porque serve os propósitos de grupos com interesse na desestabilização do país. Aécio não lidera ninguém, não possui luz própria, será imediatamente descartado quando a hora chegar.

    2. AA

      Perfeito seu comentário. Eu iria escrever semelhante, mas você falou tudo.  Eu considero Aécio um mau candidato, mas esse post subestima a inteligência do leitor.

    3. Como presidente do PSDB ele está sendo um desastre.

      No Rio Grande do Sul o PSDB nunca decolou apesar de ter eleito a Yeda Crussis como governadora do estado. Mesmo no RS a bancada estadual, federal e municipal serem pífias (cinco deputados estaduais, somente um federal e um vereador em POA que segundo as fofocas está de malas prontas) Aécio conseguiu o impossível, dividir o que é quase indivisível. Para satisfazer Nenson Marchezan Junior que queria ser candidato a prefeito de Porto Alegre e o Grupo de Yeda mais forte no partido queria a ex-governadora, Aécio interviu no diretório estadual no estado e o grupo de Yeda formou o PSDB Democrático (tendência num partido que no RS é nanico).

      O Aécio tomou a decisão só consultando o Junior, e não se dignou a vir ao estado para falar com os deputados estaduais e demais caciques locais, ou seja, ele é uma figura desagregadora, boa para criticar mas péssimo para dialogar.

  9. Prego que muito aparece…

    Faz sentido para mim.

    Quem acompanha os comentários nas matérias políticas dos sites da “grande” imprensa já percebeu que, ultimamente, a raiva antes dedicada a Dilma, PT, Lula…agora se espraia para outros partidos e nomes como o de Aécio. Apostei com dois amigos que ele chegará tão desgastado a 2018 que nem será mais o candidato do PSDB à presidência. A ver.

  10. O candidato da mídia é fraco,

    O candidato da mídia é fraco, muito fraco. Mas mesmo com essa titica, é bem provável que vençam a eleição em 2018. 

    1. Possivel

      Provável não acho. Talvez seja possível mas ainda penso que Lula é imbatível. Prova disso é que, apesar da  campanha desonesta e diuturna contra ele, pela mídia venal, sua situação ainda é, a meu ver, muito boa. Se não conseguirem matá-lo ou prendê-lo sem provas (Supremo vem de declarar, na prática, que a Constituição não vale nada) e ele se candidatar, não tem para ninguém na campanha. Nos debates, então, nem vai haver graça.

  11. para político em tempo integral…

    não há grandes distâncias

    Lula, como hoje, estará imbatível em 2018

    a nível nacional não há lugar para político que gosta de trabalho à distância

    ou, assim como Folha não é jornal, nem O Globo, golpismo não é política

    1. Lula imbativel em 2018?  Mas

      Lula imbativel em 2018?  Mas voces não percebem o momento, a realidade? Se ganhar não vai governar cinco minutos, o Pais está hoje interamente nas mãos do Judiciario e da Procuradoria Geral,  a Presidencia pode fechar e transformar em museu, graças ao mesmo Lula e suas inatituições “republicanas” que jamais na Historia do Brasil tiveram esse poder, o Marechal Floriano está se revirando no tumulo.

  12.  O rapazinho trabalha apenas

     O rapazinho trabalha apenas para o golpe e para afundar o País. Está a caminho do Bi (segunda nota zero seguida no senado). Se confirmada a nota seria interessante um processo para que o mesmo devolva os salários aos cofres públicos.

  13. já repararam uma coisa…

    como o PSDB está sendo transformado em um grande estacionamento para políticos de pequenos trajetos?

    tecnologia mobile de mídia é que faz isso

    quantos já temos estacionados? 4 com Aécio?

  14. Hoje compreendo o dilema da

    Hoje compreendo o dilema da elite, PIG e judiciário.

    Eles sabem que tem que “segurar” o Aécio de qualquer jeito. Até quando não se sabe.

    Fico imaginando o dilema do Janot, “denuncio ou não o Aécio”.

    Pois, todos sabem, que o dia que o Aécio for denunciado, e motivos há, vários, o PSDB acaba.

    E acredito que outro partido não consiga polarizar com o PT com a mesma força do PSDB, até as eleições.

    A Marina, que todos acreditam que seja uma terceira via, só se viabiliza até o primeiro pito do Malafaia.

    E mais, tem que melhorar muito o seu discurso vazio

    Sem o PSDB, o PT leva mais uma. Por isso que irão segurar o Aécio o máximo que puderem.

    1. Recall

      Insistem com Aécio exclusivamente pelo seu recall das eleições de 2014.

      Não há dúvida que os paulistas, que realmente mandam no partido, entendem que a vez dele passou.

      Todo mundo sabe que posicionar Aécio como principal presidenciável tucano agora é eficiente para proporcionar manchetes após as pesquisas.

      Se já colocam o Alckmin de cara, teriam que amargar manchetes menos, digamos, fulgurosas.

      O lado bom disso é que Aécio não precisa se sentir envergonhado pelo resultado, dadas as circunstâncias, pífio que apresenta.

    2. Se o PT permanecer na
      Se o PT permanecer na presidência com o Lula no comando, o que estão dispostos a fazer para mudar a realidade do país de modo substancial?

      Dito de outra forma: quais as mudanças ESTRUTURAIS que terão coragem desta vez?

      Ou vão continuar afinando em relação à mídia, judiciario etc?

      1. “Dito de outra forma: quais

        “Dito de outra forma: quais as mudanças ESTRUTURAIS que terão coragem desta vez?”

        Meu querido, vc sabe que estas mudanças não depende do chefe do executivo.

        Tem que haver  vontade e disposição dos 81 senadores e dos 513 deputados.

        Aproveitando a oportunidade, pede ao seu querido Aécio e asseclas, para pararem de torcer contra o país, apoiar pautas bombas, e deixar a presidenta governar.

         

        1. Amigo, Nosso sistema é
          Amigo,

          Nosso sistema é amplamente concentrado na figura presidencial.

          Seu peso e relevância está muito acima em comparação ao da MAIORIA dos chefes executivos de países democráticos.

          Há farta literatura a respeito deste assunto, inclusive.

          No auge de popularidade que alcançaram Lula e Dilma foram consideradas pessoas dentre as mais poderosas do planeta.

          Se você é o presidente da Petrobrás tem poder? Eles que nomeiam você presidente desta e de mais algumas dezenas de empresas, controlam bancadas com milhões de votos, oferecem leis, mudam e alteram as regras do jogo, interferem diretamente na vida de centenas de milhões de pessoas.

          Lamento que você não saiba da gravidade do assunto tratado.

          Creio ser este o motivo que o faz ser tão leviano.

          Ps: Lembra do que disse sobre regras do jogo?

          Se não está satisfeito com a qualidade do Congresso, mude as regras.

          Dificil? Nao, dificilimo.

          Mas uma coisa é ser o Presidente com esta responsabilidade, outra é ser militante sem noção do poder.

          1. Nada no seu comentário mostra

            Nada no seu comentário mostra que a presidencia traz o poder de fazer reformas estrututurais sem o congresso.

             

            De mais a mais, QUAIS reformas deveria mser feitas? Aposto que as que vocÊ imagian são bem diferentes daquelas  que outros leitores aqui gostariam.

             

            discursar sopbre a necesidade de reformas e a gravidade do problema é fácil.

  15. Isso é pesquisa de clima

    Isso é pesquisa de clima eleitoral; foi para saber se ainda precisam continuar batendo em Lula. Infelizmente, para Lula, as porradas seguirão firmes e fortes.

  16. Lula, a direita e sua mídia e o messianismo da esquerda.

    Lula, a direita e sua mídia e o messianismo da esquerda.

    O quadro eleitoral de hoje não vai ser o quadro eleitoral de 2018.

    Faltam três anos até a próxima Eleição para Presidente (a) da República, não nos esqueçamos deste dado concreto.

    Toda a especulação do momento serve para satisfazer o ego desse conjunto de empresas jornalísticas e seus leitores, que antecipam a campanha eleitoral como uma forma de dizer que agora vai que o PT acabou no Brasil que a Venezuela está no caos absoluto e a Argentina já está dando a resposta ao caos: tirando os “bolivarianos” do Poder, lá, representado pelo casal Kirchner.  

    Nós não sabemos se medidas radicais na Argentina da Direita não podem representar uma revolta social na população, que lá, é politicamente instruída e sabedora do que quer.

    Até 2018 teremos três invernos e três primaveras, tudo pode florescer.

    No Brasil das intermináveis pesquisas Datafolha só se quer saber de fazer pesquisa para ela render manchete de jornal, revista, portal, TV e rádio contra Lula, PT, Dilma, Governo Federal e tentar mostrar que a população os reprova.

    É instrumento para formação de uma corrente crescente na opinião pública anti-PT.

    A discussão atual e relevante é que não podemos viver desta eterna batalha da Imprensa oligopólica de querer negativar tudo o que ocorre no Brasil porque o nosso País é governado pelo PT e o partido tem inclinação para a Centro-Esquerda no espectro político.

    Precisamos dar um basta nessa disputa de uma bipolaridade (PT e anti-PT) cansativa de anos seguidos.

    Quanto a LULA eu penso que devíamos pensar para além de sua candidatura.

    Este ideal messiânico, como se LULA fosse um Dom Sebastião, aquele que voltaria para nos pôr no prumo, para que reconquistemos nossa autoestima e para a volta crescimento econômico, acaba nos dando a comodidade da espera, da clássica utopia e não é o mais importante gesto da centro-esquerda e da esquerda, hoje.

    Até 2018 temos três anos pela frente e muito a ser resolvido de prático.

    E quatro pontos saltam aos olhos:

    a) Como sair da estagnação econômica;

    b) Como sair deste Estado policial inaugurado pela república morista;

    c) Como criar meios de democratizar as comunicações no Brasil;

    d) Como voltarmos a ter uma sociedade mais tolerante e que aceite as diferenças de opinião de uma forma democrática e não violenta, intransigente, como está hoje.

    A gente não merece vivenciar o tempo presente na ideação de que LULA virá para reerguer o País em 2018, vencendo a velha mídia novamente, se reestabelecendo a “verdade” dos fatos.

    E em decorrência de sua vitória reestabeleceria o crescimento econômico, a nossa altivez, o nosso nacionalismo e soberania e a busca de uma postura no campo da Política Internacional independente.

    Precisamos é do aqui agora.

    Como tornar o Governo da Presidenta Dilma capaz de ir, novamente, ao encontro dos anseios da nossa sociedade e do desenvolvimento econômico e social, soberano, é claro do Brasil.

    Como diminuir sobremaneira a influência dos meios de comunicação hegemônicos, reacionários, quase desprovidos de comprometimento com o social, o País e antinacionalistas, nas ações de governantes, políticos, magistrados, empresários e de boa parte população brasileira.

    A grande maioria do povo brasileiro sabe o que quer para o Brasil, porém, com a concentração excessiva da informação em poucos meios de comunicação, podemos acabar enveredando o País pelo caminho oposto dos anseios dessa grande maioria.

    Somos asfixiados 30 horas por dia pela velha mídia. Não há respiro.

    E não dá mais para continuar assim.

    Quem vai aguentar 3 anos mais de uma temática única: a dos ataques diários a LULA e a tudo o que de alguma forma nos remeta a lembra-lo?

    No sonho de finalmente, velha mídia e seus aliados no Judiciário e na Política, tirarem o PT do Poder, e tudo feito sem nenhuma consideração para com a sociedade brasileira, sua economia e seu desenvolvimento social. 

    1. Finalmente um comentário
      Finalmente um comentário razoável.

      Bater na tecla PIG, PSDB o tempo todo é o maior equívoco cometido pela “militancia” que se apoderou e é voz de todo movimento de esquerda que é 100 vezes que o Lula e o PT tem a oferecer.

      Ontem esse pacotaço medíocre e ilusorio recebeu o nome de lulismo num oba oba basbaque ridículo que podia acontecer.

    2. Perfeito Alexandre.
      Perfeito Alexandre.
      Também acho que devemos ter cuidado com as expectativas e todas as esperanças colocadas em Lula. Três anos passam rápido, é fato, mas é muito tempo. Mudanças inexoráveis podem reverter quadros cristalizados no nosso imaginário e promover apatia diante de eventuais dificuldades ou impossibilidades frente às nossas esperanças.
      Muito bom teu comentário. Consolida algumas das opiniões postas aqui e as estrutura.

      1. Valeu Anna!

        Nós não podemos ver as esquerdas idealizarem o futuro e nem a direita querer antecipá-lo.

        Vivamos o presente. 

        Construiremos o novo a cada dia, estudando os erros do passado, consertando caminhos no presente, jamais pulando etapas, certo?

        O futuro se constrói no presente.

        Um abraço,

        Alexandre!

        1. Hoje tô cheio das esperanças

          Estão certos Anninha e Alexandre,

          Enquanto isso a direita (donos de todos os esquemas e estruturas) vai continuar tentando nos vender um futuro colocando uma pedra sobre o seu (dela) passado.

          A depuração e filtros vão retirando alguns dos apodrecidos e putrefatos para os lados da estrada e torçamos para aqueles que hora abrem e limpam os caminhos tenham a chance de aparecer nos conduzam e sejam conduzidos para mais uma etapa.

    3. Lula, a direita e …

      AT, Eu só acrescetaria mais dois pontinhos ao final de seu texto, pois, acho que além de tudo que foi exposto de forma clara e objetiva, voce teria ainda mais um pouco para nos oferecer. Vamos lá, nos ajude por que tem muita coisa ruim sendo colocada nos “comments”.

  17. disputa tão fácil de ser equilibrada…

    e ninguém se toca

    e por não se tocarem é que viram instrumentos repetidores e, pior, entre os quais não há diálogo nem amigos

    tolice, perda de tempo, tentar se criar em cima de quem venceu

    não sei ao certo, mas, mesmo assim, acredito que nunca aconteceu de alguém tentar se criar em cima dos defeitos de quem perdeu

    acho que chegou a hora, 2018, de alguém tentar o que a mídia sempre fez questão de impedir

    que não queira vencer o PT, mas sim a mídia como partido de oposição, pois sem aumento de consciência, o que nunca  acontece entre instrumentos, não pode haver evolução política

    1. voltei encasquetado nessa ideia…

      que até a próxima disputa, a mídia finge ser contra o governante da vez, impedindo qualquer tipo de evolução

      é assim que ganham com qualquer situação, pois sabem, porque provocam e impedem que qualquer político se coloque à sua altura, dela, mída, como melhor partido de oposição

      cambada de imbecis os da oposição de verdade, manobrados em pequenos trajetos apenas

      1. reparem como justifico a facilidade…

        não é melhorar, pois repetidores nunca melhoram, é aumentar

        repetidores não adquirem reputação política, só os mesmos defeitos dos que já perderam 4 vezes

         

  18. E só prender com uma desculpa

    E só prender com uma desculpa qualquer e assuma seu lado anti dermocrático e ditatorial de vez.

    O pecado de Aécio foi  colocar em risco o projeto de poder petista, se fosse outra pessoa tembém seria o alvo.

    Observe que durante a campanha o alvo inicial era Marina passoi a ser Aécio na medida do avanço de sua campanha..

    Nada presta neste país,  justiça, oposição, midia, só o PT.

     

     

    1. Burrinhos vcs né paulistada?

      Falta água, fecham escolas, metem a porrada em quem é contra o partido psdb sujo, firmam pactos em presídios, enfim o gov psdb mente p/c*, e paulista vai para a tal av do mesmo nome, atrás de incentivador de estrupro e de cantor falido, mostrar o bumbum das primas dizendo que governo bom é o deles, rs.

      Burrinhos mesmo…

    2. Essas viuvas do risadinha nao tem jeito.

      Caraca. Este nao sera o pseudômino do Constantino?  não será o proprio? Ou apenas mais uma Madalena chorosa?

      De qq forma chora as pitangas pelo risadinha. Se aquiete. Sua hora nao chegará pq o risadinha so vai ganhar o que Luzia deixou atras da horta. A proxima disputa sera com Alkimin ou Sierra. KKKKKKKKKKKKKK

  19. Pau que dá em Chico…
    Pau que dá em Chico …

    Me lembrou o Cunha. Enquanto não era ele sob ataque, as maiores arbitrariedades foram cometidas – desde 2013 – sem que o Sr. Cunha houvesse se manifestado. Foi aparecer a primeira acusação contra ele, logo alegou perseguição, posturas arbitrárias e anti-democráticas, e tratou de inibir, obstruir e negociar pesado pelo silêncio alheio.

    Aécio segue assim também. Imputou responsabilidades à Presidenta, ao PT e a quem mais estivesse em seu caminho. Na campanha, inclusive, não vamos esquecer, deu uma bela rasteira em Marina, na certeza de ter ganho a eleição, descartando e menosprezando, quando deixou de interessar, o apoio da candidata.

    Tudo muito bacana. Mas o vento que venta cá, venta lá.

  20. Na guerra também tem que

    Na guerra também tem que saber a hora de recuar, eu acho que o PT deveria recuar um pouco para sair um pouco da pontaria da mídia e dos moros da vida. Eu acho que seria a hora do PT apoiar outro partido e outro candidato a presidência que se comprometa com um lei de médios e com as conquistas da sociedade adquiridas no atual governo. Só quem tem uma boquinha no governo não aceita isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador