Comissão Europeia: se quiser privacidade, saia do Facebook

Jornal GGN – A Comissão Europeria disse que se quiserem assegurar a privacidade dos seus dados, é melhor que os cidadãos da região encerrem suas contas no Facebook. De acordo com o advogado do bloco, a legislação da Europa não tem como garantir a proteção dos dados de pessoas vinculadas a um serviço norte-americano.

Enviado por Edson Marcon

Legislação européia não pode fazer nada a respeito de dados armazenados nos EUA. 

Comissão Europeia aconselha cidadãos a deixarem o Facebook

Do Olhar Digital

A Comissão Europeia aconselhou os cidadãos da região a encerrarem suas contas no Facebook, caso queiram assegurar a privacidade de seus dados. De acordo com o advogado do bloco Bernhard Schima, a legislação local não tem como garantir a proteção dos dados de quem está vinculado a um serviço norte-americano.

Schima fez os comentários em resposta a questionamentos levantados pelo ativista Maximilian Schrems, segundo o The Guardian. Schrems queria saber se é seguro transferir informações aos Estados Unidos após a revelação, feita por Edward Snowden, de que o país usa suas empresas de tecnologia para espionar as comunicações de pessoas no mundo todo.

“Você talvez devesse considerar encerrar sua conta no Facebook, se tiver uma”, comentou Schima no Tribunal de Justiça Europeu, em Luxemburgo.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dã, descobriram a

    Dã, descobriram a pólvora…

    Só consigo imaginar um motivo para ter conta em rede social: falar com a mulherada, razão pela qual eu mantinha conta no Orkut nos longínquos anos 2000, quando era solteiro.

    Fora isso, acho uma bobagem sem tamanho, só dá dor de cabeça e ainda ajuda os gringos a completarem seu perfil na base de dados deles…

  2. Saí do facebook em 2014

    Meses antes da eleição eu encerrei a conta no facebook e no twitter. Prevendo os dias de cão que viriam, fiz isso pra preservar amizades.

    Na época senti falta da atividade virtual, no início. Mas hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz. Meu filho de 22 anos recentemente fez o mesmo, tanto para se poupar de aporrinhações de coxinhas como para ter mais tempo para estudar pra um concurso público.

    1. “Meses antes da eleição eu

      “Meses antes da eleição eu encerrei a conta no facebook e no twitter. Prevendo os dias de cão que viriam, fiz isso pra preservar amizades.”

      BINGO!

  3. facebook e noticias

    Esta semana estava assistindo  o “Reporter Brasil” na TV Brasil, e uma pessoa (não consegui ver o nome, estava de costas) disse que um erro das pessoas era usar o facebook como fonte de notícias.

    Porque?

    Porque no facebook vc troca mensagens com amigos.

    Seus amigos tendem a ter as mesmas idéias que vc.

    Isso é péssimo quando se pensa na diversidade de pontos de vista, necessário para se formar uma opinião sobre algum assunto.

    Entre uma mídia partidária e uma população se se informa pelo facebook, estamos mal.

  4. vale o risco

    O facebook bem configurado pode ser uma fonte de informação e entretenimento poderoso. Entre “curtidas” bem feitas e amigos criteriosamente escolhidos é possivel colocar o sistema trabalhando para você. Entre receber informações enviesadas da mídia venal , prefiro virar cobaia da NSA. O facebook também é a forma mais eficaz de espalhar memes, para um ateu é o mais próximo possível da eternidade.   

    1. Um ateu, na sua ignorância,

      Um ateu, na sua ignorância, pensa que é livre para fazer o que quiser que não lhe acontece nada.

      Divirta-se!  Sua eternidade será bem mais curta do que você pode imaginar.

  5. É como na época da ditadura.

    É como na época da ditadura. Além de tudo eles repassam dados para os seus cupinchas corruptos de países vassalos como o Brasil (países vendidos para os eua por bandidos daqui).

    NADA DE NOVO (se não tomarmos as devidas atitudes)…

    Por mim o presente blog, pode retirar o  oo  e o, da lateral esquerda. E até email

    Porque, quem frequenta esses fóruns geralmente já se vendeu à esses corruptos ou então faz parte dos bobos úteis.

    Poucos são os que usam esses espaços sem se corromper por eles e sem entrar bobamente no jogo sujo dos mesmos.

     

     

     

  6. Absurdo

    Por que encerrar a conta no face?

    Não precisamos de radicalização nem de fundamentalismo. É só não usar o facebook para assuntos relevantes. Conversar com a namorada via face, não é algo que possa interessar aos EUA. Não dariam atenção e nem perderiam tempo rastreando este tipo de comunicação.

    O problema é tratar de economia e de politica no Face, principalmente por autoridades. Aliás comunicações deste tipo de relevância só deveriam ser usadas sob criptografia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador