Ele chegou, o terrorismo no Brasil!

Enviado por Athos

Prefeito do PP bombardeia assentamento do MST com coquetéis molotov! Um dos dois aviões caíu!
PS. Aproveite porque não vai sair no JN!

Do G1

Aeronave cai em ocupação do MST em Tumiritinga e deixa dois mortos

Duas pessoas morreram, entre elas o prefeito de Central de Minas, após uma aeronave cair em uma fazenda em Tumiritinga, no Leste de Minas, na tarde desta terça-feira (14). A cidade tem 6.380 habitantes, e fica a cerca de 350 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu em uma ocupação do Movimento Sem-Terra, na fazenda do prefeito de Central de Minas, Genil da Mata Cruz.

De acordo com o vice-prefeito Eneas Gonçalvez, Genil teria embarcado nesta tarde em direção à fazenda. Ele estaria pilotando o avião, acompanhado de outra pessoa. A funerária de Central de Minas confirmou a morte do prefeito, mas a outra pessoa ainda não foi identificada pela Instituto Médico Legal de Governador Valadares.

Segundo o tenente coronel da Polícia Militar, Célio Menezes, os moradores do assentamento afirmaram que a aeronave estava jogando coquetel molotov nas barracas do local, mas, segundo o tenente, isso ainda vai ser verificado.

 Diego Souza/G1)O prefixo da aeronave foi tapado com fita isolante
(Foto: Diego Souza/G1)

A trabalhadora rural, integrante do MST e moradora do assentamento, Neurilane de Souza, garante que o local foi bombardeado por dois aviões por cerca de uma hora. “Estávamos no assentamento quando de repente dois aviões começaram a sobrevoar aqui soltando bomba em cima das barracas, e foi uma tensão danada durante quase uma hora. Quando um dos aviões caiu, o outro foi embora”, contou Neurilane.

O advogado da família do prefeito, Siranides Eliotério Gomes, disse que não tinha nenhuma informação dos ataques feitos contra os sem-terra. “Não tenho essa informação e repudio veementemente. O que pedi foi que ele apenas fotografasse a área invadida”.

Siranides Gomes afirmou que estava preparando a ação de reintegração de posse nesta terça, por isso teria pedido o sobrevoo. “Falei com ele por volta de 13h30 e pedi ao prefeito que fizesse uma tomada aérea, fotografasse a área invadida para que eu pudesse anexar a petição inicial. Depois disso não tive mais contato com ele, até saber do acidente”, revelou.

 Diego Souza/G1)Uma das asas do avião foi parar a cerca de 200
metros do local da queda da aeronave
(Foto: Diego Souza/G1)

O tenente Célio Menezes acredita que é possível que os acontecimentos tenham ligação, mas que ainda precisa ser melhor investigado.

“Agora inicia os trabalhos da aeronáutica, que vão identificar as causas da queda e também o trabalho da polícia judiciária, que vai investigar um eventual crime que possa ter ocorrido aqui no local. E ainda Estamos em diligência para localizar o local de pouso da outra aeronave”, disse.

Os moradores invadiram a fazenda Casa Branca desde o dia 05 de julho. Cerca de 150 famílias ocupam o local. As primeiras informações dos bombeiros de Governador Valadares afirmavam que a aeronave se tratava de um ultraleve, em seguida disseram se tratar de um avião, mas não souberam precisar se é um monomotor ou um bimotor.

O acidente aconteceu por volta das 17 horas, segundo o tenente Célio Menezes. “Fomos acionados por volta das 17h30 informando sobre a queda de um aeronave. Chegamos aqui e confirmamos o fato com a aeronave totalmente destruída com dois corpos carbonizados”, disse.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PUBLICADO EM 14/07/15 –
    PUBLICADO EM 14/07/15 – 18p5 CAMILA KIFERMARCUS CELESTINO / FELIPE CASTANHEIRAS

    Um avião monomotor caiu no fim da tarde desta terça-feira (14) em uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tumiritinga, região do Rio Doce, em Minas Gerais, e deixou duas pessoas mortas. Entre as vítimas, está o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz (PP), de 39 anos, e um funcionário da prefeitura, identificado apenas como Douglas. A informação foi confirmada à reportagem de O TEMPO pelo secretário municipal de Obras e Transportes de Central de Minas, João Neto Garcia.

     

    Conforme informações da Polícia Militar (PM), durante à tarde, moradores da área entraram em contato com a corporação informando que dois aviões de pequeno porte sobrevoavam uma área de 400 mil m². O terreno pertence ao prefeito e foi invadido por cem famílias do MST no dia 5 de julho.

    Ainda segundo o chamado da polícia, moradores explicaram que os ocupantes de um dos monomotores jogavam explosivos na ocupação, quando o piloto perdeu o controle e caiu. Uma outra versão apresentada por moradores à polícia dá conta que integrantes do MST teriam atirado contra a aeronave, que veio a cair. A corporação não confirma nenhuma das duas versões. 

    Unidades do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, cidade localizada a 50 quilômetros do local do acidente, já estão na área e realizam os trabalhos de resgate dos corpos.

    Veja o vídeo feito momentos após o acidente:

     

    Versão dos integrantes da ocupação

    Procurado pela reportagem, Sílvio Netto, que é membro da direção do MST, afirmou que dois aviões estavam realizando rasantes na ocupação e ameaçando as pessoas. A assessoria do movimento chegou a afirmar que a aeronave atirava rojões contra o acampamento. 

    “Há um tempo, o dono da terra tenta retirar a ocupação de lá. Na última semana, o dono dessa terra chegou a ir até o local e tentar realizar a reintegração com as próprias mãos. Ele entrou no local com um trator blindado e uma aeronave também sobrevoava a área”, diz Sílvio. 

    O membro do MST nega que a ocupação tenha entrado em conflito e atirado contra a aeronave nesta terça-feira. 

    O deputado estadual Cristiano Silveira, que é Presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), acionou o Ministério Público para acompanhar a questão de disputas de terras envolvendo a área. 

    O parlamentar irá para Tumiritinga nesta quarta-feira (15) acompanhar o caso. 

    Amigos lamentam o ocorrido

    O secretário municipal de obras e transportes do município, João Neto Garcia, explicou, muito emocionado, que o prefeito havia comprado a área, mas estava desgostoso com a invasão. “Um homem trabalhador. Nesse país, trabalhamos para comprar alguma coisa e, quando temos, alguém vem e rouba”, desabafou.

    “Eu não estou conseguindo falar, é um momento muito complicado. No momento, só tenho a dizer que ele era uma grande pessoa, um grande homem”, diz Eneias Gonçalves, vice-prefeito de Central de Minas. 

    Também muito abalada, a secretária municipal de saúde, Alexandra Amorim, atendeu a reportagem de O TEMPO, mas não conseguiu falar sobre o assunto.   

    “Era uma pessoa muito boa, muito atuante. Ele seria o deputado federal da região, estava empolgado com a ideia”, lembrou Soraia Vieira, prefeita de Guidoval. 

    Oitavo acidente aéreo

    Com mais esta tragédia aérea registrada nesta terça-feira (14), em Tumiritinga, Minas Gerais chega ao impressionante número de 17 pessoas mortas em oito acidentes aéreos em 2015. Seis destes acidentes aconteceram em um intervalo de apenas 40 dias, entre 5 de junho e esta terça.

    Duas pessoas morreram no último sábado (11) na queda de avião monomotor na zona rural de Divinópolis, na região conhecida como Córrego Paiol. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu por volta de 13h, pouco após decolar no  aeroporto Brigadeiro Cabral, no bairro Córrego Paiol. A Força Aérea Brasileira divulgou que a aeronave caiu a cerca de 1 km da cabeceira 35 do aeroporto.

    Antes deste acidente, aconteceu outro no último dia 29 de junho, quando uma pessoa morreu e outra ficou ferida na queda de um ultraleve em Buarque Macedo, distrito de Conselheiro Lafaiete, na região Central do Estado. Já no dia 17 de junho três pessoas morreram na queda de um helicóptero na região da Mata dos Palmitos, no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, também na região Central do Estado.

    No dia 7 de junho deste ano, um domingo, outras três vítimas fatais foram feitas pela queda de um avião que saiu do aeroporto da Pampulha e caiu sobre três casas do bairro Minaslândia, na região Norte de Belo Horizonte.

    Dois dias antes da tragédia na capital mineira, no dia 5 junho, um piloto de 21 anos morreu ao cair com um avião pulverizador agrícola na zona rural de Celso Bueno, distrito de Monte Carmelo, na região do Alto Paranaíba.

    No dia 4 de maio o piloto de um ultraleve também morreu em um acidente registrado na Serra da Canastra, na cidade de São Roque de Minas, no Centro-Oeste do Estado. Os destroços da aeronave, modelo Bravo 700, foram encontrados a cinco milhas do destino por equipes da FAB. Outras quatro mortes foram registradas em Minas com a queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Bueno Brandão, no Sul do Estado, no dia 19 de fevereiro.

    Além disso, no dia 30 de dezembro do ano passado, outro avião de pequeno porte caiu na marginal do Anel Rodoviário, na altura do bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte. O piloto do avião, que decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino à Belo Horizonte, sofreu apenas ferimentos. 

    Atualizada 19p6

    Com José Vítor Camilohttp://www.otempo.com.br/cidades/avi%C3%A3o-cai-em-tumiritinga-e-deixa-duas-pessoas-mortas-1.1069808  

    Prefeito morto em acidente aéreo em Minas tinha perfil polêmico

     

    Genil Mata da Cruz (PP), de 39 anos, era filho de um dos empresários mais ricos – e também um dos mais polêmicos – do Leste mineiro, Gentil Mata da Cruz, de 65. Em 2006, Gentil foi convocado para depor no Congresso Nacional, na CPMI da Emigração Ilegal, sob suspeita de ser um dos financiadores de viagens de moradores de Governador Valadares para os Estados Unidos. Na véspera do depoimento, porém, partiu para Itália com Genil e deu o bolo na CPI.
     

    Dois anos depois, o empresário foi eleito vice-prefeito de Mantena (2009-2012). Na disputa seguinte, em 2012, foi a vez de Genil ser eleito para comandar a Prefeitura de Central de Minas (2013-2016), terra natal da família. No mesmo ano, o pai tentou se eleger prefeito de Mantena, mas o registro da chapa foi indeferido pela Justiça Eleitoral, por problemas nas contas do município. A família é dona de postos de gasolina, transportadora e empreendimentos comerciais em todo o Leste do estado.

    Casado, pai de três filhos, Genil entrou em conflito com o Movimento dos Sem-Terra (MST) depois que uma de suas propriedades, em Tumiritinga, foi ocupada por cerca de 100 famílias. No sábado, a Polícia Militar registrou ocorrência na área ocupada: integrantes do MST relataram ter sido alvo de tiros e bombas, mas ninguém ficou ferido. No local, foi encontrada um veículo com a cabine revestida com placas de ferro.

    Apesar de novato na política, Genil tinha uma carreira considerada promissora na região. No início do ano, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste Mineiro (Assoleste).(Colaborou Luiz Fernando Motta
    )

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/07/15/interna_politica,668565/prefeito-morto-em-acidente-aereo-em-minas-tinha-perfil-polemico.shtml

  2. No JN não, mas…

    Saiu na BANDNEWS, a “emissora do agronegócio”, uns 2 dias atrás, acho.

     

    Falaram que o prefeito estava sobrevoando o local, e falaram dos coquetéis molotov também.

     

    Mas no final falaram que seria feita uma invertigação para verificar se o avião havia sido abatido.

     

    Vai sobrar para o MST.

     

     

    1. Exatamente.
       
      Muito bem

      Exatamente.

       

      Muito bem observado. A investigação está sendo feita para verificar a possibilidade da aeronave ter sido abatida.

      Chamo a atenção para apenas um fato:

      MAs, a polícia NÃO PODE determinar causas de acidentes aéreos. Se determinar, é fraude!

       

      Abraço

      1. As notícias veiculadas na

        As notícias veiculadas na imprensa mineira ontem de manhã dava conta de que a polícia civil já descartara a tese de ‘abatimento’ do avião por alguns motivos:

        1 – Na única peça que sobrou inteira – a asa –  (o resto pegou fogo) não havia marcas de balas;

        2 – Testemunhas várias viram o avião pegando fogo nesta mesma asa antes dela se soltar;

        3 – Na varredura feita no acampamento não foi encontrada arma com calibre para este tipo de serviço e sim garruchas velhas e um 38;

        4 – O depoimento dos ocupantes do segundo avião, mantido em sigilo, derruba completamente esta hipótese.

    2. Abatido como ?
      Com tiro de

      Abatido como ?

      Com tiro de 38, AR 15 ?

      Não consta que o MST possue metralhadora .30 em ponto estratégico.

      Pela reportagem o avião explodiu. 

      Com um tiro explodiria ou furaria a fuzelagem ?

      Estão querendo cobrir as merdas do prefeito, e nada melhor que o MST, de vítima à suspeito.

      Para mim nesse caso, o castigo veio a cavalo, ou a teco teco.

  3. Podia ter feito um curso com a polícia do Richa!

    Se tivesse passado pelo Paraná e feito um curso com o Beto Richa, aprenderia que, para ter segurança, deve bombardear os manifestantes ou sem-terra apenas de helicóptero e de pequena distância. O avião não oferece manobrabilidade para operações como essa, de bombardeio. 

    Morreu por falta de know-how!

  4. Podia ter feito um curso com a polícia do Richa!

    Se tivesse passado pelo Paraná e feito um curso com o Beto Richa, aprenderia que, para ter segurança, deve bombardear os manifestantes ou sem-terra apenas de helicóptero e de pequena distância. O avião não oferece manobrabilidade para operações como essa, de bombardeio. 

    Morreu por falta de know-how!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador