Lucro da Sabesp e falta de água em São Paulo.

Há três anos assisti uma palestra, no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, de um deputado de um dos cantões suíços sobre saneamento. O governo do cantão emprestava e empresa pública de saneamento a juros NEGATIVOS para estimular investimentos nesta área, ou seja, num país extremamente desenvolvido, sem problemas de saneamento ambiental e altamente capitalista, seus governantes acham que investimento em saneamento merece incentivos públicos!

Agora vejamos o caso de São Paulo, após a criação da Sabesp saneamento básico parece ser um dos negócios mais rentáveis e seguros do Brasil (baseado em tarifas sem concorrência e compulsórias). Para ilustrar com dados concretos podemos olhar os últimos lucros líquidos da Sabesp:

1,63 bilhão em 2010

1,22 bilhão em 2011

1.9 bilhão em 2012

1,92 bilhão em 2013

 

Detalhando melhor com o balanço da Sabesp em 2013 divulgada pela própria empresa http://www.Sabesp.com.br/sabesp/filesmng.nsf/3E528157F3595BC783257B36001B5CC2/$File/SBSP3_4T12.pdf) para  uma receita operacional líquida de R$10.737,6 milhões em 2013 há um lucro líquido de R$1.911,9 milhões o que representa um lucro líquido em relação a receita operacional da empresa (contas de água e esgoto) de 17,8%!

Pelo histórico, pode-se ver que estes lucros se sucedem ano a ano, ou seja em 5 anos o lucro líquido atinge o faturamento da empresa.

Se querem saber os motivos de falta de água em São Paulo não é necessário grandes conjeturas é só analisar os balanços e ver que há uma falta de investimento em detrimento do consumidor.

Todos os paulistas ficam horrorizados quando pensam se a roubalheira do Metrô é ou não real, porém deixam passar algo que não necessita investigações, a sobretaxa das contas de água e esgoto ou a falta de investimento da empresa.

Isto é um escândalo que supera em muito toda a roubalheira do metro.

E os paulistas continuam votando no PSDB e depois dizem que são os nordestinos que não sabem votar!

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vale lembrar que a Sabesp

    Vale lembrar que a Sabesp despejou propaganda no Nordeste, alguém lembra? Enquanto isso a COPASA, cia de abast. de água de Belo Horizonte, faz  jorrar propaganda em Juiz de Fora, que tem a CESAMA. E a CEMIG faz propaganda na TV p/ culpar o governo federal pelo aumento da conta de luz. Se isto não é aparelhamento do Estado, que nome dar?

  2. Não estou aqui para defender

    Não estou aqui para defender Tucano. É óbvio também que muitos paulistas se dizem capazes de votar de forma serena e no candidato certo. Mas , em relação à falta d’água em SP. Mesmo que os lucros seja suspeitos etc, não há milagre caso não chova. Ou  aquele rapaz que disse no passado ter inventado um jeito de fazer água retornou? Enfim, acho que isso que ocorre em SP deveria servir de lição para todos nós, não só os paulistas, que ainda temos no nosso subincosciente a ideia de que o Brasil, por ser rico em água, não teremos problemas maiores.

    1. Claro que não se vê uma seca

      Claro que não se vê uma seca como essa na região há decadas mas é preciso fazer a pergunta: o quão preparada para uma seca estava a Sabesp? Se não me engano nesse blog mesmo foi dito que a ANA alertou para o risco de colpaso do sistema caso novos investimentos não fossem feitos em SP. E isso foi em 2004.

      Segundo uma reportagem da Carta Capital de algumas semanas atrás, em 2009, ao redor de 30% da água se perdia no caminho reservatório-torneira. Parece haver um padrão internacional que é de 10 a 15 por cento. A Sabesp investiu mais de 1 bi no Programa de redução de perdas e uso racional da água. Qual o resultado do investimento? Em 2013 há os mesmos 30% de perdas no sistema. Para onde foi esse dinheiro? A licitação foi uma piada. Grande parte das empresas que integraram o consorcio vencedor e as subcontratadas eram ligadas ou a ex-diretores da Sabesp ou a politicos do primeiro escalão do Bandeirantes.

      Se essas informações forem procedentes, é um fato que deixa os 500 e tantos milhões da Petrobras no chinelo.

    2. Metafísica quantidádica

      É muito complicado, mas vou tentar te explicar com um singelo exemplo.

       

      Se em minha casa eu tenho uma caixa d’água de 500 litros, conseguirei ficar, suponhamos, um dia sem abastecimento da rua.

      Já, se eu tiver uma caixa de 5000 litros…

       

      Espero, sinceramente tê-lo ajudado a compreender.

    3. São Paulo é um erro urbano.

      Caro Francy.

      Poderíamos dizer que megalópolis como São Paulo são verdadeiros erros urbanos concentrando dezenas de milhões de pessoas num único aglomerado, porém por mais que a vida se torne desagradável para alguns, grandes aglomerados humanos podem resolver problemas graves de infraestrutura devido ao grande lucro que dão para todas as concessonárias de serviço público.

      Com os lucros astronômicos da Sabesp (astronômicos para uma concessão pública) é possível sim resolver o problema de água. Grandes cidades norte-americanas (algumas que não chegaram ao porte de São Paulo) resolveram problemas de água e esgoto com grandes obras que demoram até mais que uma década para ser construída.

      Sistema de reservação a mais de 50km ou 100km de distância são perfeitamente viáveis em termos economicos, e sistemas como estes não alteram o meio ambiente como muitos podem pensar, pois uma vazão média de 10m³/s a 30m³/s são extremamente significativos para uma cidade, mas é um valor pequeno para rios de porte médio, logo água existe em abundância no estado de São Paulo, mas é necessário planejamento e investimento.

  3. surpreso!

    Confesso que fiquei surpreso em saber que abriram  o capital de uma empresa que “vende” serviços de saneamento basico ,!

  4. Pelo visto,

    no fim das contas, na Sabesp manda São Pedro!  E certamente ele vai ser o principal formador de opinião entre os eleitores do estado! 

    Sem chover => racionamento => culpa de quem não investiu => sai do trono. 

  5.  
    Não posso crer, isso é

     

    Não posso crer, isso é intriga da oposição, uma empresa que conta com o competentíssimo Roberto Freire em sua folha de pagamentos jamais teria um comportamento tão temerário, ninguem erraria tanto possuindo tal conselheiro.

    1. Falta de água

      Idiotice mesmo é ter que a taxa de esgoto na Conta de água sem ter o tratamento de esgoto. Pra mim isso é lesa na “cara dura” o Cliente.

       

  6. sabesp x enron

    não vejo nenhum problema com lucros altos por empresa publica, privada ou de capital misto.

    o problema é operacional. preciso ou precisamos da agua é a agua não vem!

    temos um modelo enron para saneamento com a sabesp no pais?

    quanto tempo os californianos suportaram o racionamento de energia imposto?

    quanto tempo suportaremos o racionamento de agua imposto? quando o modelo mina? o que vem depois?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador