Torcedores estrangeiros e o hino brasileiro

Enviado por Edsonmarcon

No site da BBC tem um video, mas como não está no YouTube, não coloquei aqui.

Da BBC

Torcedores estrangeiros topam desafio de cantar hino brasileiro

O desempenho nos campos pode ter sido decepcionante, mas a emoção com que brasileiros cantavam o hino na abertura de cada jogo, veiculada por televisões do mundo inteiro, conquistou estrangeiros dentro e fora do País.

“O melhor hino do mundo. Alegre e confiante”, resumiu Julie McCarthy no Twitter. No início do torneio, outro usuário da rede escreveu: “Tomara que o Brasil chegue à final para eu ouvi-los cantar o hino mais e mais vezes”.

A BBC Brasil foi às ruas pedir que estrangeiros que vieram para a Copa do Mundo no Brasil entoassem os versos – difíceis até mesmo para os nativos.

Na Vila Madalena, um grupo de mexicanos se esmerou na tarefa e ressaltou a ‘emoção contagiante’ da interpretação ouvida nos campos.

“Estávamos no jogo contra a Colômbia em Fortaleza e escutamos o hino no estádio. Não sabíamos o que significava, mas nos fez chorar porque havia muito sentimento, muito coração”, disse um deles, Diego Cardena.

Os australianos Steven Coulter e James Wilson estiveram em Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba antes de chegar a São Paulo. “Eu amei Cuiabá. A família que nos hospedou cuidou muito bem da gente”, disse Coulter.

Da execução do hino brasileiro nos estádios, eles aprenderam a introdução instrumental, mas não a letra. “É muito difícil”, disse Wilson. Mesmo assim, se arriscaram na homenagem,”adivinhando” a sonoridade das palavras e o ritmo da música.

A letra do hino foi criada por Joaquim Osório Duque Estrada e a música, por Francisco Manuel da Silva.

Mexicanos Diego Cardena e Rubén Vázquez | Foto: BBC Brasil

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. até quando…

    É lamentável, triste, frustrante a cada que passa constatarmos que somente nós brasileiros não damos valor ao nosso país. Até quando teremos essa coisa maldita chamada mídia pensando por milhões de pessoas???

  2. Do Portal da Copa

    Emocionante!

    “Os estrangeiros amaram o NOSSO PAÍS. Essa Copa foi, para eles, uma das melhores da história. Recolhemos depoimentos de pessoas de várias nacionalidades, em todas as sedes, sobre a experiência de estar no Brasil neste momento.”

    Depoimentos de povos de todas as partes do planeta: americanos, europeus, asiáticos, africanos e nossos hermanos da AL… menos da Argentina. Não aparece um depoimento deles aí. Alias, qdo aparece uma câmera de TV na frente deles, a única coisa que sabem é provocar os brasileiros. Ainda é capaz de reclamarem daqui depois. Eu não duvido.

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=xIWahh0BZuI%5D

  3. O primeiro tri NÃO é mais do Brasil

    A taça Jules RImet foi disputada desde 1930 e o o primeiro país que obtivesse 3 títulos a conquistaria permanentemente. O Brasil o fez em 1970. A partir de então, não mais se usou o critério de posse permanente de uma única taça: cada campeão levava e ficava permanentemente com um troféu (não consigo chamar de taça este formato inaugurado em 1974). Pois bem, se tivesse sido adotado o critério de tricampenato, o conquistador “permanente” da hipotética 2a taça seria o vencedor de 2014, pois, desde 1974, tanto a Alemanha (em 74 e em 90) como a Argentina (em 78 (roubado) e em 86) já obtiveram 2 conquistas cada. Conclusão: em 2014 teremos um novo tricampeão, o que significa que, definitivamente, o Brasil não é mais o País do Futebol. Livramo-nos deste rótulo! Avante para nosso verdadeiro destino como Nação, pois estamos no caminhpo certíssimo, que tinha mesmo que começar pela erradicação da pobreza! E nosso Hino é maravilhoso, mesmo!

    1. A seleção brasileira nas

      A seleção brasileira nas ultimas duas copas teve o seu jogador de mais destaque (Elano em 2010 e Neymar em 2014) excluido da disputa por fratura, em ambas as jogadas nem falta deram, isso não é normal, mesmo assim o chororo dos adversarios reclamando da arbitragem foi grande, alias, isso nunca foi visto em outras copas; para mim, não interessa á fifa o Brasil com seis titulos, o dobro da Alemanha que é o país que mais chega na fase final, dois a mais que italianos e quatro a mais que os demais, isso cria um desiquilibrio muito grande e todos sabem que os interesses da fifa estão na Europa.

    2. E a taça que ficou aqui foi

      E a taça que ficou aqui foi furtada, se não me engano . Parece que a CBF, muito esperta, botou a réplica no cofre e deixou exposta a verdadeira ( não posso jurar  ).

  4. Hoje a tv Cabugi,

    Hoje a tv Cabugi, transmissora da Globo, apresentou uma família numerosa, toda vestida com a roupa da Argentina. Desde o pai, passando pelos 12 filhos, noras e netos, todos se dizem torcedores da Agentina desde pequenos. Um menino, de 12 anos, mais ou menos, ao ouvir o repórter cantando as primeiras letras do nosso hino, fez cara feia e disse: “Nem gosto de ouvir isso”. Não há muito o que dizer dessa falta de civilidade, de sentimento patriótico, apenas que essa família deveria mudar-se pra morar na Argentina, já que sentem nojo de ser brasileira.

  5. Vania 
    Vc devia perguntar pra

    Vania 

    Vc devia perguntar pra quem fez o video porque nao incluiu nenhum argentino. Poucos minutos atras li um posto aqui no Nassif sobre argentinos invadindo o Rio com various elogiando o Brasil e os brasileiros. Pra que alimentar essa rivalidade artificial que so beneficia a inimigos da America Latina?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador