A bala de festim da IstoÉ contra Janot

A capa da IstoÉ desta semana – “As pressões indevidas de um procurador chamado Janot”- é relevante apenas por demonstrar didaticamente a deformação jornalística do princípio de Arquimedes: dê-me uma notícia e um ponto de apoio na mídia que eu reconstruirei a história.

A reportagem se baseia em um grampo sobre o procurador Ângelo Goulart, preso por receber dinheiro da JBS para vazar informações. Na outra ponta, a procurador potiguar Caroline Maciel, diretora da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), oposição a Janot.

Na conversa, ela alerta Ângelo que Janot estaria perseguindo os procuradores simpáticos à candidatura de Raquel Dodge, que ela seria a preferida de Michel Temer e que Janot teria denunciado o senador Agripino Maia apenas por ter manifestado simpatia por Raquel.

Como todo sub-produto jornalístico, juntam-se alguns pontos verdadeiros – trechos do diálogo –e embrulham-se nas interpretações que são do interesse da repórter e da publicação. Na reportagem, Janot estaria perseguindo Temer devido ao fato de ele supostamente preferir Raquel Dodge para PGR. E teria solicitado a prisão de Ângelo apenas por supor que ele seria a favor de Raquel.

O resultado final é o seguinte:

1.     Se isso é tudo o que Michel Temer e Aécio Neves tem contra Janot, ele passa incólume. E até sai engrandecido, como vítima de uma jogada baixa sem credibilidade.

2.     O diálogo compromete a candidatura da respeitada Raquel Dodge, ao insinuar que ela seria apoiada por Temer e Agripino. Tudo indica que Raquel foi o alvo dessa armação .

O melhor a fazer em relação à reportagem de Débora Bergamasco é ignora-la. É o que provavelmente fará o restante da mídia.

Luis Nassif

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. As ligações perigosas da Istoé

      Ivan, esse “ele” refere-se a Temer. Janot estaria perseguindo tanto Temer quanto Ângelo Goulart porque eles estariam apoiando a candidatura da procuradora Raquel Dodge, sua inimiga. Eh o jornalismo à la Laclos, feito de intrigas. A Istoé, com essa reporter Debora Bergamasco, estão tornando-se expert nesse tipo de jornalismo.

  1. Pelo menos essa m… de

    Pelo menos essa m… de reportagem tem um lado bom, mostrar ao vazador janot a verdade daquele ditado “quem com ferro fere, com ferro será ferido” ou seja a arma que usou contra os adversários políticos agora é usada contra ele mesmo. Mané conspirador e entreguista!!!

  2. Cada uma!

    Ângelo Goulart foi preso por receber dinheiro da JBS para vazar informações e a mocinha não se preocupa com esse fato. Prefere dizer que o motivo da prisão foi perseguição. Receber dinheiro, segundo ela, não é motivo de prisão!

    1. Calma, Stanilaw

      Calma, jovem.

      Também torço para que o Janot não seja impedido de pelo menos mostrar toda a sujeira do Temer, antes de concluir o mandato dele a frente da PGR.

      Nem tenho certeza de que a Raquel Dodge, caso indicada, seja a melhor escolha como pessoa isenta, para dar continuidade às investigações em curso.

      Porém, uma coisa sou obrigado a argumentar em favor dela: Pelo que entendi das notícias, ao tempo das gravações agora divulgadas ela ainda não tinha conhecimento das irregularidades cometidas pelo procurador que acabou preso e portanto, não tinha realmente como se preocupar  com esse fato. Quanto à mencionada perseguição, ela pode ter sido convencida por alguém próximo a Janot que, por oportunismo ou prevenção, queira ficar bem com ela também. Coisa normal no ramo.

       

  3. Mais um adepto de eleições

    Mais um adepto de eleições gerais, de respeito à soberania popular: FHC.

    Será que foi a repercussão negativa de o PSDB permanecer apoiando o governo Temer?

    Ou surgiu ou está prestes a surgir algum “carimbo da justiça” (Brasília? Curitiba?) que transforme a anteciopação da eleição presidencial direta em algo não tão assustador?

     

     

     

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/301482/FHC-pede-que-Temer-tenha-grandeza-e-antecipe-elei%C3%A7%C3%B5es-presidenciais.htm

    1. tempo

      Sr. Jaide,

      Não perca seu tempo. O que esse cidadão fala / escreve é para ser esquecido.

      Pelo menos até 2038 quando fegacê….. viiiiiiiiiiiiiiixe!  será o vice de ÇERRA45 na eleição para prizidenti.

       

  4. IstoÉ pelo jeito abandonou toda dignidade pela sobrevivência

    A discrepância entre o tom alarmista da capa e das reportagens com o conteúdo irrelevante dos áudios chega a causar espanto.

    A IstoÉ desistiu de vez do jornalismo… que coisa mais ridícula…

    Temer, Aécio e IstoÉ pelo jeito atingiram um nível de desespero por sobrevivência em que se permite todo tipo de golpe sujo… a dignidade não é mais uma opção… estão na lama gritando palavrões… jogando fezes nos adversários…

    Eles são um perigo para o país… prisão existe para tirar esse tipo de gente de circulação… estão desesperados e tem recursos para atingir adversários…

  5. A podridão da mídia é tão

    A podridão da mídia é tão intensa que obscurece a dos politicos, mas levando-se em conta que muitos deles são crias da mídia chega-se a conclusão de que fazem parte de um continuum de putrefação.

  6. Aaaaah, a midiazinha de
    Aaaaah, a midiazinha de esquerda. Primeiro viu a presidente fraca e incompetente destruir e deixar destruir o maior partido à esquerda,nada fez….

    Agora, após ver a esquerda ter sido abusada, violentamente seviciada, proscrita quase, tem em um dos algozes (o MPF de Janot), a esperança de q seu irmão e inimigo pmdb (irmão, sim, pmdb é irmão do psdb q é irmão do pt) seja tb violado…. Tsc tsc tsc

    Covardia.
    Primeiro da presidente, passando pelo mj, e imprensa, a esquerda é covarde… Acho q só salva o lula mm, q tem culhão e quase foi em cana por conta da diuma.

    Nassif, o temer não vai ganhar a guerra, ele já ganhou.
    Pq pode ser qq coisa, menos um covarde.

  7. Gente, PELO AMOR DE

    Gente, PELO AMOR DE DEUS!

    Alguem poderia POR FAVOR falar pra IstoEh como o design dessa capa eh amador em multiplas maineiras?

    Quantos anos esse cara “designer” de capas tem??!  23?

    Puta que pariu, eh multiplos tamahos, eh multiplas cores, eh multiplos kernings, eh multiplos espacamentos linhais (nao sei o nome em portughes imediatamente), eh multiplos fonts, eh a falta de justification, eh as fotinhas que nao tem geometria NENHUMA com as outras e muito menos com a capa e ainda estao mal colocadas, eh o fundo preto que te requer LER cada uma das palavras dos subtitulos pra sequer saber o assunto!  Amadorismo completo!

    Se eh que isso foi capa mesmo…  despecam esse estagiario AGORA nesse minuto!  O cara nao consegue desenhar um unico retangulo!

  8. vergonha na cara

    revista: “Trata-se de duas ligações telefônicas, ainda sob sigilo judicial, interceptadas pela Polícia Federal, no âmbito da operação Lava Jato, obtidas com exclusividade pela reportagem de ISTOÉ.”

    Sob sigilo? Quem vazou a …. bagaça? Se, de fato, existir o vazamento, quem foi o vazador? Ainda que tudo seja uma grande manipulação visando salvar o ingrupino, o treme e o laércio, alguém tem que responder pelo vazamento.

    Fosse a revistinha orgão de apoio ao PT seria fácil saber: uma coercitiva do dono da revista, ao vivo pelo plimplim, e seis meses de cana no “elemento”  Depois desse tratamento suave o vagabundo delata até o Saci Pererê.  

  9. No meu entender um dos

    No meu entender um dos objetivos foi manter o Agripino Maia fora da cadeia por algum tempo. Pelo menos até a substituição do Janot.

  10. Janot se acha o “malandrão” – SQN (1)

    “ACORDÃO”: COMEÇA O FIM DA LAVA JATO (“TOO BIG TO FAIL”, ESTÚPIDO!)

    Por Romulus & Núcleo Duro

    – A Medida Provisória que permite ao Banco Central celebrar acordos de leniência – secretos! – com os Bancos muda o jogo.

    – Esvazia sobremaneira o poder de chantagem da Força Tarefa da Lava a Jato – e de Palocci! – sobre o Mercado: a “bomba atômica” está em vias de virar uma…

    – … biribinha (!)

    – Esse fato – tomado isoladamente – é ruim para o PT. E para Lula (!)

    – Mas…

    – Sempre se pode contar com a estupidez dos Procuradores de Curitiba. Eles que – até agora! – ainda não entenderam que o Acordão é…

    – … I-NE-VI-TÁ-VEL!

    – Por quê?

    – Ora, “é o too big to fail, estúpido!”.

    – No caso, literalmente “estúpidos” M E S M O.

     

    LEIA MAIS »

     

  11. Janot se acha o “malandrão” – SQN (2)

    LAVA A JATO: “VISITA DA SAÚDE” (ANTES DA MORTE) – A DELAÇÃO DOS BANCOS POR PALOCCI

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Aí vocês me perguntam:

    – Mas então você está tranquilo, Romulus?

    E eu respondo “tranquilamente”:

    – Não: estou APAVORADO!

    Enquanto o Dallagnol e cia. não entenderem que em Banco não se mexe (e eles não entenderam ainda, como verão mais abaixo…) e não aprenderem o que é “too big to fail”, “risco sistêmico”, corrida bancária e “alavancagem” de instituições financeiras (falidas contabilmente “de fato”), estamos correndo um ENORME risco.

    Imagina quantos novos seguidores o Dallagnol não pensa que vai ganhar no Twitter falando que “prende e arrebenta”…

    – … os Setúbal/ Aguiar/ Safra/ Dantas/ Esteves??

    Bancos:

    – Ruim com eles…

    – … HOLOCAUSTO NUCLEAR sem eles!

     

    LEIA MAIS »

     

  12. nossa imprensa nunca foi tão decepcionante…

    pior é que ainda insiste com o EXCLUSIVO

    saudades do tempo em que quem fazia o jornalista era a notícia bem trabalhada, o furo bem interpretado, não a ilegalidade, não os vazamentos direcionados

  13. Pobre povo brasileiro. . .

    Pobre povo brasileiro, nestes tempos tem contra si, o poder executivo, o poder legislativo, o poder judiciário e o pior de tudo, o “quarto poder”, a imprensa brasileira, que é uma das piores do mundo: nojenta, vendida e totalmente sem escrúpulos.

  14. Isto é
    a que ponto chegou quem não fez nada contra a farsa do golpe, e agora tem que conviver com os verdadeiros criminosos, apoiados pela mídia que por eles se sustenta.
    Só o começo.
    Castigo merecido, por certo, mas que reflete mais uma vez a ausência de uma opinião pública crítica, a depender da nossa mídia.

  15. Green day : September e a ” reunião “

         O incolume e eminente PGR Janot aproxima-se do “prazo de validade”, portanto tem que procurar ao maximo do possivel ainda parecer importante e ativo, vociferar com autoridade, ser tão ou mais agressivo que um tuiuiu pantaneiro, pois quando setembro chegar, será apenas mais um entre tantos, aliás muitos, que militam no partido ( mais rachado que o PSDB ) judiciario, onde pontifica Sua Excelencia Prof. Dr. Gilmar Mendes.

          Quanto ao “dedazo” de MIchelzinho, referente ao próximo PGR, os “da lista” como o caso da Dra. Dodge, tanto Michel como o Congresso ( que sabatinará o escolhido ), escolherá a dedo duplo ( um “dedazo” potencializado executivo + legislativo ), e pode até não ser algum que  consta nesta lista, mas desde que seja um Brindeiro para Temer , que limite o escopo da Lava-Jato, uma operação que já encheu o saco e DEVE ser controlada, ou até os eleitos em 2018 correrão riscos, basta a lava jato e aos demais procuradores concorrentes a ela ( RJ e Brasilia ), inabilitarem Lula e mais alguns da “esquerda”, afinal é para isto que ela EXISTIU, Aécio foi um troco, aliás bem recebido.

           A Reunião : O encontro do Gen. Villas Boas com outros militares, incluindo alguns da reserva, semana passada, avaliando a atual situação nacional, o assunto mais em pauta foi referente a distanciar as FFAA, principalmente o Exército, de qualquer “pronunciamento”, ou ser envolvido em possiveis ações inconstitucionais,  até foi analisado a besteira cometida , por Jungmann , dos problemas ocorridos em BSB quando as manifestações geraram episódios de violência, e as FFAA foram “convocadas” de forma extemporanea e alem dos parametros legais, sem ordem do C-in-C ( Temer ) direta.

            Outro assunto desta “reunião”, foi a proxima substituição do Villas-Boas ( ele encontra-se doente, até o caminhar esta dificil ), e o Gen. Goellner , muito próximo ao “cavalariano do planalto”, presente nesta reunião, foi informado ( disciplinado ) que campanhas não superam o “Almanaque”, e Fernando é antes de Sérgio, até no alfabeto. 

    1. Caro aurelio…

      1) “Fernando” referir-se-ia ao Gal. Fernado Azevedo, ex-comandante militar do leste?

      2) “…Gen. Goellner , muito próximo ao “cavalariano do planalto”, presente nesta reunião, foi informado ( disciplinado )…”. Seria uma indicação de que se MT indicar ro titular do GSI para o comando do exército, a tropa se rebela?

      1. tipo assim….

          Sobre o item 1 : É o mais provavel atualmente, afinal é o Chefe do EM e de turma “boa”, mas alguns correm “por fora”, a ver…

           Sobre o item 2 : Sem chance de qualquer movimentação ou momento de insubordinação caso tal fato ocorra, e não existe somente nesta “banda” uma opção unica, como o Mourão por exemplo.

  16. Sei que é fora de pauta. Mas

    Sei que é fora de pauta. Mas cadê os textos de história do André Araújo?  ou suas análises politicas?

    Lembro que ele,  junto  com Nassif, foram os primeiros a revelar….os  braços do MPF na soberania nacional…disfarçados de combate a corrupção. André esta fazendo falta!

  17. Dizquediz…

    Então, um grampo intercepta uma conversa onde alguém diz que ouviu dizer que um fulano persegue desafetos. O grampo é vazado e, no entender da IstoÉ, tudo automaticamente se transforma em conspiração do tal fulano?

    Caroline Maciel – Eu soube da informação que (Rodrigo) Janot está pensando em ficar, em tentar permanecer, e quer destruir todo mundo nos arredores. A conversa que rola é que você estaria ajudando Raquel (Dodge, candidata à PGR e opositora de Rodrigo Janot).
    Goulart – Eu?
    Caroline Maciel – Estou te avisando porque parece que a guerra está num nível que eu não consigo nem imaginar porque eu não sou desse tipo de coisa.
    Goulart – Mas de onde apareceu isso, gente? Nem contato com a Raquel eu tenho!
    Caroline Maciel – Inclusive, pelo que eu senti, a tática de Janot é apavorar quem estiver do lado de Raquel. Claro que tem gente que nem liga. Mas tem gente que…
    Caroline Maciel – Parece que o negócio tá…
    Goulart – Incoerente. Ontem ele (Janot) pediu um favor para ver um negócio no TSE para ele (Goulart atuava na vice-procuradoria-geral eleitoral, com uma mesa de trabalho no TSE inclusive).

    É nítida a intenção dessa senhora de colocar pilha nesse tal de Goulart. Ora senhores, mais respeito com a nossa inteligência.

    O fato é que com a queda de Dilma criou-se um vácuo de poder. Gangues, cada uma mais desqualificada do que a outra, brigam entre si para ocupar o vazio que se formou.

    Vamos assistir a um espetáculo deprimente. Na troca de sopapos, ninguém faz mais questão de mostrar um mínimo de inteligência, sequer de compostura.

    Se ao menos pudessemos ter a certeza de que, ao final, todos se matariam entre si, já seria lucro. Receio que o sobrevivente da chacina seja alguém tão ou mais desqualificado quanto aqueles que serão abatidos.

     

    1. Uma fã de Choderlos de Laclos

      O dialago é intriga pura. E a Istoé dando mais pilha ainda. Sinal de que a luta de foice esta feia la pelos lados na MPF.

      1. Tapem seus narizes

        O porta-voz do Gilmar, com seu estilo habitual, caíu em cima do Janot.

        Acusa-o, entre outras coisas, de querer se candidatar ao governo de Minas.

        Não tenho por que defender o Janot, mas qualquer um se quiser se candidatar ao governo de qualquer estado está em seu pleno direito.

        No fundo parece intriga mineira. A figurinha carimbada das alterosas, o menino do Rio, se encontra mais cambaleante que biruta do aeroporto de Claudio, e ataca por todos os meios que lhe são familiares.

        Para isso vale-se de um velho capanga que, mesmo entre seus antigos admiradores, vem perdendo credibilidade.

        A guerra entre Gilmar-Janot, por intermédio de terceiros, está fedendo. E muito.

        Acho que nessa guerra a Globo leva vantagem, embora no final é possível que todos acabem se acertando. Tal como ocorreu agora com o Demóstenes Torres. Saiu limpo do lodaçal.

         

  18. Olá vc que saiu as ruas

    Olá vc que saiu as ruas vestido(a) de camisa da CBF com um pato na mão, uma panela na outra e e um pixuleco na cabeça gritando contra a “corrupição”, vc mesmo que ainda nao caiu a ficha e  continua pedindo a prisão injusta de Lula. Vc mesmo sem noção, será que sabes  que o mesmo MP e Justiça que perseguem Lula acabou de arquivar o processo contra o  “impoluto” ex-senador Demóstenes Torres, saiba que será este o  mesmo destino do processo contra o também “impoluto” ex-senador Aécio Neves. Será que vc era contra a corrupção ou era apenas um abestado que, por internalizar o discurso da classe dominante, bufava de raiva contra o PT. Volte para a escola e estude sobre luta de classes, pois só assim para não apoiares novamente um próximo golpe de Estado quando este pais se tornar de novo soberano.

    MP pede e Judiciário arquiva processo contra Demóstenes Torres no caso Cachoeira

    http://g1.globo.com/goias/noticia/justica-de-goias-arquiva-processo-contra-demostenes-torres-no-caso-cachoeira.ghtml

  19. Tudo farinha do mesmo saco

    A revista “Quanto é”  é uma revista sem credibilidade nenhuma. Ela foi a que teve o maior aumento de publicidade desde o desgoverno Temer. Por nenhum critério ela merecia esse aumento de publicidade. Nem por tiragem, nem por importância jornalística, nem por nada. Só um governo ladro e mal intencionado prestigiaria uma revista lixo como essa.

    Com relação ao Janot, o que ele fez contra os vazamentos sucessivos de procuradores etc? Só interferiu quando os vazamentos começaram a afetar políticos e juízes afinados ideologicamente com ele. Tampouco fez alguma coisa para interromper a caça às bruxas medieval que se instaurou no país. A impressão que ele me dá é que, como vários juízes do STF, ele age olhando para o retrovisor da mídia. Sempre esperando o beneplácito da mídia venal que temos. Agora colhe os frutos do que ele semeou.

    Em resumo: estamos lidando com elementos de caráter duvidoso, imediatistas, sem visão para o país, sem um objetivo maior para a sociedade, tudo farinha do mesmo saco, personagens tristes que escrevem com tinta fedorenta a história do Brasil.  

  20. Lei dos médios

    E olha que o janot não tem nem risco, nem traço no manchetômetro em que o LULA é campeão!

    Se o Janot virasse notícia no mesmo nível do LULA por jornais nacionais a fora, ele já estaria preso pelo dominio do fato do Barbosão ou das convições do Dallagnol…

    Se a mídia paga por temer continuar atacando o MP nem os familiares vão acreditar neles!

    É violento!

    Precisamos ou não de uma lei dos médios?

  21. Este método de fazer

    Este método de fazer jornalismo se inspira naquele mesmo método usado para produzir filmes e outras obras de ficção “baseados em fatos reais”.

  22. Legitimidade do PGR

    Qualquer PGR escolhido por Temer, ou por algum substituto eleito indiretamente, não terá legitimidade.

    Por muito menos quiseram impedir Dilma de escolher, como de direito, novos Ministros do STF quando as vagas vagassem. Primeiro, mudaram as regras do jogo sobre as aposentadorias, fazendo com que os ministros se aposentassem mais tarde (tabelinha Gilmar-Cunha); depois, derrubaram a Dilma simplesmente.

     

  23. Os leitores do GGN estão indo na onda do Janot(a)

    Prezados leitores, prezado Nassif.

    Quais as provas de que Ângelo Goulart Villela recebeu propina para dar acesso a documentos sigilosos, a empresários investigados? A prisão dele se baseou apenas em delação de advogado ou de empresário corruptor? Ora, delação não é prova judicial, apenas elemento para chegar a ela. Mas no padrão lavajateiro basta a delação de um criminoso confesso para levar  ao cárcere uma pessoa por ele dedurada. Tempos sinistros estes. 

    A QuantoÉ não tem um centavo de credibilidade, mas Rodrigo Janot também não. Fico surpreso que Nassif e grande parte do leitorado esclarecido deste blog esteja comprando pelo valor de face o que disseram Joesley Batista, alguns de seus advogados ou mesmo o PGR. Quando lemos as cartas de Eugênio Aragão a Rodrigo Janot e a Romero Jucá, temos uma visão bem distinta da que o PGR tem apresentado.

    Em bora seja matéria paga pelo governo dos moribundos golpistas da quadrilha chefiada por MT, é bom prestar atenção nas lebres levantadas contra o PGR, que Nassif e seus leitores sabem ser um poltíico vulgar, traidor e sem qualquer escrúpulo. Para conseguir poder e influência Janot não exita em lançar às feras os que até ontem eram aliados e mesmo amigos pessoais; o caso de Aécio Cunha é emblema´tico e prova isso de forma cabal. Não se iludam com Janot. A Fraude a Jato, a PGR e o Partido do Judiciário são inimigos tão perigosos  do País quanto a camarilha de Michel Temer.

  24. IstoñÉ …
    …     A revista istoñ é só é leviana (palavras de Janote) quando não interessa, mas quando se levanta o ego e o poder do MP é diferente, é muita disfaçatez para aceitar, um procurador ficar fazendo política em nome do MP, por conta de uma revista vagabunda, Janote não é procurador é um político, senão fosse, não daria qualquer satisfação sobre a publicação, mas como qualquer político seu poder pode ter limites que as midias possam dar e retirar de alguma forma.       Por mais que a revista ,isto não é, tenha feito um punhado de informações de aúdios fora do contexto, não podemos supor que a tese da revista não tenha alguma verdade !?          Uma feroz disputa para estar na chamada lista tríplic, alguém acreditaria que não existe cerceamentos e perseguições !?!?!?         Estar na lista tríplice, não é uma questão ter um salário melhor, é o de ter mais poder, e todos que estão, de alguma forma, disputando o poder, pode não ter muita ética para conseguir mais poder.       Janote se rebaixando para uma revistinha vagabunda dessas, ele conseguiu mostrar que ele é tão pequeno quanto é !

     

  25. As fofocas da PGR

    Não me encantam as fofocas da PGR.Mas a notícia de que um prourador tenha recebido propina para vazar segredos profissionais pelos quais ele é responsável por dever de função acende a luz amarela da suspeita. Talvez o procurador seja culpado, talvez seja inocente, mas se levantaram a lebre, isso é teoricamente possível, este ou aquele procurador, do Cafundó do Rocha ou de região de grande visibilidade possa vender segredos, gravações que podem execrar ou ou reabilitar determinadas personagens do mundo político.

    O procurador ou juiz vazam, a publicação faz manchetes ou capas ou chamadas de jornais nacionais e escolhem que trechos serão usados contra os inimigos e a favor dos amigos. Se o vazamento pode ser pago, houve vazamentos em Curitiba que valem bilhões, centenas de bilhões de dólares, que ferraram a Petrobras e políticos que a defendiam. Se essa possibilidade existe, olho no patrimônio da linha auxiliar do Golpe. Talvez os heróis de hoje sejuam bandidos pagos a peso de diamantes, por quilate. Daqui a vinte anos veremos esses personagns e seus rebentos voando em jatos particulares, tal qual o “empresário”/apresentador de TV que se elegeu prefeito em São Paulo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador