A cobertura da imprensa sobre o caso do helicóptero

Do Jornalismo Wando

A imprensa e o suposto caso de tráfico

A imprensa está sendo acusada de minimizar um suposto caso de tráfico internacional que supostamente envolveria parlamentares oposicionistas supostamente ligados a Aécio Neves. Até o insuspeito Zé Simão entrou na onda acusatória:

“se o helicóptero fosse de alguém do PT, seria abertura do Jornal Nacional”. Rarará!”

Pesquisei o assunto com cuidado e posso garantir aos meus leitores que trata-se do mais absolutotrololó. Vamos aos fatos: Gustavo Perrella, deputado estadual mineiro pelo Solidariedade e filho do senador Zezé Perrella, foi traído por um de seus melhores funcionários. Infelizmente, o empregado abusou da confiança – e vocês sabem como está complicada essa gente hoje em dia! – e foi flagrado usando o helicóptero particular de Perrella para transportar quase meia tonelada de pasta de cocaína.

A confiança que o deputado depositava no piloto era tanta que chegou a lhe empregar numa das empresas da família, além de indicá-lo para um cargo na Assembleia Legislativa de Minas. Lá ele ganhava um salário e uma ajuda de custo pra encher o tanque do possante voador de Perrelinha.

O deputado mineiro foi tão surpreendido com a barbaridade que estava sendo cometida em sua aeronave, que imediatamente acusou o piloto de outro crime: o roubo do helicóptero. Diante do desmentido do funcionário, Perrela subitamente lembrou que havia autorizado aquela viagem através de duas mensagens de celular, e então mudou sua versão. Admitiu que a aeronave não tinha sido roubada e confirmou a liberação do transporte de “insumos agrícolas”.

Bom, por que a acusação dirigida a nós da grande imprensa é injusta? Ora, com Dirceu, Delúbio e Genoíno presos, estádios da Copa desabando, e todo o caos político, econômico e social que vivemos, um caso desses automaticamente ganha menor importância. Um simples piloto que trafica drogas escondido do patrão não é e não deve ser um assunto do interesse público.

Eu e outros colegas da imprensa, por exemplo, mal estávamos “acompanhando esse caso”:

Entenderam por que não damos tanto destaque ao assunto? Isso é papo de piloto, uma pauta no máximo para o jornalismo especializado em aviação civil, não para quem cobre os acontecimentos políticos do dia a dia.

Perguntam também o que nos levou a abafar um suposto escândalo de 2011 envolvendo a família de Aécio Neves, apenas porque esta é intimamente ligada à família Perrella. Conto-lhes mais este trololó:Tancredo Aladin Rocha Tolentino, primo de Aécio, carinhosamente conhecido como “Quêdo”, foi preso por chefiar uma quadrilha acusada de vender absolvições para traficantes de drogas, além de ter sido condenado em 97 por crime contra o patrimônio e contra a economia popular. Quase na mesma época, outro primo de Aécio, Rogério Lanza Tolentino, havia sido condenado a 7 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro. Todos esses assuntos não tiveram destaque no Jornal Nacional, não tocaram na CBN e não foram analisadas na A2 da Folha. Claro! As provas contra eles são escassas. Isso fica claro quando constatamos que Quêdo conseguiu um habeas corpus e, logo em seguida, tentou sair candidato à prefeitura de Claudio (MG) pelo PV, quando foi barrado pelo Ficha Limpa.

Poucos sabem, mas Quêdo é uma pessoa muito família, um cara do bem. Organiza as cavalgadas com familiares seus (e dos Perrella) em sua fazenda, comanda a cachaçaria da família Neves em Cláudio (MG) e sempre foi muito querido por todos da região. Quando Aécio caiu do cavalo quebrando 5 costelas, quem estava lá oferecendo o ombro amigo? Ele, o dono da fazenda, o primão Quêdo.

Mas o que o helicóptero de Perrellinha fazendo tráfico internacional* tem a ver com Aécio Neves, que indicou Zezé Perrella para o Senado e cujo primo vendia absolvição para traficantes de drogas? Absolutamente nada. Mas, claro, os patrulhadores da pauta alheia insistem em enxergar nuvens nesse céu de brigadeiro. Tudo isso para tirar foco do que realmente interessa: a prisão dos mensaleiros e os escândalos que a envolve. A gente sabe muito bem como se comporta essa gente chicaneira. #AcordaBrazil

* (atualização via @rei_lux) “Faltou informar que o helipóptero fez uma parada em Divinópolis, onde o primo Tancredinho (Quêdo) liberava traficantes.”

Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resumo

    Realmente, é a síntese do grande aparelhamento dos órgãos de impresa por esses impolutos do PSDB, e o grande câncer do Brasil é o PT.

  2. Quando a ironia é a arma que resta

    Quando a ironia é a arma que resta nós passamos a saber que tudo ficará como está, porque interesses soberanos são… interesses soberanos, pois, como sabemos, o Brasil é uma monarquia, com os nobres frequentando os salões do baronato, enquanto os políticos não alinhados ficam pelas ruas, olhando as festas com suas luzes, e brilhos, e…

  3. Ainda essa conversa de

    Ainda essa conversa de cocaína? Qual é o patrão que não dá a chave da casa para a empregada fazer uma festa na sua ausência? Qual é o patrão que não dá a chave do seu carro para que o seu empregado possa carregar drogas na sua ausência? Ora, bolas, o avião não levanta vôo com 400 kg de cocaína e portanto, sei lá, a droga caiu do céu. Ou então o helicóptero conseguia transportar 400 kg de insumos agrícolas que tem, sei lá… densidade diferente da cocaína? E se era cocaína mesmo foi o Zé Dirceu que mandou plantar.

     

    1. Pessoal é muito implicante.

      Pessoal é muito implicante. Tremendo papo de piloto, mesmo. Vai dizer que o piloto de todo mundo aqui do blog tb não conta umas histórias tristes só pra deixar a gente na podre?

      1. Tenho dez helicópteros

        Eu, por exemplo, tenho dez helicópteros e confio em quase todos os pilotos. Só um não me é de inteira confiança, mas não vou “declinar” o fulano. Mesmo porque isto não é das suas contas, fofoqueiros deste blog. Parem de falar de helicóptero. 

  4. “se o helicóptero fosse de

    “se o helicóptero fosse de alguém do PT, seria abertura do Jornal Nacional”. Rarará!”

    Zé Simão disse tudo.

    A responsabilidade da justiça para a bandalheira escondida e a partidarização de notícias é enorme.

    Não só quando alguns ministros propagandeiam contra a regulação da mídia favorecendo a sua concentração, protegendo jornalistas em decisões baseadas na “liberdade de imprensa”, decisões estas sempre pendendo para um dos lados, como o próprio julgamento do mensalão do PT enquanto o mensalão tucano continua trancado, caminhando lentamente até a sua prescrição.

     

  5. Monica Waldwogel: “não estou

    Monica Waldwogel: “não estou acompanhando este caso. É papo de piloto”.

    Esses “especialistas” políticos, quando é pra atacar políticos/personalidades/causas adversárias se tornam juristas, médicos, economistas, especialistas em crimes financeiros, peritos, criminologistas, farmacêuticos, historiadores, filosófos..

  6. ” Mas o que o helicóptero de

    ” Mas o que o helicóptero de Perrellinha fazendo tráfico internacional* tem a ver com Aécio Neves, que indicou Zezé Perrella para o Senado e cujo primo vendia absolvição para traficantes de drogas? Absolutamente nada.”

     Tipo isso… Adorei! hahahaahha

  7. Publicado pelo Juca Kfouri em

    Publicado pelo Juca Kfouri em seu Blog:

    http://blogdojuca.uol.com.br/2013/11/ofende-perguntar/

    Ofende perguntar?

    Juca Kfouri

    29/11/2013 21:09

     

    Imagine que o helicóptero do Supla, que não tem helicóptero, mas é filho do senador Eduardo Suplicy, do PT, que nunca presidiu o Santos, seja pego com 500 quilos de cocaína.

    Você acha que o caso seria tratado com a mesma discrição do caso do helicóptero do deputado Gustavo Perrela, que é filho do senador aecista Zezé Perrela, que foi presidente do Cruzeiro, aeronave pega com 500 quilos de cocaina?

    Tudo bem.

    Nem Gustavo é conhecido como Supla, nem Zezé tem a importância política de Suplicy.

    Qualquer que fosse o político petista envolvido num caso semelhante seria tratado com tanta condescendência?

    Em tempo e novamente, para aplacar iras mal dirigidas: jamais fui petista.

  8. Hariovaldo ?

    Pensei que fosse uma das análises sensatas e sóbrias do Professor Hariovaldo. De qualquer modo, muito bem colocado, essa galera que acusa a velha mídia cartelizada de parcialidade tem mesmo é muito despeito e inveja do brilho dos políticos da oposição. Estes sim são políticos elegantes, bem nascidos, com um nariz apropriado para farejar o que é de bom para o país, jovens, empreendedores com carreiras sólidas, probas, que não vão deixar este país virar pó, de forma descuidada, conforme o jeito que estamos assistindo ultimamente. Muda Brasil ! Ética e bom comportamento, fora com esta corja de políticos governistas corruptos que montam carteis  para compra de trens, (acho que para a Copa do Mundo, sei lá) que são investigados na Suiça e passeiam livres por aqui, que recusam até mesmo um teste do bafômetro. Vergonha !

  9. Momento Prof. Hariovaldo

    Segundo a entomologista Monica Waldcoisa, uma que finge ser jornalista da globells, que tem especialidade em herpetologia com graduação em ofidiologia e é toxologista ou infectologista. Tem teses e teses publicadas sobre metrologia o que lhe dá plenas aptidões para determinar a charada, enigma ou o mistério que envolve a família Perrela:

    O que é o que é: Tem narinas (ops….) de Jacaré; Tem boca de Jacaré; Dentes de Jacaré; Olhos de Jacaré; Couro de Jacaré; Rabo de Jacaré – MAS, não é jacaré.

    Resposta no “entre bocas” digo, narinas (opsss(2)) entre alguma coisa na globinius.

  10. O combustível foi pago pelo povo

    Além da notícia ter sido relegada a segundo plano pela grande mídia (se fosse helicóptero de alguém do PT, claro, seria manchete)o  que ninguém enfatiza é o fato do senado ter gasto cerca de 100 mil reais em combustível para esse aparelho. Mais uma demonstração do Congresso Federal em desperdício do dinheiro, E onde estão P*edro Simon, Alvaro Dias, C.Buarque, E. Suplicy e outros que tanto falam em ética e nada ou pouquissimo fazem pela Nação? Estão dormindo? São lenientes com as irregularidades. Tem que expulsar esse senador Perrela do senado. O congresso não tem que gastar suas verbas com veículos partidulares de seus congressistas.Muito menos para transportar drogas.  .

    1. Há diferença?

      “O congresso não tem que gastar suas verbas com veículos partidulares de seus congressistas.Muito menos para transportar drogas.”

      Mas não é tudo a mesma coisa?

  11. Foi só começar a aparecer um

    Foi só começar a aparecer um por cento da podridão que assola o país, patrocinada por essa gente “impoluta e proba” que bateu o desespero, daí começaram a trollagem na net, na tentativa (em vão) de inocentá-los.  

    Mermão, tá chamando a gente, em especial os leitores e comentaristas do blog do sarraceno de idiotas?  Vá chafurdar na lama, feito porcos que são.

    Ao invés de assistir a rede goebbels e sua irmãs xipófagas, estamos na net vasculhando tudo, aí fica difícil cair na sua tentativa infantil de inocentar esses “probos e impolutos correligionários. 

     

    Tucanos em pelé de cordeiro

  12. Que falta faz o impoluto

    Que falta faz o impoluto Demóstenes no Senado, provavelmente já estaria pedindo a cassação de todos os senadores de Minas.

    Com a influência que tinha sobre os repórteres da Globo, o Brasil inteiro estaria inteirado sobre o assunto.

  13. Hihihihi

    Excelente texto. A ironia é a melhor arma do bom intelectual. Bom intelectual, repito. É o que falta nas redações. Cérebros. Ali só tem outra coisa. E muito perfume para deixá-los cheirosos. Se não tivesse um cheirinho, sairiam correndo dali.

  14. O governo e as esquerdas

    O governo e as esquerdas brasileiras, já deveriam ter um centro de comunicação eficiente, e com alcance nacional, envolvendo, radio, tv, internet, tv à cabo.

    Ficam dependendo da boa vontade da mídia tradicional, e mais, ainda colocam dinheiro do povo nessa merda de mídia.

    Fico p. da vida com a incopetência do governo nessa área.

  15. Só nos resta a ironia

    Imagine se o helicóptero fosse do filho do Lula. Nestas alturas, para a imprensa, não seria mais helicóptero, mas um jumbo. Credo, não gosto nem de pensar. Mas é assim mesmo, para a nossa imprensa tudo fica pequenino quando se trata da oposição, o trensalão vira uma merreca, a privatria tucana uma titica, o mensalão tucano já não tem nem mais vivente para ser julgado, o que o Itaú deve à receita é dinheiro de feira, o que a Globo deve ao fisco é pura besteira, o que o Serra mais a filha dele teriam que prestar contas à justiça e à sociedade é pura intriga de petistas e assim vai… enquanto que com o PT, um alfinete se transforma num transatlântico, uma tapioca derruba ministro.

    1. Quais as vantagens?

      Ótimo seu comentário, Malú. Faz-nos perguntar:  Quais as vantagens que a imprensa tem em ocultar tais fatos?  Há algo de podre no reino da Dinamarca, como dizia minha avó!

      1. A saída Jânio Quadros

        Ou todos nos locupleta-mos ou, restaure-se a moralidade.

        O sentimento de impotência é a arma predileta do Diabo, junto com a dúvida.

        Mas nunca deixo de acreditar que estamos numa situação de servidão voluntária a esta patranha.

        O Povo unido, jamais será vencido!

  16.  
    Se a VaideVoguel fosse um

     

    Se a VaideVoguel fosse um pouco mais “ousada” colocaria a imagem do prefixo deste helicóptero no piguento telejornal .

     

  17. Só dois tipos de pessoas

    Só dois tipos de pessoas levam a imprensa golpista e parcialíssima a sério: os mal intencionados e os absolutamente ingênuos. Impressiona a quantidade deste segundo tipo. Acreditam em qualquer besteira que vejas, globos, etc publiquem ou não tem a menor curiosidade de se informar sobre o que escondem e porque.

  18.  
    Então o helipóptero do

     

    Então o helipóptero do Perrellinha transportava macacheira em pó sem nota fiscal quando flagrado pele PF? Eita que essa turma é chegada numa sonegação.  E, quem seria mesmo o destinatário do Pó da macacheira?

    Pergunta que tá enganchada na garganta. Eita! desenganchou…por obra do acaso, a mercadoria sem nota, seria de um suposto neto brilhante, amigo do Perrelinha?

    Orlando

    PS                                                                                                                                                                                                                   O serviço de espionagem do Coiso não deixa passar nem poeira.

  19. Quem chefia a PF?

    Devemos investigar o delegado da PF, que deve ser um verdadeiro petralha mensaleiro, que fez esta apreensão ridícula e implantou a cocaína do filho do LULA no Heli do ilustre Senador de Minas Gerais.

    1. o PF que se cuide

      Quando os 2 PF flagraram o Duda Mendonça na rinha de galo estavam cumprindo a lei, que proíbe gente de ganhar dinheiro com briga (sangrenta, por sinal) de galos.

      Os PF foram transferidos, segundo disse a imprensa, na ocasião.

      Estou a imaginar que os policiais que flagraram o helicóptero com a cocaína devem estar pensativos…

      Pois que, se não estou enganado, NENHUM senador ou deputado federal disse vírgula sobre o assunto. Em situações assim, costuma sobrar para os cumpridores da lei. 

      Deus queira que não.

  20. O Prêmio Pulitzer

    de cinismo e cara de pau vai para….. Mônica Waldvoguel. ” Não estou acompanhando. É papo de piloto”.

    A mulher está envelhecendo na profissão e o caráter só piora! 

    Parece que falta de caráter é pré requisito pra trabalhar na GN.

  21. No

    No exterior:

    http://infosurhoy.com/en_GB/articles/saii/newsbriefs/2013/11/26/newsbrief-04

    Brazil: More than 400 kilograms of cocaine seized

    http://www.nzherald.co.nz/world/news/article.cfm?c_id=2&objectid=11163376

    Cocaine seized from Brazil senator’s sons’ chopper

    http://inagist.com/all/404986135807811584/

    Brazilian Federal Police captured Helicopter from senator’s famíly,Zezé Perrela, with 442kg of cocaine. 4 people, includes pilot, arrested.

     

  22. Na hora que os que delatam for mais forte que a camorra

    O número de delações, vazamentos, vinganças na mídia estão aumentando em quantidades expoenciais e em qualidade na medida que os celulares que gravam vídeo e audio melhoram.

    Com a Internet ganharam publicidade nunca antes imaginada, nada desaparece da Net.

    Quanto tempo estes “esquemas” que não podem ser conhecidos ou divulgados, conspirações macabras contra o povo e a nação brasileira irão aguentar ainda?

    Se o Lula falar, ou o José Dirceu, ou a Dilma, será que sobra pedra sobre pedra?

    Mentes curiosas querem saber?

  23. Minha singela homenagem a uma expert em aviônica

    Fatos:

    1) Equipamento: Helicóptero Robinson R66, 05 assentos (Dois assentos: um para o Piloto e outro para o Co-piloto ou acompanhante e três assentos adicionais traseiros para pessoas de pequeno porte 5’4″ ~1.63 m);

    2) Capacidades:  Peso total: 1225 kg; Peso vazio (óleo e aviônica): 580.6 kg; Combustível máx.:  223.6 kg;

    Peso de Passageiros e Bagagens (com combustível máximo): 420.5 kg

    3) Performance: Autonomia máxima (sem reserva): 603.5 km

    Considerações:

    Operando o equipamento com dois tripulantes pesando no total 140 kg sobrariam 280.5 kg  de payload do grande total de 420.5 kg. Reduzindo-se a tancagem da aeronave  para 100 kg  de combustível sobrariam 123.6 kg a mais de payload a qual totalizaria 414.1 kg. Retirando-se  partes do banco traseiro, revestimentos internos, tampas de compartimentos, etc. este valor poderá aumentar um pouco mais, bem como adicionar então alguma variabilidade ao peso total dos tripulantes.

    Como a autonomia máxima da aeronave é de 603.5 km para uma tancagem de 223.6 kg o consumo médio é  de 2.7 km/kg, o que nos leva a uma autonomia parcial na tancagem de 100kg de aproximadamente 270 km. Quer seja, com três abastecimentos de 100 kg  cada ao longo da rota Avaré, SP – Afonso Claúdio, ES a carga estaria entregue. A carga apreendida foi dita ser de 445 kg na imprensa, o que difere em 30.9 kg do que apresento acima. Como não tenho os dados reais da apreensão da PF, penso ser bastante plausível um número em torno de 400 kg para o material apreendido.

    Um lembrete apenas para a brilhante expert em aviônica:  -pense um pouco, pesquise e faça algumas contas simples, aritimética pura, regra de três antes de twitar asneiras, capisci?

    Fonte de Dados do Helicóptero R66: http://philip.greenspun.com/flying/robinson-r66

  24. mprensa de conveniênciaE o
    mprensa de conveniênciaE o caso do “helicóptero do pó”?O silêncio sepulcral dos meios de comunicação sobre o caso da meia tonelada de cocaína encontrada em aeronave de deputado da direita mostra a serviço de quem está a imprensa
     Helicóptero do deputado Perrella foi apreendido com quase meia tonelada de cocaína. 
     (Foto: internet.)

    Passados mais de 10 dias da notícia de que um helicóptero foi apreendido pela Polícia Federal com 443 kg de cocaína e a imprensa burguesa não fala mais do assunto.

    O helicóptero pertence à empresa Limeira Agropecuária que é de propriedade do deputado estadual Gustavo Perrella do partido Solidariedade e do seu pai o também parlamentar, o Senador, Zezé Perrella (PDT-MG). Mas quem está sendo acusado como o principal responsável pelo crime é o piloto do helicóptero, Rogério Almeida Antunes que é contratado da 3ª Secretaria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ou seja, funcionário do gabinete do deputado. O piloto foi preso na cidade de Afonso Cláudio, no interior do Espírito Santo no dia 24 de novembro.

    Tanto o deputado como o senador desconversaram dizendo que o piloto não estava autorizado a pilotar o helicóptero. O advogado do deputado Perella, Antônio Carlos de Almeida Castro reforçou dizendo, “Ele usou fora do ambiente de trabalho, sem autorização, e ainda para fim absolutamente ilegal” (UOL, 26/11/2013).

    O senador ainda se pronunciou dizendo que o piloto, foi exonerado do gabinete do deputado estadual, e ainda foi cooptado pelo copiloto apreendido, que não era funcionário da empresa da família. Segundo Zezé os dois, o piloto e copiloto, dividiriam R$ 104 mil com o transporte da cocaína.

    Um detalhe bastante relevante é que o helicóptero transportador de cocaína era abastecido com dinheiro da verba do gabinete de Gustavo Perrella. Segundo levantamento do ALMG Perrella usou R$ 14.071 da verba indenizatória com querosene para abastecer o helicóptero da sua empresa. Mas a Assembleia ainda não disponibilizou os gastos dos parlamentares em novembro.

     

    Silêncio da imprensa

     

    Este caso chama a atenção pela cobertura extremamente tímida da imprensa burguesa ao caso que foi noticiado no dia do ocorrido e depois praticamente esquecido. A apreensão de quase meia tonelada de cocaína em um helicóptero de um deputado que tem relações com figuras públicas como Aécios Neves e até Geraldo Alckmin não teve um centésimo de cobertura jornalística que outros casos, muito menos graves, tiveram envolvendo outras figuras políticas.

    Aqui fica claro de qual é o papel da imprensa burguesa em esconder ou expor uma notícia. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador