A derrota inglesa na batalha de Singapura

A Batalha de Singapura durou de 8 a 15 de fevereiro de 1942 e resultou na maior derrota militar do Imperio Britanico na Segunda Guerra. Os ingleses esperavam o ataque japonês pelo mar, para o que estavam armadas boas defesas, inclusive duas baterias de canhões de 380 mm, alem disso chegaram para apoiar a defesa dois encouraçados, o Prince of Wales e o Repulse. A defesa da area contava com 85.000 homens, britanicos, australianos e indus, o efetivo não era de boa qualidade, tinha pouco treinamento, não eram tropas de 1 ª linha.

Os atacantes não vieiram por mar, como esperado, eram tropas de infantaria que atravessaram a densa floresta tropical da pensiula da Malasia, considerada impassavel pelos ingleses. Eram 30.000 homens , elementos de 3 divisões, a Imperial de Guardas (Nishimura),  tropa de elite, a 15ª de Infantaria (Matsui) e a 18ª de Infantaria (Mataguchi), comandadas pelo General Yamashita. A Divisão imperial tinha uma brigada de tanques leves.

Os japoneses tinham uma aviação de apoio excelente, composta de aviões Nakajima Ki43. Afundaram com facilidade os dois navios britanicos que vieram ajudar na defesa, Yamashita conseguiu chegar por trás à cidadela de Singapura, desguarnecida de defesa. Yamashita montou uma operação de despistamento com falsa concentração em um dos lados de fronte à ilha mas sua concentração verdadeira era do outro lado. Uma patrulha australiada descobriu à noite a grande concentração para ataque, avisou Percival que estupidamente desconsiderou o aviso. Criou-se a lenda de que os grandes canhões voltados para o mar não podiam virar para o continente, o que era falso. Podiam virar e viraram mas

sua munição era AP, armour piercing, para romper blindagem de navio, não eram para ataque à infantaria.

Percival cometeu todos os erros possiveis na defesa e teve que se render de forma vexatoria a um inimigo com muito menos tropas. A queda de Singapura chocou o mundo e abalou o prestigio britanico na Asia.

Pessima qualidade de comando, tropas de segunda linha, erros de concepção na defesa, subestimação do inimigo, a queda de Singapura teve de tudo, até uma rixa entre Percival e o comandante da força area. Este oficial casou-se com uma malaia e a moça não podia entrar no Country Club da oficialidade militar, restrito a ingleses, mesmo sendo casada com um oficial inglês e Percival recusou-se a abrir uma exceção ao Comandante da RAF, mandando um recado, “ele entra, a esposa fica em casa”. A cooperação de comando terrestre e aereo foi abalada.

Singapura teve um efeito simbolico e humilhante para os inglêses, não  só uma derrota, era uma derrota para asiaticos. Percival ficou prisioneiro dos japoneses por toda a guerra, libertado foi uma das testemunhas da rendição do Imperio do Japão em 2 de setembro de 1945 no navio USS Missouri.

Deve ser registrado que o tratamento dado pelos japoneses aos prisioneiros era o pior possivel, dois terços dos prisioneiros morreram de fome, doenças, alojamentos em pessimas condições.

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Imperador Japones

    Nao entendo ate hoje o por que do Imperador Japones nao ter id a julgamento,os americanos depois de dominar o japao tinham que ter deposto ele e mandado a julgamento .como fizeram com os Generais Nazistas.mesmo os japoneses nao querendo aceitar a derrota , e a populaçao nao querendo ver sem Imperador preso.

    1. Foi uma decisão geopolitica

      Foi uma decisão geopolitica de primeira grandeza patrocinada pelo Governador do Japão, o General MacArthur, que via na figura do Imperador o centro da sociedade japonesa e figura necessaria à estabilidade de um Pais em ruinas. Foi instalado um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra em Toquio que condenou à morte dezenas de generais e almirantes japoneses, o que para os coidentais foi suficiente para acertar as contas.

    2. Porque os americanos não eram bobos. O Imperador japonês era considerado uma figura divina, e é bom não provocar antagonismos religiosos em um país ocupado. No entanto, encontraram pretexto para enforcar o brilhante general Tomoyuki Yamashita, conquistador da Malásia e que infligiu uma derrota humilhante aos ingleses e australianos nas Filipinas. Ele não teve um julgamento justo e nem lhe proporcionaram uma defesa adequada.

    1. Não foi só no cinema,  os

      Não foi só no cinema,  os ingleses ganharam a Segunda Guerra na Historia, mas perderam a Batalha de Singapura antes de vencer o Japão, os americanos perderam em Pearl Harbor e ganharam ao final, não há nenhuma contradição.

      1. No teatro Europeu quem ganhou

        No teatro Europeu quem ganhou a guerra dos alemães foram os russos. O desembarque na Normandia foi tiro de pistola perto do que foi a Batalha de Stalingrado e a segunda batalha de Kursk.

  2. Boa foto e bom texto. Na

    Boa foto e bom texto. Na verdade é que o império britânico vinha-se desmilinguindo desde finais do século dezenove. Quando a segunda guerra começou eles já não eram mais que participantes de segunda categoria. Ganharam algumas batalhas, quase todas na Africa, na verdade defendendo o que ainda sobrava de suas colonias contra tropas alemãs de segundo ordem. Arrogantes, levaram um toco em Singapura e na Birmania. Já antes tinham apanhado na Europa e o desastre em Dunquerque (ainda não entendi como Hitler e companhia os deixaram se retirar) é prova disso.

    1. Meu caro, agradeço seu

      Meu caro, agradeço seu honroso comentario.. Na realidade não estavam em decadencia em fins do seculo XIX, em 1902 ganharam a Guerra dos Boers e incorporaram o rico territorio da União Sul Africana aos seus dominios. O declinio veio com a Primeira Guerra, quando se enfraqueceram muito economicamente e passaram o bastão para os EUA.

      Mas não vamos confundir declinio como potencia imperial com decadencia. O alto nivel cultural e institucional do Reino Unido, a sua habilidade na descolonização lhe valem até hoje forte influencia moral sobre as ex-colonias, que tratam Londres como sua segunda capital. A elite das ex-colonias passa parte do ano em Londres, que continua sendo a capital financeira do mundo, a City de Londres tem mais transações que Nova York.

      1. Prezado AA,
        Ratifico sua

        Prezado AA,

        Ratifico sua afirmativa com relação a importância da City londrina.

        O mercado de câmbio de Londres movimenta diariamente mais do que o dobro face ao de New York.

        Em Londres você pode negociar praticamente todas as moedas do mundo.

        Sao os reis das arbitragens cambiais.

        Se por acaso alguem aqui no Brasil quizer comprar ou vender patacas de Macau essa operação terá que ser concluida

        por intermedio de um banqueiro londrino. Sairá mais em conta do que em qualquer outra praça.

         

  3. A Queda de Cingapura.

    “Yamashita conseguiu chegar por trás à cidadela de Singapura”

    A frase induz a uma certa confusão. O 25º Exército de Yamashita não chegou “por trás” de Cingapura. Ele realmente chegou pelo mar, desembarcou na costa da Birmânia e da Tailândia, e desceu a Península Malaia em direção a Cingapura. Ao atingir o Estreito de Johore – que separa a Ilha de Cingapura da Península Malaia – fez o ataque final a partir do noroeste.

    “desguarnecida de defesa.”

    Desguarnecida de defesa?

    Como assim?

    Todo o efetivo britânico remanescente recuara da Península Malaia para Cingapura, e, além das unidades que lá se  encontravam, a defesa da ilha recebera como reforço a 18ª Divisão de Infantaria britânica.

    Aqui o Motta careceria de maior clareza. Certamente ele se refere ao fato do general Percival ter concentrado o grosso das tropas no leste da ilha e ter deixado um efetivo bem menor no oeste – onde, visivelmente, a travessia do Estreito de Johore era bem mais fácil.

    (En passant: a incompetência britânica superou até mesmo o arranca-rabo entre Yamashita e seu subordinado Nishimura – os dois pertenciam a facções rivais do Exército Imperial Japonês.)

    Em boa parte, a queda de Cingapura – a jóia asiática da coroa britânica – também pode ser atribuída à má avaliação de Churchill quanto à capacidade militar japonesa e às necessidades defensivas de Cingapura.

    (Aliás, má avaliação bélica é o que não falta na longa carreira de Winston – no mínimo, desde a Campanha de Dardanelos, lá na Primeira Guerra Mundial.)

    Salvo as ligeiras observações, é um bom artigo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador