A reprimenda a Moro, por um igual a ele, por Marcelo Auler

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Fábio Pozzebom/Agência BrasilSérgio Moro, reprimenda de um colega seu. (Fot Fabo Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

A reprimenda a Moro, por um igual a ele

por Marcelo Auler

Na próxima quarta-feira (10/05), ao interrogar frente a frente, já que não permitiu que fosse por vídeo conferência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz federal Sérgio Moro, titular da 12ª Vara Federal de Curitiba, provavelmente não será o mesmo que em atitudes consideradas arrogantes por alguns, discutiu com advogados e mostrou-se sempre superior a todos. Tal como ocorreu na audiência em que sugeriu a Roberto Batochio, um dos defensores do ex-presidente, que prestasse concurso para juiz para poder conduzir um julgamento.

Nos últimos dias, Moro, que vinha se beneficiando do fato de suas decisões serem mantidas nos tribunais superiores, contabilizou quatro derrotas. As três primeiras, impostas pelos ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal autorizaram três réus da Lava Jato, que estavam presos por Moro sem que tivesse sentença confirmada em segundo grau, deixaram a cadeia.

Mas a quarta é que certamente foi a mais dura derrota para Moro, muito embora ele, certamente, não passará recibo. Ocorreu na quinta-feira (04/05), quando a defesa de Lula, sem ceder ao que chamou de “chantagem do magistrado” para reduzir o número de testemunhas a serem ouvidas em juízo, obteve do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), autorização para que o ex-presidente não seja obrigado a presenciar os depoimentos das suas 87 testemunhas. Moro impôs a presença como forma de tentar reduzir o número de testemunhas, aceitas inicialmente por ele em nome do “respeito ao amplo direito de defesa”.

Não apenas o fato de ver sua “estratégia” para correr com o processo ser derrubada – por não ter amparo legal – deve tê-lo aborrecido. Afinal, veio a público o erro daquele que incorporou o papel que vem lhe sendo dado pela imprensa, de exemplo de juiz a ser seguido. Sua imagem acabou abalada com o patente erro ao forçar uma situação, batizada pela defesa de “chantagem”. Mas, sem dúvida contribuiu para seu desgaste o fato de que o corretivo foi aplicado não por um magistrado mais antigo, mais experiente. O que aconteceria se fosse um desembargador, que está uma instância acima da dele.

 
Nivaldo Brunoni, convocado para o TRF-4 reviu a decisão de Moro

Nivaldo Brunoni, convocado para o TRF-4 reviu a decisão de Moro

O que também pesa é que a correição, com direito a reprimenda e até uma certa insinuação de falta de coragem do titular da 12ª Vara Federal de Curitiba, foi dada por outro juiz, com o mesmo tempo de carreira (ambos ingressaram em 24 de outubro de 1998) , mas que aparece na lista como mais antigo por ter feito o 5º concurso para magistrados da 4ª Região Federal enquanto Moro foi aprovado no concurso seguinte. Esta diferença levou Nivaldo Brunoni, juiz do qual se sabe muito pouco, a cobrir as férias do desembargador João Pedro Gebran Neto – amigo pessoal de Moro – como juiz convocado, justo no momento de apreciar o Habeas Corpus 502027889.2017.4.04.0000. Não foi a primeira vez que fez essa substituição. Com isso, Moro contabilizou sua quarta perda em poucos dias.

A diferença dos dois não está apenas no ano do concurso para magistrado federal. Moro, que se formou em Direito, na Universidade Estadual de Maringá em 1995, limitou-se a trabalhar em escritórios de advocacia. Já Brunoni, formou-se em 1988, na Unicuritiba, virou especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (UnB) e antes de ser juiz federal foi promotor de Justiça do Paraná e tem Doutorando pela Universidade Autônoma de Madri.

No Supremo, como noticiamos em  “Se a lei é para todos, soltarão José Dirceu“, os ministros Gilmar Mendes,Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, na terça-feira (25/04), atenderam aos pedidos das defesas do ex-tesoureiro do Partido Popular, João Cláudio Genu – em prisão preventiva desde maio de 2016, em Curitiba-, e do pecuarista José Carlos Bumlai – preso em novembro de 2015, mas há cinco meses beneficiado com a prisão domiciliar. Uma semana depois, libertaram José Dirceu, apesar de todos os protestos e pressões dos procuradores da República da Lava Jato, comandados  por Deltan Dalagnol, em uma atitude que Mendes classificou como “quase que uma brincadeira juvenil. São jovens que não têm a experiência institucional nem vivência institucional, então eles fazem esse tipo de brincadeira”.

Continue lendo
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como criar climas artificiais….

    Forjando o “timing”: Depoimento de Lula foi adiado para a produção de delações que não chegarão a tempo aos advogados de defesa do ex-presidente

     

    “(…) O adiamento do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato, de 3 para 10 de maio, próxima quarta-feira, ocorreu para que a acusação tivesse tempo para tentar produzir provas contra ele; a argumentação é do advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula; segundo ele, como as 73 testemunhas do processo inocentaram Lula, o Ministério Público precisou fabricar evidências contra Lula; coincidentemente, surgiram acusações recentes, como as das delações premiadas de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, que estão presos em Curitiba e teriam encontrado nas falas contra Lula o único caminho para sair da prisão; vídeo

     

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/294100/Depoimento-de-Lula-foi-adiado-para-a-produ%C3%A7%C3%A3o-de-dela%C3%A7%C3%B5es-diz-defesa.htm

     

  2. Não se comporta como

    Não se comporta como juiz,

     

    juiz julga com imparcialidade, não fica procurando brechas para condenar, para enquadrar os fatos a seu bel prazer, o que estamos vivendo é uma ditadura escancarada, muitas instancias do poder perderam toda a vergonha, enquanto bradam que se não fizer isso ou aquilo o país vai quebrar, para jogar nas costas dos mais pobres, perdoam bilhões em dicidas de bancos e empresarios, só mesmo um povo bovino para aceitar essa situação…….

  3. Há uma máfia caminhando na sombra da lava-jato…

    A “sociedade” não reagiria com dois pesos e duas medidas com a relação a corrupção.

    Para o cidadão se o dinheiro some, ele fica sem serviços!

    Há uma máfia caminhando na sombra da lava-jato…

    Olhem para o Brasil, os efeitos colaterais senhores do judiciário, das forças armadas – um país se faz com o  seu povo!

  4. Explico…..

    o problema, e a consequente “vingança” de moro, no que corcerne as 87 testemunhas…………

    O “pobre” juiz vai ser obrigado a passar, no minimo, 10 dias interirinhos no Brasil, tavez 2 semanas……….sem uma minuscula viagenzinha aos isteitis ou zoropa……..nem uma misera palestrinha pra receber aplausinhos calorosos……..nem um debatezinho em harvard, pra explicar pros gringos como funciona(funciona?) o babado chamado Brasil…..ooooo miseria……ooooo desgraça……corre risco de depressão profunda, coitado…….

     

  5. Ainda veremos esse senhor

    Ainda veremos esse senhor atras das grades, ou arrastando uma tornozeleira por onde vagar tal qual um zumbi.

    1. Lamentavelmente não

      A intenção do amigo do traficante é se refugiar nos eua.

      Lembrando que nogolpe do Banestado de 520 bilhões o dinheiro entrava pelos eua.

      Uma pequena comissão, tipo 1%, resolve a vida da familia

  6. No Brasil conspiração é formação de bando ou quadrilha.

     O que salta aos olhos e ainda não se bateu tecla sobre o fato, é que todas as ações da lava jato são combinadas entre juiz, procuradores e policiais, com a colaboração de agentes da Receita Federal.

    As pessoas não comentam porque acham normal. Mas não é.

    A isso no estrangeiro chama-se conspiração.

    No Brasil conspiração é formação de bando ou quadrilha. Com pena aumentada para o cabeça e agravante de atentar contra a administração da justiça.

    Tentam parecer que agem de forma normal e independente entre si, quando sabemos que tem o dedo do juiz até na redação da denúncia e representação da PF.

    E a segunda instância não está apartada dessa conspiração.

    Então que se de nome aos bois. Que não se ache normal uma conspiração. Que não se ache normal um juiz escrever que não é anormal um membro do MP consultar um juiz para saber se determinado ato é “aceitável”.

    É CONSPIRAÇÃO e ponto.

    Eudes Silva

  7. O que mais me entristece

    O que mais me entristece nisso é que se eu tivesse o poder de prender esses abusadores eu teria, pra ser justo, que começar por pessoas queridas e familiares muito próximos. Pessoas que tenho certeza serem do bem, que nunca fizeram mal a ninguém, mas que compactuam plenamente com esses desmandos quando se trata de Lula, tendo o juiz Moro como um herói. E são pessoas invejavelmente cultas. Eu acho que o que estamos vivendo atualmente é uma espécie de mutação cerebral, algum virus ou coisa assim, que infectou grande parte da população de bem. Provavelmente infectou também juízes e procuradores, por que não? Vejo pessoas que, não querendo condenar alguém sem provas, parece que sonham em que um dia se encontrem provas para prender o Lula. Devoram os jornais em busca dessas provas. Praticamente querem que Lula seja mesmo culpado de algum crime, para poderem condená-lo sem peso na consciência.

    1. E aí é de se concluir que os

      E aí é de se concluir que os adeptos de teoria da conspiração não estavam errados qdo mencionavam a existência de programas ultra secretos de controle mental. Só isso pra justificar o fato que todos, em maior ou menor gráu, percebemos. Pessoas de nossas ralações, dotadas de um razoável conhecimento e discernimento, totalmente dominadas por essa retórica sem sentido, cegas de rancor contra pessoas que nenhum mal lhes fizeram.

      Talvez, no caso de Lula, essa busca desesperada por algo próximo de uma prova seja um sintoma até positivo. Um começo de percepção de que algo não se encaixa na narrativa que abraçaram.

      O problema é admitir que, como um idiota (o tal “useful idiot”), cairam numa armadilha e pagarão muito caro por isso.

      1. Tudo isso é muito bem

        Tudo isso é muito bem arquitetado e segue a mesma lógica das Primaveras mundo afora. Sem querer comparar o democrata Lula a Kadafi, se bem que ser ou nao ser ditadura nao eh a questao, ate mesmo pq o ocidente ve como normal a ditadura da familia Saud na Arabia Saudita, nao podemos negar que izeram parte destes golpes um eficente processo de obnubilaçāo mental coletiva, com ocorrências prá lá de estranhas, como por exemplo a cooptaçao de Marcelo Tass por Hilary Clinton. E Moro sem duvida tambem foi cooptado para funcionar como correia dos interesses americanos, sob a pecha de cooptação sic cooperação internacional.

        A questão Libia – links:

        Para o mercado sanguinário não vem ao caso se as pessoas de paises conflagrados como Líbia e Siria se matam: o que lhes interessa é o butim e, no caso brasileiro, terras, petroleo, aquiferos, Base de Alcântara, espaço para suas empreteiras e outras corporações detonadas pelo “poderoso” Moro, testa de ferro de interesses que não os do povo brasileiro: mas há muita gente que, tal como, já apontado, em paises que foram palcos das tais “primaveras”, pensa que sim, que ele defende nosso pais…tá bom…

         

        O caso de Kadafi, o implacável carrasco dos americanos

        http://www.telanon.info/sem-categoria/2011/03/03/6423/o-caso-de-khadafi-o-implacavel-coronel-carrasco-dos-americanos/

        Cinco anos pós-Kadafi, Líbia segue refém da violência

        https://www.cartacapital.com.br/internacional/cinco-anos-pos-kadafi-libia-segue-refem-da-violencia

        A “primavera” brasileira

        Marcelo Tass é alvo de interesse de Hillary Clinton

        http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/10/1689273-marcelo-tas-vira-assunto-entre-equipe-de-hillary-clinton.shtml

        Como Hillary Clinton cooptou Marcelo Tass

        https://jornalggn.com.br/noticia/como-hillary-clinton-cooptou-marcelo-tas

        O caso Marcelo Tass, por Assange

        https://brasdangola.wordpress.com/2016/11/05/assange-hillary-clinton-foi-a-figura-chave-na-destruicao-do-estado-da-libia/

         

        O caso Moro

        Wikileaks vaza bilhete sobre cooperação entre Sergio Moro e EUA

        http://www.ocafezinho.com/2016/03/23/wikileaks-vaza-bilhete-sobre-cooperacao-entre-sergio-moro-e-eua/

         

        A cooptação/cooperação de Temer por EUA

         

        http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1771016-wikileaks-diz-que-michel-temer-atuou-como-informante-dos-eua.shtml

         

        EUA colhem frutos do golpe

        Exército dos EUA participará de exercício militar inédito na Amazônia a convite do Brasil Ricardo Senra Da BBC Brasil em Washington

        http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39802863

         

         

         

  8. Quem pagará o custo

    Quem pagará o custo desastre?
    hc.coelho
    sab, 06/05/2017 – 12:31

    Está na hora de cobrar dos golpista e dos coxinhas, coitados, o desastre que provocaram com o golpe sujo.

    Desastre econômico, desastre de desemprego disparado e sem volta aparente, governo incontestavelmente corrupto e constituido de corruptos, desmoralização do judiciário, desmoralização do parlamento, entrega da petrobras, interrupção de todas as obras, matança no campo, desemprego disparado e sem volta aparente, insignificância internacional, saida do Brics, volta da vergonha de ser brasileiro, etc, etc.

    O mau que estes bandidos agentes e estes outros covardes é incomensurável.

    E a globo, capataz maior do desastre, sem a escada e com a brocha no ar continua a delinquir.

  9. Nivaldo Brunoni = Sérgio Moro? Como assim, Cara Pálida?

    Se o Nivaldo Brunoni fosse igual ao $érgio Moro, ele teria confirmado, e não modificado a decisão do Camundongo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador