Ex-diretor da Siemens amplia denúncias contra PSDB paulista

Do Estadão
 
 
Segundo executivo que participou de acordo de leniência com o Cade, lobista de esquema de setor metroferroviário disse a ele que Edson Aparecido, hoje homem forte do governo Alckmin, e Arnaldo Jardim eram beneficiários de comissões; eles negam
 
FERNANDO GALLO , RICARDO CHAPOLA , FAUSTO MACEDO

Em relatório entregue no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma dispor de “documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos (Mário) Covas, (Geraldo) Alckmin e (José) Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM”.

O ex-diretor da empresa alemã diz também que o hoje secretário da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (PSDB), deputado licenciado Edson Aparecido (PSDB), foi apontado pelo lobista Arthur Teixeira como recebedor de propina das multinacionais suspeitas de participar do cartel dos trens em São Paulo entre os anos de 1998 e 2008.

O ex-executivo, que é um dos seis lenientes que assinaram no mês seguinte um acordo com o Cade em que a empresa alemã revela as ações do cartel de trens, também cita o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), aliado dos tucanos, como outro beneficiário.

Trata-se do primeiro documento oficial que vem a público que faz referência a supostas propinas pagas a políticos ligados a governos tucanos. Até agora, o Ministério Público e a Polícia Federal apontavam suspeitas de corrupção que envolviam apenas ex-diretores de estatais como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As acusações do ex-diretor foram enviadas pelo Cade à Polícia Federal e anexadas ao inquérito que investiga o cartel em São Paulo e no Distrito Federal.

No texto, Rheinheimer escreve que o cartel “é um esquema de corrupção de grandes proporções, porque envolve as maiores empresas multinacionais do ramo ferroviário como Alstom, Bombardier, Siemens e Caterpillar e os governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal”.

Proximidade. Outros quatro políticos são citados pelo ex-diretor da Siemens como “envolvidos com a Procint”. A Procint Projetos e Consultoria Internacional, do lobista Arthur Teixeira, segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, é suspeita de intermediar propina a agentes públicos.

O documento faz menção ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e aos secretários estaduais José Aníbal (Energia), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico).

Rheinheimer foi diretor da divisão de Transportes da Siemens, onde trabalhou por 22 anos, até março de 2007.

Ele e outro leniente prestaram depoimento à Polícia Federal em regime de colaboração premiada – em troca de eventual redução de pena ou até mesmo perdão judicial, decidiram contar o que sabem do cartel. Esses depoimentos estão sob sigilo.

Menções. Sobre Aparecido e Jardim, Rheinheimer sustenta em seu texto que “seus nomes foram mencionados pelo diretor-presidente da Procint, Arthur Teixeira, como sendo os destinatários de parte da comissão paga pelas empresas de sistemas (Alstom, Bombardier, Siemens, CAF, MGE, T’Trans, Temoinsa e Tejofran) à Procint”.

De Aloysio, Jurandir e Garcia, diz ter tido “a oportunidade de presenciar o estreito relacionamento do diretor-presidente da Procint, Arthur Teixeira, com estes políticos”. Sobre Aníbal, anotou: “Tratava diretamente com seu assessor, vice-prefeito de Mairiporã, Silvio Ranciaro”.

Ele ainda apontou o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (PMDB), e o ex-governador do DF José Roberto Arruda como “políticos envolvidos com a MGE Transportes (Caterpillar)”. A MGE é apontada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal como a outra rota da propina, via subcontratações – a empresa era fornecedora da Siemens e de outras companhias do cartel.

Rheinheimer diz ser o autor da carta anônima que deflagrou a investigação do cartel dos trens, enviada em 2008 ao ombudsman da Siemens. Ele relata ter feito as denúncias para se “defender de rumores sobre seu envolvimento neste escândalo”. O executivo assevera que, apesar de suas denúncias, a Siemens optou por “abafar o caso”.

Ameaça. No texto, ele se diz disposto a contar o que sabe, mas sugere receber em contrapartida sua nomeação para um alto cargo na mineradora Vale. (mais informações ao lado)

Rheinheimer afirma que queria induzir a Siemens a fazer uma autodenúncia ao Cade para facilitar a obtenção de autorização judicial para execução dos mandados de busca e apreensão nas outras empresas. Segundo ele, isso resolveria “o maior problema do Ministério Público de São Paulo, que é o acesso às provas para poder levar adiante suas investigações sobre corrupção ativa”. “Além de envolver muitos projetos e dezenas de pessoas, o esquema de corrupção se estende por um longo período”, escreveu.

 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
     
    A elite demotucana poode

     

     

    A elite demotucana poode !!  

    A bandidagem que atua na revista lixo expelirão que esta denúncia é uma cortina de fumaça lançada por blogues petistas para amenizar o escândalo do mentirão 470 .

  2. Pois é. Mais um tucano,

    Pois é. Mais um tucano, dentre tantos, envolvido em corrupção. Mas, como a notícia é dada de forma singela, sem manchetes, repetições ad eternum, como o dito “mensalão”, o PT é que fica com a pecha de corrupto mor.

    É duro encontrar com parentes, conhecidos e eles não fazerem a mínima idéia de nenhuma corrupção do psdb ou dem, a única coisa na cabeça dessa gente é o “mensalão” (e do PT). Quando eu falo o nome Eduardo Azeredo eles me olham com aquela cara, como se estivesse falando de um ET.

     

     

  3. Finalmente

    Voltamos aos verdadeiros corruptos; o PSDB, o partido de FHC, Serra e Aécio, os que deram lição de moral sem ter moralidade nenhuma, apenas o Partido da Impunidade da mídia e do judiciário! A cortina de fumaça do Barbosa não podia durar muito tempo, ia dar na cara. 

  4. Acidente ferroviário.

    Nada de anormal. Mais de dez anos de trem da alegria de São Paulo. De 1998 a 2008. Isso é que é “choque de gestão”.

    Começou, então, em 1998. Caixa 2 para eleição que foi sendo mantido mesmo em anos que não tinha eleição. Por onze anos! Hummm… caixa 2 mesmo?

    Falou do Senador Aloysio. O dos 300 mil do Rodoanel, arrecadados e entregue para a campanha passada para Presidência 9e pro Senado, claro). Estão investigando o Vereador Donato, secretário do Haddad na máfia do ISS (tem de ser assim), tem de explicar a origem do patrimônio – disse que era uma herança recebida da mãe em 2012. E o Aloysio não aumentou o patrimônio? Ninguém investiga.

    E os trenzinhos ainda resvalaram em contratos com o Governo do DF, o mesmo do “mensalão do DEM”, da compra de panetones.

    Mas percebam bem. Outra coinciência. 1998. Mesmo ano do “mensalão mineiro”. O velho e bom café com leite da política nacional.

    Mas estou bastante tranquilo, pois o Governador Alckmin disse que iria apurar tudo. E, claro, o MP paulista também. Pena que a primeira petição da atuação do Procurador-Geral de Estado foi considerada inepta. Tratava de cartel de uma só empresa. É como a história de existir corrupto sem corruptor.

    Como diria FFHH (que desconhece a compra de votos de Deputados pra Emenda da releição – apesar de haver confissão de Deputados que foram cassados por terem “confessado” terem sido comprados), com a prisão dos “mensaleiros”, o fim da impunidade chegou.

    Brincadeira tem hora.

  5. Chifre sem cabeça

    Cadê os arautos da teoria do domínio do fato???

    Chifre sem cabeça…

    Já vejo que na Copa as manifestações serão mais “acaloradas”.

    Se não bastasse o cenário econômico, nosso cenário político está nos ajudando a entrar numa agitação.

    Vou usar a filosofia taoísta para acreditar que antes da tranquilidade haverá a conturbação da tempestade.

  6. “Tucanus ininputavus est”

    Isso está na constituição, ou pelo menos assim falam os “juizes” dos supremos e seus amigos operadores do direito.

    Alias li em alguma folha outra citação: “petisti algemati sunt, sed banqueiri banditi non algemati sunt”.

    Ai que saudade do Moliére e do Borguês Fidaldo!

     

  7. Atentem para a tentativa de desqualificação da fonte

    Ressalto o parágrafo inserido no final do texto da matéria do Estadão: “No texto, ele se diz disposto a contar o que sabe, mas sugere receber em contrapartida sua nomeação para um alto cargo na mineradora Vale”.

    Claro que a intenção é de desclassificar o depoimento do ex-diretor da Siemens, que pela primeira vez indica nomes de políticos do PSDB como beneficiários dos desvios no Metrô e na CPTM. A matéria do Estadão introduz, num texto negativo ao PSDB, alguma coisa para colocar o leitor em dúvida quanto às intenções do depoente.

    Alguém acha mesmo que seria possível conseguir um emprego de diretor de uma grande multinacional dessa forma? Só com bastante ingenuidade ou com a intenção de desacreditar o depoimento. E eu não acredito na primeira hiótese.

    Previsível. Afinal, o Estadão é um digno representante da Proba Imprensa Gloriosa que temos.

     

    1. Essa foi bem estranha mesmo,

      Essa foi bem estranha mesmo, me lembrou ate um episodio dos Simpsons em que o Homer esta no programa de proteção a testemunhas, ai qdo o agente diz q ele vai ter outra identidade, ele diz que quer ser o quarterback famoso de algum time.

    2. Improcedente.

      Tenho a garantia de uma fonte altamente confiável, que esta exigencia do depoente, de que falaria “tudo” em troca de um cargo influente, na Vale, não procede.

      O que procede, é que ele ameaçado de ser envolvido, até o último fio de cabelo, pelas investigações, aceitou a delação premiada, em troca de uma punição branda.

      Nada mais do que isto, até porque o CADE, e o MPE, não negociam com criminosos.

  8. O PSDB e os trens da Moldávia.

    Não conheço o Donato. Se recebeu herança da mãe, é fácil provar. Atestado de óbito e declaração de renda do espólio. Mas Aloysio Ferreira Nunes disse que recebeu R$ 300 mil emprestados do Paulo Preto para a compra de apartamento. Paulo Preto precisa justificar como emprestou, onde arrumou o dinheiro e que documentos obrigam Aloysio a devolvê-lo. Haverá juros? Se houver, Paulo Preto está se comportando como instituição financeira, isso é crime. Se não houver, sob qual argumento está disposto a perder dinheiro? Mas o pior, não é a roubalheira. O pior é a desgraça dos pobres das regiões periféricas de São Paulo, obrigados ao martírio diário de trens atrasados, desconfortáveis e cheios. Têm mais dificuldade de arrumar emprego do que os outros, pois seus horários são inconfiáveis. Cada dia é uma desculpa diferente. Roubaram o cabeamento, soltou um parafuso, um pica-pau derrubou um poste, deixaram cair um celular em cima dos trilhos que descarrilou a composição, etc. Não sei se um ladrão pode ser melhor do que outro, mas quando Maluf entregava uma obra superfaturada, era de boa qualidade técnica, embora urbanisticamente de efeito duvidoso. Suas porcarias como o Minhocão estão de pé até hoje. Mas quando se trata de uma obra do PSDB, desaba a Estação Pinheiros do Metrô, morrem 7 e ninguém é culpado. Cai uma estrutura de aço pesando 80 toneladas e milagrosamente, o automóvel e caminhão atingidos têm seus motoristas poupados, mas ninguém investiga. O PCC sai matando policiais, trocam o secretário de justiça e milagrosamente, os crimes cessam. Que raios de acordos Alckmin faz com o crime organizado? A cada acordo, mais eles se fortalecem. Saberm, vi um filme onde algumas cenas se passam na Moldávia, o país mais pobre da Europa. Já ouviram falar? Essas cenas se passam num trem. Deu vergonha de ver os trens da Moldávia vis-à-vis com os nossos. Perdemos de goleada.

  9. O Aloysio, enfiou o “pé na jaca”

    Este Senador, que deveria estar no Congresso, representando a população paulista que elegeu-o(e já se arrependeu disto) baixou tanto as calças, que a bunda está aparecendo.

    Ontem foi elogiando as barbaridades prisionais, do STF, hoje tendo seu nome diretamente ligado a este cartel, que desviou criminosamente bolhões de reais, dos contribuintes paulistas.

    Para quem conheceu o início da carreira política, desta “topeira” é decepcionante ver no que tornou-se, e faz a gente descrer, dos demais políticos do país.

    Acredito que sua medíocre carreira, acaba de caminhar em marcha a ré, depois desta enfiada de pé na jaca.

  10. Mas um dia a casa cai!

    “documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos (Mário) Covas, (Geraldo) Alckmin e (José) Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM”.

    Tai, estou espatanda com o Estadão que não seguiu o exemplo da irmãzinha Folha e não arranjou uma saida “à esquerda”, para tratar dessa parte das acusações.

  11. O triste disso tudo é  que se

    O triste disso tudo é  que se depender de alguns togados nenhum tucano corrupto vai pra cadeia e ainda por cima teremos que suportar os mesmos subindo em tribunas se passando por moralistas e usando a mídia tucana para confundir as pessoas ingênuas e dizer que isso é culpa do PT. E mais triste é saber que isso não causa indignação numa parcela dos eleitores paulistas. Mas se fosse o PT, minha nossa, estariam sendo crucificados em praça pública. Portanto, cada povo tem os políticos que merecem e o resultado disso é que o Estado de São Paulo a cada ano afunda mais. 

  12. MP é igual o IBAMA, vive protegendo tucano da extinção.

    E o tal Ministério Público? Vai engavetar tudo?

     

    Altos funcionários da empresa alemã metendo a boca no trombone e o MP só pensa no PT…

  13. Enquanto isso estou a ouvir o

    Enquanto isso estou a ouvir o Ilmo sr. Agripino Maia (aquele q foi colocado no seu devido lugar pela Presidenta Dilma) a malhar o PT pela falta de infraestrutura no Brasil e pelo “Aparelhamento” do governo brasileiro pelos petistas. Agora começou a falar outro Senador do PSDB, falando s/ a falta de futuro do Brasil(Rubem Figueiró do MS) e agora elogiando o Digníssimo presidente do supremo tribunal, que mostrou o maior roubo da história e “provou” que figuras do alto escalão da política tb podem ser presos. É de dar ânsias de vômito o caradurismo dos srs. senadores, no momento em que estamos vendo o desmascaramento dos PSDBistas/Dem

    Onde andam os representantes do PT? Será que estão deprimidos por não serem mais os maiores corruptos da história brasileira ? Dá até vontade de votar em outro partido.

  14. tucanos versus petisras

    Prestem atenção ao seguinte:  a notícia sobre os desmandos do psdb paulista inclui o nome de Tadeu Felipelli, que sempre trabalhou com Arruda, Roriz e outros aqui em Bsb  e agora é vice governador do Agnello , do PT ; é o pmdb mostrando a sua face…

    Querem apostar como a noticia vai virar para: ” vice de Agnello, do PT,  envolvido com o cartel da Siemens em Brasilia” , exatamente como o fazem aí em São Paulo, usando sempre  “o prefeito” e não o “ex-prefeito” , tentando enganar os menos esclarecidos.

    Eita midiazinha nojenta !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador