Astrônomos captam momento em que estrela vira buraco negro

Pesquisadores conseguiram flagrar momento exato da explosão de raios considerada mais poderosa do universo 
 
Erupção de Raios Gama, a explosão de uma estrela no fim da vida, se transformando em buraco negro
 
Jornal GGN – Cientistas da NASA conseguem, pela primeira vez, flagrar o momento em que uma estrela no final da vida explode e se torna um buraco negro, processo chamado de ‘Erupção de Raios Gama’.
 
Segundo informações trazidas pela BBC Brasil, o fenômeno libera enormes quantidades de energia, sendo considerado até o momento a explosão mais poderosa do universo. “É muito difícil estudá-las porque elas duram poucos segundos”, diz Eleonora Troja, astrônoma-chefe da pesquisa da NASA. 
 
As chances de observar uma ‘Erupção de Raios Gama’ no momento em que ocorre é de 1 em cada 10.000, na avaliação dos cientistas. “Algumas pessoas pensaram que a explosão ocorre apenas pela massa, mas nosso estudo mostrou que, sem dúvida, o campo magnético é uma peça-chave nesse processo”, conclui Troja.
 
*Com informações da BBC Brasil
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah, que bom, e os “cientistas

    Ah, que bom, e os “cientistas da NASA” ja acharam a cura pro tartaro nessa semana ou vamos esperar o anuncio pra semana que vem?

    O item eh um RE LA TO.  Anedotico, por tudo que possa valer.  Que eh muito pouco.

    Nao ha “ciencia” nele e eu nao vou adicionar uma virgula voluntariamente.

    1. Em DUAS semanas, talvez, os

      Em DUAS semanas, talvez, os “cientistas da NASA” vao descobrir isso?

      Nem eh que eu nao tenho o que adicionar ao assunto nao.  Eu nao quero:  nao vale o esforco.

  2. bela iniciativa

    É uma tarefa árdua e muitas vezes ingrata despertar o interesse pela ciência, principalmente num povo tão deseducado como brasileiro. Fazer entender a beleza por trás de estudos quantitativos e metódicos da ciência sempre esteve restrito a mentes e personalidades brilhantes como Carl Sagan, mas é preciso atrair público e popularidade para a boa e velha ciência que em ultima análise é o verdadeiro e único caminho de luz que dominamos e conhecemos. Bela iniciativa.  

  3. Ivan, o Iletrado.

    Raios gama são são ondas eletromagnéticos de altíssima potência. Têm muita energia e são devastadores. Uma explosão dessas a uns 5 anos-luz de distância, devastaria a vida na Terra. Esse Ivan, pela “cultura” exibida, não sabe nem fazer pipoca em forno de micro-ondas. Pelo visto, ele apoia e vota no PSDB. Como todos sabemos, o nível do PSDB é baixíssimo, gente que se julga intelectual por ter aprendido inglês em casa, com pais e mães corruptos. No mais, são uns ignorantes. A Revista do Esgoto, porta-voz do partido, disse outro dia que Santos Dumont ‘inventou’ o avião três anos após os farsantes irmãos Wright. Estranho esses irmãos picaretas divulgarem que “inventaram” o avião apenas depois da exibição de Santos Dumont em Paris. PSDB, Partido Social dos Dementes e Babacas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador