BRF critica generalizações da “Carne Fraca” e nega irregularidades

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Sobre a Operação Carne Fraca, a BRF contrariou todas as acusações em nota à imprensa. Afirmou que a fábrica em Mineiros, alvo da Operação, é responsável por menos de 5% da produção total da empresa e que, ainda assim, responde a normas de vários países para os quais exporta, com certificações internacionais, negou o uso de papelão em produtos embutidos, e também as acusações de corrupção.
 
“A BRF não compactua com práticas ilícitas e refuta categoricamente qualquer insinuação em contrário. Ao ser informada da operação da PF, a companhia tomou imediatamente as medidas necessárias para a apuração dos fatos. Essa apuração será realizada de maneira independente e caso seja verificado qualquer ato incompatível com a legislação vigente, a BRF tomará as medidas cabíveis e com o rigor necessário. A BRF não tolera qualquer desvio de seu manual da transparência e da legislação brasileira e dos países em que atua”, disse, em nota oficial.
 
Sobre a fábrica em Goiás, disse que o local está habilitado “para exportar para os mais exigentes mercados do mundo, como Canadá, União Europeia, Rússia e Japão. Isso significa que segue as diferentes normas estipuladas por esses países”, afirmou, completando: “A fábrica possui três certificações internacionais que estão entre as mais importantes do mundo: BRC (Global Standard for Food Safety), IFS (International Food Standard) e ALO Free (Agricultural Labeling Ordinance).”
 
Negou as acusações de misturar papelão nos produtos e disse que se tratou de “um grande mal entendido na interpretação do áudio capturado pela Polícia Federal”. “O funcionário estava se referindo às embalagens do produto e não ao seu conteúdo. Quando ele diz ‘dentro do CMS’, está se referindo à área onde o CMS é armazenado. Isso fica ainda mais claro quando ele diz que vai ver se consegue ‘colocar EM papelão’, ou seja, embalar o produto EM papelão, pois esse produto é normalmente embalado em plástico. Na frase seguinte, ele deixa claro que, caso não obtenha a aprovação para a mudança de embalagem, terá de condenar o produto, ou seja, descartá-lo”, explicou.
 
A BRF também publicou que “nunca comercializou carne podre e nem nunca foi acusada disso”. “As menções a produtos fora de especificação, no âmbito da operação Carne Fraca, dizem respeito a outras empresas, como pode ser comprovado no material divulgado pela Polícia Federal. A BRF lamenta que parte da imprensa tenha inserido o seu nome de maneira equivocada em reportagens que tratam desse assunto, confundindo os consumidores e a sociedade.”
 
Por fim, em nota, a empresa criticou as “generalizações que podem prejudicar a reputação de empresas idôneas e gerar alarme desnecessário na população”.
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é serio

    Cometendo ou não cometendo crimes – todos vão negar!

    O problema fica pior, pois a credibilidade do país foi abalada pelo golpe de 2016, que aqui ainda é palavrão!

    Pelo sim e pelo não vamos ficar no limbo algumas décadas!

    Para trabalhar com energia nuclear enfrentaremos sanções piores ou iguais as do Irã!

    Quem vai botar a mão no fogo pelo Brasil?

    O alerta deve ser ligado, pois com quedas de arrecadação vai ficar difícil combater o desmatamento, proteção aos índios, a flora e fauna da amazônia…

    Lá fora o Brasil passou a valer menos depois do golpe!

    Para a “comunidade internacional” alegar que por falta de condições do governo do Brasil, vir a intervir para “proteger” a amazônia, estará cumprindo a profecia da internacionalização da amazônia…

    Deve ter muita gente vendo isso como uma oportunidade real!

    1. Já que é misturada, eu prefiro os hamburgueres londrinos

      “Em uma amostra de hambúrguer vendida pela popular rede Tesco, sob a marca Everyday Value, 29% dos hambúrguer continha carne de cavalo!

      A Tesco pediu desculpa e garantiu que todos os produtos contaminados foram retirados.

      Os hambúrgueres com carne de cavalo foram feitos em dois locais na Irlanda e um em North Yorkshire (Inglaterra) pela Dalepak Foods. Em algumas amostras também havia traços de carne de porco.

      O deputado Barry Gardiner, que preside a Comissão de Alimentos, Meio Ambiente e Assuntos Rurais do Parlamento, disse que o caso revela “fraude, adulteração e incompetência” no mais alto nível.”

      Já que é prá comer carne adulterada, prefiro comer carne estrangeira, embora os estrangeiros prefiram comer sua própria carne podre.

       

  2. Abuso de autoridade,

    Abuso de autoridade, sensacionalismo, acusações sem prova, julgamentos pela imprensa….é legal contra o Lula  né? Lembram dos memes?
    Mas quando é com a gente tende a perder um pouco a graça..não é mesmo  BRF, JBS, Fazendeiros produtores de carne frango…?

  3. também acredito que o golpe está causando tudo isso…

    gerou a desconfiança de todos os competidores e em todos os setores da economia

    se o golpe ainda tivesse resultado de um duelo de titãs, daria para recuperar, mas,

    da forma que aconteceu, entre bandidos da pior espécie ou violentando-se a própria Constituição, já era, marcaram o Brasil como sendo o que pode haver de pior em qualquer tipo de relacionamento internacional, sem segurança nenhuma

    O Brasil tounou-se um país fora da lei em quem ninguém deve confiar mesmo

  4. Polícia Pitombeira

    “A primeira coisa que guardei na memória foi um vaso de louça vidrada, cheio de pitombas…

    Inculcaram-me nesse tempo a noção de pitombas – e as pitombas me serviram para designar todos os objetos esféricos. Depois me ensinaram que a generalização era um erro, e isto me perturbou”. – Graciliano Ramos

    Somos quase unânimes em generalizações. Vira-Latice entranhada na medula tinipiniquilandês.

  5. Será que agora esses meganhas

    Será que agora esses meganhas de merda da PF vão levar o troco? Enquanto estavam perseguindo petistas republicanos sob a complacência da Dilma e do Zé Cardoso e conduzindo ex-presidente de forma coercitiva tudo bem, Mas agora mexeram com os poderosos latifundiários do agro negócio. Ou as costas desses meganhas são muito quentes ou a chapa vai esquentar pra eles.

      1. Exato. Só que o rabão preso

        Exato. Só que o rabão preso não permitirá tal afoiteza. Não existe governo, mas uma cambada de deliquentes tendo à frente um frouxo inepto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador