Caco Velho, o homem e seu pandeiro magistral

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por JNS

MATHEUS NUNES, O SAMBISTA INFERNAL

Foto de Caco Velho

“O homem que tem uma cuíca atravessada na garganta”

Aos 22 anos de idade, Caco Velho venceu um concurso de músicas carnavalescas com o samba Eu Ando à Procura, superando ninguém menos que Lupicínio Rodrigues, que ficou em segundo lugar. Para espanto geral, Caco Velho emplacou outro samba, Que Coisa Louca, em terceiro lugar. Aos 24 anos compôs a toada Mãe Preta, sua primeira música gravada (com Piratini).

* * *

O motorista do táxi, que transportava o sambista para participar de um show, num clube na cidade de Santos-SP, não encontrava o endereço indicado. Com muita dificuldade, finalmente desembocam na rua onde encontrariam o endereço solicitado pelo artista, onde havia uma multidão que bloqueava o transito local. Caco solicita, então, ao motorista que contorne aquele tumulto, quando o motorista informa que todas aquelas pessoas aguardavam à presença do sambista Caco Velho. Ao deixar o veículo, foi, imediatamente, reconhecido pelo público e agarrado pela multidão, que desarrumou e amassou o seu terno, além de desfazer o seu penteado e surrupiar o seu lenço – Caco não contava com tanta euforia do povo praiano.

* * *

Hospedados no Hotel Gloria, com Carlos Gomes, quando visitava uma escola de samba popular na Cidade Maravilhosa, foi solicitado pela galera, ali presente, a tocar o seu pandeiro.

Caco Velho tocava o pandeiro e alegrava os presentes, quando uma pessoa caminhou para o seu lado para abraçá-lo e mostrando o seu entusiasmo e falando em inglês: era Walt Disney. Conversaram pouco, tiraram duas fotos juntos e Disney continuou a observar aquele instrumento tocado por Caco Velho, que, provavelmente, inspirou a criação do Zé Carioca – tudo leva a crer que Disney não se esqueceu do encontro com Caco Velho.

* * *

Em fins de 1931 Caco Velho recebeu, de Alberto Cavalcante, o convite para participar das gravações do filme Mulher de Verdade. O seu personagem ‘Mormaço’ que se envolve em um romance promovendo trapaças e malandragens. Também fazem parte do roteiro deste filme, gravado nos estúdios do Jaçanã; Inezita Barroso (como Amélia), Adoniram Barbosa (Bigode); Valdo Wanderley (Lauro) e outros grandes artistas consagrados pelo público.

* * *

Caco Velho partiu para a França com George Henry. Chegando à Paris, eufórico com a beleza do lugar, assinou um contrato com a Boite Là Macumba. Artistas famosos, como Fred Astaire e Mel Ferrer, marcavam presença na boate La Macumba e sempre solicitavam que Caco Velho bisasse às suas musicas.

* * *

Jânio Quadros, grande freqüentador da noite paulistana, tinha amizade com Caco Velho.

A composição Mãe Preta, de Caco Velho e Piratini, foi adaptada e rebatizada como Barco Negro e é tocada até hoje na Alemanha, Angola, Austrália, Bélgica, EUA, Egito, Espanha, Índia, Inglaterra, Japão, Suíça, Suécia, Portugal e vários outros países.

Os fatos marcantes da carreira musical de Caco Velho foram retirados dos recortes de jornais e revistas que o próprio Sambista e a sua esposa colecionaram e guardaram pelos anos afora.

O gaúcho Matheus Nunes, o Caco Velho, morreu jovem, aos 50 anos, em 14 de setembro de 1971.

Confira outros detalhes da enriquecedora trajetória artística do Grande Caco Velho aqui:

http://www.lastfm.com.br/music/Caco+Velho/+wiki

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Homem de Bem

     

    ‘Vi depois, numa rocha, uma cruz / E o teu barco negro dançava na luz’

    A foto ‘Barco Negro’ de João Pedro Vale foi apresentada no ‘Ecos do Fado na Arte Portuguesa’ em 2004.

    [video:http://youtu.be/8jApnqH-TWE width:600 height:450]

    ‘Um Diva da Música do Mundo’ – The Guardian

    Desde a Arca de Noé, o rico e desinsetizado baú do Almirante Hortencio tinha um cantinho reservado pra incluir o grande Caco Velho ao lado de outros gigantes da MPB.

     

  2. seb janiak

     

    todas mães vão pro céu

    http://2.bp.blogspot.com/-V1-s660ZwQs/Tx2FrbsRjcI/AAAAAAAAI50/1Oqf4RXlTP8/s1600/NAOMI_CAMPBELL_LIGHT%2523204AB8.jpg

    Naomi Campbell, Lighted Darkness, 2011

    The Kingdom, Moon above Clouds, 2008

    The Kingdom, Moment of Choices, 2010

    The Kingdom, Sun above Clouds, 2008

    The Kingdom, Bardo Thodol, 2010

    http://2.bp.blogspot.com/-60jftligJIw/Tx2FA7EqwzI/AAAAAAAAI5s/u6ZMqUpUTo8/s1600/SOON_NAOMI_SEB_JANIAK_COVER.jpg

    Naomi Campbell, Soon International Magazine, 2011

    “Seb tem mostrado que o impossível pode ser alcançado – ele foi o primeiro – creio eu, para criar lugares, ambientes e criaturas do nada. Como um pioneiro, ele lançou as bases de uma arte muitas vezes imitada, mas desde sempre de mau gosto, afundando na futilidade, ou mesmo na extrema vaidade. Sem a sua alma, essas cópias só podem ser estéreis…” – Philippe Starck

    Artist Seb Janiak at Fred Torres Gallery

    As imagens do visionário Seb Janiak foram publicadas pelo Huffington Post

    A foto acima acima é do ARTE FUSE

  3. Um Sonho

     

    A Viagem para Graceland

    Ansiedade, pensamentos, alegria, drogas, álcool e heróis

    Bror Carlzon

    Por alguma estranha razão, nos sentamos na frente no segundo andar do ônibus, olhando o mundo inundado pelo verde do verão, fora das janelas da estrada na frente de nós, que mantinha tudo calmo e sereno.

    willienelson3

    “A reflexão e a dor também podem ser belas”

    Willie era um cara legal – ele falava em voz baixa enquanto fumava um baseado –, mas eu estava nervoso, com medo de acordar os monstros dentro de mim. Sentei-me e bebi um Jack Daniels e sentir-me-ia, definitivamente, em paz se não fosse o meu medo do medo.

    Íamos para Graceland – isso eu sabia – mas o caminho era semelhante ao que liga Boras a Trollhättan. À nossa direita, avestruzes corriam para nos alcançar, mas eles nunca nos ultrapassavam. O nosso ônibus se movia naquela brisa calma, envolvida na paz e Willie fumava e bebia. A coisa toda era apenas isso, se não fosse o meu medo interior.

    Willie tentou me acalmar e falou de outros caminhos durante a viagem. Em paz, ele cantou uma canção sobre as mulheres virtuosas de olhos azuis chorando na chuva, com a voz anasalada e tão bela como só ele sabe fazer.

    [video:http://youtu.be/JA644rSZX1A width:600 heigth:450]

    Voltarmos ao outono e ao inverno passado foi no que se transformou o nosso verão. O retorno não era necessário, mas eles tinham acabado de cruzar o caminho da nossa jornada. Eu não sei, mas, desajeitado, eu tocava a minha guitarra enquanto Willie cantava sobre cervejas, sobre lágrimas e me falava sobre ser louco por me sentir sozinho, lembrando que a dor e a reflexão também podem ser belas. 

    No assento ao meu lado havia relíquias escondidas em álbuns na pilha de vinis antigos. O meu tesouro, aquele que nunca se perdeu, era a minha segurança, que desaparecia quando eu abria a janela para sentir o ar adocicado e enegrecido pela fumaça. A janela estava fechada e eu abri um novo maço de cigarros e ofereci à Willie agasalhado com o seu charro. 

    Havia, ao lado dos meus pés, uma pilha de maços de cigarros John Silver, Camel Yellow e alguns Chesterfields – não eram dos novos, mas aqueles longos, antigos e baratos – sem filtro, daqueles que custavam alguns dólares extras, mas eram de boa qualidade, como há muito tempo atrás…

    Eu fumava, Willie fumava e o ar ficou ligeiramente azulado, com a mistura dos vapores do álcool com a fumaça adocicada do tabaco e do haxixe. Eu bebi muito, mas a maldita bebida não foi suficiente e não aconteceu nada. Nenhuma vibe surgiu sob a luz estanque, mas foi suficiente para ouvir e ver de onde vinha a voz, de alguém como Jill Johnson, que cantarolava sobre a minha história.

    [video:http://youtu.be/P3wUO9f15m8 width:600 heigth:450]

    A minha vida era relatada em um paraíso country, sem a presença recorrente de uma mãe repressora em Nashville. Sem ela, o meu coração genuíno não era corrompido com os tons da tristeza e da intensa névoa escura. Eu ansiava por chegar a Memphis, ir à Beale Street e Graceland para visitar a sepultura que eu prometi a mim mesmo visitar, pelo menos uma vez antes de morrer.

    Mas nós não estávamos lá. Fomos para Trollhättan e Whiskey River, onde percebi que tudo estava lentamente deformado e torto. Eu fiquei mais e mais amedrontado, até cair no ônibus e, em seguida, sair daquele pesadelo e me livrar do imenso medo – puro medo – e ficar gratificado por acordar.

    Ao mesmo tempo eu senti muita falta de Willie; um cara muito gentil e uma bela companhia de viagem.

    Mas não é todo mundo que é assim!

    1. Que baixo foda!

       

      Stairway To Heaven

      Esta é a escada que o ornildes discípulo está construindo prá Tí – o nosso Deuso!

      [video:http://youtu.be/81TG3c_twao width:600 heigth:450]

      Ladder 16755

      “Como tudo ainda vira ouro / E se você ouvir com atenção / Ao menos a canção irá chegar a você / Quando todos são um e um é o todo”

      A revista Guitar World classificado o impressionante solo de Jimmy Page como o número 1 na lista dos “100 maiores solos de guitarra da história do Rock n’ Roll.

      [video:http://youtu.be/LFxOaDeJmXk width:600 heigth:450]

      Page considera a música um marco. “Todo músico quer fazer algo de qualidade duradoura, algo que ficará por aí por um longo tempo. Acho que nós fizemos isso com Stairway”, disse ele ao jornalista musical e cineasta Cameron Crowe em 1975.

      Mandou bem Jacarandoso Mestre!

        1. CACO DO CEARÁ

           

          Bota melodia nesta letra e

          cuide da CACOfonia VELHO

          O pato ca pata
          O ganso ca gança

          Chopp e dança
          Chopp e dança

          O pato ca pata
          O ganso ca gança

          Chopp e dança
          Chopp e dança

          [video:http://youtu.be/lpboV5Vy-ow width:600 heigth:450]

          Em um clipe promocional para a nova temporada da série, Through the Wormhole,  do Science Channel, o ator Morgan Freeman inala hélio e faz comentários.

          [video:http://youtu.be/fmOAoxuycYM width:600 heigth:450]

  4. Tem coisa melhor que isso?

    A cada post do Luciano Hortencio, a cada post do JNS, lá vou eu acompanhando o bate-boca-litero-musical! Eita coisa boa!!!!! Os dois são imbatíveis: dois malcriados, mas com um repertório de primeira!!!! 

    Valeu! Salvaram meu plantão!

    abs

    1. Fala sério!

       

      Princesa do GGN

      O Lobo do Ceará não está salvando ninguém.

      Com esta bela forma, com justiça, vou logo promovê-lo ao posto de Baleia do Ceará.

      Eles só gosta daquelas naftalinizadas e reumatizadas ‘Véinhas da MPB’ que estão amoitadas no baú da Arca.

      Por isso, de vez em quando, eu boto prá tocar uns rocks nos posts dele, só prá fazer raiva no nosso sadungueiro ‘Homem de Bem’.

      Ele não gosta de tornar público, mas, como eu não sei guardar segredos, vou falar a verdade: ele não é capaz de fazer nem uma respiração boca-a-boca nas perdidas gatinhas descuidadas que se afogam no Cocó – não entendo prá quê, então, ele quer proteger as garças e os caranguejos daquele rio.

      Beijo prá você [ não deixe o ciumento e choramingante Nassa saber ].

      Vá lá: choramingante = amante do chorinho.

      Fui!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador