Conselho da Petrobras aprova abertura de capital da BR Distribuidora

petrobras_br_distribuidora_-_divulgacao.jpg
 
Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – A Petrobras informou, por meio de nota, que seu Conselho de Administração aprovou a abertura de capital da subsidiária Petrobras Distribuidora (BR) nesta terça-feira (11). 
 
A operação será realizada através de oferta pública secundária de ações, e a estatal disse que pretende aderir ao segmento especial do mercado de ações da B3 (antiga BM&FBOVESPA) denominado Novo Mercado, “em linha com as melhores práticas de governança corporativa”.
 
A BR é líder no mercado brasileiro de combustíveis, com cerca de 8 mil postos de combustíveis. Sua abertura de capital é considerada como uma das mais importantes operações dentro do plano de venda de ativos da estatal, que pretende levantar US$ 21 bilhões no biênio 2017-2018.

 
Inicialmente, a Petrobras cogitou abrir o capital da BR em 2015, na gestão de Aldemir Bendini. Com o mercado desfavorável, a estatal desistiu e resolveu procurar um parceiro, oferecendo, a princípio, 49% do capital da subsidiária.
 
Com dificuldade de encontrar interessados, a petrolífera aumentou a oferta para 51%, com a estatal oferecendo o controle da subsidiária. Depois, em junho, o presidente da companhia, Pedro Parente, anunciou a proposta da diretoria para o conselho da Petrobras e afirmou que a oferta pública inicial de ações seria a melhor forma de proporcionar mais valor à companhia.
 
De acordo com a agência Reuters, o UBS avaliou a BR Distribuidora em cerca de US$ 10 bilhões, há cerca de dois anos.
 
A Petrobras ainda esclarece, no comunicado, que as medidas necessárias para a operação devem passar pela aprovação de órgãos internos da empresa e da subsidiária, assim como pela análise e aprovação de órgão reguladores. 
 
“A presente comunicação não deve ser considerada como anúncio de oferta e a realização da mesma dependerá de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional”, destaca a estatal.
 
Assine
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E quem paga  a conta  e

    E quem paga  a conta  e  sempre o trabalhador ontem foram  demitidos em torno de 2000 funcionarios da UTC  em Macaé por telegrama 

    após a empresa num  impasse contratual com a Petrobras  paralizar as obras em 12 plataformas   da Bacia de Campos 

    Com a aprovação da revogação da Lei Aurea  eles  devem um dia voltar  como PJ sem direito a ferias 13, hora extra, FGTS, INSS e nunca aposentarão  … Tai o que deu a  classe trabalhadora ficar  sentada em berço explendido  achando que o Golpe não era contra  eles ….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador