Conta de “Aécio Boladasso” é suspensa no Twitter após uma semana

Sugerido por IV Avatar

Da Carta Maior
 
Apesar do apoio da imprensa, Aécio Boladasso não decola
 
Uma semana após seu lançamento, a conta de Aécio Boladasso no Twitter já foi suspensa. No Facebook, conquistou apenas 3,7 mil curtidas.
 
Por Najla Passos
 
Arquivo
 
Mesmo com a publicidade escancarada – e quase antecipada – de O Globo, a nova estratégia do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para ganhar as redes sociais decolou tanto quanto mostram as pesquisas eleitorais que a candidatura do tucano tem decolado na corrida presidencial de 2014. Uma semana após seu lançamento, a conta de Aecio Boladasso no twitter já foi suspensa. No facebook, conquistou apenas 3,7 mil curtidas. O número de interações também deixa a desejar: são menos de 3,5 mil pessoas falando sobre a página que já nasceu para ser manchete da imprensa. E muitas falando mal.
 
Os motivos são vários. Manchete do jornal O Globo quando tinha apenas uma curtida, a estratégia já foi amplamente criticada por internautas que odeiam notícias fabricadas. Mas o que pesou profundamente foi a absoluta falta de originalidade: espécie de cópia infiel das redes sociais Dilma Bolada, a página que resta à Aécio não possui, nem de longe, a mesma espontaneidade da primeira.

 
Criado em 2010 por Jeferson Monteiro, um garoto de 23 anos que não tem nenhuma relação funcional com o Palácio do Planalto, o perfil fake assumido da presidenta Dilma Rousseff já arrebatou 162 mil seguidores no twitter, mais de 559 mil curtidores no facebook e 26 mil no instagram. E surfa em popularidade crescente, com um humor genuíno milhares de vezes compartilhado nas redes sociais de simpatizantes e não simpatizantes do governo.
 
Afinal, quem resiste a fazer piada com a “presidenta veloz e furiosa” que dribla sua segurança para andar de moto em Brasília e sentir o vento no rosto? E quem segura as risadas ao ver o vídeo da presidenta passando as tropas em revista, no 7 de setembro, ao som do funk “Show das Poderosas”? Como não se divertir com os diálogos imaginários em que Dilma, também via redes sociais, coloca o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no seu devido lugar e atribui o escândalo da espionagem a uma paixão mal resolvida do homem mais poderoso do mundo por ela? Ou naqueles em que ela rivaliza com Marina Silva? Só na última postagem, que idealiza uma enquadrada de Dilma em Eike Batista, foram mais de 8,4 mil curtidas.
 
Já a Aécio Boladasso carece profundamente de carisma. Ao invés das piadas que enaltecem e popularizam a personalidade forte e real da presidenta, tenta dar ao pré-candidato uma postura tiozão que não combina com o eterno playboy. “Olá jovens! Tio Boladasso tá carente e quer conversar no twitter. Vem conversar comigo”, diz um post que arrebatou míseras 69 curtidas. “A própria personagem da oposição afirma que a internet é um espaço democrático. Qual o problema de vocês em me acusar de cópia?”, questiona outro, que alcançou 79 curtidas.
 
Se é fato que as próximas eleições serão definidas na internet, como alvoram muitos analistas políticos e comunicadores, o principal candidato de oposição ao governo começou com o pé esquerdo. Em tempos de redes sociais, dinheiro para investir em comunicação de campanha continua imprescindível. Mas tem coisas que só uma boa militância espontânea consegue fazer.
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A conta agora deve ser

    A conta agora deve ser chamada de “Aécio cadafalsso”.

    Cadafalso:. Estrado ou tablado erguido em lugar público para nele se exporem ou se executarem os condenados; patíbulo, forca. Subir no cadafalso, sofrer a pena de morte.

    A internet e a conta criada foi o tablado que expôs Aécio e terminou por matar as suas possibilidades.

     

  2. Fora que o sufixo não é

    Fora que o sufixo não é “asso” e sim “aço”, mas Aécio Bebaço, Aécio Cheradaço e Aécio Carreiraço foram algumas sugestões para mudar o nome do perfil e trazer hum digamos mais verossimilhança à coisa toda.

  3.   Normal.
      A mídia que

      Normal.

      A mídia que encarna o estamento de cima na sociedade brasileira adora condenar a política como atividade suja (especialmente se envolver o PT), mesmo que proteja descaradamente seus despachantes, caso do PSDB. Nada mais natural que os coxinhas internautas não se prestem nem a prestigiar o candidato óbvio de seus corações e mentes (?).

  4. O Aécio não começou com o pé

    O Aécio não começou com o pé esquerdo na rede, ele se atrapalhou como sempre com os dois pés direitos que possui… 😉 

  5. Aécio vai censurar internautas

    Por iniciativa do senador Aécio Neves, foi incluída na minirreforma a censura à livre manifestação da população através da Internet. A proposta penaliza as pessoas que criticam os políticos postando conteúdos ofensivo ou agressivo nas redes sociais. Com isso, a Justiça Eleitoral poderá exigir a retirada imediata de conteúdo das redes por simples pedido da parte ofendida, sem que seja discutido o mérito da questão. O projeto também limita o poder da Justiça Eleitoral de analisar as contas de campanha, o que contraria o desejo de milhões de pessoas que saíram às ruas em junho pedidndo o fim da corrupção. PMDB, PSDB, PR, PSD, DEM e PTB são os principais defensores da proposta. Talvez por isso, este assunto não esteja em destaque nos principais veículos de comunicação que apoiam esses partidos.

    E ainda tem gente que diz: O Brasil acordou.

  6. Falsoooo

    Tio boladaSSO ? Kkkkk. Imagina um presidente sendo chamado por tio na internet ou até em algum evento ? Esse PSDB perdeu o rumo desde aquele “Brazil, we can” ou qualquer coisa que o valha.

    E por falar em “qualquer coisa que o valha” ;), saiu um filme sobre JD Salinger nos Estados Unidos. Esperando para ver se vale mesmo, ja que as eleições, afora a Marina morena que se contaminou com o medo da Regina e descobriu o “tripé”, vão ser mornas se contarmos com as super ideias da turma do Ecim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador