CPMI da Petrobras é protocolada com apoio decisivo do PMDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os deputados e senadores de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) protocolaram, nesta terça (2), o pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar denúncias relativas à Petrobras.

Ao todo, 30 senadores e 231 deputados assinaram o requerimento entregue na Secretaria Geral da Mesa do Senado. O pedido, regimentalmente, deve ser lido na sessão do dia 15 de abril, mas o senador Aécio Neves (PSDB) já sinalizou que pretende pedir uma sessão extraordinária no Congresso para antecipar os trabalhos.

O PSDB é a legenda que mais angariou adesões à CPMI. De acordo com uma lista divulgada pelo DEM, 43 tucanos concordam com a investigação restrita a fraudes na gestão da Petrobras. Já o PMDB colaborou com o segundo maior número de assinaturas, 37.

A matemática com base na lista do Democratas é simples: se a bancada peemedebista recuasse e se mantivesse ao lado do Palácio do Planalto, a oposição não teria chegado ao número mínimo (171 deputados e 27 senadores) de adesões necessárias para protocolar o pedido de CPMI.

No texto que fundamenta a apuração, os parlamentares propõem a formação de um grupo com 13 senadores e 13 deputados, e igual número de suplentes, para investigar, no prazo de até seis meses, irregularidades que tenham ocorrido entre 2005 e 2014. Os gastos da CPMI estão estimados em R$ 250 mil.

Dentre os partidos que aderiram à CPMI estão ainda o DEM com 24 assinaturas, PSB (23), PSD (23), PR (21), SDD (11), PSC (9), PP (9), PDT (9), PPS (8), PV (5), Psol (3), PTdoB (2), PMN (2), PCdoB (1) e Pros (1).

Afundando a estratégia governista

Há dias, caciques petistas apostam na articulação de uma CPI para investigar casos que vão além da Petrobras. A intenção é abrir caminho para apurações a respeito do escândalo do cartel dos trens paulistas, atingindo o PSDB, além de outros temas que podem respingar no PSB de Eduardo Campos e Marina Silva. O argumento do governo é que estão tentando fazer uso eleitoral da questão da Petrobras. 

Na avaliação do deputado Mendonça Filho, líder do DEM, a proposta governista tenta “tumultuar o processo”. Ele ainda afirmou que se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), aceitar a “manobra” da situação para colocar muitas investigações em uma única Comissão, a sociedade, a Constituição e o regimento interno do Congresso serão desrespeitados.

Outros pedidos

Renan Calheiros encaminhou, nesta quarta, à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, os pleitos dos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT). A petista contesta a criação da CPI proposta pela oposição, que foca exclusivamente na Petrobras, e Aloysio questiona a proposta de CPI dos governistas. A CCJ analisará o caso, mas a postura do presidente do Senado coloca a CPMI já protocolada como proposta de investigação próxima de se concretizar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se os aliados da segunda

    Se os aliados da segunda guerra mundial fossem do tipo do PMDB, hoje em dia Mein Kampf seria leitura obrigatória nas escolas…

  2. Com um aliado como o PMDB quem precisa de inimigos?

     

    Vejam só a CPI é “para investigar, no prazo de até seis meses, irregularidades que tenham ocorrido entre 2005 e 2014” (negritos e sublinhados meus). Ou seja, só vão investigar eventuais irregularidades da era Lula/Dilma, NADICA de investigar o período que era de responsabilidade do tucanato. E o PMDB “aliado” do governo, aprova um “monstrengo” destes?

    Eu diria que estou surpreso, mas a verdade é que não estou, não dá nem para dizer “até tu Brutus?”, mas sim “De novo Brutus?”.

    1. E fato determinado a ser investigado na era tucana não falta.

       

      E não venham dizer que não dá para investigar a era tucana, porque CPI precisa de fato determinado, pois fatos determinados, transbordam na era tucana na gestão sob a Petrobrás. Aliás, tem alguns fatos que nem transbordar é o termo correto, mas sim afundam….

        1. Quem sucateou e quase

          Quem sucateou e quase destruiu a Petrobras ( quase Petrobrax) para vendê-la não foi o PT e sim o entreguista Fernando henrique. Então, não venha fmenosprezar nossa inteligência.

        2. Parece…

          O Aliança Liberal (sic) é tão pródigo em reproduzir tolices que até o apotegma que utiliza para adornar os seus comentários, quase, sempre, paupérrimos em argumentos, chega a ser incoerente.

          Refiro-me a essa bogagem transcrita ao final de cada um dos referidos comentários, e, supostamente, proferida pelo Nelson Rodrigues: 

          “Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.”

          Se verdade tal assertiva, o seu apoio à Direita e, a tudo que esta representa, e, que, indubitavelmente, não presta, deixa-o, completamente desacreditado.

          Seria de bom alvitre que desfizesse tal aliança, oh, liberal!

        3. 11 anos e 3 meses.

          Não confunda o tempo de governo com o número do partido.

          Ano passado propus a comparação de situações brasileiras com fábulas e parábolas.

           

          2013 06 02 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/fabulas-sempre-atuais

          Que eu lembre ninguém quis exercitar, mas os 30 comentários da época se perderam na migração.

          A fábula do sapo e do escorpião já está explicitada.

          Os colegas podem especular sobre as demais analogias.

           

           

        4. O AA é como um daqueles

          O AA é como um daqueles personagens de Chico Anysio. Até bordão tem. Agora imaginem como deve ser a caracterização física do personagem.

  3. DERRUBEM A BASE ALIADA DE

    DERRUBEM A BASE ALIADA DE TRAIRAS.

    CONTEM PRO BRASIL INTEIRO QUANTAS VEZES ELES SABOTARAM OS GOVERNOS DE LULA E DILMA.

        1. Onisciente, onipotente, onipresente=PMDB DE MINAS

          Em MG o PMDB consegue uma proeza sem igual. Parte é Aecista, parte é Anastesista, parte é Danilista, parte é Lacerdista (não aquele, é o atual prefeito de BH), tem até parte Lulista e Dilmista. Parte Fernandista (Pimentel) e agora está surgindo uma parte que é Josuelista (Josué, filho do ex-vice-Presidente J.Alencar). Agora a parte que deve ser temida é aquele que o Nassif chama de “barra pesada” onde a maioria é do grupo do Hélio Costa.

  4. A Máfia

    Em filme antigo

    Estão mirando no amordaçamento do país para nadarem livremente no óleo brasileiro e, para isso, os malandros profissionais, que votaram a favor da CPI, vão receber financiamento para fazer a próxima campanha eleitoral ou guardar parte das verdinhas em um paraíso fiscal qualquer, enquanto a mídia masturbadora explora o tema à exaustão para recolocar o povo nas ruas.

    Vide entrevista de Carlos Costa, ex-chefe do FBI, por quatro anos, no Brasil, no Fora de Pauta de hoje.

  5. Sei não …

    Sei não ! Mas acho que a oposição vai dá um tiro no pé com essa CPI.

    Se esticar a corda um poquinho chega no FHC/PSDB/Petrobax.

    Se o governo souber abrir a boca, falar, berrar, gritar, dizendo que a oposição está querendo vender o pré sal das nossas criancinhas aos gringos, f…., a oposição vai sair mais chamuscada do que está.

    E mais, as perguntas  dos representantes da oposição são burras e sem muito contéudo, eles querem fazer ondas.

    Acho que o governo deve escolher tecnicos competentes de várias áreas da empresas para responder aos Alvaro Dias da vida.

    As respostas devem ter um profundo grau de termos tecnicos, e com alto grau de dificuldade de entendimento.

    Os caras não vão entender porra nehuma, e fica o dito pelo não dito

  6. Caro Nassif e demais
    É epoca

    Caro Nassif e demais

    É epoca de eleição, o PMDB quer sobreviver, um grupo apoia Dilma, se ela ganhar, e vai ganhar, quem apoia o outro grupo, faz uma mea culpa, e volta para Dilma.

    A saída é eleger um maior número de  deputados e senadores e sair dessa armadilha.

    Veremos mais brigas intestinais ainda.

    Saudações

     

  7. Ótima oportunidade para o PT

    Ótima oportunidade para o PT lançar o maior número de candidaturas nas eleições (governador e senador), isso vai incentivar muitos eleitores despolitizados a votarem na legenda petista para reduzir a bancada pmdbista.

    Pensar que muitos desses “aliados” foram eleitos por causa do empenho do Lula, mais uma pra lista de traições ou punhalada nas costas no governo do PT.

     

    1. o PMDB estara no proximo

      o PMDB estara no proximo governo isso e certeza, o PT e duvida!  se ele agir como vc esta falando será certeza que não estará!  

  8. Qual é o prazo terminativo para retirada de assinaturas?

     

    Não sou expert em regimento interno do Senado e da Câmara, mas, salvo melho juízo, pelo regimento interno da Câmara dos Deputados, depois de apresentado a mesa as assinaturas não podem mais serem retiradas, já no senado, também salvo melhor juízo, as assinaturas podem ser retiradas até antes da publicação.

    Alguém especialista na área poderia dirimir essa dúvida? Principalmente porque se trata de CPI mista.

    Gostaria de ter certeza se alguns senadores ainda podem ou não retirar suas assinaturas da propositura da CPI.

    1. Parece que o prazo é o que falei mesmo.

       

      Por isso que o Aécio está insistindo e dizendo que o Renan tem a obrigação de ler o peddo de investigação para o plenário imediatamente. Mas o Renan, antes mandou o caso para CCJ porque houve pedido de impugnação. Com isso o PMDB ganha tempo para barganhar.

      Os notíciários já confirmaram que os senadores ainda podem retirar assinaturas antes da leitura, pois depois já segue para publicação.

       

      “Até a meia-noite do dia em que o pedido de investigação for lido no plenário, os senadores podem retirar assinaturas. Caso a investigação continue tendo o apoio de, no mínimo, 27 parlamentares, a comissão de inquérito é instalada. Para isso, contudo, Renan ainda precisará indicar os membros da CPI. Para minimizar os danos ao governo em ano eleitoral, a estratégia será tentar colocar um peemedebista na presidência e um petista na relatoria do colegiado”

  9. Vamos ver o que o PMDB e o

    Vamos ver o que o PMDB e o PSDB farão com a decisão do STF de hoje que proibe doações de PJs pras campanhas eleitorais…O PT já provou que é bom em arrecadar dinheiro junto a militantes e simpatizantes…

    1. E o que dirá o Gilmar Mendes?

       

      Fico a pensar se o Gilmar Mendes irá, em eventuais doações de militantes para o PSDB, fazer acusação antes de qualquer denúncia de que pode estar havendo lavagem de dinheiro, como fez em relação ao PT.

    2. 1 milhão contra 1 tostão

      Que o PT se organize a partir de agora a arrrecadação, pois os partidos dos coronéis não precisam se preocupar, tem grana de sobra e essa dinheirama parada é que não vai ficar, e se não me engano, isso poderá ser feito mediante a lei e também por caixa 2(isso é proibido para apenas para o PT), é que a lei eleitoral permite que o candidato gaste tipo 10% do seu patrimônio(dizem que é para o candidato não ficar empenhorado nas mãos de agiotas,,.humm….) o que significa que quem tem um patrimônio de milhões de reais, pode gastar um bom dinheiro e, já quem não tem nada pode gastar, enfim, esse sistema eleitoral injusto, sem a contrapartida do financiamento público,  só reforçou essa coisa de somente rico se eleger, pesquisas constataram quem quem mais gastou mais teve chances de se eleger ao Congresso Nacional, isso é lógico,…quem vai querer reforma eleitoral para que pobre possa se candidatar?  Claro que PSB, PSDB e PMDB não querem nem que a vaca tussa.

  10. Acho que o PSDB vendeu até a alma para parcela do PMDB

     

    Sei não, mas pelo que ando vendo do comportamento de uma ala do PMDB desconfio que o PSDB teve ter prometido até 150% dos ministérios para eles (hehehehe). Se duvidar o Aécio vai sentar numa cadeira do lado da mesa do Cunha e assinar o que ele redigir.

    É muita trairagem, o PMDB não faria isso de graça não.

    Bem, tá certo que isso faz parte da política, mas 150% de tudo é exagero… hehehe  Depois eles ainda vem na TV para falar do loteamento de cargos…

    Pior que o povo elege um monte de senadores e deputados do PMDB, depois seja qual for o partido que levar a presidência acaba virando refém do PMDB. Notaram que eles nem fazem mais questão de lançar candidato próprio para à presidência?

    Bem, vai ser uma guerra até as eleições e aposto que a Dilma leva essa, mas seja como for ainda vair continuar o problema de depender do PMDB para fazer maioria no Congresso. E se fosse o PSDB seria a mesma coisa. Eita partidinho que não vale mais nada desde a morte do saudoso Ulisses Guimarães.

    1. Machiavel, Machiavel, como tu ainda é tão contemporâneo…

      Sei que a militância do PT gostaria de ver o partido batendo de frente com o PMDB, mas sendo sensato, fazer isso é suicídio eleitoral, ao menos em relação a presidência. Infelizmente política é a arte do possível. 

      Então sendo políticamente incorreto, que o Berzoini, agora na articulação política, saiba conduzir bem as negociações com a base governista e tentar reverter o estrago, nem que para isso tenha que chamar o grupo do cunha para conversar.

      Na verdade, acho que isto até já aconteceu, porque o Cunha já disse que o PMDB também vai assinar a CPI da Alston para investigar os tucanos. Esse Cunha de bobo não tem nada. Assina as duas, daí que para a população/eleitorado tanto o PSDB como o PT fica sob fogo cruzado e o PMDB “na moita” e, de quebra, ele vai ganhando espaço no PMDB em detrimento ao Michel Temmer. 

  11. De novo? Isso ocorreu na CPMI do Cachoeira. Parece q gostaram
    Cláudio HumbertoCláudio Humberto – 31/05/2012

    —PMDB e PSDB se unem e surpreendem o PT —

    A sessão de ontem da CPI mista do Cachoeira revelou uma alteração importante na correlação de forças que atuam na comissão. Sem apoio do PMDB, os tucanos não teriam conseguido aprovar a convocação do governador do DF, com o objetivo de dividir o desgaste da convocação do goiano Marconi Perillo (PSDB). O acordo de “política pacífica” PSDB-PMDB surpreendeu o PT, que imaginava ter o controle da CPI.

    Mão que lava outra
    Em troca da proteção a Sérgio Cabral, o PMDB deverá “pegar leve” no depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).  

     

  12. Governo fraco

    E com pouca aprovação popular, sem o contato orgânico que o anterior possuía com os movimentos sociais, vira refém mesmo.

  13. A tática do prostituto pmdb,

    A tática do prostituto pmdb, é não ajudar a reeleger Dilma, mesmo porque continuará a ser maioria em qualquer outro que vier a ser eleito, mas de livrar o corrupto e prostituto partido da vitrine que, só quando aliado ao PT, sentiu a mídia ir pra cima dos eternos comedores dos cofres públicos. Não elegendo o PT, o pmdb passará a ser adorado e nao mais incomodado(chantageado) pela mídia, novamente, como nos governos anteriores ao dos trabalhadores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador