Cresce chance de dar Marta e Dória no segundo turno em SP

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Datafolha desta quinta-feira (22) mostra um empate técnico entre Marta Suplicy (PMDB), João Dória (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), mas o desempenho dos candidatos em relação a outras pesquisas indica a queda de Russomanno, ascensão de Dória e estabilidade de Marta, levando a um provável segundo turno entre a senadora e o postulante patrocinado por Geraldo Alckmin (PSDB).

Pela sondagem atual, se Marta e Dória disputassem hoje o segundo turno, a peemedebista venceria por uma margem pequena. O placar seria 42% para Marta ante 41% de Dória. Mas, considerada a margem de erro de três pontos do estudo, ambos estão tecnicamente empatados, sendo que ainda há 15% do eleitorado indicando voto branco ou nulo e 2%, não sabe. 

Esse cenário também demonstra o crescimento de Dória. Na pesquisa anterior, Marta tinha vantagem maior sobre o tucano: venceria por 48% a 33%.

Hoje, o primeiro turno para a prefeitura de São Paulo, segundo o Datafolha, está assim:

– João Doria (PSDB): 25%
– Celso Russomanno (PRB): 22%
– Marta (PMDB): 20%
– Fernando Haddad (PT): 10%
– Luiza Erundina (PSOL): 5%
– Major Olimpio (SD): 2%
– Levy Fidelix (PRTB): 1%
– João Bico (PSDC): 0%
– Ricardo Young (REDE): 0%
– Altino (PSTU): Não pontuou
– Henrique Áreas (PCO): Não pontuou
– Branco/nulo: 11%
– Não sabe: 4%

Na visão do jornalista Kennedy Alencar, “é provável que [Dória] continue a tirar votos de Russomano, derrubando o candidato do PRB para a terceira posição. Russomano corre o risco de morrer na praia, como aconteceu em 2012. Depois de liderar a disputa naquela eleição, ficou fora do segundo turno, que aconteceu entre Fernando Haddad, do PT, e José Serra, do PSDB.”

Na primeira colocação desde que a campanha começou, Russomanno mostrou problema de “inconsistência nas propostas”, além de criar conflitos gratuitos, como fez comprando briga com usuários do Uber.

Já o prefeito Fernando Haddad precisa de um “milagre” para superar a crise do PT e Marta. “Ele e Luiza Erundina, do PSOL, se distanciaram do primeiro pelotão” em relação a outras pesquisas. Erundina foi a principal prejudicada: estava em terceiro lugar, mas caiu para o quinto após a campanha começar e ela ser deixada para trás com seus 10 segundos de TV.

Nesta sexta (23), SBT, UOL e Folha promovem um debate às 13h10. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não faça isso, colega!!

      Não faça isso, colega!!

      Caso meu candidato (Haddad) não vá ao segundo turno, meu critério é BLINDAGEM DA MÍDIA.

      Desse modo, voto em QUALQUER UM com exceção do candidato do PSDB. Ninguém jamais poderá me acusar de auxiliar, seja por ação ou omissão, esse partido de lesa-pátrias asquerosos.

  1. São Paulo e suas pesquisas

    São Paulo e suas pesquisas eleitorais…..Essa induz claramente indecisos, principalmente petistas indecisos, à votarem na Marta, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Não esqueçamos que a Marta conhece como funciona o PT paulistano e também como funciona (em tese deve saber) a burguesia paulistana, incluindo a imprensa. Para falar a verdade, repete mais uma vez o que acontece em eleições anteriores para prefeitura de São Paulo: a imprevisibilidade total (igual ao peculiar clima da cidade, onde temos as quatro estações do ano em um único dia). Não sei só eu ou se os demais aqui de Sampa notaram: cadê a panfletagem da campanha da Marta? Alguém viu?

    1. Não tem estrelas suficientes

      Não tem estrelas suficientes para esse comentário !!!

      15 acho que tá de bom tamanho 

      * * * * * * * * * * * * * * *

       

       

  2. Ia esquecendo: caso confirme

    Ia esquecendo: caso confirme segundo turno entre Marta e João Dólar, ops, Doria, será interessante ver parte dos tucanos paulistas apoiarem e pedirem voto para a antiga desafeta (Marta). Coisas de São Paulo…

  3. O corvo

    Doria ja pode agradecer ao seu compadre de Curitiba. O outro tem que sair do armario e se candidatar também, certamente ganhara qualquer cargo a que concorrer. Os tempos são “desses” ai.

  4. Pesquisa em Higienópolis

    Eu não confiaria nesta pesquisa do Datafolha. Este instituto é recorrente neste tipo de jogada – ajudar seu candidato inflando a pesquisa. Suponho que a pesquisa tenha sido feita só com gente de Higienópolis e similares, uma vez que Dória não tem votos com o povão. 

  5. São apenas pesquisas.
     Mas

    São apenas pesquisas.

     Mas com urnas eletrônicas nesses “novos” tempos, o resultado da votação pode “ajustar-se” às pesquisas, sem muito a ver com os votos. Daí, não me disponho a xingar os eleitores paulistanos ou de qq outra cidade. O voto pode não ser assim tão decisivo.

  6. Aposto todo o dinheiro que

    Aposto todo o dinheiro que Cunha não tem na Suiça que o futuro prefeito de São Paulo será o Doria.  Simples, São Paulo tem uma maioria de eleitores politizada, que SABE votar. Por favor, veja meus argumentos, conteste se quiser. São Paulo elegeu Jânio sabendo quem ele era, na época FHC era “de esquerda”. E sabendo quem eram elegeu Maluf, Pitta, Serra e Kassab. Quando erra, boicota,  e corrige tudo na próxima eleição, como mostram os casos de Erundina, Marta, que na época também era “de esquerda” e Haddad, comprovando que paulistano SABE o que quer. E os que decidem o resultado das eleições sabem também o que não querem. Não querem negros, nordestinos mesmo brancos e pobres em geral ocupando o mesmo espaço a não ser que sejam serviçais. Aí, se se restringirem a ocupar o “seu lugar” até podem. Não querem pista exclusiva para ônibus nem Avenida Paulista fechada para lazer pois não usam aquele meio de transporte e seu, deles, lazer não é na Avenida. Não toleram braços abertos, melhor seria fazer do Tietê de hoje um Guandu do passado. Não querem diminur a velocidade de suas SUVs. E pergunto, dos candidatos qual é o melhor para representa-los? E alguém ainda acha que eles não sabem votar?

  7. São Paulo, polo fascista do Brasil

    São Paulo, especialmente sua capital, é centro da estupidez, racismo e ignorância no Brasil, como provam as escolhas políticas paulistas e as manifestações nazistas, truculentas e imorais de sua gente. É em São Paulo o lugar onde mais se vê violência de torcidas futebolísticas, rivalizando, apenas, com a violência das torcidas no nordeste. É em São Paulo onde mais a polícia ataca manifestantes nas ruas; onde mais a imprensa é truculenta e mentirosa. São Paulo é local a partir do qual o nazifascismo contamina o país, como contaminou, por exemplo, Curitiba. São Paulo é a terra de origem da camarilha golpista que derrubou o governo e que está levando todos nós de volta ao século dezenove. São Paulo é o polo nazifascista, reacionário e retrógrado do Brasil. Marta ou Dória? Ora, os paulistanos os merecem.

    1. E São Paulo é, igualmente, o

      E São Paulo é, igualmente, o centro da resistência ao golpe. Por isso, a violência da PM. E a capital São Paulo elegeu Erundina, Marta e Haddad… e Maluf, Serra, Pita… e elege Alckmin… E foi em São Paulo que nasceu o PT. Como explicar? Como SP é o centro do capitalismo no Brasil, é aqui que as contradições e os conflitos emergem de forma mais clara e aguda.

    2. Ramalho 12,
       
      O seu post é a

      Ramalho 12,

       

      O seu post é a estampa cruel do preconceito e de uma indisfarçável inveja. Quer apontar , generalizando, que os paulistas são ignorantes, racistas e estupidos, mas escrever este texto com tal nível de intolerância é um atentado de culpa.  Está transfeindo para os paulistas o que, de fato, você parece ser e sentir.

      Caso tivesse mais conhecimento sobre o Brasil, saberia que briga de torcida, por exemplo, existe em todas as  grandes capitais, até no exterior.  A diferença é que a cidade de São paulo é a maior da América do Sul e tudo aqui vira notícia.  Não existe policia militar boazinha no Brasil, assim como em São Paulo.  Agora uma informação que parece não se deu conta: paulista é quem nasce no estado, paulistano é quem nasce na cidade. Todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano.

      Pois bem, estes tais paulistas paulistanos já elegeram por três vezes um prefeito(a) petista, sendo dois deles mulheres. Elegeu também um negro e um gay, ok que não é gay assumido, mas todos sabiam que era. O estado de São Paulo talvez seja o estado com mais gente morando aqui de todos os estados. Ao falar tudo isso de São Paulo, na prática, está falando do brasileiro. 

    3. Esses facistas elegeram o

      Esses facistas elegeram o Haddad, engraçado que você não teve a mesma opinião

      Foi um ótimo prefeito, que acabou pagando pelo anti petismo

      A capital sempre foi um local de centro esquerda, no entanto, a própria periferia rejeita o Haddad, por ter feito um governo aos ricos e a elite que ele pertence, e não aos pobres

    4. Ah, claro.
      Eduardo Cunha é
      Ah, claro.

      Eduardo Cunha é do RJ, mas a culpa é de São Paulo.
      Aécio é de MG, mas a culpa é de São Paulo.
      Renan Calheiros é de AL, mas a culpa é de São Paulo.
      Ana Amélia é do RS, mas a culpa é de São Paulo.
      Os Bolsonaro são do RJ, mas a culpa é de São Paulo.
      A Globo é do Rio, mas a culpa é de São Paulo.

      O pessoal do Leblon e Savassy te mandou um abraço pela sua estupidez. Já a galera do Jd. Ângela, Guaianazes, Capão Redondo, etc ficou chateada.

  8.  
    Rapaz! O eleitorado de

     

    Rapaz! O eleitorado de hábitos coprófagos da Capital paulista, ao que  indicam as pesquisas, se não for fraudada, estão dispostos a eleger seu prato favorito. Eita zorra!

    Orlando

  9. Não tenho uma nesga de dúvida
    Não tenho uma nesga de dúvida que para o desenvolvimento do país é preciso desconcentrar a força econômica E política que o estado de São Paulo possui.

    Alguém aqui discorda?

    Se fosse o caso de ir além posso até não considerar exagero dizer que a merda na qual nos enfiaram é ou deveria ser responsabilidade justamente do altíssimo poder de fogo de alguns atores situados aí.

    O que me impressiona entretanto é este argumento ser ou loucura minha ou loucura de todos os demais porque não vejo NINGUÉM comentar a respeito jamais.

    Vamos para a prática.

    Corinthias e Flamengo são largamente favorecidos na distribuição largamente injusta de cotas de futebol. Significa que clubes nordestinos JAMAIS terão chances realmente boas de disputar títulos importantes.

    Em vários outros setores de nossa vida social ocorre o mesmo, da política à música passando pela agricultura até chegar a academia. Basta ser paulista para suas chances e oportunidades aumentarem em relação aos demais.

    Estou enganado?

    Essa é na verdade aquela típica situação onde quem está embaixo estressando ou não pouco importará porque os de cima mantém os privilégios praticamente por inércia enquanto os outros não possuem peso na sua reclamação.

    1. Corinthias e Flamengo são os

      Corinthias e Flamengo são os dois times com as maiores torcidas do Brasil, por isso as maiores verbas.  Se o Santa Cruz também tivesse e ficasse na primeira, também teria a mesma verba.  Tanto isso é verdade, que muitos times do sudeste não ganham o mesmo que Flamengo e Corinthias.

      1. Essa é a visão rasa do
        Essa é a visão rasa do contexto.

        O cálculo pobrezinho.

        Experimenta fazer um campeonato só com os dois e suas imensas torcidas pra ver no que dá.

        rs.

        Ps: Já um campeonato brasileiro sem os dois é possível.

        Abs.

    2. Houve uma época em que eu via
      Houve uma época em que eu via pessoas discutindo a divisão do estado de SP como uma forma de reequilibrar o pacto federativo. Na discussão, falava-se também na fusão de certos estados. Não lembro os parâmetros de como deveria ser esta redivisão. Sei que existem projetos de lei que criariam dois novos estados, um na região de ribeirão preto e outro na região de itapecerica da serra. Por uma questão até de bom senso e representatividade, acho que isso deveria ser feito. Hoje SP tem um quociente eleitoral para eleição de deputados federais que é cerca de duas vezes a média nacional. Só isso já mostra que há algo errado. Para mim, só o que hoje chamamos de grande SP já deveria ser um estado, tal é a quantidade de pessoas que habita essa região.

    3. Não discordo nem por um
      Não discordo nem por um momento.

      Mas ajudaria a todos – inclusive aos esquerdistas de SP se o resto do país deixasse de, a exemplo dos descerebrados de SP, enviar seu lixo a Brasília, além de parar de consumir lixo do Rio – a Globo, no caso.

      De resto, a população do Estado de SP já superou 40 milhões de habitantes ainda em 2007, a da cidade de SP está a caminho de completar 12 milhões. É natural que haja concentração de várias coisas aqui.

      Em suma, certas generalizações são de encher o saco. Figuras como Aécio Neves e Perrelas são lindos “presentes” do SEU amado Estado a todo o país, então ajoelhe no milho toda vez em que cometer uma generalização dessas.

      1. Companheiro, veja bem.
        Os
        Companheiro, veja bem.

        Os efeitos nocivos de aecios e perrelas deviam limitar-se a Minas Gerais.

        Entenda a lógica, faz um esforcinho aí..

        Se estou a favor da limitação de um poder e uma força não significa que sou favorável a esta vantagem para o meu Estado.

    4. Acordou!!!

      Os partidos populares tem que mudar o discurso rapidamente. O tema principal é levar o Brasil ao capitalismo e a democracia. Pois vivemos na época medieval modificada.

  10. Para quando, “O povo unido jamais…”?

    Minha sugestão para S. Paulo e Rio:

    Erundina (PSOL) desiste e apoia Haddad (PT).

    Jandira Feghali (PCdoB) desiste e apoia Freixo (PSol).

    Em ambos os casos seria possível uma composição para o governo.

    Se em S. Paulo não der para ter um candidato de esquerda no segundo turno, avalio que o mal maior seria o retorno tucano à prefeitura. O voto nulo seria uma péssima saída.

     

  11. O peso do partido conta muito

    O peso do partido conta muito para o Dória vencer no primeiro turno, mas no segundo turno, creio que as alianças em torno da candidatura da Marta a farão chegar à Prefeitura.

  12. Minhas considerações sobre a

    Minhas considerações sobre a eleição paulistana:

    1. Não acredito que só 11% anularão o voto. Tenho certeza de porcentagem maior.

    2. Doria não vai para o segundo turno. É intuição, mas também um sentimento de certeza. 

    4. O eleitor está na moita e estão evitando falar sobre qual candidato votarão. Este silêncio é perturbador e também demonstra que este eleitor pode muito bem ter mentido na pesquisa.

    3. Devido ao item “4” desconfio que os resultados das urnas irão surpreeder a todos.

    4. Nunca acreditei muito neste sistema eletrônico de votação. Depois deste golpe e de Gilmar Mendes como presidente do TSE, acredito menos ainda nele.

    1. 1. Concordo inteiramente

      1. Concordo inteiramente contigo;

      2. Nunca esqueça, eleições à Prefeitura de São Paulo são totalmente impresíveis! Regra de Ouro pra Sampa!

      3 e 4. Concordo novamente contigo, lembrando que eleições aqui são impresíveis;

      Quanto ao sistema eletrônico de votação, Brizola sempre esteve certo, tem emitir o comprovante!

  13. Aconteceu a pouco o debate da

    Aconteceu a pouco o debate da folha/globo, ops, SBT.

    Mas, 

    Mesmo tendo Net e Folha responsáveis pelo meu acesso aqui no interior “californiano” , a transmissão foi interrompida várias vezes.Estes dois, mais os outros dois, Olimpio e Russomano passou tranquilamente.

  14. Manobrista me diz: é um “cara limpo”

    Hoje no dentista o manobrista vem me trazer o carro. Como já me conhece, ele pergunta. “E aí vai dar uma força para mudar a política dessa cidade. Temos que tirar esse Haddad hein”. É .. pergunto quase chorando:  Você já tem candidato certo? “Sim, desde o começo. Sou Dória. O cara é bom sim. E se tivesse ‘sujo’ o Moro não ia tirar foto com ele, né?”. Não é uma beleza? Veja que estrago ter deixado os caras na mão da Globo e dessa mídia mequetrefe. Tem como não ficar puto com o PT? tudo bem, dirão alguns aqui: “isso não é hora”. Mas PqP …Os caras conseguiram impregnar na cabeça do sujeito que Dória é muito melhor que Haddad. Que Dória “é limpo” por isso foi aceito pelo Juiz… Cacete velho!

  15. joão dolar na frente é o

    joão dolar na frente é o significado do fim.

    O povo brasileiro não merece os que lutaram por ele.

    Não ha explicação.

    Dirão alguns que somos vitimas de um amplo processo de lavagem cerebral, promovido pelos canais de informação, ou melhor de desinformação.

    No caso desse almofadinha não tem desculpas.

    Esta na cara, estampado, o que ele representa.

    É o sinonimo da mediocridade, da picaretagem, da futilidade.

    Os seus eleitores terão o que merece, vão pagar caro.

    Creio que não ha mais nada a esperar.

    Pergunto: para chegarmos a tal ponto, a situação decorreu da incompetencia da esquerda que esteve no poder ou da esperteza da direita?

    Onde erramos tanto, depois de 13 anos no poder?

    Cabe a esquerda se questionar se seria realmente positivo administrar uma cidade como São Paulo, onde todas as contradições do sistema se encontram.

    Não seria melhor se manter na oposição denunciando essas contradições e mostrando ao povo as verdadeiras razões de suas mazelas.

    O que pode um prefeito de esquerda realmente mudar numa mega cidade, como essa?

    Li varias vezes neste blog afirmações de que se o governo petista caisse “as conquistas sociais não voltariam atras”.

    Os que assim disseram, não aprenderam nada com a ditadura militar, quando em poucos minutos voltamos seculos atras.

    Os brasileiros so sairão da situação politica caotica em que se encontram se houver uma grande crise mundial.

    Caso contrario disputaremos com o Paraguai a taça do atraso e da ignorancia.

    Pobre Brasil, que teve ao seu alcance grandes chances e as perdeu.

     

    1. São Paulo

      Eu acho Antonio que é incopetencia aliada a ingenuidade foram os causadores deste golpe. Todo mundo viu o enorme pato da FIESP, o boneco do Lula com roupa de presidiário, e a esquerda achou que era um direito deles de se manifestar.Não houve contra ataque imediato.A cada passeata da direita deveria haver uma da esquerda se contrapondo o que a Direita estava dizendo. O PT poderia processar o boneco, pois estava se tratando de um desrespeito a um ex presidente.Nada foi feito e de repente um golpe planejado nos mínimos detalhes surge.A FIESP está como sempre atrás das grandes manobras contra o trabalhador. Li uma entrevista de um sociólodo Ruy Braga, professor da USP que diz que o golpe não foi contra a democracia e sim contra os trabalhadores. Por esta razão faz-se necessário exterminar o partido que representa esta classe.

  16. É impressionante a quantidade

    É impressionante a quantidade de BESTEIROL que se fala sobre São Paulo.

    1.Divisão do Estado, existe algum projeto CONSENSUAL sobre isso? Nunca ouvi falar.

    2. “São Paulo é a cidade mais racista do Brasil”. Como pode ser racista uma cidade em que 60% SESSENTA POR CENTO dos habitantes vieiram de fora, não são nascidos em São Paulo mas em SP fizeram sua vida?

    3.”São Paulo é a capital da ignorancia” com congressos, seminarios , exposições de arte, BIENAL, MASP, Museu de Arte Moderna, Museu da Casa Brasileira, Museu da Image e do Som,  600 teatros, quatro universidades tradicionais, os melhores centro médicos do Pais, São Paulo capital da ignorancia? Faça-me o favor.

    4.São Paulo perdeu grande parte das industrias por causa de INCENTIVOS FISCAIS de outros Estados. A maior parte dos veiculos produzidos no Brasil não é mais em SP, perdeu para Goias as industrias de conservas, frigorificos, remedios, para

    Minas e Amazonas toda a industria eletro-eletronica, pra Santa Catarina toda a industria de motores eletricos, as 5 fabricas de S.Paulo fecharam, tambem para a SC a industria de toalhas e atoalhados, cobertores, texteis, para Minas o que tinha de siderurgia e fundição, com tudo isso a participações de SP no PIB caiu ligeiramente mas passa de um tercço do PIB nacional.

    5.São Paulo tem o dobro de quatos de hotel do Rio e há mais turismo em SP, cllaro que basicamente de negocios, que no Rio., o trafego aereo internacional de São Paulo é o triplo do Rio e o porto de Santos é o maior do Brasil há 150 anos.

    São foi penalizado com 70 deputados, um limite arbitrario imposto no regime militar, quando deveria ter 140 pelo quociente populacional, é historicamente o Estado que mais paga impostos e o que menos recebe de volta.

    Causa-me espanto que brasileiros falam tão mal de São Paulo, nunca vi um americano falar mal de Nova York, ao contrario, tem o maior orgulho de sua cidade simbolo.

     

    Uma das razões da animosidade contra São Paulo é que esta cidade e Estado são a terra do trabalho, com poucos funcionarios publicos, uma cultura emprearial historica, o que faz SP um tanto diferente do Brasil gafieira, do sonho brasileiro do emprego publico que desde o primeiro dia pensa em se aposentar, toda essa cultura que ve no Estado o o encosto para toda a vida, DNA que vem de Cabral e que permeia boa parte do Brasil, SP é um tanto diferente.

    1. “Causa-me espanto que

      “Causa-me espanto que brasileiros falam tão mal de São Paulo, nunca vi um americano falar mal de Nova York, ao contrario, tem o maior orgulho de sua cidade simbolo.”

       

      Para mim NY não é nenhuma Brastemp, mas, por pior que seja, nunca pariu um janio quadros, um adhemar de barros, um maluf, um marin, um serra, um temer.

      Em NY, ao lado das luxuosas avenidas tem muitos negros vivendo em guetos, mas não chega ter gigantescas favelas, onde milhares de pobres acordam pelas madrugadas assombrados por incendios, quando não perdem suas casas levadas por enchentes.

      Provavelmentes os paulistanos, que declaradamente preferem os escuros bares que servem uisque aos “cafajestes botecos que servem caipirinhas”, não devem andar pelas periferias. Provavelmente não pegam aqueles trens ou onibus para voltar para casa.

      Assim tudo fica mais chique e assim podem ter “orgulho”, como os novaiorquinos.

      Compreensivel.

      1. Donald Trump é de NY!

        Essa discussão do tipo “a região X é pior que a Y porque elege A, B ou C” – sendo que A, B ou C são de partidos que desagradam quem está falando – é uma imensa bobagem. Parece que o pessoal esquece que o PT nasceu em São Paulo, que a Erundina foi eleita prefeita quando o PT não tinha a menor chance de ganhar no nível federal, e que o Rio de Janeiro (para ficar só em um exemplo) nunca elegeu um prefeito de esquerda.

        A pergunta que tem que ser feita é: por que o Haddad está com um percentual tão baixo nas pesquisas? É fácil botar a culpa no “PIG”, mas será que é só isso? Algumas hipóteses para discussão:

        – falta de empatia do prefeito com a população

        – redução de velocidade considerada draconiana – por mais que ela seja meritória, a prefeitura não conseguiu convencer a população dos benefícios da medida

        – medidas que incomodam setores conservadores/religiosos (Braços Abertos, bolsa para travestis)

        – mudanças de paradigma que não foram assimiladas ou que foram impactadas por uma execução aquém da ideal – caso das ciclovias

        – diluição dos votos entre diferentes candidatos da esquerda (Erundina e Marta, a última pode não ser mais “de esquerda” mas ainda é reconhecida como tal na periferia).

        É uma pena que o cenário seja esse – eu pessoalmente gostaria de ver a reeleição do Haddad, ainda mais se comparado com as alternativas  -, mas dizer que SP é intrinsecamente uma cidade atrasada por conta disso é, no frigir dos ovos, “mimimi”… 

      2. Nova York, Estado e cidade,

        Nova York, Estado e cidade, foi dominada de 1854 a 1934 por uma quadrilha de politicos corruptos do Partido Democrata conhecidos como TAMMANY HALL, vendiam terras publicas, venderam até o Central Park, roubavam todo o dinheiro dos impostos, alguns governadores como Al Smith e prefeitos como Jimmy Walker viraram sinonimo de corrupção na historia americana. Tammany Hall foi derrubada em 1934 na cidade de Nova York pela eleição de Fiorello La Guardia, judeu italiano que foi otimo prefeito, no Estado já tinha sido expulsa do poder pela eleição do Governador Franklin Roosevelt.

        Nova york tambem foi a capital das cinco familias da MAFIA siciliana dos EUA e recentemente teve um péssimo Prefeito

        na decada de 70, John Lindsay, que fez a cidade falir e entrar em profunda decadencia, numa escala que nunca aconteceu com São Paulo, que teve otimos prefeitos como Fabio da Silva Prado, Prestes Maia, Janio Quadros, Faria Lima, Olavo Setubal. Mesmo Maluf foi um bom Prefeito que realizou o grosso das fundamentais obras viarias sem as quais S.Paulo hoje estaria parlisada, teve problemas de corrupção mas tem ainda bom eleitorado em SP pelo que fez de grandes obras.

        Nova York, como São Paulo, teve e tem problemas, não é melhor e nem pior que São Paulo e vice versa.

        Não vejo em que os cortiços do Harlem e do Bronx sejam melhores com as favelas de SP, lá tem de tudo, gangues de trafico, 80% das crianças filhos de mães solteiras, crime de todo tipo, milicias, prostituição, grogados, etc.

        1. Num campeonato para ver quem

          Num campeonato para ver quem é mais mafioso talvez ocorra mesmo um empate.

          Se bem que um marin, um maluf, um temer serão sempre pareos duros de vencer.

          Agora, os cortiços do Harlem poderiam ser classificados como palacios, comparados as favelas de SP.

          Ao menos são de tijolos e não de papelão.

    2. O amiguinho, você não é absolutamente NADA em termos…
      …De, por exemplo, teorização econômica.

      As coisas que você diz fazem um diletante corar, no caso, eu mesmo.

      Qual a diferença?

      Você é um paulista que outro paulista resolveu publicar num blog paulista.

      Se vc fosse mineiro poderia escrever linhas muito mais interessantes e sua chance reduziria 100x.

      Sacou?

      Óbvio que há pessoas bacanas e inteligentes em São Paulo.

      Ocorre que tanto como preferência como para a federação, a economia, a alocacao eficiente de recursos etc etc etc..

      Seu tamanho SUGA potencialidades.

      Eu lamento, vocês não.

    3. Tenha santa paciência, grande

      Tenha santa paciência, grande André, os 60% que vieram de fora só são aceitos pelo serviço que prestam à casa grande. O negro ou nordestino que quiser trabalhar nos EEUU entregando pizza ou limpando privada pode até fazer a vida lá mas daí dizer que lá não tem racismo é como dizer isso em São Paulo. Aponte um, só um, negro ou nordestino, que tenha feito a vida aqui e seja reconhecido pela elite paulista como se paulista fosse. Exemplo maior é um “cachaceiro apedeuta” que só é aceito por uma parte dos 60%. Concordo que talvez não seja a mais racista pois existe uma cidade chamada Curitiba, outra Campinas, outra… enfim racismo não é “qualidade” só de São Paulo. E as maiores mentiras da humanidade são “o dinheiro não traz a felicidade”, “meu bem, só vou colocar a cabecinha” e “São Paulo é a terra do trabalho”. Quem dissemina essas “verdades” são os ricos, os falsos e os não chegados a um batente, com uma única exceção, uma só, o grande AA. São Paulo é a terra do trabalho para os “de fora”.  E defender quociente populacional para determinar o nº de deputados é uma das formas de manter o domínio do sul/sudeste sobre o restante. A não ser que os “de fora” fossem contados na cota de seus estados de origem, aí talvez SP pudesse ter uns 50 deputados. E para deixar claro que a minha divergência é respeitosa, só de idéias, sou paulista, filho de pai e mãe paulistas, neto de europeus, portando sem qualquer vínculo com outro estado, a não ser o federativo, ou com a raça negra, a não ser o afetivo.

    4. Então, mais um besteirol!

      Não sou paulistano, mas paulista, de nascimento.

      A família de meu pai, de descendência portuguesa (Fernandes), e italiana a da minha mãe (Bignardi), também – e a maioria esmagadora ainda reside no SP.

      Já tive o sonho de realizar o sonho de meu pai falecido de voltar a morar em São Paulo.

      Já tive orgulho de ser paulista, a locomotiva do Brasil.

      Claro, até o advento do PSDB e que tais.

      Hoje, quando me perguntam, sussurro de onde sou e digo, paulista de nascimento, paranaense de coração e sul-mato-grossense por opção.

      Se bem que do jeito que as coisas andam, melhor dizer-se brasileiro e sonhador!

       

    5. André,
       
      1. Que raios é essa

      André,

       

      1. Que raios é essa separação do Estado? Divisão de SP em duas ou mais novas unidades da Federação? Ou algum movimento separatista maluco?

      2. Só para acrescentar algumas coisas de SP, principalmente a Capital:

      – talvez tenham esquecido que o movimento Diretas Já teve suas maiores manifestações aqui;

      – a frase ‘Diretas Já” apareceu pela primeira vez na torcida do Corinthians, durante um jogo aqui, só não lembro se foi no Morumbi ou no Pacaembu;

      – o atual governador, imbatível nas eleições estaduais, já disputou a prefeitura de São Paulo e sequer chegou ao segundo turno;

      – Maluf tão falado, festejado, odiado, etc, etc, só chegou pelo voto á ocupar um cargo do Executivo – Prefeitura de São Paulo – uma mísera vez; fez o sucessor, o famigerado Celso Pitta e com isso enterrou suas pretensões de ser prefeito ou governador;

      – esqueceram que o Maluf sofreu uma derrota memorável e histórica para Erundina? pesquisas diziam que seria eleito…

      – na Capital, somente uma pessoa ocupou a Prefeitura por dois mandatos – em épocas diferentes – através do voto de seus habitantes: Jânio Quadros. Em qualquer época, com qualquer partido na Presidência do Brasil, paulistanos não reelegem prefeitos; seguramente o próprio Haddad está ciente disso; Marta esteve próxima de se reeleger em 2004 e pessoalmente acredito que tenha perdido para ela mesmo naquela ocasião;

      – é no minimo leviano acusar todo paulista de racista; como disse o André e eu acrescento, a imensa maioria da população de SP é uma mistura de raças, povos, etc; julgar por causa de uma minoria barulhenta, é de matar…

      – querer nacionalizar disputas à prefeitura de São Paulo é algo extremamente rídiculo; dificilmente o resultado aqui influencia resultados de eleições presidenciais…

      – e sim, a cidade de São Paulo e seu povo são certas vezes impresiveis; talvez seja efeito colateral do clima de nossa cidade…

       

  17. Fácil entender o porquê. São

    Fácil entender o porquê. São Paulo e seus longos congestionamentos é uma cidade em que ainda se ouve muito rádio. As rádios mais ouvidas, principalmente nos horários de rush, são as de notícias (mais de manhã que de tarde). Estas rádios, bateram durante 4 anos no prefeito, que várias vezes foi nas mesmas, destruíu seus interlocutores, mas mesmo assim o que ficou marcado era que a prefeitura era a pior da história. Malharam os corredores de onibus, malharam as ciclovias, malharam o plano de zoneamento, malharam as reduções de velocidade. Chegaram ao cúmulo de ter um desocupado ironizando diariamente a agenda do prefeito, como se este não estivesse trabalhando. Resultado, mesmo tendo melhorado vários indicadores (por exemplo ir de onibus da zona sul para o centro ficou bem mais rápido e seguro) o prefeito é odiado na cidade. Taí o resultado. Pior é que vamos voltar vários passos para trás. Perdendo essa visão de que a cidade deve ser vivida e que as pessoas devem ocupar as ruas. Vamos continuar no caminho de separações, da vida enclausurada, dos shoppings como único lazer.  

  18. Datafolha?! Aquela mesma

    Datafolha?! Aquela mesma instituição que fraudou os dados de uma pesquisa recente favorecendo Temer? Assim até horóscopo deve ser mais confiável.

  19. as ocupações em escolas já

    as ocupações em escolas já começaram. de manha estudantes ocuparam a diretoria de ensino de limeira. agora a tarde uma escola  estadual em taboão da serra foi ocupada. eu nao sei não mas a situação tende a crescer em todo o pais.

  20. Acho que vai dar Doria,

    Acho que vai dar Doria, aquele que trabalhou tanto pra ser o que é hoje.

    É melhor que o Zé do Serra.

    Segundo turno voto nulo ou nem saio de casa para votar.

    Sou paulistana, filha de paulistas, e conheço bem este “eleitorado”.

    Merecem Alckmin, Serra, Dória, a nova Marta et caterva.

  21. Não acreditem em
    Não acreditem em pesquisas,principalmente o citado aqui,vcs parecem
    q não sabem q existe manipulações,me lembro quando a Erundina foi
    Prefeita,ELA ESTAVA EM TERCEIRO LUGAR NAS PESQUISAS Agora quanto
    aos queridos comentários sobre SP lhes afirmo que em NENHUM OUTRO LUGAR
    HOUVE E ESTÁ HAVENDO MAIS LUTA NÃO ROTULEM SP PELA SUA MINORIA!!

  22. PCG: Faz Campanha, Desinforma e diz se Informativo. Só Rindo!

    Impressiona repetirem sempre a mesma tática e ainda obterem credibilidade, inclusive aqui.

    Na próxima pesquisa, véspera de eleição, irão ajustar mais um pouco: Haddad 13%, “empatado” com Erundina 3% e “bem atrás” de Marta 17%, Russomano 18% e Doria 28%.

    Apuração concluída: Haddad vai ao ou chega muito perto, do segundo turno, desmascarando mais uma vez a farsa.

    A mídia brasileira é uma desacreditada piada, na verdade um partido político, o PCG, Partido da Casa Grande, que sobrevive de desinformar e lesar brasileiros fragilizados.

  23. PT atrás nas pesquisas em SP (sempre). Já nas urnas…

    Moro longe de São Paulo, não sinto o das ruas, dos ambientes onde trabalho e vivo. Por isso, não sei até que ponto valem algumas indagações. Mas, vamos a elas: de fato, a aceitação de Haddad, em que pese a ferocidade da mídia, não cresceu nos últimos dias? As pesquisas do Ibope não podem ser arma de desmotivação dos militantes petistas, diante de candidato “tão impopular”? Como sempre, não haverá um “súbito” crescimento do PT às vésperas da votação, levando o prefeito para o segundo turno ou na iminência de entrar? Russomano tem longo histórico de morrer na praia. Em algum momento os padrinhos de Dória cogitaram elegê-lo, de verdade? Se Marta não é de esquerda nem é de esquerda seus eleitores, de onde vem sua intenção de votos? Do malufismo? Como diria Luna, aquele personagem infantil, são tantas perguntas!

     

  24. Cresce a chance de dar Haddad…
    Nassif, Rodrigo Pontara (“A capital sempre foi um local de centro esquerda, no entanto, a própria periferia rejeita o Haddad, por ter feito um governo aos ricos e a elite que ele pertence, e não aos pobres”) foi ao cerne da questão, Em outras palavras, ninguém se lembra ou ficou sabendo que Haddad ficou com um orçamento praticamente negativo desde que tomou posse, graças à manipulação do mesmo por políticos como o “conde” que agora é candidato a vice de Marta. Entre a folha de pagamento e o investimento no conserto da cidade, Haddad ficou com a primeira opção, pois seu partido sempre foi minoria absoluta na Câmara e sem esta ele foi obrigado a usar o criativol. Isto é, implementar medidas sem maiores custos, como as ciclovias, destinadas à elite, já que ir e vir das zonas Sul e Leste para o trabalho é suicídio, dadas as distâncias, ladeiras após ladeiras e um trânsito que não respeita nem pedestre na calçada, quanto mais frágeis magrelas de duas rodas. É claro que a faixa de ônibus beneficiou a periferia, mas nem o rádio e muito menos a tevê tocaram no assunto, ambos empenhados em destruir sua imagem desde o primeiro momento. Para tanto, o sistema Globo até reinventou a cobertura da cidade – eliminada quando o PSDB governava a capital -, investindo em mentiras, como um índice de engarrafamento que multiplicou por seis os tradicionais 80 quilômetros de trânsito parado da cidade, nos semáforos, principalmente. Sozinho, já que ninguém nunca ouviu sua vice-prefeita Nádia Campeão nesses quatro anos, o burgomestre cometeu o mesmo erro de Dilma, qual seja, ficar sem assessoria de imprensa capaz de mostrar o seu lado e demonstrar que prefeito não manda na Segurança, nos hospitais, centros de saúde, escolas e no metrô e ferrovias estaduais, entre outros serviços que a mídia sempre imputou a ele a responsabilidade. Depois de quase 1400 dias de bombardeio midiático, a mentira emplacou tanto a invisibilidade de Alckmin nos sucessivos escândalos de corrupção quanto a incompetência do alcaide na gestão de políticas da alçada do Estado, principalmente por não ter partido, já que o PT o abandonou por completo nessa empreitada. Desesperado, Haddad achou sua Kátia Abreu (peemedebista e latifundiária que ficou ao lado de Dilma em seu impi-linchamento) e agora tem como vice um antigo pupilo de Temer e Alckmin, Chalita e seus mais de 60 livros em pouco mais de quarenta anos de idade. Outro detalhe significativo: a cidade viveu parada em sua gestão, pois desde o primeiro dia as manifestações coxinhas interditaram as principais vias em horário de rush o tempo todo, evitando ao máximo passar à frente da Câmara Municipal, Assembléia Estadual e do antigo castelo do “conde” Matarazzo, esse atual Palácio dos Bandeirantes que, plantado no meio do nada do Morumbi, custou aos cofres públicos o perdão de toda a dívida histórica das indústrias Matarazzo em impostos sonegados, mais o esvaziamento do centro e sua transformação em cracolândia, pois, sem o Governo no antigo palácio dos Campos Elíseos, toda zona central entrou em decadência e o patrimônio imobiliário histórico e arquitetônico apodrece, a espera de seu destombamento, para virar novo pólo de empreendimentos imobiliários, assim que o articulador do orçamento negativo de Haddad conquistar o poder, como vice de Marta ou colega de aristocracia de Dória. Ou não, pois nesta terra a elite sempre perde quando a oposição eleitoral aparece como derrotada nas aferições de votos de institutos de pesquisa que nunca acertam e nunca são penalizados por seus blefes encomendados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador