Dilma vai punir o homem errado

Dilma vai punir o homem errado

Nesse momento há uma reunião no Palácio do Planalto para tratar da crise com o PMDB, depois da invasão da Polícia Federal no avião no candidato do PMDB, afilhado de José Sarney e filho de Edison Lobão.

Provavelmente será sacrificado o Secretário Nacional de Justiça Paulo Abrão. Seu pecado foi gravar um depoimento em apoio a Flávio Dino, o adversário de Sarmey.

Dilma deveria consultar mais pessoas antes de tomar decisão. Paulo Abrão é um dos [poucos contatos que o governo Dilma tem com a área de recursos humanos. É um servidor público exemplar, sem jogadas, sem a malícia de raposas velhas, como o próprio MInistro José Eduardo Cardozo.

Será uma pena se for oferecido ao altar de sacrifícios para purgar a incompetência do MInistro no comando da PF.

Luis Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Aloprado é bicho duro de morrer.

      O PT no Maranhão está divido entre o apoio pragmático a Lobão Filho do PMDB e o apoio ideológico à Flavio Dino do PCdoB.

      Integrantes da Polícia Federal utilizando-se do pretexto de uma “denúncia anônima” varejaram o avião do candidato Lobão Filho – que tem o PT como aliado – em uma investigação sobre “dinheiro ilegal de campanha”. Isso, claro, acompanhados da imprensa.

      O uso das aspas no parágrafo acima já mostra como a ação da PF neste episódio é, digamos assim, controversa.

      Investigações não podem ser iniciadas apenas baseadas em denúncias anônimas. A Justiça já anulou vários casos com provas de crimes porque o mote inicial da investigação foi uma denuncia anônima. Delegado só apoia sua investigação em uma denuncia anônima per si se quiser.

      Buscas sem mandatos judiciais só podem ser executadas em casos de flagrante delito. O caso em questão seria de delito eleitoral. Recursos não declarados à Justica Eleitoral não configuram flagrante delito.

      Fora isso, “dinheiro ilegal” não existe. Existe dinheiro roubado, dinheiro falsificado e dinheiro em moeda estrangeira não declarado à Receita Federal. Mas não lembro de “dinheiro ilegal” ser delito penal.

      Agora, em todas as campanhas de todos os partidos roda muito dinheiro em espécie. Todos sabem disso e do porquê disso. Mas nenhum político até hoje aprovou uma lei para que gastos  de campanha só possam ser pagos com cartão de débito de uma conta bancária especificamente aberta para a campanha e que deveria ser encerrada logo após as eleições e com os dados tornados públicos. 

      Assim, estebeleceu-se uma distorção nas campanhas eleitorais brasileiras, tornou-se comum a Polícia Federal dar uma força para uma campanha “amiga” “flagrando” dinheiro com a campanha adversária. O caso Lunus foi o ovo da serpente.

      E tome-se “dolares nas cuecas”, “sacolas de dinherio para compra de dossiês” e sempre as já “classicas” fotos de pilhas de dinheiro, fotografadas em ângulo, de baixo para cima, para parecer “arranha-céus”, nas primeiras páginas dos jornais da “imprensa aliada”.

      A coisa se tornou tão vulgar que, em Goiás, até a Polícia Civil pratica esse tipo de flagrante. Já viu Polícia Civil dando batida em avião. Se a moda pega… 

      Pois bem, mas parece que desta vez alguém estava com a informação errada e nada foi achado. Tolos que acreditaram que um candidato a governador iria carregar dinheiro de campanha em seu próprio avião. Logo, conseguiram transformar um golpe eleitoral, porém regional, em um escândalo nacional envolvendo a presidente e três de seus principais aliados, o senador Sarney, o ministro Edson Lobão – o pai e o vice-presidente Temer.

      E justo Sarney, já querendo uma vingança devido ao caso Lunus.

      Se fosse coisa do Serra, teria sido um  maquiavélico golpe de mestre – mais um. Parece que foi mais uma cagada de “aloprado petista”.

    2. Obrigado pelas matérias

      Penso que o Temer, além de muito bem informado é  uma pessoa séria. Que se apure tudo, doa a quem doer.

  1. Vai punir errado porque é a mulher errada no lugar errado

    Nem adianta querer eximir Dilma da culpa na decisão errada. O lugar dela é na presidência do Internacional, clube para o qual ela torce em Porto Alegre, quando perder as eleições deste ano. Lá ela terá muito trabalho lutando contra manifestações de cunho racista nos estádios de futebol. E já terá prestado um grande serviço ao país. Em Brasília, na presidência, o país precisa de uma pessoa que saiba tomar as decisões certas quando for preciso. Não é o caso dela.

    1. É desespero, a gente entende.

      Enquanto Marina ainda tinha alguma chance, você até que tentava esboçar algum argumento. 

      Depois da divulgação da pedquisa de ontem, era natural que a emocionalidade tomasse conta dos seus posts.

    2. ” Em Brasília, na

      ” Em Brasília, na presidência, o país precisa de uma pessoa que saiba tomar as decisões certas quando for preciso.”

      Quem seria esta pessoa?

  2. Lobão Filho

    Não seria somente um erro. É coonestar a ação da polícia federal em óbvio movimento de desespero do candidato para se tornar vítima. Jogada manjada que a Dilma vai fingir que engole para manter a “governabilidade”.

  3. É o ápice do acordo sórdido

    É o ápice do acordo sórdido de “governabilidade” do PT com o centrão sujo.

    Tiveram a audácia de criar um factóide favorável ao candidato do Sarney para prejudicar… O candidato do mais fiel partido aliado do PT desde a sua fundação!!!

    E pra piorar, o factóide vai servir de desculpa pra uma “limpeza étnica” nos quadros do governo!!!

    E não, esse não é o primeiro episódio, pois Renan e o próprio Sarney, quando estiveram em maus lençóis, ressucitaram do linchamento político com notável credibilidade dentro do “governo progressista”.

    Ora, isso não é mais ser refém do centrão como tanto foi defendido pela blogolândia governista, isso já é ser cúmplice!

    Pois bem, esperemos então os próximos 4 anos dessa base que quer governar com os êxitos do passado, que mal tem programa de governo para o futuro e que ignora o cenário econômico desfavorável, capaz de abalar nossa limitada economia.

    Aí descobriremos se essa turma tem mesmo um “projeto de Brasil” ou se vai defender o poder pelo poder.

  4. Existe plano de fundo que terá que ser enfrentado futuramente

    Complicadíssimo isso. Primeiro que o Secretário Nacional de Justiça Paulo Abraão, foi, no minimo, imprudente em gravar depoimento em favor de alguma candidatura, pois como secretário nacional de Justiça deveria ser neutro, no máximo fazendo alusões genéricas ao modelo de gestão que mais lhe agrada, mas, jamais definindo apoio direto a este ou aquele candidato. Aliás, mesmo erro que o Sindicato da PF fez, ao dizer claramente que é contra a candidatura de Dilma, o que tira a legitimidade de operações da PF, pois a partir dessa declaração suas ações ficam maculadas pelo vício da apuração ideológica/partidária, melhor seria se manterem neutros e reinvindicações da categoria serem tratadas à parte. Certas instituições não se podem dar ao luxo de encamparem essa ou aquela candidatura. Imagine se o STF se pronunciasse a favor de Dilma? Como ficariam vistos seus julgamentos posteriormente? O mesmo ocorre em relação ao Secretário Nacional de justiça Paulo Abraão e ao Sindicato dos policiais federais.

    Isso tudo vai obrigar o próximo eleito a conclaramar o congresso para estabelecer regras claras e rigídas sobre o tema, pois órgãos de fiscalização, controle, investigação e julgamento não podem se posicionar a favor deste ou daquele candidato ou partido sob pena de suas investigações, denúncias e julgamentos ficarem maculados pelo vício da produção de provas, de denúncias e julgamentos, pelo critério ideológico e partidário.

    Não estou ainda muito a par dos acontecimentos, mas Paulo Abraão foi, no mínimo, imprudente, pois como agente da Secretaria de Justiça não deveria se posicionar claramente em favor de um determinado candidato, no máximo poderia dizer que linha de comportamento ele acha que um cadidato deve ter, mas não se pronunciar claramente em favor de algum, pois isso tira a isonomia e imparcialidade que deve ter pelo cargo que ocupa.

     

    A PF no caso pode agir através de denúncia anônima? embora o tema seja complicado, a corrente majoritária diz que sim (mas isso varia muito de caso a caso – por exemplo, entre a denúncia anônima e ato da busca e apreenão houve tempo hábil para pedir a autorização judicial de busca e apreensão sem que a prova desaparecesse? Esse lapso temporal é determinante para poder dar legalidade ou não ao ato, por exemplo), mas será que esse procedimento efetuado a partir de uma denúnca anônima ocorre independentemente de qualquer corrente política/partidária do agente da busca? Como ter o controle disso em relação a isonomia e imparcialidade?  Esses e outros pontos terão que ser debatido futuramente na questão de abordagem com busca e apreensão em “flagrante”, principalmente quando se tratar de “alvos” políticos, para se evitar eventuais perseguições por critérios  político/partidário dos agentes do Estado que estejam a frente de fiscalizações, controle, investigação e julgamentos, para que seja garantida a isonomia e imparcialiade dos mesmo, com a criação de critérios claros e rigídos.

    E estou falando apenas tecnicamente porque ideológica e partidariamente não tenho a menor simpatia por Lobão e Lobão filho, mas não é porque não gosto deles que defenda que contra os mesmos vale tudo. Aliás esse foi o mote dos anti-petistas, “contra o PT vale tudo”. Como legalista, não posso aceitar isso e, espero que isso não fique apenas no afastamento de quem quer que seja e o caso seja esquecido, porque isso resolve um sintoma momentâneo, mas não resolve a causa mais profunda que terá que ser resolvida no Congresso futuramente com criação de normas e critério muito claros e rigidos sobre essas questões.

    De qualquer forma estou falando apenas de quem teve notícias sobre o caso através deste post e portanto tratando do caso de forma genérica e não entrando em detalhes porque os desconheço

  5. A Brasil não pode continuar com amadorismo….

    A Brasil não pode continuar com amadorismo em questão de segurança. Há teorias conspiratórias sobre a influência de países estrangeiros na queda do avião do candidato do PSB, há também uma série de incidentes que mostram que a polícia federal está agindo politicamente, contra e a favor de partidos de situação e de oposição, no meio de toda esta confusão vemos que não há nenhum serviço de informações com capacidade de agindo como organismo de Estado preservar as instituições.

    Estamos brincando de ser um país grande e ignorando que com este aumento de importância aumenta também a ousadia de inimigos do processo político institucional.

    A polícia federal não tem o controle de nenhum orgão fiscalizador ligado tento ao poder executivo como ao legislativo, ou seja estamos sem nenhuma proteção contra qualquer ação externa aos interesses de toda a sociedade.

    Nos tempos do governo militar havia o chamado SNI, que tinha mais a função de ficar vigiando entidades democráticas de oposição do que a segurança do Estado, atualmente não temos nada.

    É ingenuidade achar que somente a grande imprensa conspira contra a democracia.

    Como já se viu em outras épocas governos estrangeiros, que eram considerados amigos, conspiravam e utilizavam políticos e estruturas nacionais para desviar o Brasil de sua democracia, achar que estes amigos, se tornaram verdadeiros amigos de uma hora para outra e não trabalham contra as instituições democráticas, executivo, legislativo e judiciário é muita ingenuidade das forças políticas brasileiras.

    Comenta-se muito na imprensa que de uma hora para outra, em sentido figurado, haverá uma bala de prata, pois se as coisas caírem fora do controle de quem não deseja um brasil forte e desenvolvido, talvez o sentido figurado passe a ter sentido real.

  6. Talvez ela, a Dilma , não

    Talvez ela, a Dilma , não demitiu  o Cadozo ainda para acentuar o caráter republicano do seu Mandato, sem dar brecha para insinuações de que ela “cerceia” a atuação da PF. Esse esforço da Dilma para com o Republicanismo é o mesmo esforço exercido para soar imparcial.

  7. Tudo isso é culpa da própria

    Tudo isso é culpa da própria Dilma. Cardozo está nesse ministério chave por escolha dela. Aí a gente percebe como Dilma é medíocre. Com Lula, o ministro era Marcio Thomaz Bastos. Além de modernizar a PF, Marcio foi a pessoa que achou a solução para o mensalão = dizer que tudo foi caixa 2. Fico imaginando o que Dilma estava fazendo ou propondo nesse momento. Provavelmente alguma ideia de jerico – ou ideia nenhuma. 

    Fico pensando se ela mantivesse Marcio Thomas Bastos. Na primeira crise de palavrões que ela dirigisse a ele, ele olharia para ela e educadamente pediria demissão. Uma vez li que quando Napoleão ia indicar alguém para algum posto chave, ele procurava saber se,além de competênte, a pessoa tinha sorte. No caso de Dilma, a primeira exigência é que seja capacho e aguente a boca suja da chefe. Competência não é exigido. E já aviso que vou votar nela porque Marina é uma incognita assustadora. Para começar, ela está num partido que tem um outro partido misturado. Só aí vão ser focos de tensões a mais num momento em que não se precisa disso.

  8. Estranho

    Não sou adepto da teoria da conspiração, mas tel algo de estranho. Primeiro “vaza” a informação de que a Policial Federal tenta ouvir o Lula a sete meses. Mentira. Segundo a ação da Polícial Federal contra um aliado estratégio do PT, neste caso o PMDB. Sei não, mas tudo isso esta cheirando pressão ou chantagem. Vale dizer que tem uma vaga aberta no STF. Tem tartaruga em cima dessa árvore. 

  9. Alguém terá que ter coragem

    Alguém terá que ter coragem de meter a mão nesta cumbuca que é a PF. De bate pronto, me lembro do Caso Lunus, em 2002,  e do caso das fotos do dinheiro que foram feitas e entregues para a mídia às vésperas da eleição de 2006 por um delegado da PF. Uma democracia não pode aceitar que existam dentro do estado orgãos sem contrôle, ainda mais com tamanho poder. Enfim, se o tal sindicato é contra Dilma, deve ser a favor de alguém. Algum porta voz poderia explicar os motivos?

  10. Muito boa a análise

    Muito boa a análise do Eduardo Pereira.

    A nota do Nassif tem uma carga de suspeição. Ele não gosta do ministro (tem todo o direito) e desviou o texto, para mais uma vez, demonstrar isso.

    Também, essa coisa de soltar balão de ensaio fica uma coisa chata. Se demitir via para “eu não falei?”. Se não demitir, vai para “o cara tem prestígio”.

    Independente do “caso-do-filho-do-lobão” o tal Superintendente deveria ser demitido. O cargo dele não permite ação politica eleitoral (deve ter alguns artigos de algumas muitas leis que enquadre isso). Se quer participar do processo eleitoral, pede licença e sai. Melhor seria pedir demissão de uma vez

    1. Amigo César, maior erro cometeu o Flávio Dino

      Até parece que não sabem que Sarney é macaco-velho, a clã Sarney deve estar soltando foguetes, tenho me perguntando se quem fez isso[usar o fotoshop para incluir o brasão na fala de Paulo] não foi algum agente de Sarney inflitrado no comitê de Flávio Dino, por muito menos o Jackson Lago caiu, de que adianta ser eleito prá ser  derrubado logo em seguida. 

      1- http://gilbertoleda.com.br/2014/09/25/apos-acao-da-pf-lobao-pede-afastamento-de-memnbro-do-ministerio-da-justica-que-declarou-apoio-a-flavio-dino/

      2- http://gilbertoleda.com.br/2014/09/26/ministerio-diz-que-paulo-abrao-proibiu-pcdob-de-usar-depoimento-no-programa-eleitoral/

      3- http://blogdoronaldorocha.com.br/2014/09/apos-acao-da-pf-lobao-pede-providencias-a-justica-eleitoral

      4- http://www.marcoaureliodeca.com.br/2014/09/26/acao-de-federais-contra-lobao-filho-e-criticada-por-toda-a-imprensa-nacional

  11. Acho que a polícia federal

    Acho que a polícia federal virou terra de ninguém com grupos políticos usando o órgão para fazer política, assim além da mídia temos. agora, a PF como ator político.

    Está na hora de dar um basta nisso, o ideal seria logo demitir o incompetente ministro da justiça mas nesssa fase de campanha eleitoral seria dar um presente aos adversários, o melhor é aguardar o momento apropriado para mandar Cardozo e sua cúpula para casa. 

  12. Afora o imbróglio, o ideal

    Afora o imbróglio, o ideal para o Maranhão sempre será se ver live em definitivo das garras dos abutres Sarneys. Chega de vermos o Maranhão, um estado tão rico por natureza, persistir na miséria como se esse fosse apenas o seu destino. Não é. 

  13. Armação do PMDB com banda podre da PF para tentar virar eleição
    Armação do PMDB com banda podre da PF para tentar virar eleição no Maranhão

    O simples fato de não encontrarem nenhum ilícito “nesta viagem” leva a esta conclusão. Os lobos e lobinhos estavam sabendo de tudo. Devem ter recebido também um “alerta anônimo”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador