Donos dos jornais estão enterrando o jornalismo, por Mario Marona

Do Conexão Jornalismo

Sobre o passaralho no Globo: “Eu Acuso!” – Por Mario Marona

No dia em que o jornal O Globo protagonizou mais um profundo corte de pessoal na empresa, desempregando pelo menos duas centenas de pessoas entre jornalistas e área comercial e administrativa, o jornalista Mário Marona escreve contundente artigo em que aponta os verdadeiros responsáveis pela crise e perda de credibilidade dos jornalões: os empresários e seus estrategistas. 

O título remete à expressão J’Accuse, célebre artigo escrito por Émile Zola em 1898, em que o escritor cobrou do presidente da França a libertação do oficial Alfred Dreyfus, vítima de uma grande injustiça judicial.

EU ACUSO!

Por Mario Marona

“Aos donos dos jornais e seus estrategistas:

Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da “imprensa marrom” dos anos 50.
Na última década e meia vocês tentaram matar a reportagem e trabalharam de forma metódica contra seus próprios veículos, expondo-os ao ridículo perante os leitores e assinantes, muitos dos quais decidiram abdicar de hábitos antigos para procurar alternativas na internet.

Na última década e meia vocês interditaram seus veículos à presença de articulistas e colunistas moderados, isentos ou progressistas, optando por entregar praticamente todos os seus espaços de opinião a jornalistas e especialistas facciosos, grosseiros, deselegantes, manipuladores e mentirosos, quando não assumidamente golpistas.

Vocês – donos e estrategistas – estão enterrando o jornalismo. 

Vocês são responsáveis pelo empobrecimento de suas empresas. 

Vocês são os únicos culpados por demitir dezenas e dezenas de bons profissionais a cada passaralho.

Assumam sua responsabilidade perante a história do jornalismo brasileiro.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. na empresa onde trabalho (uma

    na empresa onde trabalho (uma multinacional de eletrodomésticos que começa com a letra W) a gerencia conseguiu a proesa de “prever” um dolar a R$2,35 para este ano além de sonhar que iríamos vender 10% a mais do que no ano passado. prometeram tudo isso pros gringos.

    resultado: o dolar a R$3,50 DESTRUIU todo o “planejamento” do ano, a produção está 40% inferior ao ano passado, demitiram milhares de funcionários e a culpa é de quem? da Dilma claro, que além de feia e boba não sabe governar.

    (parece piada, mas eles falam isso mesmo)

    ps. atualmente procuro um lugar mais sério e responsável para trabalhar.

  2. jornalismo

    Amigos, não só enterrando o jornalismo, os donos da mídia estão enterrando o país, pois fizeram um terrorismo descomunal, só para tirar o petismo do governo!

    Destruiram o otimismo do povo e dos agentes econômicos, instalaram o pessimismo em todas as atividades, atiraram no próprio pé, pois agora lhes faltam publicidade e faturamento!

    São uns escorpiões, sua natureza é a morte, a míséria da sociedade!

    Os jornalistas empregados também têm culpa, pois são subservientes, pau-mandados, caráter seletivo!

    1. Verdade nua e crua, Joel

      Verdade nua e crua, Joel Miranda. Os donos da grande mídia transformaram suas empresas em partidos políticos e tiveram como principal objetivo nesses últimos 12 anos destruir os governos do PT. Deram um tiro no pé, perderam leitores e bons jornalistas que migraram para a internet onde criaram verdadeiros jornais eletrônicos em seus blogs, assim como este do GGN e tantos outros que além de nos oferecer ótimas matérias jornalísticas nos permite interagir entre comentaristas e até mesmo trazendo mais luz ao assunto em discussão.

      O principal insumo de uma empresa de comunicação é a CREDIBILIDADE, principalmente na atualidade onde existem diversas opções com o advento da internet.

  3. Não sei, não…

    Não vejo os jornalistas tão vítimas dos donos de jornais assim. Na verdade, me parece que eles (os jornalistas) ficam bem entusiasmados em produzir matérias falsas, distorcer informações e poupar os Tucanos em qualquer circunstância.

    Pode ser que quem está dentro veja outra coisa, mas olhando daqui de fora o panorama é o seguinte: os jornalistas adoram a ideia de galgar espaço nas redações batendo no governo e no PT, e não medem esforços pra isso. Tanto é que não perdem oportunidade de publicar fichas falsas, inventar apartamentos doados e sobrinhos para o Lula, associar a vida sexual da Dilma à crise, e outras aberrações do tipo.

    1. Concordo, Alan. Quanto mais

      Concordo, Alan. Quanto mais fica claro que a vaca está indo pro brejo mais tentam tirar o corpo fora (e o pior é que não têm mais onde colocar, pois até a existência física está ameaçada).

      Pra usar uma palavra antiga, só muda o humor da “alienação”. Uns são mais tristemente alienados. Outros o são mais alegremente.

    2. Deitado eternamente em berço esplêndido

      Também tenho impressão parecida, Alan. Vivemos o paradoxo que é não pertencermos ao 1% dos que detém, sei lá… 80% do poder econômico nacional mas pensamos como se pertencêssemos. Em nossas fantasias somos VIPs mas na realidade, apenas mais uns. Somos posudos, nos falta consciência de classe…

      Tem uma “piada” antiga, uma história perversa… um anjo cobrando de Deus que este não deu ao Brasil catástrofes naturais – vulcões, terremotos etc. – e Deus explicava: “Aguarde, você verá o ‘povinho’ que porei nessa terra, huahuahua…” Essa história era contada pela classe média referindo-se aos “pobres”. Mas o que se vê é que o tal “povinho” que está cuidando para tornar nosso país num lugar violento e injusto, péssimo para se viver, não é senão essa classe média, o bem remunerado jornalista que, por assumir a posição do patrão, fica acima dos passaralhos. Não um salário que o coloque nos 1% mas que lhe permita consumir e ostentar como se a esse 1% pertencesse. E se fosse apenas jornalista, tava bom. Já viu o que tem de gerentinho de banco ou indústria, até diretor fazendo o jogo do patrão? “Dê-lhes cargo, títulos e medalhas e eles agirão como se tivessem dinheiro e poder.”

  4. Alan, o Mário escreveu

    Alan, o Mário escreveu acima”

    “Na última década e meia vocês interditaram seus veículos à presença de articulistas e colunistas moderados, isentos ou progressistas, optando por entregar praticamente todos os seus espaços de opinião a jornalistas e especialistas facciosos, grosseiros, deselegantes, manipuladores e mentirosos, quando não assumidamente golpistas.”

    É claro que os 400 que estão sendo demitidos NÃO PERTENCEM a esse grupo. Primeiros vão embora aqueles que não se encaixam 100% na linha de pensamento do jornal.

  5. Bom, talvez o negócio deles

    Bom, talvez o negócio deles nunca tenha sido jornalismo, não nesse sentido de que fala o autor do texto, esse sim interessado em jornalismo de fato.

    As empresas brasileiras “jornalísticas” nunca pensaram duas vezes quando é para optar entre a informação factual e a opinião livre ou os interesses políticos e financeiros do grupo a qual pertencem, toda vez que essas se chocavam, o que não foram poucas. A brasileira é a pior imprensa do mundo entre as grandes democracias, sem dúvida nenhuma

  6. Jornalistas são loucos por

    Jornalistas são loucos por cargos em escalões de governos, puxa saco dos politicos e empresários. Falsos, defendem seus próprios interesses.

  7. Esse aqui cansou de mamar no

    Esse aqui cansou de mamar no estado, mas parece que agora respira por aparelhos, falta fechar a tampa do caixão.

    Sempre foi chapa branca, exceto quando, dizem, o Newton Cardoso não deixou mais a empresa usar os veículos do estado para transporte dos jornais para o interior de graça, querendo levar o dele também. Aí virou oposição. Jornal, jornal mesmo,  nunca foi.

     

    http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed843_a_crise_na_soleira_do_estado_de_minas/

  8. O jornalismo esqueceu, que o

    O jornalismo esqueceu, que o que nos une é a esperança de futuro melhor!

    Ficar chutando o presente, no quanto pior melhor, pior para quem fala desgraças…

  9. Eu aposto e aposto que ganho

    Nos próximos dois anos, ao menos dois destes quatro não mais existirão (ao menos no formato impresso) e torço para que haja esta economia para a natureza:

    O Globo, Veja, OESP, FSP – os menores que estes então, nem perco tempo em proclamar nada pois a maioria não aguenta mais um ano. Se planos médicos que exploram os bolsos das pessoas não duram…

  10. Aos Funcionários

    Aos Funcionários demitidos 

    Agora, talvez vocês entendam como funciona, a família mais rica do Brasil tem a generosidade de um leão faminto perante uma presa emboscada, estes jornalistas achavam que estavam a salvo, na verdade estavam em uma armadilha. Militantes guerreiros do Partido da Imprensa Golpistas, são deixados a beira da estrada vitímas do fracasso do líder, é assim que funciona. Mas tem uma chance ainda para estas vitimas, o fundo de garantia, e o auxilio desemprego para os não terceirizados que fizeram excelente artigos para fundamentar positivamente o PL 4330, e processos trabalhistas que correrão durante anos até chegar no STF, onde um certo ministro avocará para sí todas as demandas e dará o veredicto, sorry . Podem recorrer ao sindicato que está forrado de Petralhas e Cutistas para que os defendam desta demissão em massa, estes os acolherão e sairão em suas defesas. Mas e a família Marinho? Ela está em paz com sua linha de pensamento, está em paz, em Paris, em Estocolmo, em Bali, em Londres, em New York, onde quer que quiserem estar, estarão e muito bem.aos que ficaram no emprego, resta uma única coisa, o medo, comportem-se meninos e escrevam, escrevam, escrevam….. Greve? Nem pensar, estão pensando o que? Rua, rua, rua, lacaio nenhum tem sentimento de solidariedade, estão pensando que são operários, que produzem algo?Você ai no fundo! abaixe a cabeça, vamos fique de joelhos, agora. Escrevam, escrevam, escrevam tudo o que ditar, voces não estão aqui para pensar, o caminho de quem pensa é a rua, entenderam? Agora vamos ao editorial, escrevam: A grave crise mundial provocada pelo Governo Dilma, levou a excelente direção desta organização, a fazer um ajuste em suas empresas, diante da crise mundial provocada por este governo e pelo ex Presidente Lula, tivemos de promover algumas demissões para manter a rentabilidade nossa e da viabilidade da empresa, solicitamos a todos os empregados que permaneceram na empresa que colaborem com mais produtividade, até passarmos por esta crise mundial provocada pelo PT, informamos que não está previsto novas demissões, mas caso seja necessário, os empregados receberão um aviso prévio, deixamos claro que as medidas são duras, mas necessárias. A direção considera este assunto encerrado e pede ao povo e ao governo brasileiro, o Pré Sal, a Região Amazonica, O banco Central, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, O BNDS, aquele Uno Mille que está na sua garagem, seu vale transporte e seu vale refeição, alé da compreensão de nossos espectadores, leitores e dos empregados que demitimos devido a crise mundial provocada pelo atual governo.

     

    Esmael Leite da Silva
    Aos Funcionário das Organizaçoes Globo, que não se solidarizam com os colegas demitidos.

    Congresso Internacional do Medo
    Cartlos Drummond de Andrade

    Provisoriamente não cantaremos o amor,
    que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
    Cantaremos o medo, que estereliza os abraços,
    não cantaremos o ódio, porque este não existe,
    existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
    o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
    o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
    cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
    cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
    Depois morreremos de medo
    e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador