É preciso ter empatia e paciência com o “lado de lá”, por Gregorio Duvivier

 
Jornal GGN – Em sua coluna publicada hoje na Folha de S. Paulo, o humorista Gregorio Duvivier tenta compreender por que as mesmas pessoas que não protestaram contra o aumento da tarifa ou contra Eduardo Cunha, estão nas ruas pedindo o impeachment ou a renúncia da presidente Dilma Rousseff.
 
Ele questiona por que, com as centenas de nomes da lista da Odebrecht, querem derrubar “a única pessoa que, até o momento presente, não está sendo investigada”, e afirma que o Brasil não tem “milhões de golpistas”, e sim muita gente que está muito mal informada.
 
Falando para um público que é contrário ao impeachment, Duvivier pede empatia e paciência, para que não se “cometa com eles a mesma generalização imbecil que estão cometendo com você”. Por último, diz que, por trás de todo camisa pólo, bate um coração “que tem o direito de estar insatisfeito”. Leia mais abaixo:
 
Da Folha
 
O lado de lá
 
Gregorio Duvivier
 
Em geral tento escrever pra quem não concorda comigo.
 
Gosto de pensar no leitor de camisa polo e mocassim, batendo panela numa varanda do Leblon.
 
Essa semana, no entanto, queria falar com os semelhantes.
 
Sim, com você mesmo. Você que frequenta o carnaval de rua, você que é de humanas, que nunca sabe que dia do mês é hoje, às vezes não sabe sequer o mês, você que confunde a fórmula de Golgi com o complexo de Bhaskara, você que foi às ruas em 2013 pelos 20 centavos, você que mesmo com pressa e sem dinheiro sempre acaba comprando fanzines de poesia na porta do museu (“curte poesia?”), você que não come carne ou tá tentando parar de comer, você que ama o Mujica tanto quanto ama beijos triplos e férias em Moreré: sei bem o que você tá sentindo.

 
Também estou tentando entender por que é que as mesmas pessoas que não protestaram contra o aumento de tarifa, contra Belo Monte, contra Eduardo Cunha estão hoje nas ruas pedindo a queda de Dilma.
 
Afinal, das centenas de nomes da lista da Odebrecht, nenhum deles é o da presidenta.
 
Por que raios querem derrubar a única pessoa que, até o momento presente, não está sendo investigada? Porque, você talvez dirá, são fascistas que não toleram a distribuição de renda e as conquistas sociais promovidas pelo PT e por isso aplicam um golpe branco. Será?
 
Milhões de pessoas foram às ruas (dentre elas, aposto, muita gente que você ama) pedindo o impeachment. O Brasil não tem milhões de golpistas. Tem uma centena de dementes que pede intervenção militar? Tem. Mas a imensa maioria só tá mesmo muito mal informada —basta ver a qualidade das revistas semanais.
 
Vale lembrar que do lado de lá tem gente que acha que você ganhou R$ 30 para defender um governo corrupto. Tem gente que acha que você quer implantar uma ditadura comunista.
 
Tem gente que acha que você defende direitos humanos porque gosta de bandido. Não cometa com eles a mesma generalização imbecil que estão cometendo com você.
 
Nessas horas, é preciso fugir do fascismo midiático e resgatar um pouco de empatia e paciência. Empatia para ver no outro um igual, digno de ser convencido. Paciência para explicar que um impeachment, agora, equivale a botar a raposa pra cuidar do galinheiro.
 
Por trás de toda camisa polo, bem ali, na altura do cavalinho da Ralph Lauren, também bate um coração —um coração que tem todo o direito de estar insatisfeito.
Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom…empatia é forçar

    Bom…empatia é forçar amizade.  Como posso ter empatia por dementes que nos jogam no calabouço? como ter empatias por gente burra o suficiente pra SE jogar no calabouço? Como ter empatia por gente que continua lendo a revista que os fez acreditar no boimate? Dá licença né…..tá difícil.  mas daremos mais um voto de confiança.  Quem sabe o problema não seja a água carregada de metais? 

  2. Um texto que vem muito bem a

    Um texto que vem muito bem a calhar nesses tempos de insanidade. Igualar-se a opositores através do uso dos mesmos métodos vis e calhordas nos faz piores que eles porque incorporamos a hipocrisia. 

    Causa hoje cansaço, desânimo, entrar nas redes sociais,  blogs e portais políticos. A toada é uma só: acusações para lá, imprecações para cá. O trágico é que todos nós, sem querer querendo acabamos reféns, partícipes desse joguinho de dividir o mundo entre “nós”, os bons, e os “outros”, os maus. Como bem lembrado pelo articulista, não damos nem o benefício da dúvida: aos circunstancialmente “inimigos”: todos, sem exceção, são portadores dos mesmos defeitos, taras e desvios éticos de somente uma parte, ou mesmo minoria. 

    Nesse diapasão, estranho e muito, colegas comentaristas – daqui e do FB – antes pacatos, mansos, leves, se transformarem em “guerrilheiros” do teclado. Uma mutação derivada desse embate político-ideológico que parece não ter fim.

    Reconheço, claro, que muitas vezes é difícil segurar as emoções dada a estupidez e canalhice provinda do outro lado da “trincheira”. Entretanto, na forma que iniciei, termino esse comentário: temos que distinguir, para assim respeitar democraticamente, quem exerce apenas o direito de exercitar uma simpatia, ou mesmo paixão política, dos que afinal em qualquer situação ou contexto não passam de degenerados. 
     

  3. No fim das contas, de fato, o

    No fim das contas, de fato, o grande problema do Brasil é falta de boa informação e comunicação. Basta imaginarmos que se tivessemos uma mídia com um jornalismo mais honesto, não estariamos passando por isso. Assim, necessário a gente agradecer o Nassif, o DCM, o Tijolaço, entre outros. Contudo, falta um portal no formato G1 e UOL para os jornalistas progressistas terem mais alcance. Parece besteira, mas acho necessário um portal com grande variedade, é preciso chegar as informações daqui para outro público, para aquele cara que vai ver o resultado do futebol do fim de semana, para a senhora que quer saber das fofocas da novela, para a jovem que quer ver uma entrevista do seu ídolo na música, para o aposentado que quer saber o resultado da Mega Sena, para a adolescente que quer saber mais da vida de sua blogueira preferida, para os aficcionados em tecnologia que quer descobrir o último lançamento em smartphone. Pensem, no G1 e no UOL tem tudo isso e muito mais, e sempre em destaque as notícias “principais” ao gosto e versão deles. É preciso desenvolver isso imediatamente, para que matérias como a daqui do blog do nassif chegue, como disse Duvivier, aos de gola polo e aos de calça rasgada, a Globo sempre fez isso, o suejita entra para ler sobre a seleção e já lê sobre a política com ótica que o padrão Globo impõe. Não frequento outros sites de notícias senão os blogs progressista e sites internacionais, mas sou exceção. Espero que isso não demore a acontecer.

  4. “O lado de lá”

    A propósito  nesse feriadão,  dialogando com familiares  do “lado de lá”, ouvi de dois destes que já repensaram:  Dilma fica, dada as possibilidades daqueles que poderiam substituí-la. O “ódio”  deles é reservado ao ex-presidente Lula e, para este,  a tolerância é zero. Precisa desenhar o motivo, pessoal? 

    Nisso, o Duvivier tem razão –  eu sei bem a qualidade das “fontes” que eles leem.

     

  5. Não tem conversa, infelizmente.

    Como argumentar com quem tem certeza absoluta da sua versâo dos fatos? Já desisti… para esse pessoal, política é fé. Não, não é uma questão de empatia, mas de mudar de assunto…

  6. quantos seremos os que não

    quantos seremos os que não aceitamos ser “empreendedores” e optamos pelo serviço público a ser desmontado com os pilantras golpistas, caso cheguem ao poder pelo golpe? isso, para falar apenas num detalhe do desmonte que vislumbram. 

    quantos seremos, nós que amávamos tanto a revolução?

    ora, tenha paciência…

  7. uma saída é ouvir o que falam

    uma saída é ouvir o que falam esses golpístas,

    mas insistir na nossa luta pela democracia e conta o golpe….

    ao ver que resisitimos com convicção e de forma convincednte,

    essas pessoas que infamam talvez minimizem seus ataques…

  8. Já são cinco os casos de mães

    Já são cinco os casos de mães com bebê agredidas por uso de vermelho

    Em SP, uma mãe recebeu uma pedrada, na altura da criança; outra foi acuada em um supermercado; no Rio, motoqueiro disse que ia dar um tiro na mãe e na bebê

    http://bemblogado.com.br/site/ja-sao-cinco-os-casos-de-maes-com-bebe-agredidas-por-uso-de-vermelho/

    E ainda somos nós que temos que ter empatia? 

    Qual o(s) incidente(s) do “lado de cá” que gerou a necessidade desse texto? Alguém chamou o outro de coxinha no FB?

    Pode continuar escrevendo pro lado de lá, Gregório, porque aqui não há fascismo, nem saudosistas da ditadura.

    E milhões de pessoas podem ser golpistas sim. Basta ver a história para se certificar de como o populismo de direita arregimenta grandes massas. 1936 que o diga.

  9. Gregorio, valeu a sua

    Gregorio, valeu a sua intenão, mas não podemos tem empatia com o inimigo que nos apedreja e nos ameaça com palavras de morte. Estamos em guerra e precisamos lutar pela vitória. Nem que tenhamos que manchar as mãos de sangue.

    Por Lula, por Dilma, pelo Brasil!

  10. Dividir para conquistar

    Quanto mais nos odiarmos, melhor para eles, os que se servirão da terra arrasada e que estão rindo neste momento da matilha de pitiburros, que brigam sem perceber que serão os maiores prejudicados. Por isso não alimento o ódio, não me convém, e não é porque o outro é burro para cair nesta armadilha que eu tenho que ser burra igual porque não resisto a quem rosna…

    Não se contaminar com o ódio é um desafio sim, mas vale a pena. Aliás, a única forma dos trogloditas direitistas cairem em si, se não houver eco no ódio emanado por eles. Poderiam acordar do transe paranóico pelo choque do abismo que separa a nossa gentileza e a revolta impressa pela lavagem cerebral que eles receberam da mídia – isto dá uma Tese.

  11. O golpismo é como uma droga

    O golpismo é como uma droga pesada. O golpista é o traficante, que lava dinheiro e tem conta no estrangeiro, deve ser tratado como criminosso. E o alienado é o viciado, que entrou de embalo e sofre os efeitos colaterais e crises de abstinência, deve ser tratado como doente.

  12. É cristianismo fora de hora? Dar a outra face? Tem dó…

    Discurso religioso, esse. E inútil, porque mesmo se toparmos, o outro lado nao topa.

    1. Permita-me discordar,

      Permita-me discordar, Analista Lúcida. O texto, a meu ver, não induz a nenhum princípio religioso e nem mesmo moral. Chama apenas nossa atenção para algo bem óbvio: há, dentre os que estão contra nós, pessoas civilizadas e bem intencionadas, merce de divergimos exponencialmente das mesmas no que tange às ideias e inclinações políticas. Ou seja, toda generalização é perniciosa. 

      1. Concordo com JB

        Concordo com JB.

        Algumas pesquisas foram feitas pelo professor Pablo Ortellado da USP durante as manifestações contra o governo.

        Foi possível notar pautas, digamos, progressistas em muitos momentos. A esquerda perdeu uma oportunidade de congregar novos atores, justamente porque os caracterizou como alienados e coisas do gênero. 

        Aqui você pode encontrar algumas informações: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/18/politica/1439928655_412897.html

        Infelizmente o que aparece são os extremos, aqueles que gritam e vociferam desesperadamente. Este perfil distorcido tem sido usado para ganhar mais exposição. Na média, o eleitor prefere o equilíbrio. Trata-se de um dado histórico.

        Assim que essa loucura passar conseguiremos enxergar o que aconteceu. Ainda é impossível ver com clareza o trajeto que estamos percorrendo.

         

      2. Acho q vc nao entendeu meu ponto, JB

        Claro que pode discordar, tenho o maior respeito por você. Mas vc me entendeu mal.

        Eu acho sim q há um lado religioso, ou “tipo religioso” nisso, por ser um discurso posto no ideal, nao realizável. Tipo “amai aos outros como a vos mesmos”. Agora, isso nao é o principal. Concordo q há pessoas ótimas do outro lado, inclusive minha tia querida e minhas irmãs. Mas taparam os ouvidos e fecharam as mentes, nao querem outra verdade do q aquela q julgam ter e q convém a elas. Nao é possível dialogar sobre esses assuntos, elas simplesmente nao aceitam. Para dialogar, sao precisas ao menos duas pessoas, simples assim.

        1. Analista Lúcida, você captou

          Analista Lúcida, você captou o espírito do texto. E, grifo meu, “tem dó”.

          Honestamente: essa turma da camisa polo de cavalinho no peito são aquelas com as quais convivo diuturnamente. Mais do que gostaria. Mais do que mereço. E, de fato, elas não querem sequer ouvir qualquer coisa que não seja o discurso moralista e moralizante deles. O diálogo, agora, é infrutífero. De fato, com o desembarque do PMDB, a Dilma virou um cadáver putrefeito. Está em vias de cair. Não…não desisti de ir às ruas no dia 31, de camisa vermelha, para apoiar o governo e rechaçar o golpe. Já não mais pelo governo – esse infelizmente já era. Mas por mim. Faço questão de marcar posição. Faço questão de fazer com que essa turma de camisa polo e cavalinho no peito – com os queis convivo e continuarei convicendo, saiba exatamente que isso é um golpe, que eu sei que é um golpe e que eu sei que eles estão apoiando um golpe. Nos primeiros anos após o golpe, quem assumir conseguirá passar a sensação de que a culpa da vida miserável que eles estão levando é da Dilma, do Lula e da “roubalheira do PT”. Mas em alguns anos, quando o resultado das políticas neoliberais estiver produzindo os efeitos devastadores de sempre, uma hora esse papo para de colar. Uma hora, a turma de camisa polo de cavalinho, já puída, quiçá cerzida aqui e ali, funcionários públicos, profissionais liberais, a classe média que crê flertar com a alta burguesia e mal sabe que está à beira do precipício…uma hora essa turma estará lá, espumando, gritando contra o governo e “os políticos”. Nesse momento, colherei os frutos desses dias sombrios. Nesse momento estarei lá para lembrá-los: “- Está reclamando de quê? Você apoiou o golpe. Eu não.”

           

          Saudações…

        2. Engraçado uma Anarquisa não

          Engraçado uma Anarquisa não acreditar que seja possível “amar ao próximo como a si mesma”. Afinal, porque queremos uma sociedade mais justa? não seria exatamente pq todos tem o direto a felicidade?

          Gregório falou o que nós todos, de Vermelho ou Amarelo, não estamos acostumados… conviver com as diferenças e transformar pela Hegemonia e não a força, como ao longo da nossa sangrenta história.

          1. Caraca! Ë trollagem, dificuldade de compreensao ou cristianismo?

            Nao sabe a diferença entre ideal e real nao? Amar ao próximo como a si mesmo é IMPOSSÍVEL. Sou Anarquista, nao cristã nem parente da velhinha de Taubaté.

  13. Gregório teve a melhor das

    Gregório teve a melhor das intenções. É um homem de bem: de bem com a vida, de bem com o semelhante, de bem com a humanidade.  Por tudo isso também é um crédulo. Não estou ironizando, mas ele bem que poderia fazer um esquete com o tema para o Porta dos Fundos. Qual seria a reação de seu público?

  14. Quem são eles?

    A explicação é muito simples.

    É porque as os cidadãos que protestaram dia 13 não andam de ônibus, gostam de Dior e usariam academias em Miami, mas não aguentam, não suportam, não podem com pobre.

  15. “Por trás de toda camisa

    “Por trás de toda camisa polo, bem ali, na altura do cavalinho da Ralph Lauren, também bate um coração —um coração que tem todo o direito de estar insatisfeito.”

    Gregório, você até estava indo bem, mas mostrou todo o seu preconceito com essa frase. Talvez um dia você entenda que nem todos que defendem o impeachment são os mauricinhos que você conhece dos teus tempos de PUC e de baixo Leblon.

  16. Existe uma comparação que cai

    Existe uma comparação que cai como uma luva nesse caso:

    Se uma pessoa está com febre muito alta e leva um tempo até chegar ao médico para que se descubra a CAUSA da doença e o paciente seja medicado para se combater essa causa, há a necessidade de se combater também o EFEITO ( febre alta) para se evitar CONVULÇÕES ( sociais também, ocasionadas pela passividade e aceitação, de um dos lados frente à violência).

    No caso:

    CAUSA: Injustiça, e incitação à violência pelos meios de comunicação.

    EFEITOS: fascistas desequilibrados.

  17. O Gregorio não tem a menor

    O Gregorio não tem a menor noção de prioridade. Ele acha que protestar contra Belo Monte é a mesma coisa que protestar contra Dilma. Daqui a pouco vai tentar entender porque o povo brasileiro não reclama da caça às baleias, da Guerra no Iraque e do baixo nível das eleições americanas. Não consegue perceber que o consenso da nação é de que não haverá solução para problema algum hoje no país enquanto este governo paralisado, inepto e corrupto continuar no poder. 

  18. Estamos assistindo a algo

    Estamos assistindo a algo extraordinário – o nascimento de uma era.

    Trump ao Norte e

    Bolsonaro no Cone Sul.

    Tá tudo lá, nas Centúrias.

     

     

  19. O texto é ótimo, porém acho

    O texto é ótimo, porém acho que quando se chega a situação a qual chegamos se atinge um ponto de não retorno, não adianta querer informar quem já tem a informação que quer, quando a irracionalidade é estimulada ao ponto em que a grande mídia a levou a informação que não corrobora a visão de mundo “do lado de lá” é desprezada, é como os individuos presos no mundo de ilusão do filme Matrix, eles só vêem o que o arquiteto quer mostrar, e mesmo alguns que tem um vislumbre do que é o real preferem se prender a realidade virtual, a realidade verdadeira é complexa e de dificil compreensão, não comporta o pensamento binário que simplifica tudo, é bem mais fácil pensar que o problema é Lula, Dilma e o PT, e que uma vez que sejam extirpados tudo voltará a ser maravilhoso como era antes, nem param para se perguntar se o antes era tão maravilhoso assim, pois como já foi dito pensar da um trabalho danado e ainda  da dor de cabeça.

  20. É preciso ter empatia e paciência com o “lado de lá”

     

    O Gregorio Duvivier três milhões e oitocentas mil (3.800.000) pessoas segundo as policias militar dos estados ou seis milhões e seiscentas mil (6.600.000) pessoas como QUEREM ACREDITAR os ORGANIZADORES do GOLPE, em um universo de aproximadamente CENTO E QUARENTA E DOIS MILHÕES DE ELEITORES (142.000.000) representam MENOS de 5% do ELEITORADO.

     

    Sabe o que SIGNIFICA isso? NADA de NADA.

  21. Ser de esquerda
    Mas ser de esquerda é isso aí mesmo, odiar a barbárie da execução mas não o carrasco. Não temos o coração cheio de ódio. Preferimos historicamente sermos alvejados a sujar as mãos. Preferimos a via do amor sim. Ainda temos a santa ilusão de que haverá consciência, solidariedade, et all. Ainda sonhamos em fazer uma sociedade de justiça. Medo é que temos de que ela se dê inicialmente pela barbárie, senão apenas como germem de um novo mundo. Nós, da esquerda, engolimos a seco e balançamos a cabeça para concordar com os furiosos hiper-convictos, tudo para ser gentil, tudo em nome da ação pedagógica, como que em uma maiêutica as avessas. Somos de esquerda, e querer o bem do outro é nosso mal, tal como a mulher do bandido. Talvez seja esse altruísmo de cabeceira que nos sabote. Essa genética do fazer o bem pelo bem, e no máximo o mal pelo bem maior, mas jamais o mal pelo mal, que talvez seja nosso verdadeiro calcanhar de Aquiles.
    Em tempos de tão pouca vasilina, não me surpreende que venha da esquerda a primeira chamada a dar… a outra face!

  22. Condenado a forca não discute corda.

    Empatia = Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
    Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
    Psicologia. Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la. (http://www.dicio.com.br/empatia/)

    No cadafalso e no patíbulo quantos condenados criaram empatia pelos seus carrascos e foram prontamente executados!

    Já passamos da fase #NãoVaiTerGolpe, estamos na complicada e perigosíssima fase de #OGolpeVaiSerDerrotado, não podemos ter a falsa ilusão que no patíbulo ou cadafalso criar empatia com o carrasco vai garantir a vida do condenado.

    Avalio que a alternativa no atual momento é arregimentar forças contra o golpe em andamento e demonstrar que a maioria das brasileiras e brasileiros são contra o golpe e a favor da continuidade e aperfeiçoamento da democracia! As ruas e o povo se manifestando é a principal solução! Não podemos chegar ao ponto de ficarmos diante do cadafalso.

     Derrotado o golpe, retomado as rotinas democráticas e o cumprimento das leis e constituição, aí sim podemos nos dar ao luxo da tal empatia, melhor ainda, vamos rever e corrigir estas distorções que ocorrem atualmente no sistema midiático informativo (desinformativo e doutrinador) e educacional, que convenceu e doutrinou uma grande parte da população brasileira a apoiar um golpe capitaneado por parte da elite, poderosos inconformados e interesses estrangeiros!

     

    #NãoNosIntimidarão

    #OGolpeSeráDerrotado

    #PelaDemocracia

    #MoroExonerado

    #AbaixoARepúblicaDoParaná

     

    31 de março de 2016, quinta feira, todas brasileiras e brasileiros nas ruas para defenderem a DEMOCRACIA e o nosso futuro!

  23. O lado de lá,

    eu quero que se danem. Nós, do lado de cá, não temos ainda como atingir a Rede Bobo. E ela a formadora de idiotas. Boicote aos produtos que ela anuncia, não adianta. Boicote a seus produtos, também não. E o motivo é simples: a população não sabe nem o que é boicote quanto mais pratica-lo. Ela apoia o golpe não por medo do controle remoto mas porque suas concessões vão vencer durante um governo do PT e, se Lula se candidatar (e ela sabe que ele é invencível), ele terá que modificar o sistema que hoje é controlado por esse nefasto grupo de mídia. Não venha com essa de tentar entender o outro lado. O outro lado quer nos ver pelas costas e de longe. Então é: olho por olho, dente por dente. E estamos conversados.

  24. Quem apoia honestamente o

    Quem apoia honestamente o atual governo faz a seguinte conta, “apesar” de tudo ainda é o melhor para o país.

    Quem apoia por questões pragmáticas, pensa eu vou, eu posso, perder x coisa.

    Quem apoia a saida de Dilma honestamente faz a seguinte conta, nada é pior que o atual governo

    Já alguns apoiam a saida de Dilma porque querem reproduzir os vicios do atual governo.

    E fácil identificar os desonestos, os pró Dilma dequalificam o dia todo a ação legitima do impediemnto, gritam não vai ter golpe etc.Já os desonestos anti Dilma já estão planejando o seu petrolão de cada dia.

    O que os desonestos não entendem é que a sua época acabou, o mesmo movimento que vai derrubar Dilma vai derrubar qualquer outro que desvie do caminho.

    Petrolão nunca mais.Mensalão nunca mais, Passadena nunca mais.

     

     

  25. o lado de lá

    Valeu a intenção, faltou intensidade. O discurso é bem interessante, no entanto faltam motivos para sensibilizar;é claro que não há a mínima  condição de diálogo com pessoas ignorantes,FASCISTAS , reprodutoras de ideias e arraigadas em campo fértil e receptivo ao preconceito e sem nenhum sinal de querer que mude a condição social onde pobre é destino e não se deve mudar esse destino – Danem – se os pobres, afinal “analfabeto não pode ser Presidente”, como falou o (d)emérito sociólogo, de plantão eterno na FIESP. NÃO HÁ NADA QUE LEVE AO IMPEDIMENTO da Presidente, rasgam e queimam a sobra de legalidade do país e o golpe tem tudo para acontecer. é necessário ir às ruas em ,caso não prevaleça o Golpe, lutar pela apuração de todos os implicados em corrupção – caso haja o GOLPE, não podemos descansar e devemos lutar pela investigação de parlamentares ,juízes procuradores e demais articuladores da crise político institucional. Amanhã vamos às ruas pela DEMOCRACIA E PELA LEGALIDADE.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador