eles tem a mídia, nós temos uns aos outros

por arkx

no Largo da Carioca

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. David tuita meme do Golias

    Mesmo na questao das plataformas ainda haver uma briga entre David e Golias, é certo que nunca tivemos tanto acesso a meios de propagaçao das nossas ideias (internet) quanto hoje.

    Lula mal ou bem tinha aquela comunicaçao direta com o “centrao” despolitizado da sociedade nas classes populares. Por isso ela resistiu aos assedios do monopolio midiatico de 2005 em diante.

    Mas era uma “fidelidade” de ocasiao. Um apoio voluvel.

    Dilma nao tinha essa comunicaçao.

    E ai o consorcio monopolio midiatico + “mercado” + partidos de oposiçao + corporaçoes do Estado se aliou e explorou:

    – foto-novela Lavajato

    – Eduardo Cunha na Camara e

    – destruiçao da expectativa dos agentes economicos.

    (sem contar apoio logistico de fora)

    Nao deu pra gente, com nossas redes, impedir o golpe. Foi cedo ainda.

    Mas tb nao demos sorte: a pior geraçao de lideres em todas as esferas do Estado e da sociedade.

    Essa foi a “tempestade perfeita”.

  2. Participação popular

    Insistindo no óbvio: Sem a ativa participação popular jamais teremos governos progressistas duradouros, capazes de estabelecer bases profundas para a transformação do país, sem retrocessos monstruosos como teremos agora. É por isso que meu desencanto com Lula teve início no discurso de posse do seu primeiro mandato. Lula falou como imperador, como se o mandato a ele conferido por todos nós que votamos nele deixasse de ser um mandato provisório e passasse a ser da sua propriedade. Em nenhum momento daquele histórico discurso de posse Lula convocou o povo a governar com ele. Sim, desde a Carta aos Brasileiros (e possivelmente antes disso) Lula e o PT já haviam escolhido seus parceiros preferenciais de governança e não fomos nós (uns aos outros). Lula e o PT acreditaram que o apoio direto da TV Globo, dos mega empresários, dos banqueiros e o apoio silencioso da imensa maioria do país beneficiária dos programas sociais seriam suficientes. Deixaram de criar as bases para uma democracia participativa no país e agora estamos encalacrados pois o que mais cresceu nos últimos dez anos foram os evangélicos reacionários e o sentimento de que consumir é poder.

    1. Ô Josias, onde foi que já se conseguiu esse feito?

      Exceto Cuba, que é um caso à parte (e cuja população equivale à do Grande Rio), e a Islândia (cuja população equivale à de Teresópolis), onde foi que a esquerda conseguiu criar, e manter, um governo de participação popular efetiva e permanente?

      A imensa maioria da população brasileira é analfabeta funcional, luta 16 horas por dia para não passar fome, e recebe lavagem cerebral diuturna da Globo, evangélicos de direita etc. Mesmo assim, os mais pobres sabem votar melhor que os mais ricos.

      O sentimento de que consumir é poder, o individualismo, o apoliticismo, o imediatismo, e mesmo a estupidez, são produzidos pelo capitalismo em todo o planeta, não só no Brasil. Nadar contra a corrente é tão difícil que nem em países muito mais escolarizados e ricos do que nós movimentos como o Podemos, Syrizia etc conseguiram emplacar projetos alternativos às receitas da tal da Troika. Nos EUA, houve fraude escancarada para sabotar a candidatura Sanders. E etc.

      Enquanto não pararmos de nos lamentar por não ter sido feito o impossível, não conseguiremos botar o pé no chão e aprender verdadeiramente com nossos erros. 

      Tá na hora de, parafraseando Lenin, perguntarmos: o que fazer?

       

  3. !

    Que fiquem com ela ! Pois dentro de poucos anos não servirá para mais nada . 

    E se temos uns aos outros , o fazemos através das plataformas da internet que , logo , logo , os poderosos vão achar um jeito de controlar ! É sobre isso que temos que tomar cuidado , e não com a esclerose e o velório da GLOBO . 

  4. Então não temos nada, haja

    Então não temos nada, haja vista que o golpe avnça e será confirmado até o fim deste mês.

    Somos uns bunda moles. Cartazes não resolvem nada, somente o porrete.

    E a verdade que vamos tomar um ferro por causa do nosso medo do porrete.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador