Eletropaulo e a falha nos serviços, por Motta Araújo

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Enviado por Motta Araújo

 


Fonte: http://cdn.c.photoshelter.com/img-get/I0000HoN6XmqAHgI/s/750/600/LA19290…

 

O DESMONTE DA ELETROPAULO – A São Paulo Tramway, Light and Power Co.Ltd. tem 115 anos de vida. Fundada em Toronto em 1899 a grande empresa faz parte da historia da ascensão da São Paulo rural do século XiX à São Paulo industrial do século XX. Seus bondes foram por 75 anos o meio de transporte dos paulistanos e a força elétrica abundante e barata foi o alicerce da industrialização de São Paulo.

Estatizada e depois reprivatizada, a hoje chamada Eletropaulo está  desmontando com maus serviços, péssimo atendimento,  pouco caso com o consumidor, o oposto da original empresa canadense, que teve fama de bem administrada por toda sua primeira fase de historia. Estatizada pelo Governo Militar, continuou a prestar bons serviços.

A atual gestão liderada por um diretor financeiro transformado em presidente está se destacando pela ruindade, típico de empresas de serviços chefiados por financeiros,  executivo que não “faz kiga” com o negocio em si, são cabeças de planilha que não querem saber se o consumidor está satisfeito, não são focados no cliente e sim no balanço, isso em serviços públicos é um desastre porque o cliente não pode trocar de fornecedor.

Este mês tivemos falta de luz nos Jardins em inaceitável quantidade. A penúltima, há dez dias , foi de DEZESSETE HORAS, hoje dia 23 de dezembro, a interrupção começou as 9,30 da manhã e a energia só voltou as 10,20 da noite, 13 horas de interrupção. Neste ano foram dezenas de interrupções, de todos os tipos, a pior e quando a luz para e volta, depois cai de novo, depois volta, depois cai de novo, destrói ou danifica aparelhos, estraga comida na geladeira.

Para piorar o call center hoje, depois de mais de 6 chamadas, repetia que “o caminhão está a caminho”, isto das 9 da manhã às nove da noite e SEM DAR PRAZO DE RELIGAMENTO. Conforme me informou a ANEEL hoje, a concessionária é OBRIGADA A DAR UMA PREVISÃO DE RELIGAMENTO, não pode dizer “Estamos providenciando” e ponto. A falta de luz atingiu vários bairros, como Pinheiros e Jardins, a de dez dias atrás atingiu mais bairros.

Não tendo resposta satisfatória, liguei para a ARCESP, do Governo do Estado, delegada da ANEELL para a supervisão da energia elétrica, atendimento burocrático e inútil, a atendente disse: “O senhor deve reclamar com a distribuidora, só ela pode religar” e eu respondi “MAS EU ESTOU LIGANDO PARA VOCES EXATAMENTE PORQUE A DISTRIBUIDORA NÃO RESOLVE”, portando a agência delegada mostrou-se inútil e desinteressada, como se não existisse.

Uma grata surpresa, liguei para a ANEEL em Brasília, atendimento EXCELENTE, pessoal, interessado, deram completo e satisfatória atenção, orientando o que fazer.

A ELETROPAULO mostrou seu pouco caso com o consumidor ao mudar sua sede para bem longe de São Paulo, na rodovia Castelo Branco, em lugar pouco acessível. O presidente, que era o diretor financeiro, mora no Rio de Janeiro.

Os problemas, a meu ver, começam nas TERCEIRIZAÇÕES dos serviços. Quando foi privatizada a Eletropaulo tinha 27 mil empregados, hoje tem menos de 4 mil, todos os serviços de manutenção são terceirizados. Ai entra o critério de O MAIS BARATO e dentro eles o que oferece maiores vantagens, dai coisa boa não sai, o prestador não vai ter pessoal altamente qualificado porque ai não poderia ser barateiro.

17 horas sem luz e dez dias depois outra interrupção de 13 horas, em um dos bairros mais centrais de SP, Jardim America, no mês de Natal,  tudo sem explicações ou previsões,  SÃO  INACEITAVEIS.

É uma pena, a ELETROPAULO deveria ser um dos símbolos de São Paulo, hoje desmontada pelo descaso.

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

23 Comentários

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  1. E o pior de tudo é que,

    E o pior de tudo é que, também financeiramente, a empresa não vai nada bem. Tem problemas de dívida com o BNDES e vem registrando prejuizos nos últimos anos, tendo que contratar energia mais cara do que revende.

    1. Prezado Daniel e Motta
      Bom

      Prezado Daniel e Motta

      Bom dia 

      Recentenmente estive conversando com um colega que trabalha na Eletropaulo ( não vou identifica-lo por razões obvias) e o que ele me disse é estarrecedor.

      1 – Faltam de peças, material de segurança e pessoal especializado em todas as areas

      2 – São obrigados a enterrar 40 km/ano de cabos, não fazem nem 10.

      3 – Todas as chamadas são atendidas fora do prazo, não importando se são pessoas fisicas ou juridicas.

      4 – Resumindo: a percepção é que estão em fase de desmonte geral.

      Quando da pivatatização, a Eletrobras foi vendida a preço de banana, criou-se um monopólio,  cobrando pela energia um valor considerado o mais alto do mundo, tendo a matriz energética mais barata e limpa.

      Pergunta 1: Cadê o Estado, MP, Governo Federal. Não vou perguntar das mídias, também por razões obvias.

      Pergunta 2: Porque a Elektro não atende mais regiões do Estado de SP?

      Abração

       

      1. Será que o objetivo não é

        Será que o objetivo não é estatizar a preço de ouro e privatizar a preço de banana, ludibrindo duas ou tres gerações?

        1. Não foi a preço de banana,

          Não foi a preço de banana, hoje a Eletropaulo vale 5% do que foi pago na privatização, pagaram 20 vezes mais do que vale hoje.

    2. Meu caro Daniel, todas as

      Meu caro Daniel, todas as distribuidoras estão com um balanço ruim MAS a gestão de serviços pode ser boa ou ruim independentemente do balanço. Cito como exemplo a CPFL, da qual sou cliente no interior. O atendimento é impecavel,

      uma vez em meio a um temporal caiu a energia, chamei a CPFL , em uma hora o caminhão chegou no meio de um senhor temporal, um diluvio, numa fazenda a 21 quilometros do asfalto, com estrada de terra alagada, eles resolveram o problema em 40 minutos.

      O problema da Eletropaulo é gestão e atitude, parece que eles tem raiva de consumidor.

    1. Antonio Galotti foi um

      Antonio Galotti foi um excelente executivo para a Light da época, fazia exatamente o que hoje NÃO FAZ o presidente da Eletropaulo, estava sempre presente para dar satisfações ao publico, o de hoje só dá explicações para o mercado financeiro, para os 5,5 milhões de clientes da ELETROPAULO ele é invisivel.

    2. Antonio Galotti foi um

      Antonio Galotti foi um excelente executivo para a Light da época, fazia exatamente o que hoje NÃO FAZ o presidente da Eletropaulo, estava sempre presente para dar satisfações ao publico, o de hoje só dá explicações para o mercado financeiro, para os 5,5 milhões de clientes da ELETROPAULO ele é invisivel.

    3. Exatamente. O nome disso é

      Exatamente. O nome disso é “privatização” que o Premio Nobel de economia Joseph Stiglitz denominou com grande felicidade de “briberization”!!

  2. O problema é generalizado

    Caro Motta Aarújo, leio sempre seus comentários, são muito bons (apesar de discordar de alguns deles), mas sempre obrigam a pensar

    Este problema da Eletropaulo é geral: sou engenheiro de um hospital público na Grande São Paulo, e temos uma Cabine Primária, em função da elevada carga instalada. A entrada de energia é diferente de uma residência comum, geralmente bifásica e de baixas tensão corrente (são duas fases, 220V para um disjuntor de proteção de no maximo 70A). Grandes consumidores (aqueles que têm cabines primárias) têm cargas a partir de 80KVA, e sua entrada é tri-fásica. No começo do ano, por volta de abril (e para a Eletropaulo nem precisa chover, basta garoar para sua prestação de serviço evoluir de “péssimo” para “que se danem”) houve corte de luz na rua do hospital. A rede ficou OITO HORAS desligada, mas o estes caras da Eletropaulo se esqueceram (ou não conseguiram) religar uma das fases da rua, e o hospital ficou mais TREZE horas sem luz, até que alguém se protificasse a re-ligar a fase que havia caído. Apesar de possuir gerador, ele:

    * não atende a todos setoresdo hospital: apenas elevadores, UTI, Centro Cirúrgico e Pronto Socorro ficam ligados

    * a autonomia é para 9 horas, que é prorrogada com o reabastecimento

    Internação, Administração, Laboratório, Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e corredores e escadas de circulação; ficaram todos largados por conta da irresponsabilidade destes caras

    Ontem, um amigo engenheiro de um laboratório de análises clinicas me disse que aconteceu o mesmo problema, o laboratório ficou ONZE horas sem luz – enquanto a via pública ficou por cerca de três horas; o mesmo tipo de problema obsrrvado no hospital (o gerador operou por seis horas, depois ficou sem combustivel e não conseguiram comprar); com perda de material de exames e riscos à saúde pública por contaminação de cepas contagiosas que estavam acondicionadas em freezers

    E o que faz a Eletropaulo? Diz que o problema é da empresa que faz a manutenção da rede de distribuição (lembram-se que o grande líder dos homens bons, José Serra, vendeu os fios e cabos para uma empresa colombiana)

     

    A irresponsabilidade destes caras passou de qualquer noção de decência, e parece que vai acontecer conosco o que aconteceu na Califórnia, que privatizaram tudo (acho que até a chuva, como quiseram fazer na Bolívia) e virou aquela zona.

     

  3. Com relação ao público e

    Com relação ao público e privado, o Brasil precisa achar o equilíbrio. A Eletropaulo quando estatal oferecia um bom atendimento ao público, inegável, porém, a custos fora da realidade, cabide de emprego onde se acomodavam indicados de políticos de diversas matizes, com predominância do PMDB.

     

    1. Com a chegada do PSDB ( ala

      Com a chegada do PSDB ( ala dissidente e crítica do PMDB na ocasião), porém de caráter igual ou pior, trataram de privatiza-la e ao que tudo indica, levando alguma vantagem.

       

  4. Acidentes

    E a terceirização está pondo em risco os trabalhadores:

    “Segundo o MPT, a operação “Alta Tensão” tem como objetivo adequar as relações trabalhistas do setor – classificadas pelo órgão como sendo, em alguns casos, semelhantes à escravidão. Na mira dos procuradores, para citar duas questões, estão o alto índice de terceirização das empresas e as extensas jornadas de trabalho.”

    http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=8323

  5. reestatizar a Eletropaulo

    É preciso reestatizar a Eletropaulo. Serviços públicos que por sua própria natureza são monopólios não podem ficar submetidos à lógica de gestão financeira que priviegia o curto prazo. É o mesma lógica dos fundos abutres somente que aplicada ao setor de serviços. É preciso criar um novo modelo de empresa estatal com uma nova gestão, transparente e eficiente pois não há futuro com as empresas privadas.

  6. Hamilton

    Em Embu das Artes, em 2011, vários bairros ficaram sem energia por mais de uma semana. Depois, os funcionários da empresa passaram nas casas pedindo desculpas.

    No bairro da Bela Vista, em São Paulo, depois de fazerem serviços na rede, a voltagem voltou alterada, queimando equipamentos.

    E, mesmo faltando energia com muita frequência, os indicadores que são colocados na conta de energia não retratam esta realidade.

    E a imprensa amiga, conivente.

    E cadê o MP?

     

    1. Esses INDICADORES são um

      Esses INDICADORES são um misterio, quanto mais piora o serviço melhor ficam os indicadore.

      A NAÕ PREVISÃO DE PRAZO nos cortes de energia é o pior desserviço. Saber o PERIODO da interrupção, se é de 1 hora ou 15 horas, é ESSENCIAL para que a familia ou a empresa possa se programar.

      A ANEEL me informou que a PREVISÃO DE PRAZO é obrigatoria, como é que a Eletropaulo não cumpre isso?

      Minha impressão é que ELES NÃO SABEM quando podem fazer voltar a anergia e isso se deve Á MÁ QUALIFICAÇÃO DAS EQUIPES que cuidam desse serviço. Um técnico bem preparado sabe quanto tempo leva o conserto, gente inexperiente não consegue avaliar esse tempo, é o que acontece na Eletropaulo.

  7. Tukanistao é isso.
    Acabei de

    Tukanistao é isso.

    Acabei de ouvir na BAND News que Carapicuíba está quase três dias sem energia elétrica. Na segunda, dia 22, a Vila Olímpia ficou sem luz das 19p5 às 2h da manhã.

    Mas o bom gestor da Tukanolandia é reeleito sem dificuldades e São Pedro ainda tentou prejudicá-lo não mandando água.

    Haja preces!

  8. Atendimento ao Consumidor de Serviços Públicos

    Energia, Saneamento, Gás, Telefonia. As utilities no Brasil sofrem de demasiada falha na prestação de contas para com os consumidores. Basta ver que sempre lideraram as estatísticas de mal ou péssimo atendimento dos Procons da vida.

    É preciso melhorar o enforcement das agências reguladoras junto aos prestadores de serviço. O consumidor paga muito caro. Quando precisam fazer reclamações, submetem-se a uma terrível e uma desgastante “engenharia” de procedimento de fazer inveja a qualquer burocracia indiana. 

    Todos que precisaram reclamar um dia, sabem bem disso.

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