Empresa investe R$ 1 milhão em turbina eólica urbana

Jornal GGN – Uma empresa privada especializada no desenvolvimento de turbinas eólicas – que geram energia pela força dos ventos -, promete lançar, ainda neste ano, um novo modelo, de eixo vertical, para ser usado em ambientes urbanos, como no topo de edifícios e residências. A Enersud, empresa de Maricá (RJ), investiu cerca de R$ 1 milhão no desenvolvimento e fabricação do protótipo.

De acordo com a empresa, a turbina, sozinha, pode abastecer mais da metade da demanda de uma pequena residência de consumo média de 300 kW/hora. O engenheiro Luiz Cezar Pereira, diretor da Enersud, explica que o protótipo pode servir ainda para o abastecimento de portarias, corredores e sistemas de segurança de condomínios. O modelo já foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo o engenheiro, a nova tecnologia permitirá que as pessoas gerem sua própria energia, jogando o excedente que não for consumido na rede pública, com a implantação de um sistema de compensação. “Vínhamos estudando essa tecnologia há quatro anos, sendo que a nova regulamentação é um ingrediente a mais”, explicou Pereira. “Tornou-se convidativo usar esse tipo de equipamento no ambiente urbano”, frisa.

O primeiro equipamento foi instalado na própria sede da empresa em Maricá. Agora, outros protótipos serão instalados em Salvador, na Bahia e no norte Fluminense. São regiões que, segundo a empresa, cobrem uma gama bem ampla da necessidade para qualificação de uma turbina urbana, além de possuírem dos ventos que variam dos mais baixos aos mais extremos. Até 2014, devem ser produzidas cerca de 50 unidades.

Com informações do Progresso

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador