Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exclusivo: Um terrorista no Brasil

    Condenado por planejar atentados terroristas na França, Adlène Hicheur hoje vive como professor no Brasil, para onde veio com bolsa do governo federal e é investigado pela PF

    NA MIRA DA PF Condenado por terrorismo na França, Adlène Hicheur veio ao Brasil com bolsa do CNPq e é professor na UFRJ (Foto: Reprodução)

    http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/01/exclusivo-um-terrorista-no-brasil.html

     

    De sandálias de couro, instalado numa sala pequena no 3º andar do departamento de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o físico Adlène Hicheur, 39 anos, tem o physique du rôle atribuído aos cientistas. É magro, tem olheiras profundas e trabalha em uma pequena escrivaninha aboletada de livros. Disciplinado, Hicheur, toda sexta-feira, se desloca para fazer suas orações numa mesquita na zona norte do Rio de Janeiro. Argelino de nascimento e naturalizado francês, Hicheur tem um segredo em sua biografia que o pôs sob investigação da Polícia Federal brasileira. Em 2009, ele foi preso e condenado na França a cinco anos de detenção pela acusação de planejar atentados terroristas.

    Até ser preso, Hicheur era considerado um cientista brilhante, especialista em física das partículas elementares. Ele integrava a equipe da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês) que mantém em Genebra, na Suíça, o maior laboratório de aceleração de partículas do mundo, uma espécie de santuário para os PhDs da área. Em 2009, ele teve uma crise de dores na coluna, tirou uma licença médica e foi para a casa dos pais, na França. Lá, passou a frequentar um fórum na internet usado por jihadistas e a trocar mensagens com um interlocutor apelidado de “Phenix Shadow” (fênix da sombra, numa tradução literal). Sob essa alcunha, escondia-se a identidade de Mustapha Debchi, apontado pelo governo francês como um membro da Al Qaeda na Argélia.

     

  2. IDEA RESEARCH PAPERS IN

    IDEA RESEARCH PAPERS IN ECONOMICS   UM NOVO OLHAR PARA A ECONOMIA – Um grande projeto de organização do pensamento economico moderno, o IDEA é um grupo de economistas de 86 paises que formaram um banco  de papers, livros e estudos economicos com uma visão global. O espirito do projeto é alemão e tem muitos colaboradores da Universidade de Munich, de Oxford, Kiel e Paris.

    A visão do IDEA é que as universidades anglo-americanas como que cristalizaram o pensamento economico em torno de

    linhas rigidas  ignorando as imensas transformações historicas do mundo contemporaneo e seus reflexos economicos.

    O IDEA visa a colocar duvidas sobre muitas doutrinas, teses e teorias que se fossilizaram nos ultimos 50 anos em torno

    de estudos cujo eixo central é o mercado financeiro, como que passando por cima das enormes mudanças nos ciclos produtivos, com a inserção da China, o fim da URSS, a mudanças no mapa da energia, das commodities, das moedas,

    trnsformações que parece terem sido olimpicamente desprezadas pelaos departamentos de economias de grande numero de universidades e sancionads por associações e premios, especialmente o Nobel, que se liga ao finance economics.

    O foco do IDEA é contestador, visa sacudir discussões e abrir horizontes conceituais, arejar escolas e catedras.

    As antigas receitas da ortodoxia e do keyneisianismo já não atendem a todas as situaçoes, o IDEA se propõe a abrir  muito mais o palco das discussões introduzindo mais historia, mais sociologia, demografia, geografia, clima e inovações tecnologicas, o carater humano e cultural das populações, consumidores e produtores.

    O mercado financeiro anglo-americano como que capturou a alma dos departamentos de economia das grandes universidades, inclusive da Europa continental, fazendo grande parte dos economistas se voltarem para estudos sobre o mercado financeiro, cambio e titulos, esqucendo dos tijolos e dos cereais.

    É surpreendente na visão do IDEA a predominancia dessa visão financista nos bancos centrais, o que tem prejudicado a condução das politicas economicas oficiais para produzir bem estar e desenvolvimento dos paises.

    Para acessar basta buscar no google o site mãe IDEA REPEC, nele tambem estará o site do excelente blog do grupo.

     

     

  3. SAÍDA DE DIAS É O COMEÇO DA IMPLOSÃO TUCANA?

    :

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/212635/Sa%C3%ADda-de-Dias-%C3%A9-o-come%C3%A7o-da-implos%C3%A3o-tucana.htm 

    Aparentemente, há projetos presidenciais demais para um único PSDB, hoje dominado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG); seu colega Alvaro Dias foi o primeiro a puxar a fila, trocando o ninho tucano pelo PV, mas há ainda duas dissidências no forno; o senador José Serra (PSDB-SP) pode migrar para o PMDB e o governador Geraldo Alckmin namora o PSB; fragmentação da direita pode ser um bom cenário para a esquerda em 2018, seja com Lula, seja com Ciro Gomes

     

     

     

    1. Interessante acompanhar

      Não apenas pelo fato em si e o destinho que terão políticos conhecidos como os acima citados, mas para tentar entender os motivos de fundo, que provavelmente tenham a ver com a mudança de planos das forças da globalização, que devem querer apostar as suas fichas noutro cavalinho e não mais nos tucanos.

      Por que?

      Talvez o poder global já saiba que muitos tucanos serão pegos na lavajato e precisem de um ambiente mais “clean” onde jogar as suas fichas contra Lula em 2018. Por outro lado, um partido que tem como Presidente Aécio Neves deve ser olhado com pouco entusiasmo pelos apoiadores externos. Na “herança” desse apoio global devem estar apontando-se o PSB, principalmente, que acenou com Campos e Marina, nas recentes eleições.

      Um elemento chave disso será o lugar onde Alckmin seja deslocado, pois ele poderia ser um nome com maior peso dentro dos acima citados. Serra, segue o mesmo destino que a Marta Suplicy, fugindo para o lado pior. o PMDB, o ovo da serpente.

  4. PRESIDENTE DO STF NEGA LIBERDADE A ODEBRECHT

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/212657/Presidente-do-STF-nega-liberdade-a-Odebrecht.htm

    :

    Ministro Ricardo Lewandowski negou na noite desta sexta-feira, 8, o pedido de liberdade do empresário Marcelo Odebrecht, dono da construtora Odebrecht; Lewandowski considerou que, uma vez que Marcelo estivesse solto, continuaria a obstruir a instrução processual ligada à Operação Lava Jato, e disse não ver “ilegalidade flagrante” na prisão para soltar o empresário; Odebrecht está preso desde junho do ano passado, e é acusado de pelo Ministério Público por suposto pagamento de R$ 137 milhões em propina, entre 2006 e 2014, em contratos de diversas obras da Petrobras; no mês passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia negado pedido de liberdade à defesa do empresário

     

    8 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 21:44

  5. PM REPRIME PROTESTOS CONTRA AUMENTO DE TARIFA EM SP

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/212655/PM-reprime-protestos-contra-aumento-de-tarifa-em-SP.htm

    Paulo Pinto/ Fotos Públicas:

    Cerca de de 30 mil pessoas participaram do protesto contra o aumento da tarifa dos transportes nesta sexta-feira, 8, em São Paulo, segundo o Movimento Passe Livre (MPL); manifestação foi reprimida pela Polícia Militar, que usou cassetetes e bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes; confronto se iniciou quando o grupo chegava ao Corredor Norte-Sul; agências bancárias, ônibus e uma viatura da PM foram depredados; 

     

     

  6. Desabafo do Cafezinho

    Lava Jato: a falácia sobre a “maior corrupção do mundo”

    Permitam-me responder a esse coxinha, que publicou o seguinte comentário na fanpage do Cafezinho:

     

    ScreenHunter_286 Jan. 07 12.14

    Em primeiro lugar, deixemos de lado os exageros retóricos que são apenas ridículos. Os Estados Unidos acabam de fazer uma guerra (fracassada) de vários trilhões de dólares contra o Iraque, cujo único objetivo foi encher os cofres dos prestadores de serviço do Pentágono.

    Corrupção na veia, além de milhões de mortos.

    Eis o link do desabafo na íntegra do Miguel do Rosário: http://www.ocafezinho.com/2016/01/07/lava-jato-a-falacia-sobre-a-maior-corrupcao-do-mundo/

  7. sobre Jessé de Souza: “Uma Tolice Dentro da Tolice” – R. Martins

    “Há uma  grande  tolice que tenta fundamentar  os argumentos principais deste livro : a de que as elites intelectuais  brasileiras são submissas ao dinheiro.
    Não é verdade.

    Aliás , raramente  aconteceu e acontece tal relação , nos diversos tempos e nos lugares ; algures e alhures.

    Um FLORESTAN  FERNANDES por e pelo melhor exemplo , era submisso ao dinheiro ?

    Submisso é um termo forte e que há de se ter muita cerimônia ao usá-lo.

    Uma HANNA ARENDT  teve seus livros  editados e muito propagandeados nos usa por conta  do dinheiro da cia. Ela  foi submissa ao dinheiro ?

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO tem seu instituto financiado por um  bando de gente rica. Fhc é submisso ao dinheiro ? Será ?

    GILBERTO  FREYRE quando já muito doente  recorreu ao INPS para um específico tratamento cardíaco. Não  pediu  dinheiro aos usineiros de pernambuco , aliás quase todos devedores do banco do brasil e falidos.

    Cuidado JESSÉ SOUZA ; voce  não tem essa formação  intelectual toda para escrever um livro assim tão…………………..  Extravagante. Acalme-se.”

    http://bobmartins.blogspot.com.br/2016/01/uma-tolice-dentro-da-tolice.html

  8. sobre Jessé de Souza: “Uma Tolice Dentro da Tolice” – R. Martins

    “Há uma  grande  tolice que tenta fundamentar  os argumentos principais deste livro : a de que as elites intelectuais  brasileiras são submissas ao dinheiro.
    Não é verdade.

    Aliás , raramente  aconteceu e acontece tal relação , nos diversos tempos e nos lugares ; algures e alhures.

    Um FLORESTAN  FERNANDES por e pelo melhor exemplo , era submisso ao dinheiro ?

    Submisso é um termo forte e que há de se ter muita cerimônia ao usá-lo.

    Uma HANNA ARENDT  teve seus livros  editados e muito propagandeados nos usa por conta  do dinheiro da cia. Ela  foi submissa ao dinheiro ?

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO tem seu instituto financiado por um  bando de gente rica. Fhc é submisso ao dinheiro ? Será ?

    GILBERTO  FREYRE quando já muito doente  recorreu ao INPS para um específico tratamento cardíaco. Não  pediu  dinheiro aos usineiros de pernambuco , aliás quase todos devedores do banco do brasil e falidos.

    Cuidado JESSÉ SOUZA ; voce  não tem essa formação  intelectual toda para escrever um livro assim tão…………………..  Extravagante. Acalme-se.”

    http://bobmartins.blogspot.com.br/2016/01/uma-tolice-dentro-da-tolice.html

  9. Em 64 o meliante colaborou

    Em 64 o meliante colaborou com a bandidagem civil-militar que poderia nos levar a um fracionamento da unidade federativa do Brasil (como ocorreu na Coréia e o Vietnam) .

    Pois não é que o meliante está sorrateiramente participando de um grupo de fascistas que segue aquele mesmo ordinário padrão  ?

    Cabo Anselmo adere a movimento que prega impeachment

    POR GUILHERME AMADO

    09/01/2016 08:35

     

    ReproduçãoReprodução | TV Cultura

     

     

    O Movimento Federalista, um dos que pregam o impeachment de Dilma Rousseff, ressuscitou Cabo Anselmo, o lendário dedo-duro de militantes da resistência armada durante a ditadura.

    Anselmo vai participar de um debate em São Paulo, falando sobre 1964.

  10. Banco Mundial elogia o sistema educacional cubano

    A notícia é de 2014 e, mesmo assim, relevante.

    Adiante, trecho de notícia do “Pragmatismo”.

    “As conclusões do relatório são implacáveis. O Banco Mundial enfatiza ‘a baixa qualidade média dos professores da América Latina e do Caribe’, o que constitui o principal obstáculo para o avanço da educação no continente. Os conteúdos acadêmicos são inadequados e as práticas ineficientes. Pouco e mal formados, os professores consagram apenas 65% do tempo de aula à instrução, “o que equivale a perder um dia completo de instrução por semana”. Por outro lado, o material didático disponível continua sendo pouco utilizado, particularmente as novas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, os professores não conseguem impor sua autoridade, manter a atenção dos alunos e estimular a participação. 3

    “De acordo com a instituição financeira internacional, ‘nenhum corpo docente da região pode ser considerado de alta qualidade em comparação aos parâmetros mundiais’, com a notável exceção de Cuba. O Banco Mundial aponta que ‘na atualidade, nenhum sistema escolar latino-americano, com a possível exceção de Cuba, está perto de mostrar os parâmetros elevados, o forte talento acadêmico, as remunerações altas ou, ao menos, adequadas e a elevada autonomia profissional que caracteriza os sistemas educativos mais eficazes do mundo, como os da Finlândia, Singapura, Xangai (China), da República da Coreia, dos Países Baixos e do Canadá’. 4

    “De fato, apenas Cuba, onde a educação tem sido a principal prioridade desde 1959, dispõe de um sistema educativo eficiente e com professores de alto nível. O país antilhano não tem nada para invejar das nações mais desenvolvidas. A ilha do Caribe é, além disso, a nação do mundo que dedica a parte mais elevada do orçamento nacional (13%) para a educação. 5”

    Aqui, enquanto nada de parecido com o que é praticado em Cuba na área de educação é feito, se pensa em “ajustar” a Previdência (o chamado Regime Geral) que, como demonstra o senador Paulo Paim, é superavitária. Aqui não se cuida dos jovens e pensa-se, não a Extrema Direita, mas a Presidenta da República (!), em estropiar mais ainda os velhos.

    Pior do que ser economista neoliberal é pensar que é economista neoliberal.

     

  11. Lava Jato

    Juiz Sérgio Moro está jogando a Polícia Federal na lama

    Não adianta que as associações de classe da PF fiquem reclamando do ministro ou do governo! Quem está  jogando o nome da PF na lama é o juiz Sérgio Moro e a operação Lava Jato. O cardápio é extenso de barbeiragem da Lava Jato, como grampos ilegais, vazamentos seletivos, indústria de delação premiada, convocação de americanos para espionar o Brasil, entre outras aberrações nada jurídicas.

    A última sabotagem do Moro foi dizer que a PF pediu dinheiro para consertar os carros e pagar a conta de luz. Quando, na verdade, o tesouro Nacional empenhou, no dia 14 de outubro de 2015, R$ 409.062,07, em favor da Superintendência da PF no Paraná, para justamente comprar peças de automóvel, e o dinheiro com sobras desde então estava na conta da entidade. E Moro ainda disse que “precisou lançar mão de R$ 172 mil de verba sob a guarda da justiça”, e, como sempre, vazou de forma seletiva para o Globo, tentando iludir a sociedade no sentido de culpar o governo Dilma pela possível paralisação na Lava Jato. Aliás, os vazamentos são sempre no sentido de conspirar contra o governo federal e a Petrobrás.

    O juiz Moro usa a PF para sua trajetória partidária em prol do PSDB! O que não nos deixa mentir é que a mulher do juiz trabalha para o PSDB do Paraná e que os delegados que compõem a “Força tarefa” da Operação fizeram campanha para Aécio Neves, inclusive com blog de apoio, onde chamavam Lula e  Dilma de  “anta”.

    E ainda, é vergonhosa a blindagem da Operação aos parlamentares do PSDB como Antonio Anastasia, Aécio Neves e o falecido presidente do partido Sérgio Guerra. Também obscena a omissão às falcatruas na Petrobrás, durante os dos governos tucanos de Fernando Henrique Cardoso. E todos foram citados em delação premiada, com agravante de que Aécio Neves foi citado duas vezes; e a corrupção na Petrobrás, no governo de FHC, é até confessada por FHC em seu próprio livro, “Diários da Presidência”.     

    Tentam manipular a sociedade tentando convencê-la de que o governo do PT se apropria do estado em prol do partido. Mas, na verdade, Sérgio Moro é que se aparelha da Justiça e da Polícia Federal de forma promiscua para favorecer o PSDB, e prejudicar a Petrobrás tendo a grande mídia como carro-chefe. O governo tucano de FHC tentou privatizar a Petrobrás e agora eles com ajuda de Moro, que além de blindá-los na Operação, tentam manchar a imagem da Petrobrás para vendê-la por preço aviltado como fizeram com a Vale do Rio Doce a maior mineradora de ferro do mundo.

    Por isso que, se os trabalhadores da Polícia Federal querem reclamar de alguém, que reclame do juiz Sérgio Moro que está jogando a imagem da instituição, tão arduamente conquistada, na lama!

    Rio de Janeiro, 09 de janeiro de 2015 

    OAB/RJ 75 300              

                  

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

  12. 2013 – 2016
    http://tijolaco.com.br/blog/sem-politica-comeca-tudo-outra-vez/

    Sem política, começa tudo outra vez
    POR FERNANDO BRITO · 09/01/2016

    Acho que a inteligência dos leitores me desobriga de comentar os incidentes de ontem no Rio e em São Paulo.

    Os blackblocs, hibernados há dois anos, quase, ressurgem miraculosamente. Estavam em outra dimensão, materializaram-se por mágica.

    Não se tinha notícias dele nem mesmo no protesto de jovens em São Paulo contra o fechamento de escolas pelo governo tucano.

    A ultraesquerda, aquela que dá a volta ao mundo e se junta, prazeirosamente, à ultradireita.

    A mídia faz sua parte, investindo com base em “até agora, nada” sobre o único elemento do governo Dilma que demonstra eficiência política. E que, de quebra, tem o respeito das Forças Armadas, por sua passagem no Ministério da Defesa.

    Servem-se do clima criado pela República do Paraná e mais alguns Procuradores, segundo o qual já não é sequer necessário ser acusado, mas apenas ter seu nome mencionado ou ter falado ao telefone com algum suspeito para, imediatamente, ser exposto como “corrupto”.

    É o infeliz 2016 da direita que começou.

    E a Presidente Dilma discutindo – ninguém nega que seja tema a discutir, mas não o essencial, agora – a reforma da Previdência.

    E o José Eduardo Cardozo dizendo que o problema da quase insurreição da Polícia Federal é “sindical”, salarial, o de “querer aumento”. Ora, Ministro, aumento de salário todo mundo quer e ninguém faz sabotagem por isso.

    Não haverá sucesso político sem enfrentamento político, embora o único enfrentamento que se veja – e brutal, como sempre – é o da Polícia Militar, aquela em com que os ativistas de direita tiram orgulhosos selfies.

    Não eram, em 2013, já se deveria ter visto, “apenas vinte centavos”.

    Nem “apenas 30 centavos”, hoje.

    É muito mais, é com nossa liberdade e com a democracia que desejam que o povo brasileiro pague.

  13. Sugestão sobre visitantes não-cadastrados

    Sugiro recursos para que visitantes não-cadastrados possam apagar suas próprias postagens (quando , depois da publicação, eles mesmos acharem inadequadas (fazia isso no multimídia do dia, às vezes apagava vídeos que ou achava que não iam agradar, ou quando achava que tinha postado muitos num mesmo dia).

  14. ”Luminância ” é a

    ”Luminância ” é a  palavra.

      Esrá num retângulo minúsculo aonde está escrito : brilho

      BEM NO CENTRO DE MEU COMPUTADOR.—SEM CHAnce de desloca-lo;

    O que impede de colar notícias e  até  pesquisar minhas contas bancárias.

       Como tiro esse troço?

  15. Marcos Valério quer voltar ao

    Marcos Valério quer voltar ao cenário de intrigas, desta feita para usar do direito da delação premiada na Lava Jato,  para conseguir a subtração de sua pena. Por certo, como de outras vezes, tentará fazer denúncias contra Lula. Segundo li no Brasil 247, para tanto, Janot dará a última palavra. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador