Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

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  1. O Brasil aguarda algum gesto

    O Brasil aguarda algum gesto da Ministra dos Direitos Humanos no caso Maranhão, qualquer gesto. Bater na ditadura todo santo dia é facil, agir em tragedias de hoje é um pouco mais complicado não é mesmo? Especialmente se no final a culpa é de aliados de alta qualidade como os Sarney. A Ministro dos Direitos da Mulher então nem se encontra.

    Mesmo se fosse a pior dos governantes, por calculo politico a Governadora Roseana teria comparecido ao enterro da inocente menina Ana Clara, uma tragédia grega, assassinada queimada. Não se deu a esse trabalho, distribui uma nota, à familia nem sequer um telefonema.

    Quando as bombas alemãs destruiam Londres os Reis da Inglaterra, George VI e a Rainha Elizabeth foram instados a siar de Londres po causa dos riscos, o Palacio de Buckingham foi bombardeado e teve uma ala destruida.. O Rei e sua esposa se recusaram terminantemente, iriam correr os mesmos riscos de seus suditos, eles e suas filhas, Elizabeth e Margareth e assim foi, a despeito das pressões do Parlamento e do Primeiro Ministro Winston Churchill.

    Visitavam todos os dias os locais bomardeados e trabalhavam no socorro às vitimas. Ganharam a admiração e respeito de seus suditos. Um governante que não é solidario com seu povo vale o que? Depois acham que o Brasil já é potencia.

    Com essa gente?

  2. É outubro,

    É outubro, estúpido

     

    Por  

    Ao contrário do que acreditam, começou o mais longo dos anos. O ano das eleições estaduais e federal, que na verdade já havia começado lá em 2013.

    Não sei precisar uma data, um evento específico que tenha, tal como os fogos de artifício, anunciado 2014. Alguma explosão que prenunciasse o ano vindouro, em contagem regressiva. Mas foi por ali, em meados de 2013 que o ano passado foi abortado e irrompido pela campanha eleitoral de 2014.

    Ano de eleição e de reeleição. Dilma concorre para reeleição, assim como o governador de São Paulo, Alckmin. Nas eleições passadas, em 2010, Dilma era um “poste” que tinha sua inércia em Lula, o então popular presidente.

    Agora é diferente. É ela contra ela mesma, contra sua gestão. Mas é extremamente difícil, diz a experiência, derrotar um candidato à reeleição. Não impossível, mas extremamente difícil.

    Neste cenário, duas ações se tornam táticas eleitorais: uma blitz contra o prefeito de São Paulo, que pode capitalizar votos importantes para o PT, tanto pro governo do estado quanto para a reeleição da presidenta, e o bombardeio dos comentaristas neo-neoconservadores, cada vez mais tomados por um ódio (in)explicável.

    A reprodução de Gremilins dos comentaristas neocons é tema para uma próxima coluna. Por enquanto foco na enorme campanha de desinformação que vem sendo praticada contra a gestão Haddad.

    Alvejar a maior prefeitura do PT e seu maior colégio eleitoral é tentar acertar Dilma e Padilha, tirando-lhes votos preciosos.

    É isso que une as campanhas contra as faixas de ônibus e a revisão da planta genérica do IPTU, iniciadas em meados de 2013, quando começou 2014.

    A despeito de ser uma real política pública que privilegia, vejam só que inusitado, o transporte público, uma boa parte dos meios de comunicação, pautados por outubro de 2014, fez uma verdadeira blitz contra as faixas. O prêmio de melhor capa sobre o assunto veio da finada Época SP, culpando o trânsito – este fenômeno novo – em São Paulo à gestão Haddad.

    Sobre a cidade ter a menor malha metroviária das megalópoles, nenhuma palavra. A melhora no tempo de viagem para os ônibus também não mereceu destaque. Fica claro que não é a questão urbana, da apropriação da cidade, da circulação por ela que inquietou a Época e o Estadão.

    E a raiva contra a revisão, prevista em lei, do valor da planta genérica do IPTU corrobora o acima dito. A resistência foi liderada, sobretudo, por Paulo Skaf, possível candidato ao governo de São Paulo. Jogando com números, e com o zap da “especulação imobiliária”, Skaf conseguiu pautar a mídia numa cruzada contra a revisão da planta genérica (atenção: Não há aumento de alíquota, apenas a reavaliação do valor dos imóveis) que nada tinha de republicano.

    O IPTU é um imposto patrimonial: assim como o IPVA, vale mais, paga-se mais. Há quatro anos, o então prefeito Gilberto Kassab fez o mesmo, reviu os valores dos imóveis em alíquotas muito superiores à propostas pela atual gestão.

    ACM neto também reviu a planta genérica em Salvador no ano passado, e o aumento foi mais que o dobro que o proposto por Haddad em São Paulo.

    A revista Veja, um terreno fértil daqueles colunistas acima mencionados, quis imputar a revisão da planta a uma revanche do PT, uma vingança perpetrada nos bairros em que foi derrotado. É mesmo muita criatividade, ou maucaratismo, imaginar uma vendetta neste cenário político.

    Com a não revisão dos valores dos imóveis, a prefeitura de São Paulo, em situação falimentar há tempos, teve que cortar importantes investimentos.

    Miram Haddad. Acertam a cidade de São Paulo e seus munícipes na tentativa de abater Padilha e, principalmente, Dilma.

    2014 começou há tempos, e vai durar até o fechamento das urnas do 2º turno. A toada da blitz midiática deve continuar e se radicalizar ainda mais. Teremos os 10 meses mais longos das últimas décadas.

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/on-the-rocks/%C3%A9-outubro-est%C3%BApido-174006700.html

  3. Não vai ter Copa

    Recebi por email

    NÃO VAI TER COPA #NAOVAITERCOPA

    direitos2

     Muita gente que lê George Orwell, especialmente “1984”, acha que ele faz em seus livros uma crítica genérica à esquerda socialista. Muita gente que lê “A Revolução dos Bichos” ou “1984”, ajudados por uma campanha bastante forte soviética e dos PCs de vincular o escritor a uma atitude de “quinta coluna” ou de traidor pró-capitalista, acha que a crítica é generalizada a todos os partidos e todas as formas de ação relacionadas ao socialismo de linha Marxista, mas não, o foco das críticas era à URSS e aos estados construídos em torno da concepção soviética de socialismo, o tal socialismo realmente existente, SOREX para os íntimos.

    Orwell antes de mais nada, tornou-se crítico ao SOREX desde seu envolvimento com o POUM (Partido Operário de Unificação Marxista) durante a Revolução Espanhola de 1936 a 1939 e seu contato com práticas autoritárias dos partidários do PCE, ligado à URSS de Stálin, que inclusive auxiliaram em muito a fragmentação das forças anti Franco, tendo entre suas atitudes uma ação de desmobilização, entrega de ativistas à GESTAPO Alemã e até assassinato, execução, com acusação de traição. O POUM neste período atuava junto aos anarquistas na busca de ainda manter um processo revolucionário em curso e entre os processos que sofreu foi de tentativa do PCE de torná-lo ilegal, por sua defesa da coletivização de terras Há muito de inspiração na vida de George Orwell no filme “Terra e Liberdade” de Ken Loach.

    Porque falar em George Orwell, POUM e revolução espanhola em um texto cujo título é “não vai ter copa”? É bastante simples: Porque há uma marcha do partido dos trabalhadores, que governa este país, a partir de sua bem azeitada máquina de comunicação de produzir uma espécie de atuação baseada na “novilíngua” do Big Brother de 1984 no que se refere às manifestações de Junho e que seguem para se intensificarem em 2014, ano da Copa e que gritam desde sempre que NÃO VAI TER COPA.. Sabe-se que aNovilíngua foi uma das mais ácidas críticas que Orweel fez em sua alegoria sobre a união soviética contida em “1984” e consistia em “um idioma fictício criado pelo governo hiperautoritário na obra literária 1984, de George Orwell. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela “condensação” e “remoção” delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento”. A lógica do idioma era reverter o significado das palavras para que elas só pudessem ser interpretadas de forma benéfica ao governo do Grande Irmão.

     

     A nova novilíngua petista atua em grupos, que inclui desde jornalistas hadaddistas com grande trânsito nas redes sociais, jornalistas “de direita” que foram correspondentes em Londres até jornalistas que atuam no blog do Planalto, para espalhar que o grito das ruas de “Não vai ter Copa” é autoritário e que inclusive existe uma lógica de alteração da palavra de ordem para “copa pra quem?”.

    Primeiro insistem que o “Não vai ter copa” é autoritário. Depois dizem que há uma disputa de palavra de ordem. Resta saber onde, dado que em nenhum comitê popular da copa se debate isso, as redes sociais consagraram o “Não via ter copa” e mais, na rua, onde o “Não vai ter copa” foi lançado, é o que mais se grita. Como não dá pra considerar que nossos amigos estejam se confundindo entre os resultados de suas reuniões de pauta com o resultado de reuniões em movimentos sociais dos quais, se participam, não gozam de maior confiança por suas ligaçẽos com o PT, a má-fé é a úncia razão possível para a “confusão”.

    Porque “Não vai ter copa” é autoritário? Porque é uma reação a uma rede de autoritarismos que vão desde a condução de investimentos do estado para áreas onde o povo não recebe BENEFÍCIO NENHUM até uma reação à remoções criminosas como as que estão me curso em quase todas as cidades-sede da copa, passando pela reação a um transporte público vergonhoso e que esmaga o trabalhador numa condição de humilhação cotidiana? Porque “copa pra quem?” é “inclusivo”? Porque não nega a copa, principal slogan pró -governo em 2014, e não põe em cheque que o governo petista é o PRINCIPAL RESPONSÁVEL por remoções, ampliação e criação de novos aparatos repressivos para esmagar manifestações?

    Não, petistas, é “não vai ter copa” e sabe porque não vai ter copa? Porque o mundo, a rua, está cansado do bom mocismo ASPONE, adaptado, servil, comicamente e cinicamente adestrado nas burocracias do estado enquanto sofremos com novos Amarildos assassinados por UPPs que vocês consideram um programa excelente. Porque a rua, o povo está cansado de perder sua casa me nome de projetos de ‘urbanismo” que só existem para agradar a FIFA e os megaeventos esportivos que enriquecem grandes empreiteiras, sócias do estado petistas e de seus aliados país afora.

    A lógica de atacar quem denuncia, antiga, velha arma stalinista que compõe também o modus operandi orwelliano que criou anovilíngua, é um dos principais eixos que indicam que o que está acontecendo é uma passagem de recibo, o indicativo que o “Não vai ter copa” incomoda, que tá claro que vai ter resistência.

    Então coleguinhas, não é “copa pra quem?” é Não vai ter copa, porque não vai ter copa, vai ter rua e o neo-stalinismo do ex-PT, da Ex-querda, pode até tentar domar a rua, o grito, a população de saco cheio, mas desconfio que vai ser preciso sair do ar-condicionado.

    NÃO VAI TER COPA  .

    http://natransversaldotempo.wordpress.com/2014/01/08/nao-vai-ter-copa-naovaitercopa/

     

  4. Vídeo mostra as faces do assédio sexual

     

     

     

     

     

    Vídeo mostra as faces do assédio sexual

     

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=SDYFqQZEdRA%5D

    Em dezembro, uma adolescente indiana sofreu dois estupros coletivos em ataques separados e depois morreu queimada viva. O Whistling Woods International Institute, uma escola de artes localizada em Mumbai, coincidentemente, lançou no mesmo mês uma campanha para promover o debate sobre o comportamento masculino no país.

    O Instituto criou o filme Dekh Le, que tem como objetivo celebrar o aniversário de outro estupro coletivo cometido no país. O vídeo já tem mais de 2 milhões de views em apenas três semanas no ar.

    O vídeo mostra a face do assédio sexual se voltando para o homem. O olhar do abuso é refletido por objetos localizados no corpo das mulheres, deixando os homens desconcertados.

    Como o homem que reagiria se o olhar perverso fosse voltado para ele? A resposta você vê abaixo.

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/01/video-mostra-faces-assedio-sexual.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Pol%C3%ADtico%29&utm_content=Yahoo%21+Mail

     

  5. Cara Nilva
    Esse grupo deveria

    Cara Nilva

    Esse grupo deveria ser chamado de “Não queremos o PT.Viva a Casa Grande e os militares”

    Saudações

     

  6. Steve McQueen é xingado em premiação

    Steve McQueen é xingado em premiação: “Você é um lixeiro ridículo. Vá se f…”


    Diretor Steve McQueen é xingado no palco quando recebia o prêmio de melhor direção por “12 Anos de Escravidão” na cidade de Nova York

    Steve McQueen, diretor de 12 Anos de Escravidão (Reprodução)
    O destaque da cerimônia de premiação dos críticos de Nova York, realizada na noite desta segunda (6), não foi o elenco de estrelas que subiu ao palco para receber as homenagens, mas um crítico de cinema que xingou o diretor Steve McQueen, quando esse recebia o prêmio de melhor direção por “12 Anos de Escravidão“.

    Armond White, polêmico crítico de cinema do CityArts, gritou quando McQueen fazia os agradecimentos: “Você é um porteiro e um lixeiro ridículo. Vá se f…”, relatou a revista “Variety”. Não se sabe se o diretor não ouviu ou ignorou o agressor, mas não interrompeu seu discurso.
    White já havia escrito em sua crítica que o filme de McQueen era o mais desagradável desde “O Exorcista” (1973). “Isso mesmo, ’12 Anos de Escravidão’ pertence ao gênero pornô com tortura, como ‘O Albergue’, ‘A Centopéia Humana’ e a franquia ‘Jogos Mortais’, mas faz parte de uma nova leva de filmes que é vendido (erroneamente) como ‘uma conversa sobre raça’”, escreveu ele.

    Segundo a revista, essa não é a primeira vez que o crítico ofende os atores premiados. Em 2011, ele xingou as atrizes Annette Bening e Michelle Williams e em 2012, as vítimas foram Robert DeNiro e Viola Davis.

    Os vencedores da premiação já haviam sido anunciados no dia 3 de dezembros, então as surpresas ficaram para a hora dos discursos. Para subir ao palco, o diretor foi recebido pelo lendário Harry Belafonte, que fez o diretor chorar.

    Veja lista dos vencedores:
    Melhor Filme: “Trapaça”
    Melhor Ator: Robert Redford, “All Is Lost”
    Melhor Atriz: Cate Blanchett, “Blue Jasmine”
    Melhor Diretor: Steve McQueen, “12 Anos de Escravidão”
    Melhor Roteiro: Eric Singer & David O. Russell, “Trapaça”
    Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto, “Dallas Buyers Club”
    Melhor Atriz Coadjuvante: Jennifer Lawrence, “Trapaça”
    Melhor Animação: “Vidas ao Vento”
    Melhor Cinematografista: Bruno Delbonnel, “Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum”
    Melhor Primeiro Filme: Ryan Coogler, “Fruitvale Station”
    Melhor Filme Estrangeiro: “Azul é a Cor Mais Quente”
    Melhor Documentário: “Stories We Tell”
    Prêmio Especial: Frederick Richard Wiseman 

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/01/steve-mcqueen-e-xingado-em-premiacao-voce-e-um-lixeiro-ridiculo-va-se-f.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Político%29&utm_content=Yahoo%21+Mail

    Diretor Steve McQueen é xingado no palco quando recebia o prêmio de melhor direção por “12 Anos de Escravidão” na cidade de Nova York

    Steve McQueen, diretor de 12 Anos de Escravidão (Reprodução)
    O destaque da cerimônia de premiação dos críticos de Nova York, realizada na noite desta segunda (6), não foi o elenco de estrelas que subiu ao palco para receber as homenagens, mas um crítico de cinema que xingou o diretor Steve McQueen, quando esse recebia o prêmio de melhor direção por “12 Anos de Escravidão“.

    Armond White, polêmico crítico de cinema do CityArts, gritou quando McQueen fazia os agradecimentos: “Você é um porteiro e um lixeiro ridículo. Vá se f…”, relatou a revista “Variety”. Não se sabe se o diretor não ouviu ou ignorou o agressor, mas não interrompeu seu discurso.
    White já havia escrito em sua crítica que o filme de McQueen era o mais desagradável desde “O Exorcista” (1973). “Isso mesmo, ’12 Anos de Escravidão’ pertence ao gênero pornô com tortura, como ‘O Albergue’, ‘A Centopéia Humana’ e a franquia ‘Jogos Mortais’, mas faz parte de uma nova leva de filmes que é vendido (erroneamente) como ‘uma conversa sobre raça’”, escreveu ele.

    Segundo a revista, essa não é a primeira vez que o crítico ofende os atores premiados. Em 2011, ele xingou as atrizes Annette Bening e Michelle Williams e em 2012, as vítimas foram Robert DeNiro e Viola Davis.

    Os vencedores da premiação já haviam sido anunciados no dia 3 de dezembros, então as surpresas ficaram para a hora dos discursos. Para subir ao palco, o diretor foi recebido pelo lendário Harry Belafonte, que fez o diretor chorar.

    Veja lista dos vencedores:
    Melhor Filme: “Trapaça”
    Melhor Ator: Robert Redford, “All Is Lost”
    Melhor Atriz: Cate Blanchett, “Blue Jasmine”
    Melhor Diretor: Steve McQueen, “12 Anos de Escravidão”
    Melhor Roteiro: Eric Singer & David O. Russell, “Trapaça”
    Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto, “Dallas Buyers Club”
    Melhor Atriz Coadjuvante: Jennifer Lawrence, “Trapaça”
    Melhor Animação: “Vidas ao Vento”
    Melhor Cinematografista: Bruno Delbonnel, “Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum”
    Melhor Primeiro Filme: Ryan Coogler, “Fruitvale Station”
    Melhor Filme Estrangeiro: “Azul é a Cor Mais Quente”
    Melhor Documentário: “Stories We Tell”
    Prêmio Especial: Frederick Richard Wiseman 

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/01/steve-mcqueen-e-xingado-em-premiacao-voce-e-um-lixeiro-ridiculo-va-se-f.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PragmatismoPolitico+%28Pragmatismo+Político%29&utm_content=Yahoo%21+Mail

  7. Minha proposta para resolver o problema financeiro de Genoíno

    Minha proposta para resolver o problema financeiro de Genoino

       Postado em 08 Jan 2014por :  Lula pode resolver a questão

    Lula pode resolver a questão

    Lembrei estes dias de uma cena de Breaking Bad.

    Walt, professor de química de classe média, está com um câncer no pulmão que vai não apenas matá-lo como arruinar o futuro financeiro da família.

    Nos Estados Unidos é assim. Se você não tem muito dinheiro, um câncer destrói o futuro de uma família toda.

    Bem, sem saber que o pai já tratara de juntar dinheiro com a produção de metanfetamina, seu filho Junior arma um esquema de coleta de doações na internet no qual apela ao bom coração dos americanos.

    Cada dólar arrecadado é comemorado por Junior e sua mãe, e Walt finge vibrar com os resultados esquálidos da vaquinha.

    É uma cena notável de um seriado notável.

    Bem, a cena me veio por conta da tentativa de arrecadar dinheiro para Genoino promovida na internet.

    É um longo, sofrido percurso.

    Vi que o site feito para isso tinha juntado 25 000 reais de um montante inicialmente calculado em 468 000 para ser pago em dez dias.

    Soube depois que deu uma pane no site. E na manhã desta terça li que Miruna informou que, com uma multa que foi aplicada agora, o valor subiu para mais de 600 000 reais.

    Renovo, diante disso, minha sugestão de alguns dias atrás.

    Quatro ou cinco palestras de Lula resolvem o problema. Palestras de estrelas globais como Lula costumam render cerca de 100 000 dólares, uns 230 000 reais.

    FHC foi o primeiro ex-presidente brasileiro a ingressar no milionário circuito internacional de palestras. Ele pegava uma malinha vermelha – a cor tinha sido escolhida para facilitar a localização nas esteiras dos aeroportos – e corria o mundo para fazer palestras em geral de uma hora ou duas.

    Vou tentar imaginar alguns problemas para a solução das palestras de Lula.

    Genoino poderia se sentir ofendido? Ora, ofensa quem lhe está fazendo é Joaquim Barbosa. Lula traria a solução para um problema dramático.

    Mais uma coisa.

    Ninguém precisa saber. Lula poderia fazer isso sem falar para ninguém. Uma doação anônima na conta de Genoino e pronto. Particularmente, gosto daquele tipo de benemerência em que a mão esquerda não sabe o que a direita fez.

    Um gesto destes daria sentido, pelo menos momentaneamente, a uma atividade que quase sempre não é mais que um caça-níqueis portentoso de ex-presidentes.

    Vejo também uma espécie de justiça poética numa coisa dessas. Lula inventou Joaquim Barbosa. Foi uma escolha desastrada, provavelmente a pior que ele fez na vida, e Genoino está sofrendo as consequências disso. Não só ele, aliás. Veja o sofrimento de Miruna, sua filha.

    De resto, lembremos daquele clássico dos Beatles: eu posso tudo com uma mãozinha dos amigos.

    Uma enquete sobre isso acaba de ser posta aqui no DCM. É importante ouvir o que você pensa disso.

    Parece óbvia minha sugestão?

    Muitas vezes as pessoas não enxergam exatamente as coisas óbvias.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/minha-proposta-para-resolver-o-problema-financeiro-de-genoino/

     

  8. Rolezinho: quando funk-ostentação torna-se ameaça

    Rolezinho: quando funk-ostentação torna-se ameaça
    – 7 DE JANEIRO DE 2014


    Repressão a jovens que marcam encontros nos shoppings revela: no Brasil da Casa Grande, pobres sempre são subversivos quando saem do gueto — mesmo que para consumir…

    Por Eliane Brum, no El Pais | Imagem: Angeli

    O Natal de 2013 ficará marcado como aquele em que o Brasil tratou garotos pobres, a maioria deles negros, como bandidos, por terem ousado se divertir nos shoppings onde a classe média faz as compras de fim de ano. Pelas redes sociais, centenas, às vezes milhares de jovens, combinavam o que chamam de “rolezinho”, em shopping próximos de suas comunidades, para “zoar, dar uns beijos, rolar umas paqueras” ou “tumultuar, pegar geral, se divertir, sem roubos”. No sábado, 14, dezenas entraram no Shopping Internacional de Guarulhos, cantando refrões de funk da ostentação. Não roubaram, não destruíram, não portavam drogas, mas, mesmo assim, 23 deles foram levados até a delegacia, sem que nada justificasse a detenção. Neste domingo, 22, no Shopping Interlagos, garotos foram revistados na chegada por um forte esquema policial: segundo a imprensa, uma base móvel e quatro camburões para a revista, outras quatro unidades da Polícia Militar, uma do GOE (Grupo de Operações Especiais) e cinco carros de segurança particular para montar guarda. Vários jovens foram “convidados” a se retirar do prédio, por exibirem uma aparência de funkeiros, como dois irmãos que empurravam o pai, amputado, numa cadeira de rodas. De novo, nenhum furto foi registrado. No sábado, 21, a polícia, chamada pela administração do Shopping Campo Limpo, não constatou nenhum “tumulto”, mas viaturas da Força Tática e motos da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) permaneceram no estacionamento para inibir o rolezinho e policiais entraram no shopping com armas de balas de borracha e bombas de gás.

    Se não há crime, por que a juventude pobre e negra das periferias da Grande São Paulo está sendo criminalizada?

    Primeiro, por causa do passo para dentro. Os shoppings foram construídos para mantê-los do lado de fora e, de repente, eles ousaram superar a margem e entrar. E reivindicando algo transgressor para jovens negros e pobres, no imaginário nacional: divertir-se fora dos limites do gueto. E desejar objetos de consumo. Não geladeiras e TVs de tela plana, símbolos da chamada classe C ou “nova classe média”, parcela da população que ascendeu com a ampliação de renda no governo Lula, mas marcas de luxo, as grandes grifes internacionais, aqueles que se pretendem exclusivas para uma elite, em geral branca.

    Antes, em 7 de dezembro, cerca de 6 mil jovens haviam ocupado o estacionamento do Shopping Metrô Itaquera, e também foram reprimidos. Vários rolezinhos foram marcados pelas redes sociais em diferentes shoppings da região metropolitana de São Paulo até o final de janeiro, mas, com medo da repressão, muitos têm sido cancelados. Seus organizadores, jovens que trabalham em serviços como o de office-boy e ajudante geral, temem perder o emprego ao serem detidos pela polícia por estarem onde supostamente não deveriam estar – numa lei não escrita, mas sempre cumprida no Brasil. Seguranças dos shoppings foram orientados a monitorar qualquer jovem “suspeito” que esteja diante de uma vitrine, mesmo que sozinho, desejando óculos da Oakley ou tênis Mizuno, dois dos ícones dos funkeiros da ostentação. Às vésperas do Natal, o Brasil mostra a face deformada do seu racismo. E precisa encará-la, porque racismo, sim, é crime.

    “Eita porra, que cheiro de maconha” foi o refrão cantado pelos jovens ao entrarem no Shopping Internacional de Guarulhos. O funk é de MC Daleste, que afirma no nome artístico a região onde nasceu e se criou, a zona leste, a mais pobre de São Paulo, aquela que todo o verão naufraga com as chuvas, por obras que os sucessivos governos sempre adiam, esmagando sonhos, soterrando casas, matando adultos e crianças. Daleste morreu assassinado em julho com um tiro no peito durante um show em Campinas – e assassinato é a primeira causa de morte dos jovens negros e pobres no Brasil, como os que ocuparam o Shopping Internacional de Guarulhos.

    A polícia reprimiu, os lojistas fecharam as lojas, a clientela correu. Uma das frequentadores do shopping disse a frase-símbolo à repórter Laura Capriglione, na Folha de S. Paulo: “Tem de proibir este tipo de maloqueiro de entrar num lugar como este”. Nos dias que se seguiram, em diferentes sites de imprensa, leitores assim definiram os “rolezeiros” (veja entrevista abaixo): “maloqueiros”, “bandidos”, “prostitutas” e “negros”. Negros emerge aqui como palavra de ofensa.

    O funk da ostentação, surgido na Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo nos últimos anos, evoca o consumo, o luxo, o dinheiro e o prazer que tudo isso dá. Em seus clipes, os MCs aparecem com correntes e anéis de ouro, vestidos com roupas de grife, em carros caros, cercado por mulheres com muita bunda e pouca roupa. (Para conhecer o funk da ostentação, assista ao documentário). Diferentemente do núcleo duro do hip hop paulista dos ano 80 e 90, que negava o sistema, e também do movimento de literatura periférica e marginal que, no início dos anos 2000, defendia que, se é para consumir, que se compre as marcas produzidas pela periferia, para a periferia, o funk da ostentação coloca os jovens, ainda que para a maioria só pelo imaginário, em cenários até então reservados para a juventude branca das classes média e alta. Esta, talvez, seja a sua transgressão. Em seus clipes, os MCs têm vida de rico, com todos os signos dos ricos. Graças ao sucesso de seu funk nas comunidades, muitos MCs enriqueceram de fato e tiveram acesso ao mundo que celebravam.

    Esta exaltação do luxo e do consumo, interpretada como adesão ao sistema, tornou o funk da ostentação desconfortável para uma parcela dos intelectuais brasileiros e mesmo para parte das lideranças culturais das periferias de São Paulo. Agora, os rolezinhos – e a repressão que se seguiu a eles – deram a esta vertente do funk uma marca de insurgência, celebrada nos últimos dias por vozes da esquerda. Ao ocupar os shoppings, a juventude pobre e negra das periferias não estava apenas se apropriando dos valores simbólicos, como já fazia pelas letras do funk da ostentação, mas também dos espaços físicos, o que marca uma diferença. E, para alguns setores da sociedade, adiciona um conteúdo perigoso àquele que já foi chamado de “funk do bem”.

    A resposta violenta da administração dos shoppings, das autoridades públicas, da clientela e de parte da mídia demonstra que esses atores decodificaram a entrada da juventude das periferias nos shoppings como uma violência. Mas a violência era justamente o fato de não estarem lá para roubar, o único lugar em que se acostumaram a enxergar jovens negros e pobres. Então, como encaixá-los, em que lugar colocá-los? Preferiram concluir que havia a intenção de furtar e destruir, o que era mais fácil de aceitar do que admitir que apenas queriam se divertir nos mesmos lugares da classe média, desejando os mesmo objetos de consumo que ela. Levaram uma parte dos rolezeiros para a delegacia. Ainda que tivessem de soltá-los logo depois, porque nada de fato havia para mantê-los ali, o ato já estigmatizou-os e assinalará suas vidas, como historicamente se fez com os negros e pobres no Brasil.

     

    Jefferson Luís, 20 anos, organizador do rolezinho do Shopping Internacional de Guarulhos, foi detido, é alvo de inquérito policial, sua mãe chorou e ele acabou cancelando outro rolezinho já marcado por medo de ser ainda mais massacrado. Ajudante geral de uma empresa, economizou um mês de salário para comprar a corrente dourada que ostenta no pescoço. Jefferson disse ao jornal O Globo: “Não seria um protesto, seria uma resposta à opressão. Não dá para ficar em casa trancado”.

    Por esta subversão, ele não será perdoado. Os jovens negros e pobres das periferias de São Paulo, em vez de se contentarem em trabalhar na construção civil e em serviços subalternos das empresas de segunda a sexta, e ficar trancados em casas sem saneamento no fim de semana, querem também se divertir. Zoar, como dizem. A classe média até aceita que queiram pão, que queiram geladeira, sente-se mais incomodada quando lotam os aeroportos, mas se divertir – e nos shoppings? Mais uma frase de Jefferson Luiz: “Se eu tivesse um quarto só pra mim hoje já seria uma ostentação”. Ele divide um cômodo na periferia de Guarulhos com oito pessoas.

    Neste Natal, os funkeiros da ostentação parecem ter virado os novos “vândalos”, como são chamados todos os manifestantes que, nos protestos, não se comportam dentro da etiqueta estabelecida pelas autoridades instituídas e por parte da mídia. Nas primeiras notícias da imprensa, o rolezinho do Shopping Internacional de Guarulhos foi tachado de “arrastão”. Mas não havia arrastão nenhum. O antropólogo Alexandre Barbosa Pereira faz uma provocação precisa: “Se fosse um grupo numeroso de jovens brancos de classe média, como aconteceu várias vezes, seria interpretado como um flash mob?”.

    Por que os administradores dos shoppings, polícia, parte da mídia e clientela só conseguem enquadrar um grupo de jovens negros e pobres dentro de um shopping como “arrastão”? Há várias respostas possíveis. Pereira propõe uma bastante aguda: “Será que a classe média entende que os jovens estão ‘roubando’ o direito exclusivo de eles consumirem?”. Seria este o “roubo” imperdoável, que colocou as forças de repressão na porta dos shoppings, para impedir a entrada de garotos desarmados que queriam zoar, dar uns beijos e cobiçar seus objetos de desejo nas vitrines?

    Para nos ajudar a pensar sobre os significados do rolezinho e do funk da ostentação, entrevisto Alexandre Barbosa Pereira nesta coluna. Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ele dedica-se a pesquisar as manifestações culturais das periferias paulistas. Em seu mestrado, percorreu o mundo da pichação. No doutorado, mergulhou nas escolas públicas para compreender o que é “zoar”. Desde 2012, pesquisa o funk da ostentação. Mesmo que os rolezinhos, pela força da repressão, se encerrem neste Natal, há muito que precisamos compreender sobre o que dizem seus protagonistas – e sobre o que a reação violenta contra eles diz da sociedade brasileira

    – O rolezinho aparece ligado ao funk da ostentação. Em que medida há, de fato, essa ligação?

    Alexandre Barbosa Pereira – O funk ostentação é uma releitura paulista do funk carioca, feita a partir da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo, na qual as letras passam a ter a seguinte temática: dinheiro, grifes, carros, bebidas e mulheres. Não se fala mais diretamente de crime, drogas ou sexo. Os funkeiros dessa vertente começaram a produzir videoclipes inspirados na estética dos videocliples do gangsta rap estadunidense. Mas o mais curioso desse movimento é a virada que os jovens fazem ao mudar a pauta que, até então, era principalmente a criminalidade para o consumo. As músicas deixam de falar de crime para falar de produtos que eles querem consumir. Assim, ao invés de cantarem: “Rouba moto, rouba carro, bandido não anda à pé” (Bonde Sinistro), os funkeiros da vertente ostentação cantam: “Vida é ter um Hyundai e um hornet, dez mil para gastar, rolex, juliet. Melhores kits, vários investimentos. Ah como é bom ser o top do momento” (MC Danado). Deste modo, os MCs começaram a ter mais espaços para cantar em casas noturnas e passaram a produzir videoclipes cada vez mais elaborados, com mais de 20 milhões de acessos no YouTube, o que levou a um sucesso às margens da mídia tradicional. Alguns MCs chegaram a alcançar grande repercussão entre um segmento do público jovem, sem nunca ter aparecido na televisão. Vi meninas chorando por MCs em bailes, mesmo antes de o funk ostentação alcançar o destaque que conseguiu na grande mídia. Surgiram empresas especializadas na produção de clipes no estilo ostentação, como a Kondzilla e a Funk TV, claramente inspirados no gangsta rap, em que os jovens aparecem em carrões e motos, exibindo-se com roupas, dinheiro e mulheres. Uma reflexão interessante a se fazer é como a mídia tradicional, que antes execrava o chamado funk proibidão, que falava de crime, drogas e sexo abertamente, agora começa a elogiar o funk ostentação, denominando-o até como “funk do bem” e ressaltando a trajetória econômica e social ascendente dos MCs.

    Fazendo um parêntese aqui, antes de chegar ao rolezinho, qual é o caminho para um jovem pobre ter acesso ao consumo de luxo, segundo o olhar do funk da ostentação? Esta virada que você mencionou…

    Primeiro que esse bem de luxo não é tão de luxo assim, afinal uma garrafa de uísque a 60 ou 80 Reais não é nenhum absurdo. É sempre possível comprar uma réplica daqueles óculos escuros que custam mais de mil reais. Nas casas noturnas de funk que observei, este era o preço. Pensemos num grupo de pelo menos quatro amigos dividindo o valor da compra. Não sai tão caro brincar de ostentar. Agora, tem os carros. Estes sim estão fora do alcance da maioria desses jovens. Mas aí há uma explicação interessante, que Montanha, um produtor e diretor de videoclipes da Funk TV, em Cidade Tiradentes, sabiamente me deu. Ele me disse que as novelas já vendiam uma vida de luxo há muito tempo, só que nelas os ricos eram os que pertenciam ao mundo de luxo. Nos videoclipes de funk ostentação, são os pobres que aparecem como um mundo de “riqueza” ou de “luxo”, com carros, mansões, roupas de marcas mais caras. Os jovens agora poderiam, segundo afirmou Montanha, ver-se como parte de um mundo de prestígio, daí a grande identificação. O crime pode ser um caminho para acessar esse mundo de luxo ou o que esses jovens entendem por um mundo de luxo, mas não é único. Esta é a lição que muitos MCs de funk têm tentando passar em suas falas na grande mídia. Eles de certa forma mostram um outro caminho, que, aliás, sempre esteve presente para esses jovens da periferia: tornar-se famoso pela música ou pelo futebol. Aliás, esses são caminhos que aparecem como os mais possíveis para os jovens negros e pobres das periferias do país imaginarem um futuro de sucesso. Num mundo em que há uma forte divisão entre trabalho intelectual e manual, com a extrema valorização do primeiro, o uso do corpo em formas lúdicas como meio de ganhar dinheiro mostra-se como opção para uma transformação da vida. “Crime, futebol, música, caralho, eu também não consegui fugir disso aí”, esse é o Negro Drama cantado pelos Racionais MC’s. Os MCs de funk ostentação estão tentando dizer que é possível construir uma vida de sucesso pela música. E o que era ficção, os videoclipes com carros importados emprestados ou alugados, com dinheiro cenográfico jogado para o ar, começa a tornar-se realidade. Muitos deles começam a ganhar uma quantidade razoável de dinheiro com os shows. Acho que a ideia da imaginação como uma força criativa apresenta-se fortemente no funk ostentação.

    Por outro lado, é preciso destacar que masculinidades pautadas pelo desejo de possuir um automóvel ou uma motocicleta não foram construídas pelo funk ostentação. Já existia há um tempo. Para os meninos da periferia, possuir um bom carro, bonito e potente, é uma das metas principais de vida. A posse do carro é, no imaginário desses jovens, mas também da população em geral, um indicativo de sucesso econômico e social, garantindo, consequentemente, sucesso com as mulheres.

    Neste caldo cultural, o consumo é cada vez mais exaltado como espaço de afirmação e de reconhecimento para os jovens. É, inclusive, bastante complexa a forma como se dá a relação entre criminalidade e consumo no funk. Na virada que produziram, parece que há o recado de que essas duas ações sociais podem constituir dois lados de uma mesma moeda. Eles não deixam de falar do crime. Acabam citando-o indiretamente, como nas músicas do MC Rodofilho, nas quais ele celebra: “Ai meu deus, como é bom ser vida loka!”. O importante é entender como o crime e o consumo são pautas constantes nas relações de sociabilidade dos jovens da periferia. Os mais pobres também querem que ipads, iphones e automóveis potentes façam parte de seu mundo social. Ainda preciso observar e refletir mais sobre isso, mas acho que tanto no caso do crime, como no do consumo temos que atentar mais para o modo como se dão as relações entre pessoas e coisas. Fico pensando que a busca de realização apenas pelo consumo envolve sentimentos e posturas extremas de um egoísmo hedonista e de um profundo desprezo pelos outros humanos. As mercadorias, ou as coisas almejadas, de certa forma têm conformado as subjetividades contemporâneas. E nessas novas subjetividades, pautadas pelo instantâneo e o instável, parece não haver muito espaço para a solidariedade. Há uma nova tendência na discussão antropológica afirmando que não podemos entender as coisas apenas como representação ou resultado do social. Precisamos pensar também em como as coisas fazem as pessoas e mesmo o social, como as coisas, ou as mercadorias mais desejadas hoje, motivam tanto um consumismo desenfreado, irracional e egoísta, quanto o ingresso de jovens na criminalidade. Sempre fico espantado quando vejo as imagens, em outros países, das pessoas correndo desesperadas para comprar um novo lançamento de smartphone, videogame ou tablet… Mas não só isso, tais coisas também motivam e determinam formas de estar, pensar, relacionar-se e sentir no mundo contemporâneo.

    Penso muito nisso quando parte da classe média critica o consumo desses jovens, dizendo que apenas eles – da classe média que, supostamente, pagaria os impostos – têm direito a consumir, ou se relacionar com certos produtos. Será que, desse modo, a classe média entende que os jovens estão roubando o direito exclusivo de eles consumirem ou de se relacionarem com esses objetos de prestígio? Direito que, por sua vez, vinha sendo roubado desses jovens pobres há muito tempo?

    Essa crítica pode vir inclusive de certa classe média mais intelectualizada e mesmo com ideias políticas progressistas, mas que acha que sabe o que é melhor para os pobres. Aí fazem a crítica, a partir dos seus ipads e iphones, ao que entendem como um consumo irracional dos mais pobres, que deveriam poupar ao invés de gastar com produtos que não seriam para o nível econômico deles. Enfim, tem aí um jogo de perde e ganha e também de busca de satisfações individuais que envolve o roubo do direito de alguns ao consumo, que é preciso aprofundar para entendermos melhor essas dinâmicas contemporâneas. Todos têm o direito a consumir o que quiserem hoje? E seria viável, hoje, todos consumirem em um alto padrão? Que implicações ambientais teríamos? E se não é sustentável ou viável que todos consumam em tamanha intensidade, por que incentivamos tal consumismo? Com isso, o que quero dizer é que não se pode pensar a relação entre crime e consumo apenas entre os pobres, mas creio que precisamos também olhar para as classes médias e altas e para os crimes que, historicamente, têm sido cometidos contra os mais pobres e o meio ambiente para proteger o consumo dos ricos.

    É neste ponto que os rolezinhos aparecem e criam uma tensão das mais reveladoras neste Natal?

    Os rolezinhos nos shoppings estão ligados diretamente a esse contexto. Não sei dizer como surgiram efetivamente, mas me parece que despontaram por essas novas associações que as redes sociais permitem fazer, de forma que uma brincadeira possa virar algo sério. De repente, uma convocatória feita na internet pode levar centenas de jovens a se encontrarem num shopping, local onde podem ter acesso a esses bens cantados nas músicas, ainda que apenas por acesso visual. Agora, o que é importante ressaltar é que não foram os rolezinhos nem o funk ostentação que criaram essa relação de fascinação com consumo. Esta já existia há muito tempo. Os Racionais, há mais de dez anos, já cantavam sobre isso, com afirmações como: “Você disse que era bom e a favela ouviu, lá também tem uísque, red bull, tênis nike e fuzil” ou “Fartura alegra o sofredor”

    Algumas análises relacionam os rolezinhos a uma ação afirmativa da juventude negra e pobre, a uma denúncia da opressão e a uma reivindicação de participação, neste caso no mundo do consumo. Como você analisaria este fenômeno tão novo?

    Não me arriscaria a dizer que há um movimento político muito claro. Pode indiretamente constituir-se como uma ação afirmativa da juventude negra e pobre. Talvez a tensão que se criou com a criminalização desses jovens, durante os rolezinhos, possa levar a algum tipo de reflexão e ação política maior, mas é difícil prever. Em um livro intitulado Cidadania Insurgente, (o antropólogo americano) James Holston analisa o surgimento das periferias urbanas no Brasil, particularmente em São Paulo, apontando a discriminação contra certas espécies de cidadãos no Brasil. Esse autor mostra como, historicamente, as formulações de cidadania elaboradas pelos mais pobres se deram a partir de sua ocupação dos bairros nas periferias das grandes cidades. Noções e práticas próprias de cidadania que se produziram, ao mesmo tempo, por meio das experiências de tornar-se proprietário, de participar de movimentos sociais por melhorias dos bairros e de ingressar no mercado consumidor. Primeiro se ocupou os bairros, mesmo sem estrutura mínima. Depois, ocorreram as reivindicações pela legalização dos terrenos ocupados. E, enfim, vieram as lutas pela chegada da energia elétrica, saneamento básico e asfalto. Acho sempre muito interessante, em conversas com lideranças antigas dos bairros periféricos de São Paulo, observar que elas indicam a chegada do asfalto como o grande marco de transformação do bairro e a integração deste ao espaço urbano.

    Encaro, portanto, ações como estas, dos rolezinhos, do ponto de vista dessa “cidadania insurgente”, referindo-se a associações de cidadãos que reivindicam um espaço para si e, assim, se contrapõem ao grande discurso hegemônico ou, se não se dissociam do discurso hegemônico, ao menos provocam ruídos nele. Trata-se de uma reivindicação por cidadania, participação política e direitos que, historicamente, foi feita na marra, pelos mais pobres, muitas vezes nas costuras entre o legal e o ilegal, e que começou com a própria ocupação dos bairros na periferia da cidade de São Paulo, como forma de habitar e sobreviver no mundo urbano. Essa cidadania não necessariamente se apresenta como resistência, mas pode também querer, em muitos casos, associar-se ao hegemônico, produzindo dissonâncias.

    O que são o funk ostentação e os rolezinhos se não essa reivindicação dos jovens mais pobres por maior participação na vida social mais ampla pelo consumo? Estas ações culturais parecem situar-se nessa lógica, que não necessariamente se contrapõe ao hegemônico, na medida em que tenta se afirmar pelo consumo, mas provoca um desconforto, um ruído extremamente irritante para aqueles que se pautam por um discurso e uma prática de segregação dos que consideram como seus “outros”.

    Como definir este desconforto? O que são os “outros” neste contexto? E que papel estes “outros” desempenham?

    O desconforto em ver pobres ocupando um lugar em que não deveriam estar, como o de consumidores de certos produtos que deveriam ser mais exclusivos. É um tipo de espanto, que indaga: “Como eles, que não têm dinheiro, querem consumir produtos que não são para a posição social e econômica deles?”. Estes “outros” são os considerados “subalternos”. Podem ser funkeiros, pobres e pardos da periferia, mas podem ser também as empregadas domésticas, os motoboys, os pichadores, entre outros “outros”, que muitas vezes são utilizados como bode expiatório das frustrações de uma parcela considerável da classe média.

    Os rolezinhos não são protestos contra o shopping ou o consumo, mas afirmações de: “Queremos estar no mundo do consumo, nos templos do consumo”. Entretanto, por serem jovens pobres de bairros periféricos, negros e pardos em sua maioria, e que ouvem um gênero musical considerado marginal, eles passam a ser vistos e classificados pela maioria dos segmentos da sociedade como bandidos ou marginais. Vamos pensar que, na própria concepção do shopping, não está prevista a presença desse público, ainda mais em grupo e fazendo barulho. Pergunto-me se fosse em um shopping mais nobre, com jovens brancos de classe média alta, vestidos como se espera que um jovem deste estrato social se vista, se a repercussão seria a mesma, se a criminalização seria a mesma. Talvez fosse considerado apenas um flash mob. Há uma tendência, por parcela considerável da classe média, da mídia e do poder público de perceber os jovens pobres a partir de três perspectivas, quase sempre exclusivistas: a do bandido, a da vítima e a do herói.

    Como funcionam estas três perspectivas – bandido, vítima e herói?

    São muito mais formas de enquadrar esses jovens por aqueles que querem tutelá-los do que categorias assumidas pelos próprios jovens. Por isso, são contextuais. Dependendo da situação e dos atores sociais com quem dialogam, o jovem pode ser entendido a partir de uma dessas categorias. O pichador, por exemplo, é um agente que pode mobilizar todas essas classificações, dependendo do contexto e dos interlocutores: a polícia, a secretaria de cultura, os pesquisadores acadêmicos ou a ONG que quer salvar os jovens da periferia da violência. No caso do funk, por exemplo, já há comentários e mesmo textos de pessoas mais politizadas vendo os rolezinhos como uma ação afirmativa ou extremamente contestatória. Para estes, os protagonistas dos rolezinhos são vítimas que se tornaram heróis. Outros, como a polícia, a administração dos shoppings e a clientela, mas também seus vizinhos, que moram lá nos bairros pobres da periferia, enxergam neles principalmente vilões e mesmo bandidos.

    Jovens como estes que estão nos rolezinhos não necessariamente aceitam se encaixar nesses rótulos, mas, em alguns casos, podem também se encaixar em todos eles ao mesmo tempo. Não se pode simplificar um fenômeno como este. Porém, se pensarmos esse movimento que surge principalmente com o hip hop, de valorizar a periferia como espaço político e de afirmação positiva, é possível ver, sim, ainda que em menor intensidade, uma certa ação política. De dizer: “Somos da quebrada e temos orgulho disso”. Um movimento de reversão do estigma em marca positiva.

    Mas há, de fato, uma ação consciente, organizada, com um sentido político prévio? Ou o sentido está sendo construído a partir dos acontecimentos, o que é igualmente legítimo?

    Olha, sinceramente, é difícil dizer se há um sentido político, direto, consciente e/ou explícito. Talvez por parte de alguns, mas pelo que vi nas redes sociais, não da maioria. Se o movimento persistir ou tomar outras formas, pode ser que tal sentido político fique mais forte. Por enquanto é difícil analisar esse ponto. O antropólogo (indiano) Arjun Appadurai analisa há algum tempo as mudanças que se processam no mundo por causa do avanço das tecnologias de comunicação e de transporte. Segundo este autor, as pessoas cada vez mais se deslocam no mundo atual, e não apenas fisicamente, mas também e talvez principalmente pela imaginação, por causa de meios de comunicação como a televisão e, mais recentemente, pela internet. Hoje é possível imaginar-se nos mais diferentes lugares do mundo, mas também em diferentes classes sociais. O que são os videoclipes de funk da ostentação que não imagens/imaginações que os jovens produzem sobre o que seria pertencer a outra classe social ou possuir melhores condições econômicas para o consumo?

    Essa imaginação, segundo esse autor, pode constituir-se como um projeto político compartilhado, mas pode também ser apenas uma fantasia, como algo individualista e egoísta, sem grandes potenciais políticos. Parece-me que o funk da ostentação em São Paulo e movimentos como o dos rolezinhos nos shoppings têm intensamente essas duas potências. Difícil saber se alguma delas irá prevalecer ou tornar-se hegemônica.

    A escolha da música do MC Daleste, assassinado num show em Campinas, para o rolezinho promovido no Shopping Internacional de Guarulhos, pode ter um significado a mais?

    A escolha da música do MC Daleste na entrada dos jovens no shopping de Guarulhos me pareceu bastante significativa, por vários motivos. Principalmente, porque a morte dele no palco, cantando funk, de certa forma construiu um marco para esse funk da ostentação. O seu assassinato acabou por dar ainda mais visibilidade a esta vertente do funk paulista. MC Daleste cantava proibidão antes e, assim, essa relação confusa entre crime e consumo manifesta-se de modo bastante forte no que o MC Daleste representa. Há no seu próprio nome artístico essa afirmação de um certo orgulho do lugar de onde vem e de ser da periferia, que tanto o funk quanto o hip hop expressam. Não é por acaso que ele é “Da Leste”. Lembremos que Guarulhos também está à leste da Região Metropolitana de São Paulo.

    Hoje, uma parte significativa da geração que se criou nas periferias com movimentos contestatórios como o hip hop e a literatura periférica ou marginal tem, pelo funk da ostentação, assumido os valores de consumo das classes médias e alta. Como você analisa este fenômeno e o insere no contexto histórico atual do Brasil?

    O que um evento como esse parece evidenciar é, por um lado, esse anseio por consumir e por afirmar-se pelo consumo que esses jovens vêm demonstrando já há algum tempo, pelas letras dos funks, mas que também já é visto no hip hop. Apesar das críticas de certos segmentos do hip hop, não sei se o funk ostentação rompe com o hip hop mais politizado dos anos 1980 e 1990 ou se oferece uma das muitas possíveis continuidades a esse movimento cultural. Parece-me que o funk ostentação é uma releitura paulista, muito influenciada pelo hip hop, do funk carioca. Muitos MCs de funk eram MCs de hip hop, muitos deles, além dos funks, cantam também raps, e músicas dos Racionais são ouvidas nos shows. Trechos de letras de músicas dos Racionais podem ser encontrados facilmente nas letras do funk. Agora, o fato é que o funk não é tão marcado pela questão política como o hip hop. O Montanha, de Cidade Tiradentes, disse-me algo interessante, certa vez, de que, na verdade, o hip hop ofereceria um espaço de expressão política que faltava aos jovens, já o funk é um espaço de lazer e de sociabilidade. Parece-me uma reflexão interessante. Não que o hip hop não possa conter lazer e sociabilidade também, nem o funk, protesto político, mas que as duas vertentes tendem para um dos polos. O funk, aliás, ganhou esse grande espaço junto aos jovens das periferias de São Paulo porque, nessa articulação de um espaço de lazer, configurou-se um espaço para as mulheres que, no hip hop, era mais difícil. As mulheres são presença fundamental nos bailes funks. O protagonismo da dança sempre foi delas. Ainda que os meninos também dancem e as meninas participem cada vez mais como MCs. O hip hop sempre foi muito mais masculino, da dança ao estilo de se vestir.

    Mas qual é a diferença, na sua opinião, entre a forma como, por exemplo, os Racionais falam em consumo e os MCs da ostentação falam de consumo?

    Há aí duas perspectivas. Quando digo que os Racionais já cantavam isso, quero dizer que eles já identificavam essa necessidade de consumir da juventude. E de consumir o que eles achavam que era bom, nada de consumo consciente. Por isso digo que os Racionais já faziam, há mais de dez anos, uma leitura desse anseio por consumir dos jovens pobres. Por outro lado, há essa dimensão de movimentos como o dos escritores da periferia, promovendo produtos da periferia, pela periferia. O funk ostentação começa sem se preocupar com essa questão diretamente. Ele não tem dor na consciência por cantar o consumo em suas músicas e aderir ao sistema, por exemplo. Porém, indiretamente, se acaba chegando a um outro ponto, na medida em que uma parcela considerável de jovens da periferia passa a possuir algum tipo de renda com a produção do funk. Sejam os meninos que gravam os videoclipes, os próprios MCs, mas também empresários, produtores, técnicos e mesmo alguns MCs tornando-se empreendedores e criando seus próprios negócios. Como o MC Nego Blue, que observando de perto o sucesso das roupas de grife entre os jovens, criou a Black Blue, uma loja de roupas cujo símbolo é uma carpa colorida. Hoje, além de possuir lojas próprias, já vende suas roupas em lojas multimarcas, ao lado de camisas da Lacoste ou de outras marcas famosas que os meninos procuram, e por um preço muito parecido. Uma das empresas que agencia shows de funk em Cidade Tiradentes chama-se justamente “Nóis por nóis”.

    Os rolezinhos parecem dizer: não apenas queremos consumir, mas queremos ocupar em massa e se divertir aí nos seus shoppings, nos seus ou nos nossos. É importante perceber também que os shoppings onde os eventos ocorreram estão em regiões mais periféricas, provavelmente próximos ao próprio bairro de moradia dos jovens. Por enquanto, eles não têm ido aos templos maiores do consumo de luxo na cidade, na região dos Jardins, Faria Lima, Marginal Pinheiros etc. Pode haver aí também um componente de um termo que surgiu muito forte para mim na pesquisa que fiz em escolas de ensino médio, no meu doutorado, que é a ideia do “zoar”. Eles querem zoar, que é chamar a atenção para si e se divertir, namorar, brincar e, se for preciso, brigar.

    Por que, neste momento, o lazer se impõe como uma reivindicação desta geração, acima de questões como saúde, educação e transporte de qualidade?

    Acho que não há uma reivindicação política bem formuladinha como acontecia com o hip hop: queremos mais saúde, educação e lazer. Eles simplesmente querem estar nos shoppings para zoar e vão. Não há essa reflexão mais elaborada que o hip hop produz, é mais espontâneo. Esse talvez possa ser um ponto de distinção. E o próprio funk é, por si só, lazer e diversão, um dispositivo poderosíssimo para dançar e motivar paqueras. O zoar pode ser lido como um ato político, mas não me parece intencional. Acho que cria uma tensão que é política, que é de disputa de poder pelos espaços da cidade, mas não há um manifesto pela zoeira ou pelos rolezinhos, como houve, por exemplo, no caso do manifesto da arte periférica dos escritores.

    Há também um movimento maior para sair dos guetos e ocupar os guetos da classe média? Em massa e não mais individualmente, como quando um grupo de rap aparecia numa TV, mesmo sendo a MTV, ou um escritor do movimento literário marginal ou periférico publicava numa grande editora? Esta é uma novidade importante?

    Acho que abre, sim, para fora do gueto, do bairro onde se vive, mas não para muito longe, pois, afinal, os shoppings para os quais eles vão estão do lado de suas casas. Neste sentido, acho que o hip hop, apesar de falar mais do gueto, abre-se muito mais para fora do gueto, na medida em que conquista um espaço importante nas políticas públicas de cultura, por exemplo.

    Claro que esse espaço de lazer é problemático e conflitivo mesmo dentro dos bairros das periferias onde moram esses jovens. Se entrevistarmos os seus vizinhos, certamente a maioria vai se posicionar totalmente favorável à proibição das festas de rua que eles organizam, com som alto que muitas vezes toma a madrugada toda. Por isso, acho importante não tomar o funk nem como um movimento libertador, nem como o grande vilão ou o grande movimento de corrupção da juventude contemporânea, como setores mais moralistas, à esquerda e à direita, tendem a fazer.

    A questão do consumo também me parece problemática. O desejo pelo consumo sempre existiu. Bem antes do governo Lula, o processo de urbanização induz a esse apego maior ao consumo. Porém, não dá para se negar que houve, nos últimos anos, também uma melhora econômica para segmentos que antes estavam bastante afastados do mercado. Porém, acho que reduzir o sucesso do funk da ostentação a isso é simplificar demais o movimento e esquecer que ocorreram e ocorrem movimentos juvenis parecidos em outras partes do mundo, como o próprio gangsta rap, nos Estados Unidos, no qual os videoclipes se inspiram.

    Devemos questionar não a ação dos meninos, mas as relações sociais fomentadas na contemporaneidade. É preciso conceder aos jovens, e não apenas aos pobres, mas aos de classe média e alta também, outros espaços de reconhecimento e de estabelecimento de relações sociais que não sejam pautados pela afirmação por meio da posse e do consumo de bens. Porque, afinal, como dizem os Racionais, mais uma vez: “Quem não quer brilhar, quem não? Mostra quem. Ninguém quer ser coadjuvante de ninguém”. De repente, para alguns, ter um tênis caro, um smartphone de última geração ou ir ao shopping para zoar, pode ser uma forma encontrada para tentar brilhar.

    Ao ocupar os shoppings, os adeptos do funk da ostentação estariam promovendo sua primeira atitude de insurgência contra o sistema, no sentido de: “Vou ocupar o espaço que me é negado ou onde não me querem”. É isso? Ou as próprias letras das músicas, interpretadas, em geral, como adesão ao sistema, já seriam, de fato, uma insurgência, na medida que se apropriam, simbolicamente, dos valores da elite e da classe média e, agora, com os rolezinhos, também de seus espaços físicos?

    Sim, acho que essa é a maior irritação da classe média com esses movimentos. Basta ver os comentários aos videoclipes no YouTube, irritados com os meninos ostentando e exibindo-se com produtos mais caros, que não deveriam estar com aqueles meninos, pobre e negros, em sua maioria. Esta é a principal insurgência que eles provocam. A classe média, de uma maneira geral, a mais pobre ou a mais rica, a mais ou menos intelectualizada, irrita-se bastante quando os subalternos compram bens caros, mesmo antes deles. Já ouvi comentários indignados, do tipo: “Minha empregada comprou uma televisão de última geração, melhor do que a minha”. Isso tem antecedentes históricos que parecem refletir até hoje. James Holston, ainda no livro sobre cidadania insurgente, que citei anteriormente, traz como exemplo a legislação colonial portuguesa, que proibia aos negros o uso de joias e artigos considerados finos…

    Parece que os “rolezeiros” dos shoppings estão ocupando o mesmo lugar simbólico dos “vândalos” nas manifestações, na narrativa feita por parte da grande mídia e pelas autoridades instituídas. Como você interpreta essa reação?

    O que me assustou de verdade nessa história toda foram as reações, de mídia e de polícia, condenando e mandando prender, mesmo em casos em que disseram que não houve arrastões, mas correrias. Fico questionando quem provocou a correria: os jovens ou a ação dos seguranças e da polícia? Eventos como estes revelam também uma faceta complicada e extremamente preconceituosa da classe média brasileira. Dei uma entrevista curta para o site de um grande grupo de comunicação e fiquei assustado ao ler os comentários dos leitores, de um ódio terrível contras os meninos e meninas que foram aos shoppings, contra os pobres, contra mim, que tive uma fala dissonante na entrevista, ressaltando a forma preconceituosa com que tal tema vinha sendo tratado. Ao falarem do evento, algumas palavras utilizadas como categorias de acusação contra os jovens e as jovens foram bastante reveladoras do preconceito, e mesmo do racismo, deste segmento social: “favelados”, “maloqueiros”, “bandidos”, “prostitutas” e “negros”. Nesse último caso, inclusive, fica evidente o racismo que aparece em muitos comentários dessa notícia, mas também nas comunidades dos rolezinhos que os jovens criaram nas redes sociais. Um dos comentários pede para que os jovens voltem para a África. Isso é muito grave. Revela esse profundo racismo entranhado em parcela considerável da população. Como se tal sociedade dissesse, por meio dos representantes dos shoppings, da mídia e da polícia, brincando um pouco com a questão das manifestações de junho: “Vocês, pobres, podem consumir, mas ir ao shopping em grandes grupos, só para zoar e cantar funk, aí já é vandalismo”.

    A classe média é racista?

    O que chamamos de classe média não é um todo homogêneo. É possível segmentá-la em diferentes níveis e a partir de diferentes contextos, é possível pensar em uma classe média intelectualizada ou não intelectualizada. Contudo, parece-me que a divisão mais importante para se pensar a classe média em São Paulo é a que se dá por critérios socioeconômicos e espaciais. Há a classe média que está concentrada principalmente no entorno do eixo central, que vai do Centro a Pinheiros, passando pela Avenida Paulista e bairros próximos. Esta, em sua maioria, vive numa bolha e tem poucos contatos com outras classes sociais, com exceção dos trabalhadores subalternos: porteiros, empregadas domésticas etc. Para esta, em grande medida, o Shopping Itaquera pode estar mais distante do que Paris ou Londres.

    Porém, há também certa classe média baixa que vive na periferia. Citando novamente o Holston, ele fala de uma diferenciação que se produziu nas periferias de São Paulo entre aqueles que compraram seus terrenos, ainda que por meio de contratos obscuros, e aqueles que ocuparam os espaços da cidade, formando as favelas. Essa pequena diferença não cria um grande abismo econômico, mas produz uma profunda diferenciação, por meio do qual um grupo estigmatiza o outro. Já vi um indivíduo desta classe média da periferia questionando programas como o bolsa família, porque tinha visto potes vazios de iogurte no lixo da favela. Este indivíduo afirmava que nem ele consumia iogurte com tanta frequência, como eles se davam ao direito de consumir tal produto, que era um luxo, raro, mas sobre o qual ele detinha certa exclusividade?

    A questão do auxílio aos mais pobres, principalmente o bolsa família, é um forte fator de estigmatização por parte desses diferentes segmentos da classe média, mas principalmente por parte dessa classe média da periferia. Estive, recentemente, em uma escola pública próxima a uma grande favela de São Paulo. Segundo os professores, um dos problemas daquela escola era o fato de que 90% dos alunos vinham da favela vizinha. E que, hoje, esses alunos estavam muito acomodados, pois viviam de bolsas e na favela tinham tudo muito fácil, com a grande quantidade de projetos presentes por lá. Inclusive, projetos de música, ressaltou um professor. É muito importante refletir sobre isso, porque esses professores, se não moram na favela, são vizinhos dela. Mas, ainda assim, permitem-se diferenciar-se dos jovens por questões muito pequenas. E são estes professores os responsáveis por formar esses jovens. Será que, com este olhar, são capazes de lutar para que a escola se torne um espaço de convivência, afirmação e reconhecimento para os jovens?

    Como você, que tem acompanhado o cotidiano de escolas públicas, em São Paulo, percebe a educação?

    É necessário pensarmos em uma educação para as diferenças, para que não caiamos mais na armadilha da intolerância e das análises apressadas e preconceituosas de setores das elites e das camadas médias, ao se referirem aos “subalternos”. Lembro-me de um documentário português, que vale a pena ser assistido, sobre a história de um arrastão que não existiu. Chama-se: “Era uma vez um arrastão” (assistaaqui). Nele, conta-se do dia em que jovens caboverdianos ou descendentes de caboverdianos resolveram frequentar a nobre praia de Carcavelos, em Portugal. A polícia, ao ver a concentração de jovens de origem africana, assustou-se e resolveu intervir, provocando uma grande correria, que foi noticiada como arrastão. Mas, de fato, os jovens fugiam da repressão policial gratuita. Isso talvez nos ensine algo sobre os arrastões que estamos a criar todo dia, criminalizando jovens pobres cotidianamente.

    Quando estive pesquisando em escolas públicas da periferia de São Paulo, era comum ouvir dos professores que, naquela escola, os alunos eram todos bandidos ou marginais. O discurso da criminalização é efetivo e poderoso e condena muita gente ao fracasso escolar e mesmo ao crime. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, num livro sobre educação e juventude, ressalta a necessidade cada vez mais premente, na contemporaneidade, de desenvolvermos a arte de conviver com os estranhos e a diferença. Em especial num mundo no qual as migrações tendem a aumentar cada vez mais. No nosso caso, não foi preciso a chegada de estrangeiros para a expressão das mais brutais formas de preconceito, pois os estrangeiros éramos nós, os brasileiros. Mas brasileiros que moram muito, muito distante, ainda que vizinhos. Moram em Guaianazes, Capão Redondo, Grajaú, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Vila Brasilândia…

    Em que medida, na sua opinião, os rolezinhos se ligam às manifestações de junho?

    Acho que não há uma ligação direta. Mas, indiretamente, é possível perceber a reivindicação comum do uso do espaço público e de quebra das marcas da segregação. Lembro-me que, antes das manifestações de junho, para a imprensa conservadora era um tabu ocupar a Avenida Paulista. Os movimentos sociais mostraram que não apenas não era um tabu, como era um direito, o direito de ir às ruas e ocupá-las para protestar. Os rolezinhos não parecem ter uma pauta tão clara, mas também estão, ainda que indiretamente, dizendo: “Vocês não disseram que era bom consumir? Pois bem, nós também queremos!”

    Essa ocupação de espaços que supostamente pertenceriam a “outros”, tanto no caso das manifestações como no caso dos rolezinhos, parece marcar uma novidade importante. O que está acontecendo?

    Acho que a novidade está aí, mas é difícil dizer o que está acontecendo ou o que acontecerá. Pode ser apenas um surto – algo parecido com o que foi a revolta da vacina como reação às propostas políticas opressoras de reforma sanitária do Rio de Janeiro, por exemplo – ou pode ser uma nova forma de pensar os espaços públicos e privados nas cidades brasileiras. Porém, é difícil prever. Os rolezinhos podem ter acabado nesta semana, por exemplo. E movimentos como os de junho não se repetiram com tanta intensidade e repercussão. Contudo, o que movimentos como estes garantem é a possibilidade de se tensionar essa ocupação dos espaços urbanos, amplamente negada até então.

    Por que este nome, rolezinho? E que significados ele contém?

    Rolezinho é um termo que está diretamente ligado à ideia de lazer. De sair para se divertir e usufruir da cidade. Os pichadores, com os quais realizei pesquisa no mestrado, também usam a ideia de rolê, para se referirem às suas pichações. Com isso estão dizendo que pichar é dar voltas para conhecer e se apropriar da cidade. Parece que, por este termo, indiretamente, podemos entender uma reivindicação pelo direito de se divertir na cidade.

    Divertir-se na cidade não seria um ato de insubordinação para jovens pobres e negros? Talvez até o maior ato de insubordinação?

    Sim, principalmente numa sociedade em que pobres e negros têm que trabalhar – e apenas trabalhar – sem reclamar. Lembremos de que a ROTA, no final do regime militar, atuava nas periferias abordando os moradores e cobrando-lhes a carteira profissional como prova de que eram trabalhadores e não vagabundos. Devotados, portanto, ao trabalho e não à diversão. Agora, claro que esses jovens não estão pensando exatamente nisso. Querem muito mais é se divertir.

    Como entender este fenômeno, que é, ao mesmo tempo, uma insubordinação e uma adesão ao sistema?

    Acho que a melhor palavra é paradoxo. O funk da ostentação em São Paulo é paradoxal: não dá para situá-lo num polo ou noutro, dentro do modo tradicional de pensar a política. Conservador ou revolucionário? Nenhum dos dois, mas com possibilidade para os dois ao mesmo tempo.

    http://outraspalavras.net/outrasmidias/capa-outras-midias/rolezinho-quando-o-funk-ostentacao-torna-se-ameaca/

     

    1. Funk da ostentacao

      Péssimos. A reação das madames, o mal ajambrado texto-funk do El País e a ostentação de jovens despolitizados, amestrados e invariavelmente presos aos grilões da ideologia consumista, exibicionista e ultracapitalista. Para esses desmemoriados, deseducados e desesperados, o sujeito vale o que veste, o que aparenta, o que ostenta. Adoram ao deus Consumismo. Distante deus que nunca responde às suas preces por autoestima, realização e conforto moral. Extremamente despreparados para o acesso a condições dignas de vida social e econômica, são especialmente mal-educados devido ao resultado da lobotomia eletrônica executada sem misericórdia pela TV e pela nossa mídia-lixo ocidental, orfãos do colapso da família, do abandono do conhecimento cultural tradicional e da péssima educação pública disponível para a formação -ou seria- deformação, regada a largas doses de agentes moldantes -como se faz em uma indústria de plástico- como, por exemplo, construtivismo, psicologismo, relativismo. No final do processo industrial de bestialização surgem, novinhos, monstros, da linha de montagem social pós-moderna. É verdade que agora alguns vêm até com cheiro de perfume francês!

       

       

       

       

  9. O Teatro Amador e a Catalepsia Esportiva

    A intolerância à encenação do ‘falecido’ jogador que retorna à vida logo que deixa o campo para receber atendimento médico e ao jogo sujo dos ‘mergulhadores’.

    O controverso presidente da Fifa, Sepp Blatter, finalmente perdeu a paciência com o maior flagelo que assola o futebol internacional hoje.

    Corrupção? Por favor, onde é que a FIFA se move sem a corrupção?

    Racismo? Não, também não é.

    Blatter está furioso com o mergulho, a ação praticada por muitos jogadores que fingem sofrer graves lesões em um esforço para provocar uma falta do adversário; uma estratégia que Blatter disse equivale fazer uma fraude.

    Em sua coluna para a mais recente publicação FIFA Weekly, divulgada no dia 3 de janeiro de 2014, Blatter disse que é “profundamente irritante” quando “um jogador quase morto volta à vida, logo que deixa o campo”, para receber o atendimento por uma ‘falta gravíssima’ recebida.

    Blatter pediu aos árbitros para fazer os jogadores esperarem por um longo tempo fora de campo, forçando as suas equipes a continuar o jogo com inferioridade numérica.

    “Em termos práticos, isto equivale a uma penalidade temporária, que poderia forçar os ‘atores esportivos’ a repensarem as suas atitudes”, escreveu Blatter.

    A teatralidade, o mergulho e as subsequentes encenações “são aceitas como uma prática normal” do futebol hoje em dia, continuou Blatter. 

    “Cortar esse tipo de fraude é uma questão de respeito com os adversários e os torcedores e, finalmente, uma conduta respeitosa profissionalmente.”

    Te cuida Piscineiro!

    [video:http://youtu.be/4MmntiSXljM%5D

    http://issuu.com/fifa/docs/issuu_englisch_woche_01_2014/35?e=9526632/6175585

  10. SEGURO: CONTRA FALTA DE ÁGUA
    SEGURO: CONTRA FALTA DE ÁGUACaros amigos (as) é muito triste acompanhar a falta de água e inúmeras cidades e o governo não fazer nada, para amenizar esse problema. Pensando numa maneira de ajudar esse sofrido povo, acho que o governo federal através da Caixa e do Banco do Brasil, poderiam criar um seguro- popular contra a a falta d”água por mais de 30 dias, e nesse caso, após esse tempo, enviaria um carro pipa, para a residência e depois cobraria da empresa fornecedora de cada cidade, por esse serviço.  Tenho certeza, que muita gente teria interesse por esse seguro, pois em muitos casos, muita gente, as vezes não tem dinheiro na hora, para comprar um carro pipa. Nós temos seguros de inúmeras modalidades, por que não, esse de cunho social?   

  11. Genoino pagar a multa não significa “assumir” que é culpado

    Maria Luiza Tonelli: STF e mídia estão nos conduzindo a uma juristocracia – Viomundo – O que você não vê na mídia
    http://www.viomundo.com.br

    Genoino pagar a multa não significa “assumir” que é culpado

    por Maria Luiza Tonelli

    Estamos vivendo, há tempos, um processo galopante de judicialização da política. Nesse contexto, o discurso e os debates políticos começam a tomar a forma de uma linguagem jurídica, substituindo a linguagem política. Tanto os que pretendem vencer nos tribunais o que não conseguem nas urnas como os que representam a a maioria apelam para o discurso jurídico nesse processo de verdadeira tribunalização da democracia.

    O paradoxo está no fato de que a linguagem do Direito, que não é a da política, necessita de conhecimento técnico. Questões jurídicas, ou seja, do Direito, são questões técnicas. Portanto, não se trata de uma questão de opinião, mas de interpretação. Mas a judicialização galopante nesses tempos de criminalização da política parece estar formando um país de “operadores do Direito”. Sem conhecimento de causa, deita-se falação a respeito questões das quais se desconhece.

    O introito acima presta-se à critica a respeito do debate sobre o pagamento da multa imposta a Genoino em decorrência da sua condenação pelo crime de corrupção ativa, já transitado em julgado.

    É compreensível que as pessoas que não têm conhecimento jurídico fiquem indignadas com a obrigação de Genoino, um político que em toda a sua vida não acumulou patrimônio e que jamais teve seu nome ligado a qualquer indício de corrupção, ao pagamento da multa que hoje já passa de 600 mil reais no prazo de 10 dias.

    O que não é compreensível é o fato de a imprensa e os blogs não informarem aos leitores sobre o significado da multa imposta a um condenado pela justiça, dando margem a julgamentos ora sob critérios morais, ora sob critérios políticos, quando a questão deve ser analisada sob critérios jurídicos. Ou temos uma imprensa cujo jornalismo é rasteiro, de péssima qualidade, ou a questão é de má-fé mesmo, apenas para servir como mais um pretexto de disputa política.

    Portanto, ao leitor deveria ser esclarecido que não cabe a um condenado a opção de não pagar a multa. No caso de Genoino, embora não tenha como arcar com o montante que lhe foi imposto, cumpre pagar. Caso não pague no prazo, a pena não se extingue. Genoino foi condenado a cumprir a pena privativa de liberdade e a pena de multa. Pagar não significa “assumir” a culpa, pelo simples fato de que foi considerado culpado. Por isso foi condenado. Se é justo ou não é outra questão. Achar que pagar a multa é assumir a culpa seria o mesmo que achar que ao entregar-se à justiça Genoino assumiu que é culpado.

    Portanto, o ato de solidariedade a Genoino no sentido de arrecadar doações significa ajudá-lo a cumprir uma obrigação que ele tem com a Justiça e que não terminaria após o cumprimento do tempo da sua pena privativa de liberdade, caso o pagamento da multa não seja quitado. Repetindo: a multa é uma pena pecuniária. Uma pena que tem que ser cumprida. É disso que se trata.

    Decisões judiciais devem ser cumpridas, porque são questões legais. Se achamos que são injustas que mudemos as leis através da política. Aí sim, estaremos no campo da democracia e da opinião. É pelo exercício da política que aprofundaremos a democracia, o regime da instituição de direitos.

    O poder emana do povo e é exercido através de representantes eleitos. Por isso a democracia é o regime, ou sistema político, da soberania popular.

    Juízes não representam o povo, pois não são agentes públicos eleitos. Aos juízes compete julgar de acordo com as regras constitucionais e leis que são criadas pelo parlamento, em nome do povo soberano.

    Diante de tudo o que foi exposto, é bom que comecemos a pensar sobre o que está acontecendo neste país. É preciso que se crie uma cultura dos direitos, sem a qual não existe verdadeira democracia. O discurso do Direito é não pode substituir o discurso da política. É isso o que interessa à direita. Não é por acaso que a parceria entre a mídia hegemônica e o STF estão nos conduzindo a uma juristocracia. Compete aos poderes políticos, principalmente ao poder Legislativo, retomar as rédeas da política. É a democracia que está em jogo.

    Maria Luiza Tonelli é advogada, professora, mestre e doutora em Filosofia pela USP.

    Leia também:

    Patrick Mariano: “A decisão de não transferir Genoino é ilegal, arbitrária e desumana”

    Source: http://www.viomundo.com.br/politica/maria-luiza-tonelli-2.html

  12. Não podemos continuar dependendo dos homens bons

    Fonte: http://nikelenwitter.sul21.com.br/2014/01/nao-podemos-continuar-dependendo-dos-homens-bons/

    Não podemos continuar dependendo dos homens bons

    Publicado em 6 de janeiro de 2014

    Quem já teve seus 11 anos, ou algo em torno disso, deve lembrar que a véspera de Santo Antônio (em alguns lugares de São João também) era o dia das “provas” para saber com que se ia casar. Estão lembrados? Enfiar faca na bananeira para descobrir a primeira letra do nome do prometido e ficar imaginando se era Ivo ou Ignácio (sim, eu sempre olhava a bananeira e não a faca). Ou pingar cera derretida de uma vela branca (tinha de ser branca ou rosa) num copo de água e tentar ver ali o que se formaria, se uma letra ou um indício profissional (como um prédio, um navio, uma máquina de escrever). Era possível colocar nomes de conhecidos, interesses, possibilidades, esperanças em pequenos papeizinhos que, dobrados, eram colocados numa bacia sob o sereno*. No dia seguinte, o que abrisse… era o destino. Rodar a casca da laranja recortada inteirinha para ver se ela caía formando a 1ª letra de um nome especial. Eu queria G e sempre fazia L, Minha irmã queria L e sempre fazia um G. Eu tenho um Luís e ela um Gustavo, mas acho que é só coincidência. Imagino que um inventário total dessas provas pelo Brasil resultaria num volume rechonchudo e curioso.

    Na minha casa as “provas” eram uma farra. Seguiram dos 11 até os meus 17, mais ou menos. De início minha mãe nos ensinava, ou alguma tia que estivesse lá por casa. Depois, nós começamos a ensinar as primas e primos mais novos, que também se divertiam. Uma brincadeira. Ninguém levava a sério. Era um entretenimento para as noites frias de junho, com bolo, quentão, pipoca e risadas.

    Estudando História e, em especial, a história das mulheres, acabei dando-me por conta que o significado dessas “provas” havia sofrido uma radical transformação. O tempo pode ter um efeito estranho sobre algumas coisas. Descaracteriza-as, ridiculariza-as ou, simplesmente, as joga na vala comum das tolices. Quase toda a chamada “sabedoria popular” ou as “crenças populares” segue esse caminho. Não farei defesa do tópico, tenho trabalhos inteiros sobre essa outra lógica publicados de forma acadêmica. O que afirmo aqui é que se engana quem vê nestas prática somente um exercício ignorante ou uma brincadeira.

    As “provas” são, antes de tudo, a tradução da imensa angustia que era casar-se no passado, especialmente se você fosse uma mulher. Por passado refiro-me ao mundo que engendrou essas “provas”: o europeu, o Brasil colonial e imperial, quem sabe não vindo algo de África. O fato é, que nesses tempos, no Ocidente que nos concebeu, os casamentos eram em sua esmagadora maioria arranjados, negócio de família, casava-se à conveniência e, para as mulheres, casava-se pela sobrevivência. Casar era o destino das mulheres, assim como ter filhos. Ai daquelas que não conseguissem. Culpa delas, é claro. Não tiveram encanto para despertar interesse ou um dote capaz de tentar algum pretendente. Solteironas. Azedas. Mal-amadas. Um casamento impedia de viver da caridade alheia, dava dignidade, pertencimento, respeito. Contudo, não bastava um casamento. Era preciso, de alguma forma, assegurar que esse casamento resultasse em algum tipo de afeto e que esse afeto fosse capaz de mantes essas esposas fisicamente à salvo de seus maridos. Sorte daquelas que além de casarem, casavam-se com “bons homens”, que não lhes batiam, não as humilhavam, não as violentavam.

    Acabo lembrando daquelas conversas registradas na literatura, no cinema, na TV, no inconsciente coletivo, na voz de uma avó ou tia mais velha: não reclama do teu marido, ele é um homem bom. Não bebe, não joga, não é chineiro**, não bate em ti, põe dinheiro em casa. O que queres mais?

    O homem bom era uma sorte. De se elevar as mãos aos céus. Como então julgar as jovens de todas as classes sociais que viam nas “provas” uma forma de tentar conhecer e, talvez, controlar esse destino? Essas moças que iam buscar junto aos santos uma segurança, uma dependência, uma possibilidade de serem brindadas com um futuro que não lhes fosse hostil e violento? É tentador dizer que a violência era comum e estava mais para regra do que para exceção. A frase “ele nunca te bateu” como elogio a um “homem bom” é tão plasmada em nossa cultura, que nos obriga a pensar na violência interna das casas e das famílias com dimensões bem diferentes das que gostaríamos de imaginar.

    Por outro lado, olhando as notícias corriqueiras dos jornais, bordadas de feminicídios, ataques com ácido, agressões das mais diversas, percebemos que mesmo que as “provas” tenham caído no ridículo, a violência engendrada pela ideia de posse sobre as mulheres ainda continua firme e forte. Alguém dirá: ah, mas agora são as mulheres que escolhem. Sim, e elas apostam fortemente que estão escolhendo um “homem bom” ou tolamente num homem que irá mudar suas atitudes por amor à elas. Então, dir-me-á o interlocutor: a culpa é dela por não saberem escolher. Claro, de quem mais seria a culpa?

    Contudo, não repetirei esse discurso, pois o fato é que as escolhas vem menos ao caso que o ponto central dessa postagem. A imensa verdade é que não podemos continuar a depender dos “homens bons” ou da sorte em encontra-los, nem mesmo podemos continuar a depender das nossas escolhas para fugir dos abusos e maus tratos. A não violência contra as mulheres não é algo que deva passar pela “bondade” de ninguém, nem por seu caráter. Ela tem de ser uma regra, uma regra educacional. Nada da bobagem de “não se bate numa mulher nem com uma flor”. Mas da regra absoluta de que a posse de qualquer homem sobre qualquer mulher não existe, que o corpo da outra não é território conquistado, que casamento não é troca de dono, e que nenhum relacionamento dá qualquer tipo de direito que não esteja num claro acordo entre as partes.

    No texto A violência contra as mulheres e os homens de bem, que saiu no Biscate Social Clube, a autora ressalta a estatística de que 40% do assassinatos de mulheres (em nível mundial) são cometidos por homens próximos a elas. Aí vem o parágrafo mais doloroso do texto:

    “Quando a gente olha pra esses quarenta por cento, incomoda. Tem que incomodar. Porque há algo muito errado num mundo em que tantas mulheres são mortas por aqueles que são sua família, seus companheiros. Não dá pra botar na conta das doenças mentais: ninguém vai me convencer que esses 40% são doentes, são psicopatas. Não. Uma parcela certamente haverá, mas a maioria, possivelmente, é gente como a gente. Que trabalha e ama e dorme e “paga os impostos”. Gente que, até aquele momento, era considerada “gente de bem”. Gente de bem mata mulheres. Muitas. Hoje. Aqui. A gente vive numa sociedade que permite que “gente de bem” mate mulheres. Mais: que constrói caminhos para isso.”

    Esses caminhos não são de agora. Vem de longo tempo. Infelizmente, há tanto tempo que algumas décadas não são suficientes para superá-los. É preciso uma nova educação. E temos caráter de urgência em engendra-la. Precisamos construir um novo jeito de ensinar a ver os outros, sem desmerecer seu gênero, sem constituir o masculino como parâmetro de humanidade. Necessitamos de um novo jeito para educar as meninas (e as suas escolhas) e, principalmente, carecemos uma maneira nova, diferente, de se educar os meninos. Claro que os queremos bondosos, claro que os queremos com caráter, claro que os queremos gente de bem. Mas, em relação às mulheres, o importante que é que eles saibam que elas não lhes pertencem, não os servem, não estão aí para enfeitar o mundo. Essa ideia fundamental que as mulheres não são prêmio nem estorvo, são gente.

     

    * Sereno: orvalho em gauchez.

    ** Chineiro: no Rio Grande do Sul significa homem que frequenta prostíbulos ou contrata serviços semelhantes com grande frequência.

  13. Joaquim Barbosa fumou, mas não tragou

    Joaquim Barbosa não é nenhum asno.

    Conhece muito bem o Regimento Interno do STF e bem assim também sabe o que pode e o que não pode fazer durante o recesso somado às férias do STF.

    Preferiu fazer o que não podia ou, no mínimo, não deveria.

    Proferiu decisão em processo de sua relatoria durante o período em que as atividades do STF encontram-se suspensas.

    Como forma de amenizar ou prevenir possível ação futura, o fez pela metade, já que não expediu o mandato de prisão e saiu de férias.

    Trata-se de algo tipo: – fumei, mas não traguei.

    Joaquim Barbosa passa a nítida impressão de que quer ser atacado seja pelo réu, seja pelo partido ao qual pertence.

    Não é difícil concluir que não é uma atitude digna de um magistrado. O mesmo não se pode dizer de um candidato a um cargo político.

  14. Tenha dó

    O que nos revela uma única visita a um grande portal(o menos ruim)

    Ex-mulher de escritor tira arma da vagina após discussão sobre ETs

    MPF pede prisão de 9 envolvidos em esquema “fábrica de gatos” no Ceará

    CNN – Homem divulga vídeo que mostra captura de suposto ‘pé-grande’

    “Mandíbula de ferro”: mulher morde teto de carro de estranhos na madrugada

    Policial para motorista, mas acaba preso por estar bêbado em serviço

    Em apoio a alemão gay, Barton ataca brasileiro: “religioso sem cérebro”

    Jogadores de videogames podem ter alucinações, diz pesquisa

    Angélica posa de biquíni e tem pernas comparadas a salsichas; veja

    Avião faz pouso de emergência em Salvador após briga de casal

     

    entre muitas outrasmanchetes incompreensíveis ou sensacionalistas
    é dose

  15. Caso aconteça intervenção no Maranhão, com certeza terá cunho po

    Caso aconteça intervenção no Maranhão, com certeza terá cunho político!!!

    Publicado em janeiro 9, 2014 por Caio Hostilio

    Foto 1 Governadora Ministro de Justica foto Geraldo FurtadoA governadora Roseana Sarney e o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo discutiram hoje (09), no Palácio dos Leões, ações para o reaparelhamento do sistema prisional maranhense.

    Roseana Sarney apresenta os detalhes das ações realizadas até o momento para a resolução dos problemas no setor carcerário do estado.

    Todo esse esforço do governo visa devolver a normalidade ao sistema prisional do estado e assegurar os direitos e a integridade de seus usuários. No caso do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, uma Comissão de Investigação, criada logo após as denúncias feitas  pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está acompanhando os trabalhos nos presídios.

    Roseana e Cardoso anunciaram 11 medidas, cujas determinações serão conduzidas por um comitê gestor.

    Para a governadora Roseana, não haverá intervenção, visto que vem cumprindo o seu dever.

    “Estou cumprindo com meu dever. O Estado está indo muito bem, é o 16º no PIB do Brasil. Não é um Estado que esteja patinando. Ele está se industrializando, melhorando”, disse Roseana.

    Roseana falou que o Maranhão não é de pessoas violentas. “Estamos agindo, e fiquem certos que isso não vai acontecer de novo. Se acontecer, serão penalizados, como foram agora. Em 30 horas, pegamos todos os responsáveis pelos atentados. Muito poucos os crimes que não foram elucidados no Maranhão. Desafio um Estado fazer elucidação de crime mais rápida que aqui”, afirmou.

    Quando provocada sobre a ligação de Dilma com a família Sarney, Roseana foi taxativa: “Isso não existe como família. Sou Roseana, tenho sobrenome Sarney, mas sou uma pessoa que tenho passado, presente e, se Deus quiser, futuro. Quem manda aqui não é a família, sou eu. Quem foi eleita, em primeiro turno, fui eu. Assim como representei o Maranhão no Congresso. Querem o quê? Se querem penalizar alguém por isso, penalizem a mim, não a família. Eu que sou a governadora”.

    Agora, Promotores federais, que participaram de uma reunião em Brasília, querem a intervenção no Maranhão, mostrando, com isso, que tomaram para si os baboseiras constantes do relatório do CNJ, tais como: um vídeo que foi filmando há dois anos nos USA e o estupro de mulheres nas dependências de Pedrinhas, isso sem nenhuma prova cabal.

    O Procurador Geral da República, Janot, ainda não deu seu parecer final. Mas os procuradores e diversos políticos vêm pressionando o procurador geral para que peça a intervenção no sistema prisional maranhense, conforme disse uma representante agora pouco no Jornal Nacional.

    Por outro lado, é bom que todos saibam que o secretário de Ralações Institucionais da Procuradoria Geral da República é o procurador Nicolao Dino, irmão do adversário e inimigo de morte da governadora Roseana Sarney.

    Vamos aguardar o próximo capitulo dessa novelinha mexicana: “O Maranhão é o único estado brasileiro que apresenta problemas sérios no sistema carcerário”…

  16. Mais uma do Danilo Gentile

    Nassif,

     

    Vc viu mais essa do Danillo Gentille? Depois de fazer piadas sobre negros, nordestinos, gays e judeus; e de ser criticado por isso, ele criou um site para “responder” aos patrulheiros. O site se chama “Respondendo Idiotas”.

    La, ele ridiculariza as criticas que recebe, e se coloca como vitima de “patrulheiros pagos pelo governo”. A retorica usada para se defender é sofrivel, digna de um aluno do primario. Um exemplo é a critica que recebeu por piadas racistas. A resposta dele é algo do tipo ” fiz piadas com brancos e ninguem reclamou…”

    E o pior de tudo é que o sujeito está criando um exercito de Gentilletes. No site, ele ensina os leitores sobre o que fazer quando tambem for patrulhado. Ou seja, um fã do comediante pode eventualmente fazer uma piada sobre aideticos, e se sofrer criticas, não sera culpa dele. Nao havera reflexao sobre seus atos.. A culpa é dos patrulheiros!!!!

     

    Se alguem tiver figado para ler as sandices do dito comediante, segue o link para o site:

     

     http://www.respondendoidiotas.com.br/

  17. Petróleo

    Dilma esta fazendo o que FHC não conseguiu: entregando nosso petróleo

    A presidenta Dilma repete em seus discursos populistas que país rico é país sem pobreza. Mas, na prática, não está erradicando a pobreza no país e sim as nossas riquezas.

    Ao apagar das luzes de 2013 Dilma autorizou a venda de 35% do bloco Parque das Conchas, na Bacia de Campos, por US$1,6 bilhão. Esse campo produz 50 mil barris de petróleo por dia. Para se ter uma ideia essa produção é mais do que o consumo diário de países como Uruguai, Paraguai e Bolívia. Quem vai abocanhar 75% desse negocio é a Shell, dos ingleses e holandeses.

    A negociata não surpreende. Na retrospectiva de 2013, a Revista Época já destacava a cumplicidade de olhares entre a presidente da Petrobrás Maria das Graças Foster e o representante da Shell, durante o leilão de Libra.

    Dilma já superou de longe FHC. O ex-presidente tentou de todas as formas, mas não conseguiu privatizar a Petrobrás. Esbarrou na maior greve da história dos petroleiros, em maio de 1995, que paralisou o país por 32 dias. FHC teve que recorrer a artifícios para facilitar o desmonte da empresa. Dividiu a Petrobrás em Unidades de Negócios, com a intenção de vender a companhia aos pedaços. O máximo a que chegou foi repassar à iniciativa privada 30% da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Porto Alegre, fatia depois recomprada, no governo Lula.

    Ao assumir como herdeira de Lula, em 2010, Dilma adotou o discurso que poderia distingui-la de Serra e garantir os votos para a conquista da presidência. Afirmou que “ leiloar o pré-sal era um crime e que o pré-sal representava o nosso passaporte para o futuro”. No entanto, seu governo está destruindo a Petrobrás e entregando a petrolíferas estrangeiras o nosso petróleo, indo muito além do que seu antecessor e suposto adversário político jamais sonhou.

    Na gestão iniciada por Maria das Graças Foster à frente da Petrobrás, amiga pessoal de Dilma, foi criado o Plano de Desinvestimento, sob o argumento de que eram necessários recursos abundantes para investir no pré-sal. Anunciou-se, a princípio, que seriam vendidos ativos na área internacional. Mas o fato é que o governo Dilma está vendendo as melhores áreas do pré-sal! A começar pelo Campo de Libra.

     O ‘Desinvestimento’ de Dilma&Foster é sem licitação. Os valores são decididos na surdina, a portas fechadas, entre banqueiros, megaempresários, testas de ferro e representantes das multinacionais do petróleo. Assim como a escolha dos compradores.

    Dilma&Foster agem como se estivessem transacionando bens próprios e não o patrimônio nacional. Muitas vezes tomamos conhecimento da venda de ativos da Petrobrás em discretas colunas nos jornais. Foi o caso do Parque das Conchas, o filé mignon da Bacia de Campos.

    O Brasil chegou à condição de grande produtor de petróleo, graças à luta do povo e ao empenho dos trabalhadores da Petrobrás, desde a campanha “O Petroleo é Nosso”, em 1940-50. O ouro negro poderia estar sendo utilizado para resolver os graves problemas sociais da nação brasileira. No entanto, o governo que prometia o novo, é apenas uma continuidade medíocre da velha política.

     

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