Governo nega publicidade em vídeos sobre a reforma da Previdência no SBT

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Temer e dono da emissora se encontraram para debater defesa à tramitação de PEC no Congresso Nacional / Reprodução

Temer e dono da emissora se encontraram para debater defesa à tramitação de PEC no Congresso Nacional - Créditos: Reprodução

do Brasil de Fato

Governo nega publicidade em vídeos sobre a reforma da Previdência no SBT

Após de jantar entre Silvio Santos e Michel Temer, emissora passou a veicular vídeos favoráveis à PEC 287

Rute Pina

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República negou que os vídeos veiculados pela emissora Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) sejam peças publicitárias. Desde a sexta-feira (21), após um encontro entre o presidente golpista, Michel Temer (PMDB), e o empresário Silvio Santos, o canal passou a exibir vídeos favoráveis à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que altera, entre outras coisas, as regras da aposentadoria.

Segundo o órgão, não houve contrapartida ou remuneração para produção dos vídeos. A assessoria do governo federal afirmou ainda que Silvio Santos “decidiu apoiar voluntariamente a reforma da Previdência, convencido da importância da pauta”.

Temer e o dono da emissora jantaram na noite da última quinta-feira (20). A principal pauta do encontro foi a defesa da reforma da Previdência, em um cenário de incerteza do governo federal em angariar os votos necessários para aprovação da proposta na Câmara dos Deputados.

O dono do SBT já foi responsável pela Aposentec, empresa que pertencia ao Grupo Silvio Santos e que oferecia planos de previdência privada com foco nas classes C e D. O Brasil de Fato procurou a assessoria da emissora, que afirmou que “não vai se pronunciar a respeito”.

O público-alvo é concentrado nas mesmas classes populares da antiga empresa de Silvio e o SBT decidiu utilizar o mesmo locutor que narra a programação própria da emissora. Os vídeos do canal reforçam as peças publicitárias institucionais do governo federal, veiculadas desde dezembro de 2016. “Você sabe que alguns estados brasileiros estão sem dinheiro para pagar suas contas? Você quer que aconteça o mesmo com o Brasil?”, diz o narrador da emissora.

Texto divulgado pela agência Estadão na última quinta-feira (20) dizia que o jantar serviria para que Temer acertasse com Silvio um tipo de “ajuda para desmistificar o governo chama de ‘mentiras’ sobre a reforma da Previdência”. O jornal paulista diz ainda que “inicialmente não há intenção de Temer ir ao programa do Silvio, mas aproveitar o espaço no programa de Silvio para disseminar o discurso de que as mudanças não vão acabar com aposentadorias ou direitos. Em um segundo momento, Temer até poderia gravar para o programa”.

Campanha

Com o lema “Tudo o que é novo assusta”, o governo federal veiculou, na semana passada, um vídeo comparando a Revolta da Vacina (1904) e a resistência dos movimentos populares contra a PEC 287. O vídeo faz referência ao episódio histórico no qual moradores de favelas do Rio de Janeiro (RJ) se rebelaram contra um método violento de vacinação forçada.

A produção é parte da campanha “Previdência: Reformar hoje para garantir o amanhã”, cuja verba foi ampliada para R$ 27 milhões. Inicialmente, as peças publicitárias do governo federal estavam orçadas em R$ 13 milhões.

O Planalto planeja, ainda, buscar apoio de pequenas emissoras da rádio no interior do país. Para isso, o governo deve distribuir verbas federais aos veículos de comunicação indicados por deputados e senadores em seus redutos eleitorais.

A última pesquisa da Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) aponta que 93% dos brasileiros são contra a PEC 287. Movimentos populares e as centrais sindicais organizam uma greve geral contra o desmonte da Previdência nesta sexta-feira (28).

Você pode conferir as reportagens do Brasil de Fato sobre a PEC 287 no especial “Tudo que você precisa saber sobre a reforma da Previdência de Temer”.

Edição: Vanessa Martina Silva

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa é a chantagem mais

    Essa é a chantagem mais escancarada que eu já presenciei. Dias antes, a PF volta os holofotes a quebra do banco do Silvio Santos, o panamericano. Passa alguns dias, Temer se reune com Silvio. E numa permuta descarada, fica claro que Temer não mexerá no vespeiro do Pan (do qual Silvio saiu ileso, sem perder um centavo e pra variar o tesouro ficou com o rombo. Até aí, o de sempre na relação elite e governo = se o governo banca o prejuízo da elite, é patriótica; se paga bolsa família pros pobres, é coisa ruim, pra sustentar vagabundo) desde que Silvio divulgue o paraíso das reformas. Paiseco, Paiseco, Paiseco, Paiseco…

  2. os mais velhos vão se lembrar…………

    os mais velhos vão se lembrar que este puxa-saco sr. abravanel, depois de ganhar um canal de televisão exibia aos domingos um programinha lambe botas do governo militar

    algo como a semana do presidente.

    puxa-saco, sempre puxa saco.

  3. Tenho observado a aproximação

    Tenho observado a aproximação de Sílvio Santos com Temer. Não sei se aumentou a dose após o aparecimento do irmão Abravanel em denúncias relacionadas ao banco Panamericano. 

    Em geral fico aguardando a hora das pegadinhas de Sívio, que rolam depois da meia-noite dos domingos. E, se aguentar, fico no programa de Cabrini, sempre de entrevistas sobre casos espetaculosos. 

    No último domingo vi que o entrevistado foi ninguém menos que Temer, mas, pra minha surpresa, o entrevistador foi outro, não Cabrini. Esqueci quem foi. Mas, com certeza, não foi uma entrevista qualquer, mas mais uma chance dada ao ditador para negar suas maldades contra o povo.

  4. Esse puxa saco, que deu o

    Esse puxa saco, que deu o golpe / desfalque de 4 bilhões, com o seu banco panamericano, para ajudar no financiamento das campanhas dos candidatos demotucanospeemedebistas em 2010, principalmente o cérra, não poderia deixar de aparecer ao lado do traidorzinho temer xupando-lhe os bagos.

  5. Terrorismo de um grupo empresarial

    PARA NÃO FICAR SEM SEU SALÁRIO _ basta o governo golpista de Temer pegar de volta os 25 bi dados aos Itaú, que tal voltar para os cofres públicos mais de 100 bi de reais em poder das teles, basta que o governo cobre meio trilhão de reais do INSS que foram surrupiados do INSS pelo empresariado, e o que dizer do valor de mais de 1 trilhão de reais dados ao agronegócio em forma de perdão de dívidas, hum…que tal taxar os grandes lucros: uma dezena de bilionários brasileiros, se contribuissem com o bem estar do pais que sugam, já estaria de bom tamanho mas isso é querer demais, pois nem a CPMF, uma forma de distribuição de renda como ajudar no custeio da saude,a nossa zeltie zelote topou pagar…..,..,

    Déficit da previdencia é conversa prá boi dormir: especialistas da área já demons traram por A mais B que o INSS não é deficitário, pelo contrário, é superavitário, o problema é o calote dado pelo empresariado, prefeituras e empresas públicas e de economia mista que recolhem a contribuição do empregado mas não a repassam ao seu credor, o INSS…na verdade este pais existe para o 1% uma classe sortuda de donos de bancos e empresas de midia….e por falar em fraude bancária…haja hipocrisia e óleo de peroba para untar tamanha cara de pau…o povo tem que se rebelar…não dá mais…

    Terrorismo de um grupo empresarial que deveria estar atrás das grades por fraude bancária, aliás, se fosse petê já teriam-no colocado em regime de prisão preventiva nas masmorras do mouro sic moro…teriam dado um jeito de inclui-lo na Farsa a Jato…

    O Brasil só tem jeito se a Senzala fizer uma coisa que nunca fez neste pais: se rebelar e dar um chega prá nessa zelite zelote…

    A propósito…

    “(…) Permanece um mistério o que aconteceu com cerca de 2,5 bilhões de reais do balanço do banco PanAmericano. O rombo foi detectado pelo Banco Central, que substituiu oito diretores da instituição, e coberto pelo empresário Sílvio Santos, dono do banco, com recursos emprestados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – espécie de caixa do sistema financeiro nacional para enfrentar eventuais quebras no setor.

    https://www.cartacapital.com.br/economia/o-golpe-no-bau-de-silvio-santos

  6. Tudo que é velho assusta

    Silvio sabe que tem um moribundo nas mãos : o SBT . Aos 86 anos , com um banco falido e uma emissora de televisão em vias de desaparecimento , o que mais esperar da vida ?

    Se esse cadáver ainda é capaz de gerar alguma receita , seja lá como for  – faça como as putas velhas – que assim seja . 

  7. Vergonhoso,
     
    esse senhor

    Vergonhoso,

     

    esse senhor cujo banco meteu uma pepa de 5 bi alardear que ou  sai essa maldita reforma ou o Brasil quebra, bisonho….

  8. Os “grupos” do SS já deram tombos diversos:

    Sejam através do Bau, da Aposentec, da Tamakav,ida Liderança Capiatlização. Histórias não faltam é só pesquisar. O sistema de sua Jukiti é o chamado multinível (nome pomposo para negócios no sistema de pirâmide). Quando recebeu a concessão do hoje SBT (outrora TVS) foi de modo irregular pois era proprietário irregular da Record (não podia ser dono de duas concessões). Recebeu a concessão na ditadura militar pois se comprometeu a não ter jornalismo em sua emissora e ainda produzia o ridículo “a semana do presidente” a mostrar Figueiredo em seus cavalos. Quando quis se aventurar na política por via eleitoral, dizem que à época o hoje falecido e ex-poderoso Roberto Marinho ligou para o José Sarney (arquiteto da candidatura) e lhe exigiu que “tirasse o seu camelo da jogada”. Talvez por causa do que pode vir pela frente devido a coisas nebulosas com seu ex-banco Panamericano, que trouxe um prejuizo grande para a Caixa Federal, esteja se vendendo para o governo Temer. Com toda esta história por tras e com este sorriso cínico não confio, me perdoem. Quem por muito tempo estragou as tardes de domingos e abriu caminho para outros programas, inclusive na globo, também alienantes, não se importa com o que pode vir para o futuro popular.

  9. Propaganda​ da reforma no SBT
    Povo hipócrita, esta sim havendo propaganda e em forma de ameaças tipo se não houver a reforma não haverá mais salário..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador