Governo Temer quer aprovar terceirização irrestrita ainda neste ano

Jornal GGN  – No Senado, o projeto que prevê a terceirização para qualquer tipo de atividade, está à espera de votação e tem o apoio do governo de Michel Temer, que quer que ele seja aprovado ainda neste ano. A proposta de terceirização irrestrita é apoiada por associações patronais, como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), mas é duramente criticada por centrais sindicais.

A reforma trabalhista, classificada como “modernização” das relações de emprego pelo Planalto, pode permitir que convenções coletivas prevaleçam sobre normas legais. Desta maneira,  13º salário, férias, adicionais noturno e de insalubridade, salário mínimo, licenças e FGTS também poderão ser negociados.

Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho, chegou a criar um grupo de trabalho com as centrais sindicais para discutir a questão da terceirização, mas o grupo nunca se reuniu. Outro ponto que o governo Temer quer aprovar é a ideia de duas novas modalidades de contrato de trabalho, um parcial e o intermitente, com jornada menor que 44 horas semanais, e salários proporcionais.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Geddel Vieira Lima sabe que estas medidas enfrentarão resistência, mas ele acredita na ideia de que elas são necessárias para o crescimento de longo prazo.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O pior é que a maioria que

      O pior é que a maioria que bateu penico eram filhinhos de papai e madames botocadas que não fazem a menor ideia do que é trabalhar.

       

  1. Pobre de direita merece tomar

    Pobre de direita merece tomar na cabeça. Pobre omisso que não tem posição política e acha que PT e PóSDB é a mesma coisa também merece tomar na cabeça. Eu não vou ser prejudicado diretamente pois não sou empregado. Mas sei que indiretamente também levarei na cabeça. Se eu mereço, não sei. 

  2. A hora em que o negociado

    A hora em que o negociado prevalecer sobre as leis do Trabalho, os trabalhadores brasileiros estão acabados. É porquê o empresariado brasileiro não é civilizado o bastante para ter essa liberdade, a maioria deles ainda são escravocratas. E não é possível portanto ter uma negociação civilizada quando o lado forte da negociação vê os trabalhadores como escravos.

    1. Nos EUA é assim.

      Ué, mas nos EUA não prevalece o negociado sobre o legislado – que aliás sequer existe?. E o grau de sindicalização não é baixissimo, além de em vários Estados e várias profissões a sindicalização ser proibida por lei? Parece que nossos escravocatas se inspiraram nos do seu país….

  3. Um negócio que falta pobre/trabalhador aprender no Brasil

    Se os patrões estão defendendo, então é ruim pra você.

    Simples assim. E ponto final.

  4. A matéria está errada. Favor corrigir…

    É mentira que…

    “A reforma trabalhista, classificada como “modernização” das relações de emprego pelo Planalto, pode permitir que convenções coletivas prevaleçam sobre normas legais. Desta maneira,  13º salário, férias, adicionais noturno e de insalubridade, salário mínimo, licenças e FGTS também poderão ser negociados.”

    Na prática, o que vai acontecer é…

    “A reforma trabalhista, classificada como “modernização” das relações de emprego pelo Planalto, pode permitir que convenções coletivas prevaleçam sobre normas legais. Desta maneira,  13º salário, férias, adicionais noturno e de insalubridade, salário mínimo, licenças e FGTS também serão eliminados.”

    Ou alguém duvida?

    Bandidos golpistas!!!! Canalhas!!!!

  5. Do ponto de vista dos grandes

    Do ponto de vista dos grandes empresários, a terceirização é uma maneira entre outras coisas, de se livrar de responsabilidades em casos de indenizações.

    Se um pedreiro que trabalha pra Camargo Correa, por exemplo, se acidenta por falta de equipamento adequado, a Justiça obriga esta grande empresa a indenizar o operário.

    Já, se o pedreiro trabalha pra Zé da Silva Construções, que trabalha pra Mané Empreendimentos, que trabalha pra Camargo Correa, pode esquecer a indenização.

    Se a empresa não tem dinheiro, simplesmente ela não tem dinheiro! E o pedreiro ficará sem sua indenização.

    Se a Zé da Silva Construções falir e fechar as portas, nem sequer o salário do mês trabalhado os operários receberão.

    1. Eu não sou um cara maledicente

      Por isso eu nunca vou dizer que a Zé da Silva Construções e a Mané Empreendimentos serão empresas guarda-chuva, cujos donos serão laranjas plantadas pela Camargo Corrêa…

      1. cujos donos serão laranjas

        cujos donos serão laranjas plantadas pela Camargo Corrêa…

        …ainda que tacitamente, em troco não necessariamente de dinheiro mas pela simples medalha de AMOG, “Amigo Oficial dos Grandes”.

        Mais tarde, insatisfeitos, Zé e Mané entrarão na Justiça contra a Camargo Corrêa, sabe aquela firma que tem os melhores advogados do país a seu serviço e, eventualmente, até algum juiz?

  6. Não tem condições, o projeto

    Não tem condições, o projeto de terceirizações irrestritas é absolutamente inadequado à nossa cultura, à nossa formação.

    Se em sociedades em que cidadãos são muito melhor preparados, formados e informados que nós para participarem de um capitalismo minimamente saudável, de forma a que não acabem tão lesados por esse sistema, sistemas em que as pessoas sabem de seus direitos, e os têm garantidos por sistemas judiciários bem mais honestos do que o nosso, o momento – crise do Capital – já é de selvageria, no nosso país, então, a tendência é um massacre absoluto do ser político pelo ser econômico.

    Não é assim que somos. Se tentarmos só que faremos será aprofundar a exploração recíproca do mais vullnerável pelo menos vulnerável, aprofundarmos nossa mais feia ferida: as desigualdades todas: de oportunidades, de renda, sociais, políticas e econômicas. E será completamente insensata a tentativa de impor um sistema ao nosso jeito de ser.

    O certo seria desenvolvermos sistemas adequados a nós. Por mais que a propaganda ideológica-comercial nos martele diuturnamente, jamais seremos nem menos nem mais, jamais seremos diferentes de brasileiros. Uns lamentam que sejamos assim; outros, enaltecem. A mim, apesar de crer que nada sob o Sol é, tudo apenas está, não creio que se deva atropelar assim uma cultura, um jeito de ser, sem que se estabeleça tremendos conflitos e reações.

    Não adianta tentarmos impor sistema que funciona bem em outras sociedades. Há povos em que o estado cuida muito mais profunda e amplamente de seus cidadãos do que o nosso. Há outros em que o estado é bem mais omisso – e algumas pessoas aqui dirão libertário – que o nosso. Não acho que tem um certo nem um errado. O que há é adequação. Ou não. No caso, creio que não.

  7. Essa estória de “contrato parcial”…

    Tem muito coxinha que bateu panela e foi pra manifestação que só vaí descobrir que cavou a própria sepultura quando estiver em dois ou três empregos de “contrato parcial”, trabalhando 60 a 80 horas por semana pra ganhar o mesmo que ganhava em um único emprego antes…

  8. Governos: terceirizam?

    1. Cadeias  construídas por particulares funcionam como hoteis . O estado de Minas por exemplo, pagava R$1.850,00 ao mês, por preso numa dessas cadeias privadas, nos tempos de Aécio governador.  Hoje, o valor deve ser maior.

    2.  Contam que  inúmeros juízes mal dão uma rápida olhada em processos antes de assinar sua decisão. São muitos os funcionários públicos que, junto a terceirizados, constituem os processos que são analisados e os  pareceres são preparados e juntados deixando  campos onde o juiz vai apor sua assinatura. Em processos por meio eletrônico, mais terceirizações ocorrem, é claro.

    3. Conte nos dedos qual membro do poder público dirige o veículo que o leva prá lá e prá cá, de casa para reuniões, trabalhos, etc. Vereadores, prefeitos, deputados estduais, deputados federais, juízes, promotores, presidentes dos diversos órgãos, todo mundo tem seu motorista.   E os carros, em geral, são comprados com dinheiro público.

    4. Discursos? Imensa maioria deles é feita por gente contratada.

    5. Deputados e senadores fazem tramitar projetos de leis e demais atos oficiais que são redigidos por pessoas contratadas pelos interessados em tais leis. É provável que uns 90 por cento dos 513 congressistas NÃO saibam nem o que estão aprovando na hora de votar. Nem qual a repercussão, depois de aprovado o ato.

    6. Em BH cresce o número de escolas “públicas” cujo prédio é construído com dinheiro privado e a administração é totalmente entregue nas mãos de empresas – e o poder público paga os custos mensais, incluindo a lucratividade, é claro. Professores são contratados pelas empresas e com isto o poder público se afasta do que mais tem raiva – que é participar de negociações salariais e de melhorias no ensino público.

    7. Assim como o Mineirão, hoje Minas Arena, é possível que a maioria dos estádios brasileiros são administrados por particulares. É muita grana, cuja modalidade de pagar é pensada para que o poder público fique livre de ter funcionários públicos tomando conta daquilo, e que a empresa administradora fique o mais longe possível de fiscalizações que lhes atrapalhem a lucratividade.

    8. Sabe o teu CPF? O Governo ao longo dos tempos foi deixando quase que somente o controle da emissão com a Receita – pois as máquinas e os  empregados incumbidos de emitir um só número para cada pessoa foram sendo terceirizados. Levou tempo até a Receita admitir que houve (há) casos de emissão de CPF com o mesmo número para mais de uma pessoa, levando gente ao desespero até tudo se esclarecer. Há também procedimentos em processos de Imposto de Renda e de outros assuntos ligados à Receita Federal com senhas, códigos, etc que são efetuados por empresas terceirizadas. Como se sabe.  

    9. Registros públicos em geral estão quase todos em mãos de particulares, de um jeito ou de outro. Serasa é uma gigantesca empresa multinacional que pode estar sabendo mais sobre os dados de você, do que você mesmo. Lembram daquelas furações de dedo tão badaladas pelo TSE para aprimorar o sistema de votação no país? Ainda estava no início, e já se negociava a venda dos desenhos de seus dedos com o Serasa. Quando foi noticiado como escândalo, foi dito que os Ministros do TSE e quem mais fosse responsável lá de cima não estavam sabendo dessa venda.

    10. Sabe quem toca  O PROCESSO ELEITORAL no Brasil? Quase tudo é terceirizado, contratos gigantescos, tudo girando em torno de uma empresa americana que nem os americanos contrataram para eleição, nem nenhum outro país. Só o Brasil. E mais: os muitos defeitos detectados não são corrigidos. Para as eleições municipais deste ano já se previram gastos  de R$ 245 milhões. 

    11. Explodiu mais um caixa eletrônico nalgum lugar do país? Segurança de banco é assunto da Polícia Federal, mas todo o serviço é terceirizado. Assim como é terceirizado o serviço de segurança nas Universidades Federais, onde – de vez em quando – acontecem coisas terríveis por falta de mais qualidade justamente nos esquemas de segurança.

    12. Bancos privados e públicos, correios e demais serviços públicos, todas as organizações que mexem com trânsito de dados via eletrônica dependem de… empresas privadas, como a OI e outras. De vez em quando você fica plantado numa fila esperando o “sistema” voltar – e não é necessariamente por causa daquele funcionário que você está vendo em sua frente, mas por causa da Oi, ou outra dessas donas de sistemas de telecomunicações. Ouve-se dizer que até as Forças Armadas não disporiam de sistema próprio de telecomunicações e ficariam portanto nas mãos dessas empresas. Que, por seu turno, andam cheias de… terceirizados.

    Paro aqui, sem esgotar o assunto. Que vai muito além. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador