Lula e Dilma entregaram linha sucessória ao “lado quadrilha do PMDB”, diz Ciro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do Fato Online

Possível nome do PDT à presidência da República em 2018, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes voltou a disparar contra a aliança feita pelo PT com o PMDB nas últimas eleições presidenciais. De acordo com o pedetista, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva optaram em fazer uma coligação com o “lado quadrilha” do partido. Ele acrescentou que Temer “está no golpe e é o capitão dele”. As declarações ocorreram nesta quinta-feira (21), após reunião dos diretórios regionais pedetistas em Brasília.

“A minha questão é: será responsável entregar a linha de sucessão do país a este lado quadrilha do PMDB? Eu respondo: não é responsável. Foi o que eles fizeram, o Lula e a Dilma”, disparou Ciro. Ele entrou no PDT no ano passado junto com o seu irmão, o também ex-governador do Ceará Cid Gomes. Desde então, vem sendo cotado como candidato à presidência da República em 2018.

Para ele, a corrupção ocasional sempre vai existir. No entanto, a novidade foi a divisão das diretorias de estatais para arrecadação de propinas. Essa forma orgânica, acrescentou Ciro, foi o custo ao se associar com a ala do PMDB comandada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. “Ele está no golpe e é o capitão dele”, comentou o pedetista, acrescentando que não acredita em qualquer aproximação pelo peemedebista com Dilma.

Porém, ele entende que movimentos como os últimos de Temer, ensaiando uma reaproximação com Dilma Rousseff fazem parte da política. “A política vive desses bailados”, comentou. Mas aconselha que a petista não acredite nas declarações do peemedebista. “Só quem for idiota acredita. Agora, isso não quer dizer que a presidenta deva repudiar isso”, acrescentou Ciro.

Simpatia

Apesar de diversas críticas ao governo, em especial à política econômica e à aliança com o “lado quadrilha do PMDB”, Ciro poupou a presidente da República. “A presidenta Dilma é uma pessoa absolutamente honrada”, afirmou. No entanto, comentou já ter dito à petista que é preciso “retomar os valores” apresentados durante a campanha eleitoral, de “compromisso com quem trabalha e produz”. “A sensação da maioria do povo brasileiro hoje é que foi enganado”, disse.

Neste cenário, o PDT mantém a determinação de apresentar um candidato à presidência da República em 2018. Ciro é um dos nomes. Mas, segundo o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, a intenção do ex-governador gera simpatia em outros partidos, como o PT. “Parcela significativa do PT vê o nome do companheiro Ciro com muita simpatia. A receptividade do Ciro é muito boa”, afirmou. 

No entanto, mesmo essa receptividade ao nome de Ciro não significa que ele já seja o candidato pedetista ao Palácio do Planalto. De acordo com Lupi, outros membros do partido podem decidir se candidatar. O senador Cristovam Buarque (PDT/DF), por exemplo, pretende concorrer novamente. Desta forma, a decisão virá em uma convenção partidária. Mas, se depender dele, o ex-governador disputará a presidência.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PT perdeu para os rentistas…

    Nosso país é considerado terra virgem. Existe tudo a se fazer ou melhorar. Falta coragem de se fazer um governo de apenas um mandato, para começar as mudanças. Semelhante ao prefeito de SP. Nosso modelo economico deve ser para dentro do país, o Brasil possui lastro forte para suportar crises externas. Se porventura o Brasil sofrer sanções internacionais sobrevive somente com a riqueza produzida internamente.

    É interessante como não se fala disto. E o Governo continua a lamber os rentistas internacionais.

    1. Voce esquece das poderosas
      Voce esquece das poderosas forças locais – leia-se mídia – que apoiam os “rentistas internacionais”.

      Faça uma mídia alternativa que tudo se resolve.

      Não é por acaso que governos de esquerda sistematicamente têm ganhado as eleições. É porque no período eleitoral dispôem de mídia (propaganda eleitoral obrigatória) para divulgar suas propostas. Passadas as eleições e perdido o espaço na mídia, a hegemonia dos grandes grupos internacionais se reestabelece.

      1. O PT perdeu para os rentistas…

        É como disse “Falta coragem de fazer um governo de apenas um mandato.”

        Com as redes sociais a mídia vai pro espaço…

        1.  
          Vai não drigoeira. Por

           

          Vai não drigoeira. Por enquanto, você joga sua tarrafa, ou mesmo sua rede, guando puxa, só vem umas pititingas, Boa parte do material circulante nas chamadas “redes socias” tem a mesma credibilidade das extintas colunas socias. Aquele jornali$mo já falecido e enterrado no mundo todo. Mas, como diz o senador Roberto Requeião, ainda respiram com aparelhos, apenas, nos jornalões de Pindorama. Não fossem pelos Blogs sujos, a coisa tava braba.

          Orlando

  2. Ciro certo

    A mineira Sandra Starling chegou a ser a principal referência do PT mineiro.

    É fundadora do partido, foi a primeira candidata da legenda ao governo do Estado, em 1982, e chegou a ser líder de bancada na Câmara.

    Foi secretária executiva do Ministério do Trabalho no primeiro mandato de Lula e pediu a sua desfiliação, publicando uma carta expondo o seus motivos: não aceitava a imposição de Helio Costa (PMDB) como o candidato da base governista no estado.

    “É lamentável que o PT acabe refém de uma pessoa, que é o Lula. [Ele] Tem os seus méritos, mas todo mundo tem algum mérito; virou caudilho no partido, manda, desmanda, decide, todo mundo obedece. Não dá! (…) O PT de Minas tem pessoas e figuras importantes que poderiam ter se unido para fazer uma resistência. Não é possível que essas coisas passem assim sem que ninguém proteste”, declarou à Folha.

    EM 09/06/2010:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/748356-militante-historica-do-pt-chama-lula-de-caudilho-e-deixa-partido-em-mg.shtml

    Imagens da Internet

     

    1. Sandra sim, Ciro não

      Lembraste bem esse depoimento corajoso e profético da Sandra Starling, de quem tive a sorte de ser aluno em meus tempos de calouro na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Mas Ciro e seu irmão (o muito bem educado ex-ministro da educação), se são bons em algo, é na nobre arte de serem destemperados. Nem sei mais por quantas legendas passaram. Alguém aí sabe?

       

  3. depois de lula, ciro é grande

    depois de lula, ciro é grande nome para 2018;;;

    pena que tenha de ficar nesse triste morde e assopra;

    elogia e critica ao mesmo tempo o lula, que ainda é o gande nome,

    apesar de ser massacrado diuturnamente pela grande mídia golpistsa

    e seus conluios com a oposição e os mancomunados da burocracia brasileira….

    ciro elogia dilma porque sabe que em 2018 a situação economica

    estará melhor do que agora….

  4. Possíveis candidatos em

    Possíveis candidatos em 2018:

    -Lula

    -Alckmin

    -Aecio 

    – Alvaro Dias (PV)

    -Cristovao Buarque

    -Marina Silva

    -Luciana Genro

    -Ciro Gomes.

     

    Quem vocês preferem?

    1. Qual prefiro?

      Prefiro um partido grande, com base popular e capaz de enfrentar a colonização histórica do Brasil. Esse partido, até agora é o PT. Dentro dos candidatos do PT acho o Lula com maiores chances.

  5. CIRO É BOM PRÉ-CANDIDATO,TEM

    CIRO É BOM PRÉ-CANDIDATO,TEM COMPROMISSO COM A VERDADE

    PROVA DISSO É A SUA PEREGRINAÇÃO PELOS PARTIDOS POLÍTICOS

    MARINA,DECEPCIONOU-ME COM SUA OMISSÃO QUANTO AO CASO SAMARCO

    NÃO SE PRONUNCIOU,UMA “LÍDER”AMBIENTAL ASSIM NINGUÉM QUER,TÁ VENDIDA

     AOS SEUS FINANCIADORES,SEM FALAR NO APOIO AO AÉCIO ANO PASSADO

    ALCKMIN É O MAIS BEM INTENCIONADO DOS TUCANOS E, FEZ ISSO NA EDUCAÇÃO!!

    LULA JÁ FEZ MUITO,JÁ A DILMA É ESSA NOSSA DECEPÇÃO,SÓ É HONRADA!!!

    ÉÉÉ…ME PARECE Q SÓ SOBRA O CIRO OU CRISTOVAM,SUPERCAPACITADOS!!!!!

    1. Guimarães Rosa

      Lenita, você citou o Riobaldo, personagem de Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa… Livro icônico que li a algum tempo… Abração.

      1. Me desculpe

        mas acho que isso é uma citação clássica de Sócrates. Li ‘grandes sertões’ diversas vezes e acho que essa citação, literalmente assim, não faz parte.

        sds

        1. Tem razão!

          Marcos, você tem total razão! Foi um lapso meu… Pensei em: “eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” de Riobaldo… E confundi tudo, kkk.

          A frase citada pela Lenita é de Sócrates.

          Lapso danado!

          Um abraço e obrigado!

          1. Obrigado gente.

            Nada como ter pessoas conhecedoras  e de boa memória ao meu lado, né? Esta é uma das razões d’eu gostar do Blog. Em outros, a frase poderia ter sido atribuida ao FHC. Aquele do “Assim não pode, assim não dá !”  sua mais “famosa”. rsrsrs.

  6. Se o Ciro aprendesse a

    Se o Ciro aprendesse a controlar a língua… teria grandes chances de vencer as eleições. O Nassif parece não gostar muito dele, mas Ciro é talvez o político mais intelectualmente preparado em minha opinião, e, como não enriqueceu mesmo depois de ter sido governador, prefeito, ministro e deputado, provavelmente é honesto. O problema é que esses atributos não parecem ser suficientes para governar um país como o Brasil.

  7. Esse cara que quer ser

    Esse cara que quer ser candidato a presidente, já votei nele, foca pra ganhar espaço na mídia. Nos 2 últimos meses deu 7 213 211 entrevistas.

       O cara que já frequentou 611 partidos( há hoje,uma matéria no Uol a média por cada partido que ficou : 4 anos e sete meses) Claro que não vou procurar.Quem se interessar que procure.)

           O nômade volta novamente.Com uma ideogia interessante:

                Sou o cara. Partido ? Pouco importa pra ele.

                   Eu amo o meu país. Mas como os nossos  políticos são esquisitos, pra dizer o mínimo, não ?

                  Tradução de ”esquiSITO ”: iDEOLOGIA partidária ZERO.

                    PARLAMENTARISMO ONTEM .ANTEONTEM. ATRÁS DE ONTEM.

  8. Só o Ciro tem chances

    Lula não tem chances. O republicanismo dele vai acabar de afundar o país. Vai nomear um outro Joaquim Barbosa para o Supremo… Vai decentralizar mais a Polícia Federal ? Vai eleger Procurador Geral da República tucano, obedecendo a lista tríplice ( que não está na Constituição…) Depois vai trocar a lei de médios pelo controle remoto… Por fim vai reconduzir o Cardozo ao ministério da Justiça, para ele fechar os olhos diante de massacres indígenas, e deixar as Lava Jato julgarem sem provas… E é claro, eu ia esquecendo, quem mesmo vai ser a base aliada do lula? Ah, sim, a ala podre do PMDB.

    Sem contar, é claro quer após mais três anos de (des) governo Dilma, se Lula subir num palanque, ele apanha. Será que Lula vai levar Dilma para os comícios? Para que os 7% de aprovação dela passem para ele?

    E tem mais, o cérebro do Governo Lula era o Dirceu, que está preso.

    O Lula teve sua chance, e jogou no lixo, após optar pelo republicanismo, nenhuma palavra de Lula se arrependendo desta loucura de nomear inimigos para cargos estratégicos. Ele vai continuar com esta roleta russa, e o país não tem mais como apostar errado, a coisa está séria demais pra errar. Lula errou em quase todas as nomeações que fez. Precisa dizer mais o que?

     

    ——————-

    O Alckmin e a Marina não contam. São servos dos bancos rentistas, vão elevar juros nas alturas. O PSOL não sai do 1% de votos…

    Só o Ciro realmente tem condições. Ciro sabe que precisa baixar os Juros. Sempre se candidatou apenas quando tinha chances reais, ao contrário dos outros, não desperdiçou candidaturas com chances nulas. É corajoso e inteligente também. E o PDT, é tão de esquerda quanto o PT, para quem se lembra de Leonel Brizola.

    É Ciro 2018

  9. Mas então há arrecadação de propinas nas estatais?

    “…a novidade foi a divisão das diretorias de estatais para arrecadação de propinas”.

    Neste trecho o Ciro Gomes acabou de justificar que existe de fato motivo para a operação Lava Jato.O trecho é muito forte, pois ele deixa claro que corrupção sempre existiu, mas agora existe uma atuação (de quem?) deliberada para organizar a administração pública e arrecadar recursos de forma ilegal. Trecho que o Arnaldo Jabor assinaria tranquilamente, mas ninguém comenta uma vírgula; pelo contrário, até elogios ao cara. Curiosa a atitude dos comentaristas do blog…

  10. tá doido! meu… assombração

    tá doido! meu… assombração…

    mais um collor vice-rei da vida besta

    salvador da pátria fênix casa grande & sensala

    e prendo! arrebemto! e aquilo roxo: espelho, espelho meu…

    a surfar no mar de lama das terras brasilis desolada pelo lulopetismo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador