“Lula não é dono de apartamento no Guarujá. E se fosse?”, rebate Instituto

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Instituto Lula desmentiu a reportagem “Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula“, do jornal O Globo, que afirma ser de propriedade do ex-presidente o apartamento no edifício Solaris, no Guaruja – edifício cuja obra foi relacionada a dinheiro supostamente de propina pago a construtora na investigação da Lava Jato. “Lula poderia, perfeitamente, pela sua trajetória de vida e atividade profissional como palestrante, ter um apartamento comprado a prestações no Guarujá. Mas não tem”, simplifica o Instituto.
 
“Embora esse assunto não seja nada novo na imprensa, o Instituto Lula explicou novamente que Lula não possui um apartamento triplex no Guarujá”, disse a entidade em nota. “A resposta foi registrada pelo jornal, mas não o impediu de publicar na quarta-feira (11) uma matéria mentirosa, com um título sensacionalista na primeira página chamando o edifício de ‘prédio de Lula’ e cravar de novo que Lula seria dono do tríplex”, completou.
 
Sobre a relação das obras do edifício que O Globo afirmou que Lula teria apartamento, fato desmentido pelo Instituto, com dinheiro da Operação Lava Jato, a entidade disse que as empresas Planner Corretora e Truste responderam em “uma nota que mostra a ignorância do jornalista sobre a natureza das operações financeiras e como, mesmo depois de receber as explicações sobre a sua natureza, persistiu com uma matéria mentirosa” (leia a nota).
 
Na mesma nota oficial, o Instituto Lula também desmentiu a coluna de Merval Pereira, “Um tiro no pé“, que afirmava que Lula teria feito consultoria para empresas. “Isso também não é verdade. Lula faz palestras. Não é, não foi, nem será consultor de ninguém”, rebateu a entidade.
 
“Matérias difamatórias do mesmo jornal O Globo, e também da revista Época, acabaram por motivar uma investigação em curso do Ministério Público Federal do Distrito Federal sobre as palestras do ex-presidente, para a qual o Instituto Lula já prestou todos os esclarecimentos pedidos”, explicou o Instituto.
 
“Lula não comprou nenhum apartamento, em nenhuma parte do globo. Lula não foi para o exterior em férias. Só viajou a trabalho, para participar de atos políticos, atividades do Instituto Lula ou dar palestras. Ademais, em suas atividades em outros países, o ex-presidente Lula sempre se pautou pela defesa dos interesses nacionais e nunca falou mal do Brasil no exterior”, referindo-se às menções em demais publicações que a entidade desmente.
 
Segue, abaixo, a mensagem do jornalista Germano Oliveira, de O Globo, e a resposta do Instituto Lula:
 
MENSAGEM DO GLOBO ENVIADA ÀS 18:02 DE TERÇA-FEIRA (11) PARA SER RESPONDIDA ATÉ 19H30:
 
Olá Crispiniano,
 
conforme falamos,  a Planner , que repassou R$ 3,2 milhões para a OAS tendo o prédio Solaris, no Guarujá, como garantia (hipoteca), recebeu R$ 3,7 milhões da GFD, empresa do doleiro Alberto Youssef. São duas empresas Planner, do mesmo sócio: a que recebe dinheiro da GFD é a Planner Corretora, a que teve a hipoteca do Solaris é a Planner Trustee. São empresas que funcionam no mesmo endereço. O ex-presidente Lula sabia que as obras do Solaris, onde ele tem apartamento, podem ter sido financiadas por dinheiro do Youssef?
 
Estamos fechando esta matéria hoje mesmo, 19h30.
 
aguardo !
 
abs
 
RESPOSTA:
 
Dona Marisa Letícia Lula da Silva adquiriu, em 2005, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente a um apartamento, que tinha como previsão de entrega 2007. Com o atraso, os cooperados decidiram em assembleia, no final de 2009, transferir a conclusão do empreendimento à OAS. A obra foi entregue pela construtora em 2013. Neste processo, todos os cooperados puderam optar por pedir ressarcimento do valor pago ou comprar um apartamento no empreendimento. À época, Dona Marisa não optou por nenhuma destas alternativas esperando a solução da totalidade dos casos dos cooperados do empreendimento. Como este processo está sendo finalizado, ela agora avalia se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis. Qualquer das opções será exercida nas mesmas condições oferecidas a todos os cooperados.
 
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já de outro lado, tem gente…

    ……………”Isso também não é verdade. Lula faz palestras. Não é, não foi, nem será consultor de ninguém”,……….

    Lula se retrai a sua condição de reles mortal.  Consultoria de investimentos  é prá especialistas em negócios, tipo Sebrae e Cia.

    Do outro lado, tem cabra do tip zé-ruela, que se mete  a  ser colega de academia  de Érico Veríssimo ou mesmo Machado de Assis……não é  muita  hipocrisia junta?

     

  2. Deixa ver se eu entendi:
    O

    Deixa ver se eu entendi:

    O globo publicou : falso 

    O Instituto lula desmentiu : verdadeiro 

    Ninguém aventou a possibilidade de o globo estar falando a verdade e o instituto lula mentindo ? 

    Pode ser que não mas pode ser que sim . Quem vê a verdade absoluta, indenpendente do lado, é miope ou mal intencionado.

     

    1. Ex-presidente não pode ter triplex no Guarujá

      Deixe ver se entendi: Lula mentiu, tem um apartamento triplex no Guarujá e, por isto, é ladrão (que é a insinuação do Globo). Já o Globo disse a verdade, seus donos têm dezenas de bilhões de dólares de patrimônio e são cidadãos probos, acima de qualquer suspeita, assim como está acima de qualquer suspeita o jornal que possuem.

      Lula, o ladrão, não pode ter um apartamento triplex no Guarujá, mas os Marinho, os probos, podem ter quantos apartamentos quiserem, é isso?

      Lula, o ladrão, é um duro, mas os Marinho, os probos, são multibilionário, é isso?

      O Globo não provou que Lula tem o tal triplex, e teria de provar para que sua acusação tivesse credibilidade. Talvez caiba a Lula exigir judicialmente que o Globo prove que ele, Lula, ou sua mulher, são proprietários do tal triplex. Se o Globo (e o jornalista) não provar, ação no Globo (e no jornalista) por danos morais.

  3. Os mesmos que são donos de
    Os mesmos que são donos de fortunas enviadas criminosamente para o Banco dos mafiosos na Suíça acusam Lula de ser dono de um apartamento que não é dele. Jornalismo piadista. Coisa de maluco, mano. Os moços do aquário e o dono do jornal tão cheirando demais, mano. Assim eles morrem de overdose antes da passeata de domingo e a gente morre de rir ao ler os obituários deles.

  4. Com certeza a volta dessas

    Com certeza a volta dessas manchetes sobre apartamento de Lula é a falta do que colocar na imprensa. Requenta-se uma mentira,e, o pior: incomodam quem trabalha no Instituto Lula pedindo re-informações, pois disso aí to cansada de ler e ouvir falar. 

    A Globo se acha no direito de querer ser juiz, e o “povo de Lula” não devia perder tempo em responder essas mentiras, que só servem em favor dela e dos golpistas. 

    Se tal imóvel é de Lula, comprado e pago por formas lícitas, qualquer resposta deveria ser dada à Justiça, caso ele, Ex-Presidente fosse questionado, pela Justiça. Eu, por mim, deixava o factóide sem resposta, até porque, com ou sem, outros virão à reboque, custe o que custar. E até porque, também, qualquer resposta, por mais sincera e verdadeira, pode sequer constar amanhã no mesmo jornal.

    Um homem, beirando os setenta anos, com a trajetória de vida política de Lula, que percebe salário por serviços prestado ao Brasil, e que ao longo de sua história não foi imbecil pra não saber ganhar dinheiro, e até muito dinheiro, dando palestras aqui e alhures, pode, e deve, ter quantos apartamentos o seu dinheiro amealhado sirva para adquiri-los.

    Por que ninguém vê essa imprensa golpista tratando do patrimônio de Aécio, entre tantos outros políticos, esses, sim, ladrões, como o é Agripino e outros tantos que se fizeram grandes em riquezas monetárias em razão da exploração dos pobres de seus estados? Vez por outra pegam Roseane Sarney, mas se fossem atrás de tantos quanto ela não existiria espaço em prisões no Brasil pra tanto lalau. 

    O problema, primeiro, é encontrar saída pra enjaular Lula. Se não pode por isso, vamos por aquilo, nem que seja requentando denúncias já esclarecidas em favor do acusado. Segundo, porque não aguentam mais ter que engolir, como jamais engoliram, a importância de Lula, pelo seu passado de retirante da seca nordestina. E, terceiro, porque, enquanto ele gosar de liberdade, será sempre uma ameaça a esses incompetentes, que perdem eleições majoritárias uma após outra. Isso dá um nó nas tripas dessa gentalha, tucanalha.

     

  5. É verdade

    Que a Globo comprou os direitos de transmissão da copa, no exterior, para não pagar impostos.

    Que o José Serra praticamente doou o terreno do estado p/ a construção de partes da empresa do DR ROBERTO.

  6. A mídia está tão acostumada a

    A mídia está tão acostumada a fazer os brasileiros de idiotas que inventa qualquer coisa na certeza que muitos imbecis leitores de títulos de matéria acreditarão e guardarão o que foi dito e nunca ouvirão ou acreditarão no desmentido depois.

     

    1. Somos todos burgueses golpistas

      O presidente da CUT disse que se houver tentativa de derrubar Dilma, atacar Lula, ou a democracia, irá para a rua de armas nas mãos para lutar contra a burguesia golpista. Fez muito bem, admoestou a burguesia golpista, ameaçando reagir a seu golpismo.

      Já você acha que o presidente da CUT ameaçou o povo brasileiro, isto é, acha que o presidente da CUT disse que iria para as ruas de armas na mão para atacar o povo brasileiro. Você ouve mal? Ou para você, pelo jeito, a burguesia golpista é o povo brasileiro, somos um país de burgueses golpistas, todos nós somos burgueses golpistas. É uma tese interessante.

       

      1. Primeiro é os “burgueses”

        Primeiro é os “burgueses” depois o conceito “burguês” é relativizado, ou seja qualquer um se torna “burguês”.

        Já vimos isso acontecer.

        Lula uma vez disse:

        ““Pela primeira vez na América Latina, o povo brasileiro deu a demonstração de que é possível o mesmo povo que elege um político, destituir esse político. Eu peço a Deus que nunca mais esqueça essa lição. Aliás, na Constituinte nós defendíamos uma tese de que na hora que o povo vota num candidato a deputado ou vereador, e depois de um determinado tempo esse vereador não está cumprindo com aquilo que era o programa durante a campanha, que os mesmos eleitores que elegeram a pessoa poderiam destituir a pessoa. Se a gente conseguisse isso, seria a salvação da lavoura nesse país.”

         

    1. Globo lança cortina de fumaça para proteger Lula

      Cortina de fumaça de quem, do Globo? O Globo lança cortina de fumaça para proteger Lula? Não se deve esquecer de que foi o Globo o inventor dessa história de triplex no Guarujá.

      Pois é, tem-se agora um novo teste no mercado de difamação: o Globo está mancomunado com Lula para desviar as atenções de algum malfeito cometido por Lula em Cascais, Portugal.

  7. É mentira?Simples: aplica o

    É mentira?
    Simples: aplica o “modelo Romário” de resolver esse tipo de pendenga.
    Não quer não? Gosta de continuar tomando? Então, aguenta e continua publicando esses desmentidos inúteis.

  8. Matéria requentada

    e de bosta pura, feita pra animar as milícias nazi-fascistas dia 16/08/2015.

    Não deram refresco nenhum a Dilma, a Globo o Globo Bonner e os Marinhos, estão só aguardando o “grande ato” do domingo pra reiniciar ou não a cantilena golpista.

  9. Imobiliárias

       Logo após sua saida do governo, um certo intelectual e politico, adquiriu – a vista – um belo aprtamento em um aprazivel bairro paulistano, morada preferencial de certa familia de aves bicudas, vendido por um dos mais importantes e ricos banqueiros do País, de acordo com corretores, a época o ilustre intelectual vendeu seu antigo apartamento no mesmo bairro, por excelente preço, e adquiriu o outro a preços bastante inferiores ao mercado, uns 40 – 50%.

        De onde se cnclue: Intelectual fera em negócios, venceu um banqueiro em seu próprio jogo.

  10. Globo tem alguma explicação

    Globo tem alguma explicação sobre o AP de Joaquim Barbosa adquirido por $10 em Miami? Ou será que tem o domínio do fato e omite a informação? 

  11. A Verdade Por Trás da Notícia

    Aí vem o inocente e diz:

    Não é de hoje que o Lula vive numa vida de luxo, será que vocês não veem que ele não é quem diz ser? Acordem. Será que vocês não se recordam do “aparelho de som 3 em 1” dele??? Não posso crer…

    Abram os olhos, não se pode admitir que, na era da informação, ainda existam DUBLÊS DE MARIONETE, que funcionam como ANTENAS RETRANSMISSORAS DE PENSAMENTOS ALHEIOS.

    Vejam o blog Rebelde Silente, leiam o último post: A VERDADE POR TRÁS DA NOTÍCIA. Deixem suas considerações, suas críticas, todas serão bem vindas e analisadas com a devida resposta. Obrigado.

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2015/08/14/a-verdade-por-tras-da-noticia-nao-se-deixe-enganar/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador