Ministério Público recomenda reprovação das contas de Beto Richa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Ministério Público de Contas do Paraná recomendou ao Tribunal de Contas do Estado a rejeição do exercício fiscal de 2014 assinado pelo governador Beto Richa (PSDB). Segundo informações da Folha, o MP sustentou que Richa praticou uma verdadeira “pedalada fiscal” por ter alterado, com ajuda de maioria dos deputados estaduais, a meta do Orçamento depois de encerrado o ano, numa tentativa de maquiar o “absoluto descontrole das finanças estaduais”. 

No final de abril, a Assembleia Legislativa do Paraná ajudou o governo Richa a alterar a mudança da meta fiscal do Orçamento de 2014. De superavitária, a meta passou a deficitária, quase cinco meses após o encerramento do ano. Assim, o Estado achou uma maneira de fugir do enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A alteração é totalmente descabida e infundada, não tendo outro propósito senão o de maquiar o cumprimento de metas que sabidamente não foram alcançadas”, escreveu o procurador-geral de contas, Michael Reiner.

Quando o governo federal adotou postura semelhante, em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB), então candidato a presidente da República, ameaçou entrar na Justiça contra a gestão Dilma Rousseff. Mas na versão da Secretaria da Fazenda do Paraná, a manobra é totalmente legal e não configura “pedalada fiscal”. Além disso, foi necessária porque a economia mudou e, portanto, a meta fiscal não poderia permanecer a mesma.

Segundo informações da Folha, o TCE deve julgar as contas de Richa em breve. Depois, o parecer é analisado pela Assembleia Legislativa – mesmo trâmite adotado em relação ao parecer do Tribunal de Contas da União a respeito dos balanços do governo federal. A diferença é que Dilma sofre ameaças de impeachment por problemas nas contas. Já Richa conta com a apoio da maioria dos deputados estaduais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio vai encaminhar o pedido

    Aécio vai encaminhar o pedido de impeachment de Beto Richa. Já está tudo pronto para ser enviado para a ALEP em 31 de fevereiro de 2016.

  2. Ministério Público recomenda reprovação das contas

    “Conversa prá boi dormir”, “coisa prá ingles ver”, como se dizia no meu tempo. Como a própria matéria reconhece “Richa conta com o apoio da maioria dos deputados estaduais”. Isso é público e notório. Então ficamos assim: eu recomendo e assim digo que pau que dá em Chico dá em Francisco, que o Ministério Público é apartidário. E logo o do Paraná!!!! Mas os deputados aprovam. Problema de uma classe, a política, que não tem vergonha na cara. E eu saio de “santo”. Salvo a minha imagem. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador