Moro vai esperar até 20 de junho para dar a sentença de Lula no caso triplex

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação

Jornal GGN – Em despacho assinado na manhã desta segunda (15), o juiz Sergio Moro apontou que vai decidir o futuro de Lula no caso triplex a partir de 20 de junho, último dia para que a defesa do ex-presidente apresente as alegações finais.

Moro apontou que o Ministério Público Federal terá de entregar sua sustentação final, pela condenação de Lula, até o dia 2 de junho. A Petrobras tem até o dia 6 de junho. O prazo da defesa é de 9 dias, a contar a partir do dia 7 de junho.

No mesmo despacho, Moro negou uma série de requerimentos da defesa de Lula, incluindo pedidos de novas audiências até uma perícia que poderia servir de prova de que a única dona do triplex em toda sua história foi e continua sendo a OAS. 

 

 

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Foi-se o tempo, André Araújo,

      Foi-se o tempo, André Araújo, em que as críticas ao sistema Judicial se resumiam às questões periféricas, tipo mordomias, baixa produtividade, alienação, excesso de ritos e pompas, e por aí vai. “Bons” tempos aqueles. 

      Hoje, não: o Judiciário passa por um amplo e agudo processo de descrédito num nível que o faz concorrente do sistema político. Jamais em tempo algum, mesmos nos regimes de força, juízes foram tão comprometidos ao ponto de darem sentenças antecipadas, no caso de forma implícita. 

      Se institucionalmente a última barreira para que não se instaure o arbítrio e a prepotência está sendo demolida, resta(rá) o quê, então? 

      Todos sabemos a resposta. Apenas temos receio de pronunciá-la. 

    2. boa tarde, Andre Araujo…

      se lembra que uma vez eu coloquei aqui que a nossa Constituição corria o risco de ser substituída pela Jurisprudência?

      você disse, pelo que me lembro, que era algo praticamente impossível de acontecer

      aguarde

  1. A sentença será “evidentemente” pela absolvição

    Sentença: “Fica o réu absolvido à 8 anos e 10 meses de detenção em regime fechado”…

    Némêz?

  2. quando o juiz é a principal prova para condenação…

    até o contrário da acusação pode ser ilegalmente usado contra o réu

    esqueçam o que está escrito na lei de colaboração premiada: esqueçam que a delação precisa ser provada

    porque, ao que parece, para Moro, delação que precisa ser provada foi interpretado ou passou a significar que toda delação em si já é uma prova

    1. não se surpreendem se ele defender isso…

      e o STF mandar alterar a lei de colobaração premiada

      fiquem atentos; acompanhem os próximos julgamentos do STF; e pasmem

  3. Bendito Seja o Judiciário

    Nassif: o sadismo e descaramento de certos Verdugos de hoje é patente e patético. Alguns, com ares angelicais, agem de modo a fazer inveja aos colegas da Inquisição.

    Por exemplo, tão dizendo que nessa sentença contra Nove Dedo o pessoal do Jardim Botânico já fez até alguns ajustes. Querem show amplo, tipo matar e esquartejar. Um certo lacaio imortal da Casa já redigiu, com pitacos daquele inquilino da Avenue Foch e de um fulano do Çu-premu, laudas e loas, buscando o Nobel de Literatura.

    Dizem, também, que na terça, 20 de junho, as 19 horas será “oficializado ” do veredito.

    Evidentemente, Savonarola dos Pinhais tá com viagem marcada para o dia anterior. Parece tem palestras na estranja e que o tema será “como arquitetar punição judicial contra adversários políticos nas republiquetas latinoamericanas”. As inscrições presenciais, dizem ainda, já foram encerradas. Agora só em telões. Mas é preciso cuidado nessas notícias, que o grupo adora plantar na grande mídia fuxicos e boatos.

    De verdade, só que Nove Dedos tá condenado. Que a sentença terá trânsito em julgado no mesmo ato da publicação. Que será em “Regime Disciplinar Diferenciado” enquanto ele for vivo. E, para finalizar, será o condenado transferido para aquele célebre presídio de Manaus, já que é metalúrgico, pobre e sem curso superior.

    Por isto que o ato se reveste de sadismo. Se já tá tudo combinado, por quê esperar?

    Medo do Povão? Lorota. O pessoal da caserna tem tanta gente infiltrada que nem vai ser preciso a tropa sair às ruas, ou deslocar gente da Guarda Nacional.

    Um viva (ou muitos?) aos do Judiciário, aos do Congresso, aos do Executivo. Sobretudo, aos do Quarto (e maior) Poder…

    Não fossem eles (principalmente o primeiro) ainda estariam as elites e poderosos aguentando esse bando de preguiçosos, que é o trabalhador brasileiro. Estariam suportando pobres remelentos dividindo passagem de avião. Concorrendo em universidades, como se fossem gente. Operário tem mais é que ficar na sua, caladinho.

    Solta logo essa maravilhosa sentença…

  4. Discordo. Ao dizer que as

    Discordo. Ao dizer que as delações valem mais que a prova documental sobre o Triplex o nóia da J já sentenciou o caso.

    Lula foi condenado na mídia ANTES da análise da defesa completa do réu. Uma grave violação dos princípios constitucionais de Direito Penal.

    1. disse tudo…

      permita-se acrescentar apenas que é a mídia bandida, a mesma da gruta do China, que determina o momento certo para o sugimento da convicção………………………

      coisa que a Constituição de nenhum país juridicamente decente se atreveu a sugerir ou mandar

  5. bem……………………pouco saco sobre

    juiz incorrigível até que dá para suportar, no caso de ser possível determinar uma constante nos acertos e nos erros de interpretação………………………….

    o insuportável mesmo é um juiz irrecorrível, pois teríamos uma justiça que se presume ou é vista como constante,

    mas errática em todos

    sacou?

    se é para facilitar a aplicação a novos fatos, ou sua colocação em prática,

    o deselegante continua sendo a interpretação da lei

    1. quer no popular?

      no linguajar usado nos tribunais da gruta do China?

      lá vai:

      todo aquele que desafiar ou incomodar um juiz será estraçalhado

      como estamos a ver

  6. Isso, entre para o lixo da

    Isso, entre para o lixo da História. Vá de cabeça. Não será o primeiro e nem será o último. E não pense que a direita lhe dará cobertura. Depois de perdida a serventia, vão jogá-lo no lixo como jogam todos os outros. 

  7. Pela pressa toda ja se sabe o

    Pela pressa toda ja se sabe o resultado.

    Tudo encenacao.

    A elite nao perde tempo. 

    Vai ter chicote no lombo do pobre. A questao ate quando esse abismo social vai manter o povo sem se revoltar, mas aparentemente mesmo com a presenca da internet o poder da midia é muito grande.

     

  8. Bolão

    Sugiro a realização de um bolão para quem acertar a data da publicação da sentença.

    O juizeco, que certamente já sentenciou, não vai dar na cara e publicar a decisão no dia seguinte, então eu aposto no dia 22 de junho.

  9. Eu até compreendo um

    Eu até compreendo um desavisado que le somente a manchete dos jornais ou somente se informa porcamente pela Globo acreditar nesse julgamento.

    Mas em torno do MPF existe todo um aparato de procuradores, auditores, policiais, investigadores e nao é possivel que nenhum deles tenha o cerebro pra ler os depoimentos e nao perceber que existem varias inconcistencias nesse caso e que jamais deveriam proseguir esse processo.

    1 – O salario do Lula deve girar em torno de 50 mil reais mais palestras de 200 mil mais beneficios de ex-presidentes como seguranca, motorista, etc. Se tem dinheiro pra comprar um apartamento pq iria receber um triplex meia boca?

    2 – Se os outros delatores devolveram milhoes recebidos em propinas, como o Lula vai receber uma propina que beira um valor irrisorio comparado ao contrato firmado? 

    3 – O sitio de Atibaia é de um mal gosto enorme. Qualquer um conhece amigo ou parente que nao é nenhum milionario que tem um sitio similar. 

    Outras inconsistencias podem ser levantadas que nao sustentam essa tese absurda levantada pela midia. Como o complo Judiciario se manteve conciso o suficiente pra prosseguir com esta tese sem ter alguem internamente que levantasse essas falhas? Digo isso porque o ser humano é incapaz de se fazer o mal pelo mal sem ter havido uma racionalizacao. O que leva o frenezi coletivo pra executar tamanha irregularidade contra um ser humano mesmo estando a par de tantas inconsistencias?

  10. Sentença

    Para mim o Juizeco tá apavorado, pois sabe que se condenar Lula, sua validade acabrá, pois a Rede Globo, Folha de São Paulo e Veja o expurgará, pois não terá serventia. Se condenar Lula acabou as aparições no JN ou será que ele pensa que terá holofote para falar em condenar alguém que não seja do PT. Se condenar Lula ele (Moro) está acabado, jogado na lata do lixo pelos seus apoiadores.

  11. Os próximos passos dos donos do juizeco…

    Não tenho como avaliar a consistência dos argumentos. Alguém pode ajudar?

    A REDE GLOBO VAI SER VENDIDA EM BREVE
    Por Carlos D’Incão

    A Rede Globo de Televisão está em avançado processo de negociação de venda de todo o seu grupo para o mega-empresário mexicano Carlos Slim (dono da NET, da Claro e da Embratel).

    Todos os seus movimentos financeiros e contábeis estão caminhando nesse sentido: ela paralisou todos os investimentos, distribuiu dividendos aos seus acionistas, está saneando todo o seu quadro de funcionários e está na espera de uma última medida do governo Temer para fechar esse negócio. Essa medida é uma espécie de anistia do seu passivo tributário, que hoje está na casa dos bilhões de reais.
    Após a aprovação da Reforma da Previdência, mais especificamente no mês de julho, o governo Temer estuda aprovar um gigantesco Refis (recuperação fiscal das empresas) onde grandes devedores terão anistia de até 90% de suas dívidas para com o governo e ainda poderão parcelar o restante em 240 vezes, com juros baixos.

    Depois desse Refis e ainda nesse ano (provavelmente ao longo do mês de outubro) a Globo terá um novo dono. E esse será Carlos Slim, um homem que sabe fazer duas coisas muito bem: abrir as portas para a mídia norte americana e oferecer serviços de baixa qualidade a preço alto.

    De uma forma ou de outra essa situação apressa bastante uma definição política em relação a Lula e as eleições de 2018. Parte da histeria da Globo em querer destruir Lula e o PT a qualquer custo se deve a essa venda. Ela teme que a Reforma da Previdência atrase ou não seja aprovada e, com isso, o Refis se torne inviável, etc, etc, etc…

    Sem querer antever o que será dos meios de comunicação brasileiros, caso esse negócio seja fechado, não deixará de ser um alívio ver a família Marinho – de forma definitiva – longe do universo da comunicação e, quem sabe, ela não aproveite e leve consigo seus jornalistas de quinta categoria… os seus fieis vassalos da manipulação e da mentira.

    Por fim, conseguir antever negociações empresariais é sempre a melhor forma de prejudicar o lado que está querendo vender. Nesse caso, quanto mais gente souber dessa venda, pior para a Globo. essa é minha contribuição pessoal a essa digníssima emissora.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador